Mais um novo proprietário de Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Seg Set 30, 2013 1:32 pm

Salve pessoal.

Acabei de aquirir um Xsara Picasso 2006 Exclusive 2.0 Automatico edição Seleção

Eu estou maravilhado com a nave e tudo que ela tem.. é muito completa.

Peguei com 70 mil KMs e tal..

Bom, tem um pequeno vazamento de oleo.. acho que da junta do carter pelo que pude ver no elevador.. a principio pensei que fosse oleo da caixa de marchas e ja estava ficando desesperado hehe. Mas isso vou resolver agora numa revisão que vou mandar fazer.

Primeira duvida.. se eu ligar a chave em acessorios com o carro muito tempo sem ligar.. aparece uma mensagem MODO ECONOMICO no visor.. ja procurei no manual e nao faz diz nada sobre isso.. alguem sabe dizer? a principio faz parecer que talvez a bateria já nao esteja lá aquelas coisas e o carro ta economizando energia dela pra nao ficar sem partida.

Segunda: O carro vem de série com aquela central multimidia de teto da Clarion.. porem a mesma nao está reconhecendo nenhum CD ou DVD.. claramente parece que a unidade de leitura optica, ou o canhão já está gasto e nao consegue mais calibração ao tentar ler as midias.. somente mandando reparar na Clarion ou existe alguma alternativa?

Terceira: quando o carro está mais quente.. tipo depois de rodar mais de uns 20 ou 30 minutos, ao engatar marcha R ou D, faz um barulho curioso lá na caixa de marchas.. da impressão que o som vem daquela caixa preta que recebe o comando da alavanca de marcha do habitaculo. o som é semelhante ao som de um relé trabalhando repetidamente muito rápido.. tipo: tec tec tec tec tec mas bem rapido mesmo. Li num outro topico algum comentando praticamente a mesma coisa, so que definiu o som como sendo um grilo.. e que seria o conversor de torque trabalhando. É algo que eu deva me preocupar? Lembrando que o carro funciona perfeitamente.. sem trancos nem nada.

Quarto: Como saber se meu cambio tá atualizado? Pelo que li houve um recall chamando os proprietarios para atualizar cambio. Mas lá diz dos modelos 2004 ao que me parece.. o meu é 2006..

Quinto: Com o ar(digital) ligado, apos um bom tempo, começa um som de grilo(grii grii grii grii) nele.. se eu desligo o ar, o som some.. mas só ocorre depois de tipo mais de 1 hora com o ar ligado.. alguem tem ideia?

Sexto: O vidro do piloto ta com uma particularidade.. ao mandar subir, ele vai.. porem ao chegar no final, parece que o motor ainda tenta empurrar mais o vidro.. da pra ouvir aquele som da borracha sendo comprimida.. pensei em tentar ver o que pode ser.. nunca vi um sistema de vidro eletrico, mas imagino que tenha algum lugar lá que voce configura os limites de subida e descida..

Agora.. que máquina.. que carro.. só to me habituando com o tamanho.. já penso em adquirir aquele modulo MP3 player compativel com o radio, trocar a capa da chave por chave no estilo canivete, talvez comprar o Lexia.

Ai vem a duvida.. exatamente, o que dá pra fazer com o Lexia alem de ler informações e diagnosticos?

por exemplo, vi que nao tem como habilitar a disqueteira pelo Lexia.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Al3x
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 5:28 pm
Nome: Al3x

#2

Mensagem por Al3x » Seg Set 30, 2013 5:46 pm

E aí, André, td bem? Bem-vindo ao fórum, vamos tentar responder até que os mestres apareçam (sou só um curioso, heheh):


Primeira duvida..
A legenda do modo econômico some quando vc vira a chave? Se sim, é normal, se não, pode ser a bateria mesmo;

Segunda:
Aparece alguma mensagem no display quando vc insere as mídias? Testou com diversos formatos (mp3, audio comum, dvd-r, dvd-rw, etc?)?

Terceira: Este barulho acontece toda vez que o carro aquece? Aliás, quantos traços a tua temperatura está marcando? É incômodo ou mais discreto, do tipo que precisa prestar atenção para notar?

Quarto: Não sei responder esta.

Quinto: O ar está gelando normal? Você está deixando as ventoinhas no máximo? Porque tem uns ajustes que reduzem estes ruídos, testa aí pra ver se o barulho permanece com as ventoinhas no médio ou mínimo (basta clicar em + ou - no painel do ar);

Sexto: Acho que isso aí tá desregulado mesmo, melhor levar num especialista em vidros porque é simples de mexer mas se ele ficar forçando pode te dar mais prejuízo;

Isso aí, desculpe não responder diretamente mas alguns detalhes podem ajudar, até mais!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Seg Set 30, 2013 6:28 pm

Opa.. valeu pela ajuda..

A legenda do modo economico some ao ligar o carro.

Sobe o Clarion, ele nao le absolutamente nada.. insiro qualquer tipo de midia, original ou gravada, CD ou DVD.. ele tenta ler.. tenta tenta e da sem disco.

O barulho so da pra ser notado quando to na garagem e com janela aberta.. e mesmo assim.. so noto mesmo quando o barulho começa ou deixa de acontecer.. pois ele meio que se mistura ao som do motor. Nao lembro exatamente quantos traços acendem.. mas fica sempre no meio do termometro. Nunca subiu mais que isso.

O ar gela sim.. nao tenho referencia pra dizer se ele gela muito ou pouco.. mas gela. Vou testar alternar a velocidade da ventoinha pra ver se tem a ver com isso.

Sobre o vidro, por enquanto eu nao to deixando forçar.. eu dou stop nele quando ele encosta no final.. mas vou levar sim pra ver isso, pois certaente ta forçando o motor e as engrenagens, roldanas..seja la o que tiver.

Valeu =)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#4

Mensagem por voraz » Seg Set 30, 2013 6:29 pm

Andre bem vindo, só para lembrar estou vendendo meu Lexia é zero todo completo 3 meses que comprei .
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#5

Mensagem por renan97ar » Seg Set 30, 2013 7:07 pm

Cara, primeiramente bem vindo ao fórum!

Esse modo econômico é algo que o carro faz para não torrar a bateria. Na verdade ele se baseia no tempo que o carro fica com a chave ligada com o motor desligado, e esse tempo é alterável pelo Lexia.

O barulho de grilo é no interior do carro? Pode ser que seja no ventilador do ar. Geralmente não é necessário trocar, mas sim fazer uma manutenção nela. Não deve sair caro.

Quanto ao vidro, é bom dar uma boa olhada, pois pode virar problema. É algo que eu acho que deve ser simples.

Quanto ao Lexia, todas as opções do carro podem ser ajustadas nele. Por exemplo, dá pra habilitar disqueteira, ler erros da injeção, fazer um teste geral do carro, alterar tempo do modo econômico, habilitar faróis de milha, etc. Dá pra fazer muita coisa, só tem de tomar cuidado pra não fazer besteira...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#6

Mensagem por mike » Seg Set 30, 2013 7:36 pm

Andre, sua terceira pergunta me parece ser a operacao normal das valvulas solenoides, elas operam com uma frequencia alta para controlar pressao e fluxo no sistema.
Quanto ao barulho do ar, pode se desbalanceamento do conjunto motoventilador ou mancais ou escovas gastas.
faca uma inspecao para ter certeza


Andre, sua terceira pergunta me parece ser a operacao normal das valvulas solenoides, elas operam com uma frequencia alta para controlar pressao e fluxo no sistema.
Quanto ao barulho do ar, pode se desbalanceamento do conjunto motoventilador ou mancais ou escovas gastas.
faca uma inspecao para ter certeza
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Seg Set 30, 2013 8:17 pm

opa.. ainda bem.. eu desconfiava que fosse algo como bomba de oleo da caixa de marchas, solenoides trabalhando ou qualquer outro coisa normal.

galera.. obrigado pela recepcao e pelas respostas.. esse carro é uma verdadeira nave.. eu nunca fiquei tao contente com um veiculo.

voraz.. qual o valor que vc quer no lexia? verifica tb quanto fica PAC e SEDEX para 27925-410

ahh sim, esse lexia serve pra toda familia citroen / pegeaut?

curioso que li em algum post alguem AFIRMANDO que o lexia nao ativa disqueteira.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#8

Mensagem por voraz » Seg Set 30, 2013 9:58 pm

André estou pedindo 350,00 no lexia e ele serve para 2 linhas citroen/peugeot vou ver quanto fica o sedex/pac para vc e te falo.vlw
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Seg Set 30, 2013 11:14 pm

se for o kit V23.25 Lexia-3 V46.. ta puxado. No DX tem ele por 308 dilmas com frete gratis.

só uma pergunta.. pq voce ta vendendo? passou o carro?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#10

Mensagem por voraz » Ter Out 01, 2013 12:25 am

não a nave tá aqui na caverna,porque tô precisando de grana mesmo! v47 o kit e mais novo. No dx tem que ter certeza que não vai ser tributado.Ai vai ficar mais que só 308 dilmas para o brazil e fora o tempo de espera.
Editado pela última vez por voraz em Ter Out 01, 2013 12:29 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Ter Out 01, 2013 7:52 am

ve o valor do frete.. vou conversar com o dono da oficina que ve meu carro.. ele é conhecido meu e adora essas paradas.. tenho quase certeza que se eu falar pra ele.. ele manda comprar pra ter um diferencial lá no atendimento.

mas ficava bom se vc fizesse pelos 300 + frete.. pois na DX isso nao pega taxa de importacao pq la vem com valor menor e dizendo que é gift(presente).. e como nao é nada que alguem da alfandega consiga reconhecer.. mesmo que caia na amostragem, 99,9% de chance de nao ser tributado.

compro muita coisa da DX e já sei bem os esquemas hehe. o chato mesmo é esperar de 20 a 30 dias.

bom ve ai que vou falar com o cara aqui.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Ter Out 01, 2013 11:08 am

André, seja bem vindo ao clube.

1 - O Picasso tem muita eletrônica embarcada e por isso tem alto consumo de bateria, aliás bateria ruim no Picasso causa erros estranhos nele. O modo econômico é uma programação da BSI feita para poupar bateria evitando eventuais erros.

2 - Muito provavelmente o problema é do motor da unidade de leitura (o que faz o disco girar), é comum queimar em qualquer tipo de aparelho, seja ele DVD automotivo ou doméstico. É simples de trocar e pode ser encontrado em qualquer boa loja de peças para reposição de produtos eletrônicos.

3 - Esse barulho, uma espécie de zumbido, um "zzzzzzzzzzzzzzzzzzz" que só é audível realmente quando o cambio está em R ou D, nada tem haver com conversor de torque. Isso nada mais é do que a solenoides do cambio funcionando. Todo cambio automático que usa solenoides é assim, uns fazem mais outros menos mas todos fazem.

4 - Quanto a isso eu penso da seguinte maneira, em time que está ganhando não se mexe. A atualização do software do cambio só é necessário quando se troca as solenoides, mas mesmo assim se as solenoides defeituosas são da marca Acutex. É que as novas são feitas pela BorgWarner e funcionam numa frequência mais alta (100hz nas Borg e 50hz nas Acutex) por isso a necessidade de atualização.

Mas se vc quiser ver, existe uma atualização recente para o cambio AL4 que elimina alguns problemas, especialmente um incomodo tranco na mudança da 1ª para a 2ª marcha (o meu raramente dá esse tranco, mas muito raramente mesmo) e a compatibilização da caixa com motores 1.6. Nisso aconselho a vc procurar uma autorizada.

5 - Isso pode realmente ser um problema de lubrificação nos ventiladores, ai tem que mandar ver mesmo.

6 - Vc pode reiniciar o modulo de acionamento dos vidros, para isso retire os bornes da bateria e espere alguns minutos e ligue novamente. Acione o vidro do motorista colocando ele totalmente para baixo, depois acione para levantar, ele não irá levantar totalmente isso é normal, quando ele parar acione novamente para levantar (não mantenha o botão apertado porque não adianta), faça isso quantas vezes for preciso até o vidro chegar no final do curso. Abaixe o vidro totalmente e acione para levantar e veja se agora o problema foi resolvido.

O Lexia é o Scanner automotivo utilizado pela PSA (Citroën/Peugeot). Com ele é possível fazer várias coisas, desde diagnostico de erros até update de software.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Out 01, 2013 11:12 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Ter Out 01, 2013 11:21 am

só uma duvida.. quanto a esse procedimento de reiniciar o vidro.. tenho que fazer com todos as portas?

vamos ver se eu entendi:

- removo o borne positivo da bateria
- espero uns minutos
- religo o borne
- aguardo uns 2 minutos pro sistema inicializar (segundo manual) senao trava
- então aciono o contato na chave em acc por exemplo
- desço o vidro completamente
- então dou o comando para subir sem manter pressionado e vou repetindo até que ele chegue no fim de curso
- então mando descer nomavente e testo a subida

isso?

Sobre o Clarion.. desmontei e aparentemente o motor está normal.. mas nao da pra ver ele rodando com uma midia dentro pois fica meio dificil de ligar tudo aberto mas ainda vou tentar dar um jeito.. se for a lente laser eu ate ja achei pra vender.. é a HPD-60.. já o motor nao encontrei pra venda.. pois ele vem com uma placa junto.

ahh sim.. uma pergunta sobre o lexia..

na revisao que estou programando, vou trocar o oleo do cambio.. li que quando se faz isso, é necessário resetar o cambio pois existe um programa de ajuste com base na viscosidade/idade/kms do oleo da caixa. Esse programa preve a condição do oleo e ajusta os comandos da caixa para trabalharem do mais agressivo(oleo novo) para o mais brando(oleo velho).. o lexia é capaz de fazer esse reset nos parametros do cambio?

valeu
Editado pela última vez por Miau em Ter Out 01, 2013 4:34 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#14

Mensagem por voraz » Ter Out 01, 2013 5:16 pm

André 45,00 sedex,23,00 pac. O preço ja tá no osso o aparelho e zero!pensa ae me fala email ronanvoraz@oi.com.br
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Qua Out 02, 2013 11:16 am

André é isso mesmo, vc entendeu perfeitamente. Só é preciso fazer isso na porta do motorista.

Cara pode até ser o leitor, mas normalmente esse erro é porque o motor embora rode não alcança mais a rotação correta, por isso os dados não conseguem ser lidos. Se vc conseguir colocar para funcionar repare no seguinte passo:

1 - O DVD roda em baixa rotação e o carinho do leitor se movimenta para o centro do disco ou se já estiver ajusta sua posição lá;
2 - O DVD começa a rodar em alta rotação o leitor inicia o processo de foco com leitura do TOC (Tabela de Conteúdo) inicial do DVD;
3 - Estando tudo ok, o leitor se movimenta para o final do disco para ler o TOC final do DVD. Só a partir dai que ele inicia a leitura dos dados do disco (menu, filme e extras).

Se ele não rodar em alta velocidade como no passo 2 o problema é realmente o motor. Cuidado porque nesse processo a lente vai tentar focar o DVD e até pode dar uns estalos, mas isso não quer dizer que o defeito é dela porque primeiro o DVD tem que rodar em alta.

Se o DVD rodar em alta e não obtiver leitura então realmente o problema é do leitor.

Sim o Lexia lê os parâmetros da caixa também e é com ele que se faz o "reset" do contador de desgaste do óleo. Na verdade, embora se fale reset, o que se faz realmente é reduzir algo em torno de 2750 pontos por litro de óleo trocado.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Out 02, 2013 11:18 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder