Como retirar a capa do motor?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#1

Mensagem por renan97ar » Sex Jan 10, 2014 2:50 pm

Olá pessoal

Estou com um jogo de velas zeradas em casa da picasso e queria muito trocá-las. Tenho a chave de vela mas fiquei com receio de tirar aquela tampa que cobre o motor. Pra retirar ela é só puxar? Ou tem alguma mágica naquelas travinhas pretas? E pra retirar a bobina, tem de ter algum cuidado especial ou é só desparafusar e puxar? Queria ver o estado das velas, pois o carro tem quase 12 anos (70000km) e nunca foram trocadas.

Obrigado
Renan


Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Sex Jan 10, 2014 3:33 pm

colega, existe um conjunto de travas plasticas pretas.
Nao 'e um parafuso, eles tem uma orelha que passa numa fenda.
com 1/4 de volta voce solta ou fixa as presilhas, nao force pois sao de plastico e pode quebrar.
1o observe todos as presilhas, elas devem ter a fenda alinhadas para estar presa.
2o gire um quarto de volta e tente levantar as travas, se ela levantar, significa que esta solto, comece pelas bordas.
3o nao precisa remover os pinos da tampa, basta levantar a tampa que ela sai.
Para trocar as velas, voce tambem vai precisar remover a bobina de ignicao com uma chave torx.
aproveite de uma examinada e faca uma limpeza com um pano seco, com a vela no lugar para evitar de cair sujeira dentro do motor
Se pela idade do seu carro deve ser 2.0 16V, as velas originais devem eram com 4 hastes e se nao me engano deve ser substituida com 45k
boa sorte
Editado pela última vez por mike em Sex Jan 10, 2014 3:34 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Sex Jan 10, 2014 4:31 pm

Quando colocar as velas novas, cuidado pra n apertar demais.. se n tem torquimetro, é so vc atarrachar até sentir q comecou a dificuldade em apertar.. dai entao dar mais meia volta.

As vezes o cara aperta tanto q a vela quebra dentro do cilindro.. ai é uma dor de cabeça
Editado pela última vez por Miau em Sex Jan 10, 2014 4:32 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#4

Mensagem por renan97ar » Sex Jan 10, 2014 7:01 pm

[quote name='jantonio' date='Jan 10 2014, 03:33 PM' post='23650']
colega, existe um conjunto de travas plasticas pretas.
Nao 'e um parafuso, eles tem uma orelha que passa numa fenda.
com 1/4 de volta voce solta ou fixa as presilhas, nao force pois sao de plastico e pode quebrar.
1o observe todos as presilhas, elas devem ter a fenda alinhadas para estar presa.
2o gire um quarto de volta e tente levantar as travas, se ela levantar, significa que esta solto, comece pelas bordas.
3o nao precisa remover os pinos da tampa, basta levantar a tampa que ela sai.
Para trocar as velas, voce tambem vai precisar remover a bobina de ignicao com uma chave torx.
aproveite de uma examinada e faca uma limpeza com um pano seco, com a vela no lugar para evitar de cair sujeira dentro do motor
Se pela idade do seu carro deve ser 2.0 16V, as velas originais devem eram com 4 hastes e se nao me engano deve ser substituida com 45k
boa sorte
[/quote]
Obrigado por explicar cara! Achava que era uma espécie de parafuso, mas tentei desparafusar uma e vi que não era assim. A vela que comprei na citroen é de um pólo só, como essas daqui: <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 20-16v-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 16v-_JM</a> . Vou tirar uma vela e ver como ela é, aí se for igual eu troco, senão deixo para outra hora (apesar de já ter passado a hora...)

[quote name='André M' date='Jan 10 2014, 04:31 PM' post='23651']
Quando colocar as velas novas, cuidado pra n apertar demais.. se n tem torquimetro, é so vc atarrachar até sentir q comecou a dificuldade em apertar.. dai entao dar mais meia volta.

As vezes o cara aperta tanto q a vela quebra dentro do cilindro.. ai é uma dor de cabeça
[/quote]
Troquei uma vez de um Santana 2.0, mas nem me atentei ao fato de apertar muito. Vou fazer como vc falou para evitar problemas. Obrigado!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Sex Jan 10, 2014 8:16 pm

Hoje 'e bem dificil a vela quebrar, o que mais acontece 'e espanar a rosca de aluminio do cabecote, se isso acontecer prepare a carteira.
Se voce nao tiver o torquimetro, nao se desespere, com um pouco de jeito voce consegue, enrosque a vela e o soquete com a mao, o quanto voce puder, depois que ela chegou na arruela de aperto, dar o aperto final com 1/4 de volta que 'e o suficiente para a arruela que esta no corpo da vela vedar.
Responder