Quebrou!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Luizsuzuki
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 11:57 am
Nome: Luiz Suzuki

#1

Mensagem por Luizsuzuki » Qui Out 17, 2013 5:19 pm

Estava voltando para o trabalho hoje, na hora do almoço, quando o câmbio ficou completamente bobo.

Não engata marcha nenhuma.

Chamei o seguro, que fez um diagnóstico rápido: problema nos cabos da alavanca de marchas.

Problema é que, segundo o mecânico da seguradora, o cabo quebrou ou soltou dentro do câmbio.

Então, o câmbio terá que ser retirado.

Tomara que o diagnóstico dele esteja errado, pois já vi que vou ficar sem carro no final de semana.

Detalhe: já estava sentindo alguma dificuldade em engatar a 1ª, 3ª e 5ª marchas.

Ainda bem que quebrou agora que está na garantia.


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Qui Out 17, 2013 5:57 pm

colega, faça um teste, com uma pessoal mechendo na alavanca e outro conferindo se o cabo esta acionando o mecanismo da caixa de cambio. Se a alavanca de cambio mudar de posição e no cambio tambem, sinal que é dentro da caixa, se a alavanca mudar de posição e na caixa não mudar, sinal que tem algo de errado nos cabos.
Boa sorte
Luizsuzuki
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 11:57 am
Nome: Luiz Suzuki

#3

Mensagem por Luizsuzuki » Sex Out 18, 2013 12:48 pm

[quote name='jantonio' date='Oct 17 2013, 05:57 PM' post='23014']
colega, faça um teste, com uma pessoal mechendo na alavanca e outro conferindo se o cabo esta acionando o mecanismo da caixa de cambio. Se a alavanca de cambio mudar de posição e no cambio tambem, sinal que é dentro da caixa, se a alavanca mudar de posição e na caixa não mudar, sinal que tem algo de errado nos cabos.
Boa sorte
[/quote]

Pois é. O rapaz da seguradora fez esse teste. Ele falou que arrebentou dentro do câmbio,pois mexendo na alavanca, o cabo se movimenta normalmente, mas não engata marcha nenhuma. Numa rápida avaliação, ele acredita que terá que desmontar o câmbio! Como falei, ainda bem que está na garantia e ainda bem que resolvi colocar no seguro, apesar de ser uma 2002. Só de guincho iria gastar uns R$ 200,00 ontem!
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#4

Mensagem por mike » Sex Out 18, 2013 11:10 pm

Pois 'e suzuki, ta ruim mas ainda ta bom, quebrou na hora e local certo. Quando se tem garantia e seguro, o susto e aborrecimento sao bem menores, pense se nao tivesse a mesma sorte, voce e sua familia no meio da madrugada, distante de casas em lugar ermo e sem sinal de celular.
Me lembro de uma madrugada de carnaval, minha esposa gravida e 2 rodas arrebentadas depois de passar por uma cratera, numa estrada sem movimento do interior de sao paulo. Ate tinha seguro mas nem celular tinha naquela epoca.
Finalmente uma alma boa que passava por ali, parou o carro muito desconfiado metros a frente, deu uma re e me emprestou um estepe para eu seguir viagem, me tirando de uma gelada que nao esqueco.
Editado pela última vez por mike em Sex Out 18, 2013 11:11 pm, em um total de 1 vez.
Luizsuzuki
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 11:57 am
Nome: Luiz Suzuki

#5

Mensagem por Luizsuzuki » Seg Out 21, 2013 9:28 am

[quote name='jantonio' date='Oct 18 2013, 11:10 PM' post='23060']
Pois 'e suzuki, ta ruim mas ainda ta bom, quebrou na hora e local certo. Quando se tem garantia e seguro, o susto e aborrecimento sao bem menores, pense se nao tivesse a mesma sorte, voce e sua familia no meio da madrugada, distante de casas em lugar ermo e sem sinal de celular.
Me lembro de uma madrugada de carnaval, minha esposa gravida e 2 rodas arrebentadas depois de passar por uma cratera, numa estrada sem movimento do interior de sao paulo. Ate tinha seguro mas nem celular tinha naquela epoca.
Finalmente uma alma boa que passava por ali, parou o carro muito desconfiado metros a frente, deu uma re e me emprestou um estepe para eu seguir viagem, me tirando de uma gelada que nao esqueco.
[/quote]


Tem razão, dos males o menor!
E apenas para atualizar, hoje, segunda-feira, continuo a pé (rsrsrsr)
Luizsuzuki
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 11:57 am
Nome: Luiz Suzuki

#6

Mensagem por Luizsuzuki » Qui Out 24, 2013 5:56 pm

Finalmente, uma semana depois, peguei minha Xspc de volta.
O câmbio, na verdade, que estava completamente solto, sem engatar marcha alguma, já havia sido reparado na segunda-feira.
Foi uma pequena peça com mais ou ou menos uns 10 cms de comprimento, com dois encaixes redondos, sendo um de cada lado, que causou o problema.
Um dos lados rachou e escapou o cabo seletor da marcha. Diferente da previsão do mecânico do seguro, não foi necessário baixar o câmbio.
Mas, aproveitando o período de garantia, e como já havia relatado certa dificuldade em engatar todas as marchas para cima (1ª, 3ª e 5ª), pedi para que esse problema também fosse verificado.
O carro foi levado para uma oficina especializada em câmbio, que condenou os cabos seletores de marcha.
Na verdade, como já havia pesquisado aqui no clube, eu havia cantado essa possibilidade ao dono da loja.
Bom cabos novos comprados pela loja na Citroen por 600,00 e agora o câmbio parece zerado.
As marchas engatam que é uma beleza! Já tava com saudades de guiar minha máquina! :613179:
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#7

Mensagem por mike » Sex Out 25, 2013 12:12 pm

Otima notica
O sistema de acionamento apresenta desgate com o tempo.
Se tem alguma falha ou folga deve ser trocado. Voce tem seguro, mas quem não tem, so o custo do guincho para o investimento, sem contar o dissabor da quebra em loca e hora impropria.
Nos VW Santana tem uma bucha que custa no maximo R$ 2,00, mas já me deixou na mão 2 vezes.
Boa sorte
Luizsuzuki
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 11:57 am
Nome: Luiz Suzuki

#8

Mensagem por Luizsuzuki » Ter Out 29, 2013 8:33 am

[quote name='jantonio' date='Oct 25 2013, 12:12 PM' post='23116']
Otima notica
O sistema de acionamento apresenta desgate com o tempo.
Se tem alguma falha ou folga deve ser trocado. Voce tem seguro, mas quem não tem, so o custo do guincho para o investimento, sem contar o dissabor da quebra em loca e hora impropria.
Nos VW Santana tem uma bucha que custa no maximo R$ 2,00, mas já me deixou na mão 2 vezes.
Boa sorte
[/quote]


A XSPC é um ótimo carro, mas manutenção preventiva é essencial.
Aliás, todo carro precisa de manutenção preventiva.
O detalhe da XSPC é que as peças não são exatamente baratas.
Porém, são preços compatíveis com o porte e conforto do carro.
Não dá para comparar com preços de peças de gol e palio.
Responder