Xsara Picasso - Revisao em usado de 70 mil KM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#16

Mensagem por Miau » Qui Out 17, 2013 7:38 pm

[quote name='rgdl' date='Oct 17 2013, 05:14 PM' post='23012']
[quote name='André M' date='Oct 17 2013, 12:49 PM' post='23011']Ja to me agendando pra caixa de cambio.. vai sair salgado.. solenoides + oleo + lexia pra atualizar o cambio.. prepara o bolso pq nao tem mais video game hehe
[/quote]
Qual foi o orçamento para a troca das solenoides? Peças e mão de obra?
[/quote]

Olha.. o serviço vai ficar de graça pois tava incluido.

Mas as solenoides nao to achando por menos de uns 130 ~170 cada.

O oleo ja achei por 50 o litro no Ml do pentosin. So fica,meio obscuro a quantidade certa.. uns dizem 2l.. outros 4l.. e até 6l ja ouvi falar. E a troca é um ritual todo cheio de onda.. pra ver o nivel tem q estar a tantos graus etc e tal.. e ver gotejamento..

Filtro acho q nao se troca ne.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#17

Mensagem por rgdl » Sex Out 18, 2013 9:46 am

Ah! tá! tinha esquecido que vc está pagando com o Xbox 360 kkkkkkkkk

R$ 130,00 é bom preço para as solenoides, o preço sugerido no site de preços da Peugeot (<a href="http://carros.peugeot.com.br/precos-de-pecas/" target="_blank">http://carros.peugeot.com.br/precos-de-pecas/</a>) é de R$ 125,66, como dificilmente esse preço é seguido pelas concessionárias... mas mesmo assim vale a pena a consulta nas concessionárias Peugeot que costumam cobrar mais barato pela peça do que as Citroën. O código da peça é 257416.

Já o óleo eu recomendo vc usar Renaultmatic D3 SYN por várias razões, ele é óleo certificado para a caixa AL4, pois a Renault também a usa sob o nome de DP0; ele é totalmente sintético e também é um óleo barato, me custou R$ 56,70 na concessionária Renault de Niterói e sempre tem a pronta entrega.

O Pentosin ATF 1 tem a desvantagem de ser semi-sintético e o frete pode fazer a compra no Mercado Livre não compensar, para mim não compensou, na época o óleo mais barato (Mobil LT71141) estava a R$ 55,00 o litro mais frete vindo de São Paulo, ficou mais caro.

Tudo o que li sobre a troca parcial de óleo diz que sai e entra 4,5l e são usados, no mínimo, mais 500ml para verificação de nível, só que quando troquei o óleo do meu só saiu e entrou 2,5l nada mais que isso.

Se tem algum "pulo do gato" para tirar 4,5l de óleo do cambio eu desconheço.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#18

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 12:34 pm

2,5l retirando os dois bujoes?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#19

Mensagem por rgdl » Sex Out 18, 2013 12:42 pm

Sim, retirando os dois bujões.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#20

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 12:57 pm

aí é brabo. aqui onde moro nao tem renault.. mas valeu pelo aviso do pentosin ser semi.. eu achava que era 100% sintetico.

acho que vou aproveitar uma ida qualquer ao Rio e lá compro o oleo.. e talvez até as duas eletroválvulas.

agora tem uma coisa.. eu andei lendo um topico que tem aqui sobre o lexia e um membro do forum afirmou com todas as letras que o lexia somente scanea erros e coisas padrao.. que não faz atualizacao de firmware nem de ECU tao menos do AL4 e que pra isso sera outro equipamento.

Já em outros topicos o pessoal fala que dá sim pra fazer tudo.

No site da DX tem lexia pra vender por cerca de 300 dilmas com frete gratis.

<a href="http://dx.com/p/pp2000-v23-25-lexia-3-v ... ool-107684" target="_blank">http://dx.com/p/pp2000-v23-25-lexia-3-v ... -107684</a>

eu tava pensando em comprar esse.. mas só tendo certeza que da pra mexer nos parametros todos do carro e tambem de fazer att de firmware.

na descrição diz:

- Unlike other universal car scanner tools which only read fault codes, this software performs
nearly all the functions like the original dealer diagnostic tool. It contains K-Line
multiplexor, CAN-BUS interfaces and SAE J1850 bus (both PWM and VPW)
- Function:
- Read identification: Displays complete identification of control unit, e.g. part number,
software/hardware version, manufacturer, etc...
- Read fault codes: Displays all stored and pending fault codes with complete description (e.g.
"Rail pressure - too low pressure"). Program supports report printing or copy to clipboard.
- Clear fault codes: This function clears all stored fault codes and other diagnostic
information.
- Auto-scan (complete car scan/test): Detects all ECUs (electronic control units) installed in
car and reads all diagnostic fault codes.
- Measured Values: Program displays live Data like Engine Speed, Battery voltage, Oxygen
Sensor, Coolant Temperature, etc. Values can be displayed in graph, 9 values at once, or full
listing (all measured values). Logging to file is also supported, which allows offline
analysis.
- Actuator test: Actuator test activates particular actuator (e.g. turn on fuel pump,
lock/unlock wheel, lock/unlock doors, cut off fuel, etc.)

já de cara fala que diferente dos outros scanners, esse lexia faz bem mais do que só ler diagnosticos.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 1:25 pm

na verdade no ebay te ainda mais barato e V48 por 78 obamas

<a href="http://www.ebay.com/itm/Diagnostic-Tool ... b3&vxp=mtr" target="_blank">http://www.ebay.com/itm/Diagnostic-Tool ... vxp=mtr</a>
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#22

Mensagem por Miau » Sex Out 25, 2013 3:13 pm

bom.. estava com vazamento no carter.. então desmontamos, comprei velomoid e fabricamos uma junta e carter ok.

agora vi que tem mais dois pequenos vazamentos.. um deles parece ser no retentor da saida do eixo do al4 lado direito.

o outro vazamento é que está formando gota no sensor de pressão do cambio, fica localizado na parte de baixo do cambio bem perto da tampa dos comandos hidraulicos.

então fui dar uma procurada no ML pelo retentor da saida do al4 e vi 2 tipos diferentes.. um deles é apenas um retentor de borracha preto.. o outro é mais complexo e tem um anel vermelho no centro.

fiquei sem entender.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#23

Mensagem por Fatherssu » Sáb Nov 02, 2013 4:49 pm

Ai Andre, é bom verificar os coxins do motor e as bieletas e buchas da barra estabilizadora, na minha nave tinha tbm os pinos da pinça de freio que apresentam folga pode fazer enbuxamento ou trocar a pinça(ou só os pinos). Tudo isso faz tudo bater muito! Sorte no carro novo! :613179:
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#24

Mensagem por Miau » Sáb Nov 02, 2013 8:04 pm

entao.. os coxins do motor estão ok..

um dos coxins do pivo da balança do lado esquerdo dianteiro ta estourado e cagou aquele sensor do ABS todo de graxa hehe..

as coifas de ambas as suspensões dianteiras tb estao rasgadas..

as coifas da direção tb estão rasgadas.. só uma que está nova mas ta solta pois quem colocou nao prendeu com abraçadeira de nylon.

acho que terei que trocar também a bomba dagua pois ta fazendo um barulho de caminhonete no motor.. e ja andei lendo que quando se troca correia detanda.. se a bomba dagua ainda for a original do carro(carcaça de plastico), muitas vezes a tensão da correia nova faz dar esse barulho enjoado na polia da bomba.

fora isso, tenho que trocar como ja disse as duas solenoides do AL4, trocar os retentores de saida do eixo do cambio, trocar o retentor do sensor de pressao de oleo do cambio.. to segurando isso pra fazer numa tacada só.

as pastilhas de freio ainda tao meia vida mas tao apitando.. tem que remover e dar uma lixada pra tirar a vitrificação..

os pneus dianteiros estao desalinhados.. dai comeu mais a banda de rodagem de fora de ambos.. ja to estudando troca..

feito isso, a mecanica fica 100%

ai parte pra parte cosmetica..

- polir a pintura e retocar arranhoes..

- tirar uma mossa que tem ali perto de onde prende o rack

- restaurar os para-choques

- polir os vidros pra tirar marca de agua de chuva acida e tambem arranhoes dos limpadores

- restaurar as rodas.. mas em vez de pintar de cinza, vou querer derrepente diamanta-las

- trocar insufilmes

- trocar todas as lampadas T10 da cabine e placas por lampadas LED

- instalar um MP3 player RD3 como disqueteira

já encomendei o lexia V48 pra fazer update do AL4 pras solenoides novas.. saiu por 200 dilmas no ebay(80 obamas)

é.. paguei no carro 16500 ano 2006.. se eu gastar ai no maximo 3 paus pra deixar com cara de zero.. vai ta valendo.

documentação já ta transferida.. ainda tive que morrer em placas novas refletivas.. 160 dilmas..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#25

Mensagem por Miau » Dom Nov 03, 2013 9:43 pm

esse domingo resolvi levantei o carro no macaco, e removi o peito de aço pra dar uma inspecionada mais minuciosa no vazamento..

então, olhando por baixo verifiquei que ainda saia oleo ali perto do motor de arranque..

pois então.. como tenho ferramentas e tal, parti pra remover o coletor de admissão.. dá um bom trabalho..

então verifiquei que o vazamento é bem ali entre o bloco de baixo e o de cima do virabrequim..

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/826/f28q.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

dei uma sondada na internet e vi que também nao tem junta ali.. é na colinha.. vou agendar pra levar no mecanico e remover carter, e depois o bloco inferior.. limpar.. ver se da pra fazer uma junta de velomoide como fiz no carter e recolocar.. mas pra isso preciso de elevador.. senao eu mesmo fazia.

só to na duvida do seguinte.. ao soltar esse bloco, o virabrequim fica solto? se sim.. acho que vai ter que soltar a correia dentada.. mas eu imagino que o volante fique engatado na caixa de marcha..

bom.. vou atualizando o topico
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Luizsuzuki
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 11:57 am
Nome: Luiz Suzuki

#26

Mensagem por Luizsuzuki » Seg Nov 04, 2013 9:09 am

[quote name='rgdl' date='Oct 8 2013, 12:58 AM' post='22887']
O meu sempre entra em modo de segurança nas subidas ingrimes. Nas subidas suaves, retas e transito urbano ele vai que vai.

Estou desconfiado da solenoide que controla o piloto do conversor de torque. Veja são duas solenoides que costumam dar defeito, mas só uma é de pressão do óleo a outra controla um recurso do conversor de torque que evita que o mesmo patine. Ou seja, evita que a rotação vinda do motor seja diferente da rotação que vai para o diferencial.

Isso é feito por meio de uma trava, quando a central do cambio identifica a patinação do conversor aciona a solenoide que trava as duas metades do conversor evitando a patinação. Com a solenoide ruim o conversor de torque não trava e obviamente temos o bendito aviso.

Se fosse problema solenoide de pressão, o cambio entraria em modo de segurança a qualquer hora e não sairia mais.
[/quote]


Há uns três anos tive um problema no câmbio automático de um 206.
É exatamente o mesmo câmbio utilizado pela Citroen.
Ele também travava em 3ª marcha e eu era obrigado a desligar e ligar o carro para destravar o câmbio.
O carro também grandes trancos na redução de marchas.
Reprogramaram o câmbio, atualizando o software, mas continuou igual.
Como estava na garantia, levaram o carro para uma oficina de SP que, segundo o vendedor, atendia toda a rede de concessionárias da Peugeout e Citroen.
O nome da oficina era a PAT Paulicéia.
As válvulas solenoides tiveram que ser substituídas.
Na época, o orçamento ficou em R$ 3.900,00, tudo pago pela concessionária onde comprei o 206 que, na época, estava com 77 mil kms.
Válvulas trocadas, o carro ficou perfeito.
Nos dois anos que fiquei com o 206 o problema nunca mais se repetiu.
Responder