Motor Trepidando

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ToppoGiggio
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#1

Mensagem por ToppoGiggio » Qua Out 16, 2013 10:04 am

Bom dia a todos. Fiz uma busca no fórum e percebi o problema que estou passando em alguns posts. A maioria faz referência aos coxins do motor.

Ocorre que o motor do Picasso EXC 2005/2006 Manual que tenho começou há poucos dias com isso. Levei em 2 mecânicos e não consegui resolver. Um não "achou nada" no carro. O outro trocou velas, correia e esticador, e a bobina. Não resolveu.

Ele me disse que "passou em 2 aparelhos" e nada foi acusado. Sendo assim, deveria ser um problema mecânico e que precisaria de 3 a 4 dias com o carro pra ver.

Nos posts vi que a maioria resolveu trocando os coxins, principalmente o inferior.

O carro só trepida parado. É só acelerar um pouco que fica normal. Uma peça de alumínio na esquerda do motor, logo acima dele, chega a tocar a correceria passando um toc toc pra dentro do carro.

Alguém pode sugerir um mecânico no rio de janeiro que pudesse me ajudar? Moro em Jacarepaguá e uso o carro pra trabalhar. Não posso ficar 3 dias sem ele.

Desde já obrigado a quem puder me dar uma luz. Abraço a todos.


vgmarques
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#2

Mensagem por vgmarques » Qua Out 16, 2013 12:25 pm

Perto de Jacarepaguá tem o Denis, que fica na Estrada Dos Bandeirantes 13.821.

tel.: 2441-5956

Conhece muito de PUG e Citroen
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#3

Mensagem por ToppoGiggio » Qua Out 16, 2013 12:42 pm

[quote name='Vinicius M' date='Oct 16 2013, 12:25 PM' post='22990']
Perto de Jacarepaguá tem o Denis, que fica na Estrada Dos Bandeirantes 13.821.

tel.: 2441-5956

Conhece muito de PUG e Citroen
[/quote]

Obrigado, Vinicius. Vou telefonar e marcar uma hora pra avaliação. É bem perto da minha casa.
mike
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#4

Mensagem por mike » Qua Out 16, 2013 10:31 pm

Colega, os coxins quebrados sao causa de barulho sim, mas com o carro em movimento, passando por buracos e principalmente em arrancadas.
O sintoma de motor vibrando somente em marcha lenta 'e bastante comum em muitos motores 2.0 16V. Na minha opini'ao seu problema nao tem muito haver com coxim, pela minha experiencia isso tem a haver com injecao, entrada de ar falsa ou TBI sujo. Em geral o coletor de adimiss'ao costuma ficar carbonizado incluindo o corpo de borboleta. Essa carbonizacao tem haver com a idade, KM, tipo de oleo usado e principalmente no intervalo entre trocas. Na minha esse sistoma melhorava muito quando era feito a limpeza. Meu mecanico, preferia fazer a remocao do tubo de admissao para limpeza mecanica, evitando de enfiar guela abaixo a sujeira para dentro do motor.
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#5

Mensagem por ToppoGiggio » Qui Out 17, 2013 10:08 am

[quote name='jantonio' date='Oct 16 2013, 10:31 PM' post='23001']
Colega, os coxins quebrados sao causa de barulho sim, mas com o carro em movimento, passando por buracos e principalmente em arrancadas.
O sintoma de motor vibrando somente em marcha lenta 'e bastante comum em muitos motores 2.0 16V. Na minha opini'ao seu problema nao tem muito haver com coxim, pela minha experiencia isso tem a haver com injecao, entrada de ar falsa ou TBI sujo. Em geral o coletor de adimiss'ao costuma ficar carbonizado incluindo o corpo de borboleta. Essa carbonizacao tem haver com a idade, KM, tipo de oleo usado e principalmente no intervalo entre trocas. Na minha esse sistoma melhorava muito quando era feito a limpeza. Meu mecanico, preferia fazer a remocao do tubo de admissao para limpeza mecanica, evitando de enfiar guela abaixo a sujeira para dentro do motor.
[/quote]

jantonio, obrigado pela resposta. Nesse fim de semana vou fazer a troca do óleo do motor (Uso o Total 5W40), e troco em menos de 7.000KM. Quando faço isso, troco também o filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar da cabine e do motor. É possível que gasolina ruim tenha provocado isso?

Desculpe a pergunta que pode ser até idiota, mas como não entendo nada de mecânica e esse é meu primeiro carro com tanta tecnologia embarcada, prefiro fazer: A borboleta é uma peça redonda dentro de um tubo de metal que gira pra passagem de ar? se for, eu vi e estava bem limpa. Nenhum sinal de carbonização. O mecânico disse que limpou os bicos e testou a bobina trocando por uma nova e nada.

Sendo assim, vou trocar o óleo e ver se melhora. Sobre o coletor não me lembro do mecânico ter falado alguma coisa. É muito difícil limpar? é preciso um especialista?
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#6

Mensagem por mike » Qui Out 17, 2013 6:16 pm

Toppogigio, o intervalo e o tipo de oleo que voce usa esta otimo, falei isso pois ja vi muito motor 2,0 com formação de borra e o mesmo comportamento, acredito que muitos donos não faziam as trocas regulares em funça das revisoes que eram longas se não me engano 15k, se considerar que tem gente que roda pouco isso dá mais de um ano sem trocar o oleo e acaba perdendo as propriedades.
quanto a limpeza do TBI é simples a peça que tem a borboleta que faz o controle de carga do motor, tem mecanico que gosta de limpar com spray outros como o meu gostam de desmontar e fazer uma limpeza mecanica (na mão mesmo). acho que se a gasolina fosse ruim ele teria um comportamento ruim em qualquer situação. verifique se tem algum coxim quebrado ou gasto isso pode contribuir para ficar chacoalhando. No meu caso isso acontecia algumas vezes com o motor frio, com o motor quente sumia. mas sempre tinha bom resultado com limpeza de bicos e TBI.
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#7

Mensagem por Miau » Qui Out 17, 2013 7:52 pm

Pois é.. o motor é bem balanceado.

Coisas que podem fazer ele trepidar sao so duas praticamente:

- motor fora de ponto.. tem q ver o estado da correia, os esticadores e ver se esta sincronizado. Checar tb a polyv

- explosao fraca ou falhando em algum cilindro.. velas ruins, bicos sujos ou falhando, bobina ruim, tbi sujo e pir ai vai.. entao vc ja elimina as hipoteses que ja viu.

Eu arriscaria as velas.
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#8

Mensagem por ToppoGiggio » Sex Out 18, 2013 11:21 am

[quote name='André M' date='Oct 17 2013, 07:52 PM' post='23018']
Pois é.. o motor é bem balanceado.

Coisas que podem fazer ele trepidar sao so duas praticamente:

- motor fora de ponto.. tem q ver o estado da correia, os esticadores e ver se esta sincronizado. Checar tb a polyv

- explosao fraca ou falhando em algum cilindro.. velas ruins, bicos sujos ou falhando, bobina ruim, tbi sujo e pir ai vai.. entao vc ja elimina as hipoteses que ja viu.

Eu arriscaria as velas.
[/quote]

Fala aí André. Tudo tranquilo? Então, hoje já troquei óleo, filtro de óleo, filtro de ar, de cabine e de combustível. Comprei as velas e troco amanhã junto com a limpeza do tbi. As correias são novas junto com os esticadores. Mas não ponho minha mão no fogo pelo mecânico q me atendeu. Um dos problemas que temos, é a falta de um mecânico que saiba o que está fazendo.
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#9

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 12:28 pm

isso nao comecou depois que vc trocou as correias??
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#10

Mensagem por ToppoGiggio » Sex Out 18, 2013 3:19 pm

[quote name='jantonio' date='Oct 17 2013, 06:16 PM' post='23015']
Toppogigio, o intervalo e o tipo de oleo que voce usa esta otimo, falei isso pois ja vi muito motor 2,0 com formação de borra e o mesmo comportamento, acredito que muitos donos não faziam as trocas regulares em funça das revisoes que eram longas se não me engano 15k, se considerar que tem gente que roda pouco isso dá mais de um ano sem trocar o oleo e acaba perdendo as propriedades.
quanto a limpeza do TBI é simples a peça que tem a borboleta que faz o controle de carga do motor, tem mecanico que gosta de limpar com spray outros como o meu gostam de desmontar e fazer uma limpeza mecanica (na mão mesmo). acho que se a gasolina fosse ruim ele teria um comportamento ruim em qualquer situação. verifique se tem algum coxim quebrado ou gasto isso pode contribuir para ficar chacoalhando. No meu caso isso acontecia algumas vezes com o motor frio, com o motor quente sumia. mas sempre tinha bom resultado com limpeza de bicos e TBI.
Boa sorte
[/quote]

Tô apostando nas velas e limpeza de TBI e bicos. Se não for isso não sei mais o q fazer.


[quote name='André M' date='Oct 18 2013, 12:28 PM' post='23029']
isso nao comecou depois que vc trocou as correias??
[/quote]

Lembrando bem, há 1 mês o carro começou a fazer um barulho na correia principal. No mesmo dia levei no mecânico e ele me disse que era o esticador que já era (e não a correia) e estava até levando a correia pra fora com risco de soltá-la. Trocou apenas o esticador. Há chance de ser isso?


[quote name='Vinicius M' date='Oct 16 2013, 12:25 PM' post='22990']
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[/quote]

Não consegui contato por telefone. Amanhã de manhã vou dar um passeio por vargem pequena... hehehe
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#11

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 3:26 pm

é aquilo q te falei.. antes de mais nada tem q checar a sincronia da correia dentada, ou seja, ver se os comandos de valvula estão alinhados com o virabrequim.

pode ser que no que mexeram no esticador, a correia ficou fora de ponto e isso é perigosissimo.

tem todo um ritual pra se mexer na correia.. um dente fora do lugar, dependendo da direção, ja faz o motor bater pino em media alta rpm.. 2 dentes pode ate entortar valvula.

se seu motor é 2.0 é igual ao meu.. existe um furo em cada polia dentada de comando de valvulas que deve ser alinhado com a furação do bloco. e ai tem que se checar com uma ferramenta de medição, se esse alinhamento coincide com os 2 primeiros pistoes em linha. lembrando que tem q se dar pelo menos 2 voltas completas no virabrequim pra achar esse alinhamento.. tudo tem que casar exatamente. é muitas vezes ai que o mecanico vacila..

até pra se colocar a correia, tem uma ordem.. com tudo travado e alinhado, voce começa a colocar pela polia de exaustao, passando pela admissão, entao passa pelo virabrequim que vai estar loca(toda solta do eixo do virabrequim) e ai sim passa pela bomba de agua, guia e pelo esticador por ultimo.

o esticador tem q estar ajustado corretamente.. ele tem uma marcação pra isso. tem que testar depois pra ver se ele faz os movimentos certos.

feito isso checa-se novamente a sincronia pra ver se ta tudo alinhado.. só depois começa a apertar a polia do virabrequima, com as polias dos comandos ainda travadas.. apos apertar(13kg de aperto) tem que se dar 2 voltas completas e checar o alinhamento dos pistoes com os comandos novamente.. se bater ai sim.. pode prender o motor no calço e testar.

nao esquecendo depois de colocar a capa de protecao da correia.

da ate pra ver algo aqui

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=e1dYjqnsctA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=e1dYjqnsctA</a>
Editado pela última vez por Miau em Sex Out 18, 2013 3:50 pm, em um total de 1 vez.
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#12

Mensagem por ToppoGiggio » Sex Out 18, 2013 3:29 pm

[quote name='André M' date='Oct 18 2013, 03:26 PM' post='23039']
é aquilo q te falei.. antes de mais nada tem q checar a sincronia da correia dentada, ou seja, ver se os comandos de valvula estão alinhados com o virabrequim.

pode ser que no que mexeram na correia o esticador, ficou fora de ponto e isso é perigosissimo.

tem todo um ritual pra se mexer na correia..
[/quote]

Acredito. O problema é conseguir um mecânico que saiba mexer no carro. Parece que eles tem medo... Qdo chego com o carro os caras vem logo dizendo que citroen é foda de mexer, que é cheio de palhaçada... Coisa de quem não conhece.

Pelo que estou vendo vou ter que morrer numa grana na consessionária, né?
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#13

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 3:53 pm

o problema é que o mecanico sempre acha que sabe tudo.. e quando voce tenta questionar algo, nao querem nem prestar atencao. as vezes nunca mexeram num motor desse e querem fazer o mesmo que fazem com outros motores..

da uma olhada no video

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=e1dYjqnsctA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=e1dYjqnsctA</a>

imprime isso e leva no mecanico -> <a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... &topicid=2" target="_blank">http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... picid=2</a>

po se ele nao conseguir resolver seguindo esses passos.. ai nao é mecanico.

e olha.. nessa desconfiança de estar fora de ponto, eu nem ligaria o motor mais.. se puder leva de reboque.. pois pode ser que o esticador esteja mal colocado, deixando a correia frouxa e podendo saltar dente.. as vezes vale mais vc se prevenir gastando ai uma merreca com guincho do que arriscar ligar o carro e entortar tudo dentro do motor.
Editado pela última vez por Miau em Sex Out 18, 2013 3:55 pm, em um total de 1 vez.
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#14

Mensagem por ToppoGiggio » Sex Out 18, 2013 4:19 pm

[quote name='André M' date='Oct 18 2013, 03:53 PM' post='23042']
o problema é que o mecanico sempre acha que sabe tudo.. e quando voce tenta questionar algo, nao querem nem prestar atencao. as vezes nunca mexeram num motor desse e querem fazer o mesmo que fazem com outros motores..

da uma olhada no video

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=e1dYjqnsctA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=e1dYjqnsctA</a>

imprime isso e leva no mecanico -> <a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... &topicid=2" target="_blank">http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... picid=2</a>

po se ele nao conseguir resolver seguindo esses passos.. ai nao é mecanico.

e olha.. nessa desconfiança de estar fora de ponto, eu nem ligaria o motor mais.. se puder leva de reboque.. pois pode ser que o esticador esteja mal colocado, deixando a correia frouxa e podendo saltar dente.. as vezes vale mais vc se prevenir gastando ai uma merreca com guincho do que arriscar ligar o carro e entortar tudo dentro do motor.
[/quote]

Obrigado pelo video e a indicação do site. Já imprimi. O carro está em casa. A oficina que trocou o esticador é 3 casas depois da minha. O mecânico vai na minha casa amanhã.
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#15

Mensagem por rgdl » Sex Out 18, 2013 4:35 pm

Tentar achar o ponto desse motor sem as ferramentas de travamento do comando de válvulas e virabrequim é praticamente impossível.

Se o cara fala que vai fazer marquinha... foge dele, a polia do virabrequim é do tipo polia louca, não vai dar samba usar marquinha nunca.
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