Xsara Picasso - Caixa do filtro de ar

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Seg Out 14, 2013 1:10 pm

Alguem teria ai uma foto da junta entre a caixa de ar e o sifão?? o meu não tem isso e acho que se bobear até uma chuva forte posso correr o risco de calço hidraulico, que dirá uma poça.

quero ver pela foto se acho algo parecido pra por no lugar.

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/689/jg48.jpg/" target="_blank">Imagem</a>


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Out 14, 2013 2:07 pm

Cara a melhor imagem que achei na net foi essa

Imagem

Das poucas vezes que botei o olho nessa peça ela aparenta ser de espuma ou material correlato e não de borracha. Mas é só uma impressão.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Out 14, 2013 2:07 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Seg Out 14, 2013 2:42 pm

Na verdade o que eu quero seria o q se parece com um oring ali na imagem explodida.. quando removo a caixa do filtro.. o tubo é liso..

A nao ser que essa uniao esteja presa no sifão.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Seg Out 14, 2013 10:42 pm

Sim, eu tinha entendido isso. Mas agora que sei exatamente qual é a sua dúvida fica mais fácil de explicar. Esse anel de vedação não fica na caixa do filtro de ar, a caixa do filtro de ar é lisa mesmo.

Esse anel de vedação fica preso no ressonador, rosqueado no tubo da esquerda. Observe na foto que ele está lá, preso no tubo do ressonador.

Mas sua preocupação é válida, o ressonador é feito para reduzir o ruído do motor que vem da admissão, mas por ficar muito baixo se não estiver bem vedado pode entrar agua e dar calço mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Qui Out 17, 2013 7:29 am

mas então.. ontem eu removi a caixa e tal e vi lá essa junta.. é que ela parece que faz parte do ressonador.. é de borracha..

tava bem suja com areia e tal.. removi.. lavei bem lavada.. ai com ela solta vi se estava encaixando bem e vedando na caixa do filtro.. e vi que ainda fica bem apertada.

entao lavei o encaixe dela tambem lá no ressonadore remontei tudo.. agora senti um pouco mais de confiança.

agora resta checar o outro lado do ressonador.
Editado pela última vez por Miau em Qui Out 17, 2013 7:30 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Out 17, 2013 9:23 am

Beleza, que bom que vc está mais confiante.

Mas seu post foi muito útil, pelo menos para mim, a sua preocupação despertou a minha vou fazer o mesmo que vc, não que eu tenha negligenciado isso mas tomar cuidado nunca é demais.

Também o verão logo chega e no Rio de Janeiro costuma chover no fim do dia e alagar as ruas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#7

Mensagem por Fatherssu » Qua Fev 26, 2014 4:55 pm

Amigos, sei que este tópico é antigo, mas tenho um Picasso cujo antigo dono não cuidou muito das revisões e no meu Picasso não tinha este ressoador, consegui com o meu mecânico, essa peça, e mandei instalar, notei que o som do motor ficou mais baixo, mas surgiu uma duvida: seria possível a presença desse ressoador diminuir o consumo?
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qua Fev 26, 2014 5:16 pm

Acredito que não, ele é feito mesmo só para diminuir o ruido do motor que vem pela admissão.

O que diminui o consumo é manutenção velas novas, filtro de combustível e ar, limpeza de bicos e etc..
Editado pela última vez por rgdl em Qua Fev 26, 2014 5:18 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#9

Mensagem por Fatherssu » Qua Fev 26, 2014 5:52 pm

Eu fico torcendo que sim, pois uma vez quando troquei o filtro normal por um esportivo em outro carro o consumo aumentou, caso parecido, ou seja facilitar entrada de ar +consumo, dificultar -consumo. Esperança é a ultima que morre. :925400:
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Qui Fev 27, 2014 4:07 pm

Espero que sua torcida dê resultado e no fim seu carro fique mais econômico.

Quanto ao filtro esportivo, uma coisa que devemos levar em consideração é que nenhuma alteração das características originais de um carro fica impune. Sempre vai haver a melhora de uma característica e o prejuízo de outra.

O uso de filtro esportivo pode melhorar o desempenho mas inegavelmente vai aumentar o consumo simplesmente pq a central de injeção não está programada para trabalhar com a vazão de ar desse filtro. Ao entra mais ar, o sensor de fluxo de ar vai ficar doido e a centra igualmente vai enlouquecer.

O problema aqui, em relação ao Picasso, é que o ressonador não aumenta e nem diminui o fluxo de ar. Provavelmente ele foi retirado não por causa de desempenho, mas por causa do problema de entrada de água na admissão, que é justamente a preocupação que levou o colega André M a criar esse tópico.

Não deixa de ser uma solução mas não é a melhor, a melhor é investir na estanqueidade do sistema.

Agora, economia vc vai ter mesmo fazendo a manutenção que te falei. Mas não tem milagre, 8,5km/l é o que tenho na cidade e é um desempenho ótimo para o carro. 12km/l na estrada também está bom de mais.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Fev 27, 2014 4:08 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#11

Mensagem por Fatherssu » Qui Fev 27, 2014 4:47 pm

Olá rgdl concordo com tudo que dizes e assino embaixo, tenho mantido o tanque cheio, rodei 128km sendo metade desse percurso foi com ar e hoje abasteci(completei) e deu 8.95km/l somente em trecho urbano, antes não passava de 7,5km/l com um misto s/ e c/ ar, mas vou pegar a estrada na sexta e fazer um bate volta e fazer outro teste. Acho que foi uma grande ideia ter colocado o ressoador, mesmo assim vou continuar monitorando o consumo pra ter certeza. Abraço! :271534:
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#12

Mensagem por Fatherssu » Sáb Mar 01, 2014 3:34 pm

No teste da estrada não deu muita diferença: 11.65km/l com ar e 13,5 sem ar, antes era 11 c/ar e 13 s/ar. Mas já me dou por satisfeito :D Ainda tenho um problema para resolver: o meu coletor de admissão está com falha na BSI e dia 06/03 deixarei ele na CC para revisão da injeção. Quem sabe o consumo não possa melhorar ainda mais :925400: , um abraço aos amigos!
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Responder