Motor Trepidando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#16

Mensagem por ToppoGiggio » Sex Out 18, 2013 5:05 pm

[quote name='rgdl' date='Oct 18 2013, 04:35 PM' post='23047']
Tentar achar o ponto desse motor sem as ferramentas de travamento do comando de válvulas e virabrequim é praticamente impossível.

Se o cara fala que vai fazer marquinha... foge dele, a polia do virabrequim é do tipo polia louca, não vai dar samba usar marquinha nunca.
[/quote]

Agradeço muito sua atenção rgdl. Estou anotando tudo. Pode ter certeza que estou aprendendo com tudo isso.

Talvez, sem querer ser pretencioso, um dia eu chegue no nível de vocês e possa ajudar outras pessoas também. Obrigado a todos.


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#17

Mensagem por mike » Sex Out 18, 2013 10:45 pm

Toppogiggio, Bem vindo ao clube, aos poucos voce vai entender melhor como nossas naves as funcionam.
De uma maneira geral muitos profissionais no Brasil nao investem em treinamento pois isso custa dinheiro e tempo. Nossas naves possuem muita tecnologia, requer conhecimento e uso de ferramentas especificas que tambem nao sao baratas e as vezes nao servem em outros veiculos.
Esses sao fatores relevantes para os mecanicos cometerem falhas, retrabalhos e aborrecimentos com clientes.

A Citroen tambem contribui para isso, 'e a unica montadora que nao facilita a vida do mecanico pois nao torna publica informacoes tecnicas. Para se ter ideia voce compra um CD pirata baratinho com procedimentos de manutencao de varias montadoras, VW, ford, honda, Toyota, FIAT etc. Mas no caso da Citroen nao tem, pois eles protegem muito bem, especialmente no Brasil, mas nos Brazucas podemos ter o mesmo direito dos europeus criando um conta na service.citroen para ter acesso a informacao, desde que se pague para ter esse acesso.

Em fim o carro nao 'e ruim, tem alguns defeitos cronicos como todo modelo tem, mas nao costuma dar defeito atoa, e nao tem muito na praca comparado aos populares.
Quando entra na oficina, para muitos mecanicos 'e tudo novidade, ao contrario do gol que nao tem muita coisa para estragar, mas estraga com certa frequencia as mesmsa coisa, virando coisa de rotina, alem de ter muitos no mercado fazem com que os mecanicos acabam aprendendo na marra.
Dai o motivo de procurar um mecanico de confianca, diferenciado, que tenha conhecimento, ferramentas e experiencia com o modelo.
com outros voce pode ter uma aventura mau sucedida
Boa sorte
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#18

Mensagem por ToppoGiggio » Sáb Out 19, 2013 10:22 am

[quote name='jantonio' date='Oct 18 2013, 10:45 PM' post='23059']
Toppogiggio, Bem vindo ao clube, aos poucos voce vai entender melhor como nossas naves as funcionam.
De uma maneira geral muitos profissionais no Brasil nao investem em treinamento pois isso custa dinheiro e tempo. Nossas naves possuem muita tecnologia, requer conhecimento e uso de ferramentas especificas que tambem nao sao baratas e as vezes nao servem em outros veiculos.
Esses sao fatores relevantes para os mecanicos cometerem falhas, retrabalhos e aborrecimentos com clientes.

A Citroen tambem contribui para isso, 'e a unica montadora que nao facilita a vida do mecanico pois nao torna publica informacoes tecnicas. Para se ter ideia voce compra um CD pirata baratinho com procedimentos de manutencao de varias montadoras, VW, ford, honda, Toyota, FIAT etc. Mas no caso da Citroen nao tem, pois eles protegem muito bem, especialmente no Brasil, mas nos Brazucas podemos ter o mesmo direito dos europeus criando um conta na service.citroen para ter acesso a informacao, desde que se pague para ter esse acesso.

Em fim o carro nao 'e ruim, tem alguns defeitos cronicos como todo modelo tem, mas nao costuma dar defeito atoa, e nao tem muito na praca comparado aos populares.
Quando entra na oficina, para muitos mecanicos 'e tudo novidade, ao contrario do gol que nao tem muita coisa para estragar, mas estraga com certa frequencia as mesmsa coisa, virando coisa de rotina, alem de ter muitos no mercado fazem com que os mecanicos acabam aprendendo na marra.
Dai o motivo de procurar um mecanico de confianca, diferenciado, que tenha conhecimento, ferramentas e experiencia com o modelo.
com outros voce pode ter uma aventura mau sucedida
Boa sorte
[/quote]

Realmente esse carro é muito bom. Já peguei estrada com ele algumas vezes e é impressionante a estabilidade e controle que se tem. Já precisei frear forte também e, mesmo numa curva, a mais de 100, o carro continuou na minha mão e parou na boa.

Não tenho nada de ruim a dizer da nossa "nave".

O dono da loja de troca de óleo me indicou uma oficina perto da minha casa (jacarepaguá) com todos os equipamentos para diagnóstico dos carros citroen, peugeot e renault. Além de alguns outros importados. Só funciona de seg a sexta. Vou lá na segunda.

Pra registro fica na rua Edgard Werneck, no pechincha em jacarepaguá. Não sei o número mas pego o endereço certinho na segunda pra divulgar.

Obrigado a todos.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#19

Mensagem por mike » Seg Out 21, 2013 8:34 pm

Toppogiggio, esse sintoma ocorre em marcha lenta com motor quente ou frio? para ser mais objetivo, recomendo a limpeza de bicos, troca de velas. se isso ainda nao resolver, ai 'e tirar o coletor, para limpeza, n'ao so do coletor, mas principalmente nas tomadas de ar do cabecote para as valvulas. Meu mecanico diz que 'e comum criar uma borra /carvao que costuma fazer dar falta de combustivel em marcha lenta.
Na experiencia dele a limpeza com spray nao costuma dar conta e ele prefere fazer uma limpeza mecanica para nao mandar para dentro do motor.
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#20

Mensagem por ToppoGiggio » Ter Out 22, 2013 9:08 am

[quote name='jantonio' date='Oct 21 2013, 07:34 PM' post='23072']
Toppogiggio, esse sintoma ocorre em marcha lenta com motor quente ou frio? para ser mais objetivo, recomendo a limpeza de bicos, troca de velas. se isso ainda nao resolver, ai 'e tirar o coletor, para limpeza, n'ao so do coletor, mas principalmente nas tomadas de ar do cabecote para as valvulas. Meu mecanico diz que 'e comum criar uma borra /carvao que costuma fazer dar falta de combustivel em marcha lenta.
Na experiencia dele a limpeza com spray nao costuma dar conta e ele prefere fazer uma limpeza mecanica para nao mandar para dentro do motor.
[/quote]

Olá, jantonio.

Esse sintoma ocorria com o carro quente ou frio, parado. Andando não dava pra sentir. As ruas são tão "boas" que não dava pra saber.

Mas parece que o mecânico indicado pelo pessoal da troca de óleo descobriu o problema. Segundo ele, quando a correia e o esticador foram trocados, o cidadão não usou as ferramentas corretas e o motor ficou fora de ponto. Esse fora do ponto foi pouco mas o suficiente pra atingir um cabeçote. Essa trepidação afetou também 2 coxins.

Amanhã pego o carro. Vamos ver se resolve.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#21

Mensagem por rgdl » Ter Out 22, 2013 10:25 am

Eu falei que não dá para achar o ponto desse motor sem as ferramentas adequadas.

A ferramenta para o motor 2.0 16V são essas da figura abaixo :

Imagem

De baixo para cima, as duas primeiras travam o comando de valvulas e as duas de cima o viragrequim, sendo que só se usa uma. Vai ser a "gordinha" ou a "magrinha" de acordo com o tipo do motor, se é o 2.0 de 118cv ou o 2.0 de 138cv.

Mas se o mecânico fosse realmente esperto, ele poderia travar o comando de válvulas usando dois parafusos longos de 6mm e o ponto do virabrequim poderia achar usando um relógio comparador.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Out 22, 2013 10:27 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#22

Mensagem por ToppoGiggio » Ter Out 22, 2013 10:44 am

[quote name='rgdl' date='Oct 22 2013, 09:25 AM' post='23076']
Eu falei que não dá para achar o ponto desse motor sem as ferramentas adequadas.

A ferramenta para o motor 2.0 16V são essas da figura abaixo :

Imagem

De baixo para cima, as duas primeiras travam o comando de valvulas e as duas de cima o viragrequim, sendo que só se usa uma. Vai ser a "gordinha" ou a "magrinha" de acordo com o tipo do motor, se é o 2.0 de 118cv ou o 2.0 de 138cv.

Mas se o mecânico fosse realmente esperto, ele poderia travar o comando de válvulas usando dois parafusos longos de 6mm e o ponto do virabrequim poderia achar usando um relógio comparador.
[/quote]

Mas é assim que descobrimos os bons e não tão bons profissionais. O certo seria dizer pra mim que não poderia fazer o serviço porque não tinha as ferramentas necessárias ou até mesmo inventar uma desculpa esfarrapada. O que não pode é fazer de qualquer jeito arriscando um problema muito pior e um prejuízo grande pro cliente. Desculpem mas fiquei revoltado com esse primeiro mecânico.

Esse que está com meu carro só pegou porque foi meu sogro que o conhece e pediu. Pq tá cheio e serviço, principalmente peugeot e citroen. E só trabalha com motor. Nada mais.

É brabo, viu...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#23

Mensagem por Miau » Ter Out 22, 2013 5:57 pm

So uma observacao..

Nao da pra travar apenas com parafuso pelo seguinte.. o furo da polia é de 10mm.. entao essa folga de 4mm da pra pular 1 dente so de mexer a correia.

No caso.. se observar a ferramenta, a parte que pega na polia é maior no diametro fo que a ponta da ferramenta q pega no bloco do cabeçote.

Alguns mecanicos enfiam uma chave allen ali e a folga deixa a correia um dente pra mais ou menos..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#24

Mensagem por ToppoGiggio » Qua Out 23, 2013 9:26 am

[quote name='André M' date='Oct 22 2013, 05:57 PM' post='23080']
So uma observacao..

Nao da pra travar apenas com parafuso pelo seguinte.. o furo da polia é de 10mm.. entao essa folga de 4mm da pra pular 1 dente so de mexer a correia.

No caso.. se observar a ferramenta, a parte que pega na polia é maior no diametro fo que a ponta da ferramenta q pega no bloco do cabeçote.

Alguns mecanicos enfiam uma chave allen ali e a folga deixa a correia um dente pra mais ou menos..
[/quote]

Coisa meticulosa mesmo. E ainda assim fazem como se um erro não fosse ter consequencias.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#25

Mensagem por rgdl » Qua Out 23, 2013 10:01 am

André, na verdade o furo da polia do comando de válvulas dos motores 2.0 não é exatamente redondo, é meio oval, então mesmo usando a ferramenta original ela se move um pouco (deve haver alguma tolerância já prevista no projeto), então, na prática, não faz diferença em vc usar a ferramenta original e um parafuso longo de 6mm.

Vários mecânicos dão essa dica que citei acima, inclusive tem um vídeo do Dr. Carro em que ele fala isso. O meu foi regulado assim e está fino, sem trepidações, perda de potência ou qualquer outro sintoma de motor fora do ponto. Claro que nada melhor do que usar a ferramenta correta.

Mas veja, não estou defendendo gambiarra não, só estou dizendo que, mesmo sem a ferramenta específica é possível achar o ponto do motor 2.0. Mas para isso o mecânico tem que ter, no mínimo, um relógio comparador.

Agora essa ferramenta é barata, custa R$ 75,00 na internet, um mecânico que não tenha ela pode comprar que terá o investimento pago no primeiro motor que trocar a correia.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#26

Mensagem por mike » Qua Out 23, 2013 1:46 pm

RGDL, concordo com voce, na ocasião de contratar algum serviço é fundamental ver:
- Aparencia da oficina quanto a limpeza e organização - indica que ele tem um compromisso com qualidade.
- variedade de ferramentas e estado de conservação- indica que ele tem um nivel tecnico aceitavel e zelo pelo seu patrimonio.
- tipo de veiculos que ele repara - da para voce ter uma ideia do nivel de tecnologia que ele esta habituado
- quantidade de veiculos que ele tem na oficina - da para voce ver se ele tem clientela, preço e qualidade
- prazos respeitados - inidica que ele é capaz de executar o serviço dentro do prazo e sabe calcular bem isso
- quantidade de funcionarios, nivel de experiencia, comportamento e rotatividade- corra de auto center, com gente desmotivada e inconsequente, de preferencia a pessoas comprometidas, ligadas no que esta fazendo e preferencialmente donas do proprio negocio.
- honestidade - ponto mais relevante no meu conceito, isso voce vai conhecer com o tempo e depoimentos de clientes.


Infelizmente, alem de ponderar todos esses requisitos, ainda temos que considerar que nossos veiculos são ainda bem sofisticados para o mercado.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#27

Mensagem por Miau » Qui Out 24, 2013 4:09 am

Rgdl.. essa historia da chave alen aconteceu comigo hehe..

Sorte que eu tenho tempo pra ficar colado no carro o dia inteiro.

No meu caso o mecanico usou chaves allen pra travar os comandos.. e depois da correia colocada.. ao girar 2 voltas no virabrequim, nao sentiu nada batendo e ligou o motor assim..

Resultado.. motor trepidou.. deu defeito no motor na ecu.. o mecanivo ficou coçando a cabeça sem entender.. mas pra mkm nao tinha outra.. fora de sincronia e essas coisas.. entao eu mesmo fui aferir e vi que ficou fora.

como sou muito minuncioso fui estudar o q deu errado.. e ao refazer os passos vi que essa folguinha do furo da polia dos comandos era suficiente pra dar nisso.

Entao tirei as medidas com paquimetro.. de cada furo da polia e furo no bloco.. inclusive tem uma diferença pequena entre os comandos.. e como tem um torneiro ao lado da oficina.. ele fabricou as ferramentas ali mesmo..

Ai nao teve erro.. foi tiro e queda. Motor alinhadinho. Ate botei uma moeda em pe kkk
caiu mas demorou hehe.
Editado pela última vez por Miau em Qui Out 24, 2013 4:13 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#28

Mensagem por ToppoGiggio » Qui Out 24, 2013 2:05 pm

Finalmente parece que o problema foi resolvido. O mecânico me disse que, devido ao não uso das ferramentas corretas, a correia ficou 4 dentes fora.

Ele me disse também que "por obra do divino espírito santo" nem o cabeçote nem as válvulas foram afetadas. No final ele me mostrou os 2 relatórios que tirou do carro. No segundo está tudo "passed".

Andando hoje estava outra coisa. Sereninho como deve ser. Quase não se percebe que o motor está funcionando. Acho que está tudo bem. Obrigado a todos que me ajudaram com seu conhecimento e experiência.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#29

Mensagem por mike » Sex Out 25, 2013 1:09 pm

Toppogiggio,
4 dentes fora é consideravel, voce é um cara de sorte.
parabens pelo sucesso.
ToppoGiggio
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Jun 28, 2011 7:51 pm
Nome: ToppoGiggio

#30

Mensagem por ToppoGiggio » Sex Out 25, 2013 1:11 pm

[quote name='jantonio' date='Oct 25 2013, 01:09 PM' post='23118']
Toppogiggio,
4 dentes fora é consideravel, voce é um cara de sorte.
parabens pelo sucesso.
[/quote]

Você não tem idéia do peso que tirei das minhas costas... Agora está tudo ok mas fiquei com medo de algo pior.
Responder