Xsara Picasso - Ruidos e barulhos

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Seg Nov 25, 2013 7:38 pm

Salve.. iniciei a busca pelos ruidos indesejaveis..

Na porta do motorista, dependendo da vibração do motor, fazia um ruido chato de coisa solta..

Desmontei a porta e vi que as presilhas ficam batenfo no forro.. soltei todas e encapei a cabeça delas com isolante.. aproveitei e lavei as peças.. barulho desapareceu.. vou fazer nas demais portas.

A medida que eu for encontrando outras coisas que provocam ruidos, vou postando
Editado pela última vez por Miau em Seg Nov 25, 2013 7:39 pm, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Qui Mai 08, 2014 7:20 pm

Bom.. uma vez postei aqui sobre um barulho quando o ar estava ligado..

é um ruidinho parecendo um som de guiguigui, tipo um rato, e só aparece após um tempo com o ar ligado.. tipo depois de 30 min por ai.

bom, de cara já suspeitei do ventilador do ar condicionado.. a impressão que dá é que o eixo do motor do ventilador está seco, e conforme o motor aquece e dilata as partes, começa a produzir esse ruido agudinho.

achei um video no youtube que tem exatamente o mesmo ruido, só que bem mais cronico.

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=3Gy-T2j2_ic[/bbvideo]

então parti pra resolver esse problema.

pra acessar o motor, é trabalhoso.. ele fica engatado um pouco acima do pedal do acelerador..

- tem que remover o acabamento dali onde vai o acendedor de cigarros, dois dois lados(motorista e passageiro) pra poder soltar o acabamento todo.

- depois tem que remover a parte de baixo do acabamento ali do porta fusiveis.

- tem que soltar a coluna de direção do engate articulado do volante.. fica na parte de cima olhando ali por baixo nos pedais.. usa uma chave 13mm e é ate facil.. solta o parafuso todo, e entao empurra pra baixo a coluna.

- feito isso, eu tambem tirei o interruptor de freio pra facilitar, bem simples.

- agora é soltar os 2 cabos do motor do ventilador, e torcer ele todo no sentido horario.. ele vai desacoplar da unidade do AC.

- entao vc tem q vir trabalhando ele para poder sair.. no final, vc joga a coluna de direção para o pedal de freio e termina de tirar.

bom, de cara o motor tava bem sujo.. dei umas jateadas e saiu muita poeira preta.

após limpar bem, vou lubrificar os terminais do eixo.. to pensando em usar silicone pra nao dar cheiro de oleo.

feito isso vou deixar o motor na bancada ligado direto pra ver se o ruido retorna.. dando certo, aviso aqui posteriormente.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

#3

Mensagem por YuitiK » Qui Mai 08, 2014 9:12 pm

André,
Parabéns pela coragem de desmontar todo o painel para tirar esse barulho, que convenhamos, é muito chato!
Já desmontei o painel para ver a tal resistência do ventilador do AC, que por sinal não encontrei (ar digital) mas não cheguei perto da parte dos pedais ou coluna da direção. Tirei os acabamentos do console para uma boa limpeza. Na verdade a minha Picasso ainda não fez barulho na parte da frente. No meu caso o barulhinho é no ventilador da parte de trás. Tirei o banco do carona para acessar a unidade do AC, mas parei por aí. Muita tubulação e difícil acesso ao motor, pelo que vi.
Abraço e parabéns de novo!
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Sex Mai 09, 2014 4:26 am

No digital, a resistencia fica acoplada a carcaça do motor.. na verdade nao é resistencia.. ali tem 2 reguladores de tensao tipo transistores com um baita dissipador.. vou tirar fotos.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Qui Mai 22, 2014 9:15 pm

é.. o motor do ar continua fazendo ruido.. e eu nao to afim de comprar um novo que deve custar uma baba.

tentei lubrificar com grafite e nao resolveu..

ahh sim.. acabei de ler que as vezes tem que se balancear o motor.. vou procurar saber em oficina de ar condicionado automotivo.
Editado pela última vez por Miau em Qui Mai 22, 2014 9:29 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#6

Mensagem por Zé Ricardo » Seg Mai 26, 2014 9:52 pm

o meu ventilador também faz esse barulho na velocidade 2. Mas dá para aguentar, pois não tenho coragem de desmontar TODO o painel.


José Ricardo
Xsara Picasso 2002 2.0 16V branco
Exclusive
Fortaleza-Ceará
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Dom Jun 15, 2014 10:16 am

Bom, não precisa desmontar todo o painel.. somente a parte de baixo onde na altura do isqueiro.

Então.. eu desmontei novamente e fui ver sobre balancear a helice.

Aqui na minha cidade descobri que existe um lugar que trabalha com manutenção de motores eletricos e tambem faz balanceamento.

Fui lá e de cara já disseram que talvez nao fosse possivel balancear o motor pelo seu tamanho pequeno, mas pediram pra deixa-lo lá pra orçamento.

Deixei e esse foi meu grande erro..

1 Dia depois liguei pra saber, simplesmente disseram que nao tem reparo. Fui lá pegar o motor e de cara já senti algo estranho ao girar a helice na mão.. tava parecendo um motor de passo.. e os terminais estavam chamuscados e um deles até meio deformado.

Depois resolvi eu mesmo desmontar o motorzinho, levei numa oficina e pedi pra usar a prensa hidraulica pra remover a helice.

Entao prendi o motor num torno e demontei ele pra ver como é o sistema de bucha que prende o eixo.

Ai vi que ali, em cada extremidade do eixo, tem uma especie de pratinho que serve como retentor pra segurar a graxa que fica em contato direto com a bucha.. e estava tudo seco e com vestigios de graxa ressecada.

Limpei tudo com jato de ar.. lubrifiquei e fechei o motor..

e ao testar num carregador de baterias, já de cara queimou o fusivel.. depois liguei num outro carregador de 30A com voltagem regulavel 0 ~12v e o motor funcionou e tal sem ruido.

Remontei tudo e quando vou ligar o ar o motor girou bem devagar.. mesmo colocando no maximo, a velocidade dele era talvez menor que a minima do normal. Revi toda a instalação..

tirei o motor, liguei direto na bateria e ele girou forte.. porem percebi que o fio esquentou muito rapido.

peguei um alicate amperimetro e fui checar a corrente.. o motor estava puxando quase 40A da bateria. Causa??

Certamente ligaram esse motor em voltagem alta lá onde mandei balancear..

então fui lá e dei uma de joao sem braço.. pedi pra chamar a pessoa que mexeu no motor.. e perguntei.. "voce ligou esse motor em 110 ou 220v??"

ele respondeu: "naoo.. liguei em 24v"

pronto.. um simples balanceamento termina com motor com induzido ferrado por ligarem na voltagem errada mesmo eu avisando que era 12v.

chamei o dono e ele veio com um papo dizendo que foi ligado em 12v e tal e que o problema ocorreu fora dali. ou seja, tirou o corpo fora depois de eu falar que um novo na citroen custa 800 reais.

resultado: comprei um motor paralelo pra picasso ar analogico, aproveitei somente o motor e me custou 250 reais.

vou na justiça contra a Eletro Sossai de Macaé pedir os 800 do original e ver no que dá.

E no final era apenas questao de lubrificação.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Dom Nov 29, 2015 11:18 am

Salve galera..

comecei a perceber outro ruido chato.. e vou compartilhar com voces..

quando ando em rua de paralelepipedo, fica fazendo uns tec tecs na roda..

hoje desmontei a roda pra inspecionar.. e achei duas coisas..

a primeira é aquele clip de pressão que segura a chapa da trava de porca do eixo do cubo. Ele tem uma folga e fica se batendo contra os metais fazendo um ruidinho chato..

a maneira pra resolver foi envolver tudo com fita isolante.. funcionou.

a segunda coisa foi uma baita folga nos pinos guia da pinça de freio.. aqueles pinos que permitem a pinça deslizar. É facil constatar isso pegando na pinça e tentando inclinar ela..

Desmontei e o problema é um desgaste nos pinos e o pior.. nas buchas onde o pino corre na parte fixa da pinça.. agora vou ter que descobrir onde eu posso mandar trocar a bucha e ver se não é muito caro..

os dois lados estão com essa folga.

fica ai a dica pra quem estiver com o mesmo ruido.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Dom Nov 29, 2015 6:17 pm

André acho existe um reparo a venda para essa bucha da pinça, acho que o código é 443920.

Dá uma olhada no service e veja se é isso mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Dom Nov 29, 2015 7:20 pm

O kit reparo existe mas n vem a bucha.. Vem os pinos.. Graxa.. Coifas.. Parafusos..

O problema aqui é o embuchamento dentro da pinça onde os pinos entram.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#11

Mensagem por matteo » Qui Dez 03, 2015 10:30 pm

Olá galera, já que o assunto é barulhos do picasso e para não criar um novo tópico, vou relatar aqui meu problema. Estouo desconfiado que algum rolamento foi pro espaço, mas não sei ainda indentificar qual deles. Se é de algum componente auxiliar ou de um tensor. Segue abaixo o link do vídeo que fiz, onde se percebe claramente nas acelerações aquele típico chiado/gemido de rolamento danificado. Se alguem já teve essa experiência e quiser compartilhar opiniões e/ou soluções, ficarei muito grato...abraços!


<a href="https://www.youtube.com/watch?v=ltY_3vtPf6s" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=ltY_3vtPf6s</a>
Editado pela última vez por matteo em Qui Dez 03, 2015 10:41 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Sex Dez 04, 2015 12:49 am

certamente é algum rolamento ou correia.. mas também pode ser da poly-v

teria que desmontar as correias e checar as polias e tensores pra ver qual é..

bom.. falando em mais ruidos.. percebi já ha algum tempo que se eu passar em algum buraco leve ou até mesmo em quebra molas com o carro carregado, faz um toc toc seco na traseira do veículo..

pelo que pude perceber.. me parece que é o rolamento do eixo traseiro.. no caso aquele que vai na balança traseira.. e já me disseram lá na citroen que o picasso tem esse problema nesse rolamento mesmo.

só que pelo que estudei aqui.. a pista do rolamento é na própria balança e se tiver comprometida.. ai não sei o que fazer.
Editado pela última vez por Miau em Sex Dez 04, 2015 12:52 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Sex Dez 04, 2015 7:08 am

Matteo, estou com o André isso é barulho de rolamento mas inclua na verificação o rolamento do compressor do ar condicionado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Sex Dez 04, 2015 7:53 am

Uma forma de eliminar as polias do poly-v é soltar apenas a correia do mesmo e dar partida

Se.o zumbido sumir.. Ai já sabe que é algo ali.

A bomba da direção também assovia se tiver com ar, cavitada ou sem fluido.
Editado pela última vez por Miau em Dom Dez 06, 2015 11:46 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
glauder
Habilitado
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Abr 04, 2015 9:06 am
Nome: glauder

#15

Mensagem por glauder » Sex Dez 04, 2015 11:23 am

um barulho que sempre me incomoda e eu acredito que nao tenha solucao é uma folga no encosto dos bancos dianteiros em relacao ao assento. Ao rodar em ruas com imperfeicoes, essa folga faz com que o banco balance e gere barulho.
Ja retirei o banco e notei que essa folga se origina no sistema de rebatimento, mas o mesmo é vedado (soldado) e faz parte da estrutura do banco, sendo assim inacessivel para qualquer intervencao.

alguem ja notou esse problema e como solucionou?
Responder