aquecimento do motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
carvalho94
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 3:59 pm
Nome: caca94

#1

Mensagem por carvalho94 » Seg Dez 16, 2013 4:37 pm

Olá pessoal
Meu PICASSO 2005 exclusive 2.0 está superaquecendo o motor na estrada. Na cidade com o trânsito anda e para, mesmo com o calorão que anda fazendo nada acontece, porém é pegar uma estrada com o trânsito livre (via Dutra) que o painel acusa TEMPERATURA DO MOTOR, aciona o aviso sonoro e o marcador de temperatura lá emcima. O que pode ser, alguém dá uma dica ai, nenhum mecânico sabe o que é. a válvula termostática é nova e o motor teve que ser feito porque queimou a junta pelo mesmo motivo a 6 meses.


mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#2

Mensagem por mlhz » Seg Dez 16, 2013 5:51 pm

pode ser que a ventoinha esteja girando ao contrário. Assim na cidade sem o vento do movimento ela funciona, agora na estrada ela impede o vento de refrigerar.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qui Dez 19, 2013 4:53 pm

Já que a válvula já foi trocada, dá uma olhada na ventoinha e na bomba de água.

A ventoinha do picasso tem duas velocidades, é muito comum ela deixar de funcionar em apenas uma.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ander_br
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 27, 2013 10:36 pm
Nome: ander_br

#4

Mensagem por ander_br » Qui Dez 19, 2013 10:39 pm

A minha tbm esta esquentando, um forte carlor invade a cabine, porem no painel nada acusa, fica apenas em 2 pauzinhos.
O sensor de temperatura da agua eh novo e original, valvuva termostatica tambem nova e original. A ventuinha liga os 2 estagios.
Com a ajuda de um termometro digital notamos que a ventuinha aciona qando a temperatura da mangueira da valvula atingia 94 graus, e a temperatura baixava ateh 89 graus. Ou seja, a bomba dagua tambem esta funcionando pois ele esta trocando a agua na mangueira da valvula.

Com o ar condicionado ligado, ele atingia até. 96 graus, e a ventuina acionava no 2 estagio.

O que pode ser? Ahh ja troquei a tampa do reservatorio tambem, original citroen. E as mangueiras ficam durinhas.
Ou seja tambem nao há fuga de pressão.

A picasso opera em que grau?? A minha esta normal? E esse calor que irrita as pernas? É comum?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Sex Dez 20, 2013 12:40 am

Cara esse calor é pq a isolação térmica do cofre do motor e da cabine não é essas coisas todas.

Também ocorre de entrar ar quente, certamente oriundo do motor, pelos dutos do ar condicionado, mesmo quando os ventiladores estão desligados.

Por isso acho que seu problema nada tem haver realmente com o sistema de arrefecimento do carro, que pelo que tudo indica está em dia.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#6

Mensagem por mike » Sáb Dez 21, 2013 8:20 pm

Caca 94, ja tive uma experiencia semelhante a sua, andava na cidade e pegava transito numa boa, ar condicionado funcionava, ventilador e nao havia problema com a temperatura.
mas quando pegava estrada o carro fervia, vomitava agua no reservatorio de agua da minha velha parati. Meu problema era radiador entupido, sem troca termica, mesmo com o ar da estrada ele nao resfriava. A solucao foi trocar o radiador e os cebolao antes que que queimasse a junta do cabecote.
nelinho.neto
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 pm
Nome: nelinho.neto

#7

Mensagem por nelinho.neto » Ter Dez 24, 2013 9:32 pm

Ei colega, estava com um problema recente na nave com superaquecimento, inclusive com radiador estourando.
Troquei 2 motores de ventuinha com inconstância na temperatura do motor. Sendo que na última troca do motor da ventuinha ( troquei por uma do C4 Picasso ), descobri que a RESISTÊNCIA ou RESISTOR é que estava com problema durante todo este período.
Responder