Xsara Picasso - Revisao em usado de 70 mil KM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Sex Out 04, 2013 8:42 pm

Bom, comprei um 2006 usado com 72 mil KM

Levantando o carro no elevador, acho que só fizeram suspensão e direção. E até pelo menos o carro está muito confortável de dirigir. Embora acho que falte alinhamento cambagem etc, pois ao colocar mais de 130 140 km/h a direção fica boba.

Fiz a seguinte relação..

Peças:

Kit correia sincronizadora (contitech + Nitron NSK) - R$ 325,00

Kit Correia Poly-V (contitech) - R$ 295,00

Filtro de ar - R$ 24,00

Filtro de óleo (Wega) - R$ 19,00

Filtro de ar habitaculo (Schuck) - R$ 21,90

Filtro de combustível (Wega) - R$ 30,00

Tampa da agua do radiador - R$ 28,00

Velas Lfr5b (Ngk Green Plug) - R$ 36,00 (cada)

Serviços:

-Troca de óleo cambio automatico (qual melhor marca indicada e preço medio por litro?)

-Troca de óleo e filtro (qual melhor óleo indicado e preço medio por litro?)

-Limpeza de bicos

-Troca de fluido de freio (posso usar dot 5.1 base glicol?)

-Troca do liquido arrefecimento (água desmineralizada + aditivo)

-Alinhamento, cambagem, balanceamento

faltou algo?


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#2

Mensagem por wionax » Sáb Out 05, 2013 3:28 am

Opa...

A lista está boa, mas o carro precisa de limpeza de bico? É preciso avaliar....

Avalie tambem se é realmente necessário:<ol type='1'>[*]Trocar Fluido de Freio - Algumas oficinas já possuem uma caneta Alemã que informa se é necessário a troca.</li></ol><ol type='1'>[*]Troca do liquido arrefecimento - Se estiver sem aditivo, ao trocar pode gerar varios vazamentos no carro, ao trocar o mecânico deve monitorar o carro por algumas horas.</li></ol>Espero ter ajudado, um abraço.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Sáb Out 05, 2013 5:47 am

Bom.. sobre a limpeza de bicos.. o carro esta bebendo bem.. ja que sera feita troca do filtro, velas e tal.. acho q n custa limpar os bicos.. ate pq n vai influenciar no orcamento de onde vou fazer.

Ja o fluido de freio e arrefecimento.. o antigo dono simplesmente n sabe de nada. Entao na duvida.. melhor garantir né..

Mas valeu a dica do arrefecimento.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Dom Out 06, 2013 10:40 am

Óleo para o cambio automático tem que se visto com cuidado, pois não é qualquer óleo que pode ser usado. Os óleo original é o LT71141 da Mobil, pode ser usado tanto um quanto o outro. Como alternativa podem ser usados os seguintes óleos que são certificados para uso nesse cambio:

Motul Multi ATF
Renaultmatic D3 Syn
Elfmatic G3 LL
Total XLD FE
Pentosin ATF 1

De todos esses, tanto original quanto alternativo, o mais em conta e fácil de achar é o Renaultmatic D3 SYN. Custa em torno de de R$ 57,00 o litro em qualquer concessionária Renault. É esse o óleo usado nas caixas automáticas DP0 que a Renault usa em seus carros. Um detalhe muito importante é que o cambio DP0 nada mais é do que o AL4 que equipa nossos Picassos, ou seja, é o mesmo cambio com outro nome.

O Renaultmatic, além de ser um óleo certificado para nossa caixa, tem a vantagem de ser totalmente sintético, enquanto o original LT71141 é semi-sintético.

Obs.: Nunca, mas NUNCA, deixe qualquer reparador colocar óleo mineral no cambio AL4, é que esse cambio aquece muito e o óleo mineral vai degrada rapidamente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Seg Out 07, 2013 7:23 am

Opa.. é eu andei lendo topicos sobre oleo e tal e até li um que um amigo do forum foi se aventurar em trocar o oleo e fez algumas coisas erradas.. como colocar oleo mineral e atolar a caixa de oleo etc e tal.. o carro nao andou mais.

se eu tivesse um elevador, eu mesmo trocava.. mas sem fica dificil.

meu mecânico falou que tem um oleo pra cambio 100% sintético mas não via marca.. vou verificar quando for la.

inclusive acho que vou fazer essa revisao em etapas..

como o carro ta consumindo muito.. primeiro quero trocar filtro de combustivel, velas, filtro de ar, limpeza de bicos e troca de oleo e filtro do motor e verificar o vazamento de oleo no carter(duas gotas por dia).

depois trocar os kits correia polyv e sincronizadora, filtro de polen, fluido de freio e liquido de arrefecimento e fluido da direção.
Editado pela última vez por Miau em Seg Out 07, 2013 7:26 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Seg Out 07, 2013 10:09 am

Isso, faça assim, te apoio completamente. A troca de velas, filtros e limpeza de bico tem efeito mágico na ecnomia de combustível.

Antes de fazer no meu o consumo na cidade girava em torno de 7 km/l ou menos depois da manutenção o consumo melhorou indo para 8,5/9 km/l que é um nível aceitável para uso urbano desse carro.

Só não faz como eu em relação a troca de óleo do cambio. Fui adiando, adiando, adiando e agora o cambio fica entrando, de forma intermitente, em modo de segurança, já indicando que provavelmente vou ter que trocar as solenoides.

Olha, cuidado com o óleo desse cambio, mesmo que o óleo que seu mecânico tenha seja sintético se não for um desses listados não coloque. ah! pode incluir ai na lista os óleos da Z-lub. É um fabricante nacional que produz um dois óleos (um semi e outro totalmente sintético) que podem ser usados no nosso cambio, é meio chatinho de achar para quem não mora em Brasília mas costuma ser mais barato até que o Renaultmatic.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Out 07, 2013 10:14 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Seg Out 07, 2013 10:56 pm

rapaz o meu esses dias deu anomalia no cambio e ele ficou no modo segurança em terceira.. parei, desliguei ele, religuei e ate agora não deu mais.

achei um material interessante pra quem ta afim de fazer a troca da correia

<a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... &topicid=2" target="_blank">http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... picid=2</a>
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Seg Out 07, 2013 11:58 pm

O meu sempre entra em modo de segurança nas subidas ingrimes. Nas subidas suaves, retas e transito urbano ele vai que vai.

Estou desconfiado da solenoide que controla o piloto do conversor de torque. Veja são duas solenoides que costumam dar defeito, mas só uma é de pressão do óleo a outra controla um recurso do conversor de torque que evita que o mesmo patine. Ou seja, evita que a rotação vinda do motor seja diferente da rotação que vai para o diferencial.

Isso é feito por meio de uma trava, quando a central do cambio identifica a patinação do conversor aciona a solenoide que trava as duas metades do conversor evitando a patinação. Com a solenoide ruim o conversor de torque não trava e obviamente temos o bendito aviso.

Se fosse problema solenoide de pressão, o cambio entraria em modo de segurança a qualquer hora e não sairia mais.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Out 08, 2013 12:12 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Dom Out 13, 2013 5:21 pm

Bom.. ja fiz o seguinte:

Troca dos kits correia sinc e polyv

Troca filtros ar, polen, gasolina

Troca de oleo e filtro

Limpeza de bicos, realmente tinha um bico injetando menos.

Nossa, o carro ja esta outro.. antes ele tremia um pouco pra sair do lugar.. agora ta uma potencia que só

Foi desmontado o carter pra ver o vazamento.. era ali mesmo.. vazava oleo na junta que era de cola siliconada. Ai tive a oportunidade de ver o estado geral das bielas, arvore e tal.. o mecanico so dizia: ta um luxooo hehe

Cilindros bem vedados com compressao total

So levei susto na troca da correia.. ao montar.. o comando de admissao pulou um dente e passou batido na verificacao.. mas foi corrigido.. ate pedi pra ver atraves de sonda por camera dentro do cilindro.. tudo perfeito.

As velas nao achei pra vender aqui.. so tinha bosh.. vou comprar pela internet mesmo.. mas mesmo assim. Estavam amarelinhas, nada de carbonizacao ou brancas.

Ainda resta troca do oleo do al4, troca das velas, troca de algumas coifas, fluido de freio e liquido arrefecimento.. tambem quero trocar o reservatorio do radiador mas.. n achei e ta bem caro na citroen.

Ahh sim.. eu ao inspecionar em baixo do carro, vi que a bracadeira que prende o duto de entrada de gasolinano tanque estava solta.. pois é de pressao.. certamente no andar do carro saia gasolina por ali. Trocamos por uma de aparafusar..

Foi verificado um fio de oleo do al4 pra estudar a cor.. esta amarelado.. ou seja.. vou poder trocar.

Se estivesse preto, o mecanico disse que n se responsabilizava de trocar e nem recomendava e que era certo de dar pau. Faz sentido.. oleo preto significa oleo queimado e pecas bem desgastadas.. e dentro do conversor sempre fica oleo e ia contaminar o novo..

E agora o engracado.. tudo esta saindo por um xbox360 que eu nem usavava mais kkk gasto zero.
Editado pela última vez por Miau em Dom Out 13, 2013 5:22 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#10

Mensagem por a2006om » Dom Out 13, 2013 8:34 pm

Não mexa no cambio se não estiver dando sinal de problema...
Anderson Machado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Dom Out 13, 2013 9:50 pm

Foi verificado um fio de oleo do al4 pra estudar a cor.. esta amarelado.. ou seja.. vou poder trocar.

Se estivesse preto, o mecanico disse que n se responsabilizava de trocar e nem recomendava e que era certo de dar pau.
Eu nunca ouvi falar disso. Já ouvi falar do óleo com cheiro de queimado como indicativo de problema, mas escuro pelo uso não.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#12

Mensagem por chuvadenovembro » Seg Out 14, 2013 2:42 am

Putz Andre,

Sorte a sua poder pagar o mecanico com o xbox hehehe

Ja pensou se pra tudo, na hora do apoerto tivessemos a oportunidade de pagar com algum tipo de escambo? Huahauaa seria muito bom.

Eu vou ver se levo minha nave essa semana pra fazer um orçamento de manutenção também, espero que seja suave, pois não identifiquei nenhum problema, quer fazer preventiva para viajar tranquilo nesse final de ano...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Seg Out 14, 2013 6:16 am

Sorte mesmo pq a brincadeira ja passou dos mil reais de peças e serviço.

Mas tambem fiquei vendo tudo ser feito..

Depois disso vou ver orçamento pra dar um trato na lataria.. rodas to pensando em diamantar.. e trocar o insufilm..

Feito isso, ja to vendo de comprar sensor de estacionamento, pois a nave é grande e toda ajuda pra estacionar é bem vinda.

Sobre o cambio al4.. eles la fizeram palestra semana retrasada sobre hidramaticos etc e tal.. até uma coisa que eu sempre fazia achando aliviar o carro, segundo o conceito, era errado.. eu sempre punha em neutro nos semaforos.. ai disseram que é melhor deixar em D pois toda vez que mexo faz desacoplagem e acoplagem e nao mexendo aumenta a vida util.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Qui Out 17, 2013 12:49 pm

Bom, as velas chegaram hoje.. eu mesmo troquei.. tarefa facil com as ferramentas adequadas.. soquete 16mm alongado, torquimetro pra dar o aperto correto.
Cada uma saiu por 26 dilmas mas o mecanico vai me reembolsar.

Tambem ja troquei a agua do arrefecimento.

Mas ainda tem vazamento de oleo que parece vir de algum lugar proximo ao motor de arranque. Sabado vou na oficina e vamos desmontar a admissao pra ter acesso.

Aos poucos a nave vai ficar novinha.

Ja to me agendando pra caixa de cambio.. vai sair salgado.. solenoides + oleo + lexia pra atualizar o cambio.. prepara o bolso pq nao tem mais video game hehe
Editado pela última vez por Miau em Qui Out 17, 2013 12:52 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Qui Out 17, 2013 5:14 pm

[quote name='André M' date='Oct 17 2013, 12:49 PM' post='23011']Ja to me agendando pra caixa de cambio.. vai sair salgado.. solenoides + oleo + lexia pra atualizar o cambio.. prepara o bolso pq nao tem mais video game hehe
[/quote]
Qual foi o orçamento para a troca das solenoides? Peças e mão de obra?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder