Xsara Picasso Motor Grilando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ander_br
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 27, 2013 10:36 pm
Nome: ander_br

#1

Mensagem por ander_br » Qua Dez 25, 2013 9:06 pm

Feliz natal a todos do forum, e boas festas.

A aprox duas semanas meu motor um 2.0 16v 118cv começou a grilar nas subidas ou quando se acelera
Quando frio parece nao fazer, porem cada dia que passa, esta ficando mais forte. Ja até encostei um pouco o carro.

Eu notei que o sensor de detonação esta quebrado, e o plug chicote caiu dentre o bloco, porem tive sorte, e não derreteu
Chicote e conector estão bons.

Será que é este sensor que esta causando a "batida de pino"? O motor parece estar bom, tendo sua potência normal.
Eu evito força-lo pois sempre tive medo de um dia quebrar e agora apareceu esse problema.

Alguem ja passou por isso?

Agradeço a todos do forum que sempre se ajudou aqui, boa festas pessoal. !
Editado pela última vez por ander_br em Qui Dez 26, 2013 9:44 am, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qui Dez 26, 2013 9:08 am

O sensor de detonação é o responsável por evitar a grilagem do motor, já que é com as informações dele que a central de injeção ajusta o avanço da detonação.

Troque-o e seja feliz.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ander_br
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 27, 2013 10:36 pm
Nome: ander_br

#3

Mensagem por ander_br » Qui Dez 26, 2013 10:03 am

[quote name='rgdl' date='Dec 26 2013, 09:08 AM' post='23545']
O sensor de detonação é o responsável por evitar a grilagem do motor, já que é com as informações dele que a central de injeção ajusta o avanço da detonação.

Troque-o e seja feliz.
[/quote]

Bom dia rgdl, obrigado pela atençao.

Sera mesmo qué apenas este bendito sensor a causa de todo esse grilar?
Começou a pouco tempo mesmo, mas minha preocupação é que tenha prejudicado o motor.

Pois até eu descobrir este sensor quebrado, eu fui usando e o barulho começou a ficar mais serio.
Bom, vou correr atras do sensor. Me diga uma coisa, para troca-lo, nao posso abertar muito certo?
apenas um leve aperto? Caso eu consiga um torquimetro, qual a mediçao de força a usar?

Obrigado!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qui Dez 26, 2013 10:40 am

Por mais incrível que pareça é sim esse sensor o responsável pela grilagem. É ele ou combustível batizado. Mas como vc falou que o sensor está quebrado... é ele mesmo.

Vc pode fazer a pesquisa no fórum, tem outros tópicos falando a mesma coisa.

Cara, infelizmente vou ficar te devendo a informação em relação ao torque aplicado ao parafuso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#5

Mensagem por mlhz » Qui Dez 26, 2013 5:02 pm

Como dito pode ser o sensor.

Mas veja em geral este sensor libera o avanço da ignição e não provém o retardo.

Assim caso o sensor esteja desligado a injeção trabalha com ponto atrasaso (para
evitar batida de pino).

Agora sensor com defeito pode enviar sinal falso e a injeção entender que pode
adiantar o ponto (quando não pode).

De qualquer forma o motor não pode grilar com ou sem o sensor, uma vez que os
valores máximos e mínimos estão pré definidos. O sensor é apenas corretor
de parâmetros.

Faça um teste com gasolina podium.

Se resolver com a podium troque de posto, senão resolver troque o sensor.

Persistindo pode mandar retificar o motor.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#6

Mensagem por Xamã » Sex Dez 27, 2013 2:27 am

[quote name='ander_br' date='Dec 25 2013, 09:06 PM' post='23541']
Feliz natal a todos do forum, e boas festas.

A aprox duas semanas meu motor um 2.0 16v 118cv começou a grilar nas subidas ou quando se acelera
Quando frio parece nao fazer, porem cada dia que passa, esta ficando mais forte. Ja até encostei um pouco o carro.

Eu notei que o sensor de detonação esta quebrado, e o plug chicote caiu dentre o bloco, porem tive sorte, e não derreteu
Chicote e conector estão bons.

Será que é este sensor que esta causando a "batida de pino"? O motor parece estar bom, tendo sua potência normal.
Eu evito força-lo pois sempre tive medo de um dia quebrar e agora apareceu esse problema.

Alguem ja passou por isso?

Agradeço a todos do forum que sempre se ajudou aqui, boa festas pessoal. !
[/quote]

:D Prezado Ander,

verifique a vazão dos bicos injetores. Bicos sujos ou com defeito, que acarretem problemas de vazão, ocasionam mistura mais pobre e começa esta coisa de bater pino para tudo o que é lado, mesmo em o sensor de detonação funcionando a contento.

Pode ser isto também... :966762:

É uma sugestão! :)

O ideal é correr para todos os lados e verificar o sensor e os bicos.

Depois da um reset na centralina, para ver como é que fica.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#7

Mensagem por mike » Seg Dez 30, 2013 8:26 pm

Andre, tive uma 2004 com 138cv, ela tambem grilava na subida, convivi com isso durante 4 anos, sem problemas.
O motor da picasso tem uma alta taxa de compressao e isso acontece com outras marcas tambem.
Gasolina de baixa qualidade tambem faz isso, tente trocar de posto.
No meu caso, meu mecanico testou o sensor de detonacao, que estava funcionando normalmente. Tem um pessoal aqui do forum que disse que costuma trincar uma chapa interna do coletor e faz esse grilo em algumas condicoes de cargas.
Para mim, ficava mais evidente que a razao de gasolina/alcool era alterada.

Mas meu mecanico garante que 'e detonacao espontanea.
Acho que ele tem razao pois o alcool 'e adicionado na gasolina com como anti detonante, que substitui o chumbo tetra etila a muitas decadas.
Na receita do mecanico, adicione 8 litros de alcool e complete com gasolina e os grilos devem sumir. Eu fazia isso e funcionava.
boa sorte
Responder