Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
fyahara
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jun 11, 2011 7:30 pm
Nome: Haruo

#1

Mensagem por fyahara » Ter Set 17, 2013 11:25 pm

Olá.
Quando eu ligo o ar condicionado, as vezes, noto que não está esfriando e o mostrador de temperatura do motor sobe a ponto de alarmar, aí eu desligo o ar condicionado (o meu é manual), e o indicador começa a diminuir. Eu notei que esse problema é intermitente. Hora o ar está esfriando hora não está e quando não está até parece que está ligado o ar quente.
Notei também que quando o ar condicionado deixa de esfriar, a ventoinha está parada.
Hoje por exemplo, eu liguei o ar condicionado, com o carro parado, e estava esfriando normalmente. Os dois estágios da ventoinha estavam entrando. Geralmente isso acontece quando mais eu necessito, em dias muito quente.
Eu troquei os três relês que fica na parte frontal e ao lado do radiador. Dois de 5 pontos e outro de 4 pontos.
Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito.
Abraços a todos!
Editado pela última vez por fyahara em Ter Set 17, 2013 11:27 pm, em um total de 1 vez.


Xsara Picasso GLS 1.6 Flex
2006/2007
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Qua Set 18, 2013 4:03 pm

Amigo, ou vc está com um curto em seu carro, tipo chicote, ou então sua ventuinha está com problema. Caso sendo a ventuinha, te dou o conselho de comprar uma nova original e não mandar recondicionar a sua, pois nunca fica bom. Quando tive que trocar minha ventuinha, paguei 500 reais em uma nova na citroen e 100 reais de mão de obra para trocá-la, isso há uns dois anos atrás. O mecânico na época, me cobrou 300 reais para recondicioná-la, no meu caso, minha ventuinha fazia um barulho horroroso e quando eu desligava o ar, ela parava, mas o carro não chegava a esquentar, mesmo assim ainda rodei com o carro por seis meses. Mas no seu caso, vc tem que ver isso o quando antes, pois pelo que vc relatou, seu carro está esquentando e numa dessa, seu motor pode ir e ai o gasto é superior a 5 conto, mande ver isso o quanto antes. Boa sorte.
fyahara
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jun 11, 2011 7:30 pm
Nome: Haruo

#3

Mensagem por fyahara » Ter Nov 19, 2013 10:08 pm

Desde que eu postei o problema relatado, ainda não consegui resolver. Levei no mecânico, na oficina de ar condicionado e nada. Falaram até que pode ser ar no sistema de água de arrefecimento que pode estar ocasionado este problema. Estou pensando em trocar a água. E até levei em uma oficina especializada em limpeza de radiador e me disseram que o sistema está normal e que provavelmente seria problema elétrico.

Levei em alguns eletricistas e não tem uma solução. Todos falam que tem que deixar o carro, pelo menos umas 4 horas para ver o que está acontecendo.
Provavelmente irei fazer isso. Agora percebi que o carro esquenta muito e a ventuinha não entra, mesmo com o ar condicionado desligado.

O problema é intermitente, isso que é fogo. Percebo que o problema agrava no período da tarde com sol de rachar. Estou pensando em trocar o sensor de temperatura (verde) que fica ao lado direito do motor.
Xsara Picasso GLS 1.6 Flex
2006/2007
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Ter Nov 19, 2013 10:43 pm

Amigo, manda ver sua ventuinha, pode ser que no barulho do transito, vc acha q ela esta funcionando normal e ela nao esta. Fora a ventuinha, mande ver o chicote do carro, para ver se nao há nenhum curto nele.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Qua Nov 20, 2013 9:46 am

Haruo, o ar condicionado e o resfriamento do motor compartilham o mesmo ventilador. aconcelho voce a tentar assegurar que o sistema de resfriamento nao tem nenhuma coisa anormal.
voce relatou que a temperatura sobe repentinamente, isso ocorre no transito com o carro parado? ou em movimento?. veja se o ventilador esta entrando em operacao e respeitando um intervalo padrao, ele e bem barulhento e da para perceber. tambem preste atencao no termometro do carro para notar se tem alguma alteracao. ele deve diminuir a temperatura ou no minimo mante-la constante.
sua ideia de trocar o sensor de temperatura nao e ruim, mas da para um mecanico medir a resistenica do sensor e estimar a temperatura do liquido que ele esta medindo. Dessa forma voce sabe se ele esta medindo errado a temperatura, se tiver com falha intermintente ele deve registrar na central de injecao.
O liquido de arrefecimento esta sujo? Se tiver convem troca-lo.
Alem disso se o radiado for original, ele pode estar com alguns tubos entupidos e isso diminiu a area de troca termica, elevando a temperatura do motor e pode estar bloqueando o ar condicionado.
Tudo isso sao ideias, mas nao descarte de ter um problema eletrico (mau contato) em alguma conexao, rele ou resistencia do ventilador ou compressor que faca com que ele pare de funcionar.
Veja se esse ventilador nao esta com algum rolamento travado, com a elevacao da temperatura todos esses problemas aparecem
A experiencia de algum mecanicos sao realmente limitadas nas nossas naves, de maneira geral eles preferem trocar pecas rapidamente e pegar o seu dinheiro. eles nao querem perder tempo tentando aprender no seu carro pois vao ter que cobrar as horas gastas e o pior muitas vezes se quer ter certeza que resolvel o seu problema.
Quanto ao ar ele 'e um item de conforto, mas a temperatura do motor subindo repentinamente, carece de atencao, pode lhe custar caro e te deixar na mao.
boa sorte
Editado pela última vez por mike em Qua Nov 20, 2013 9:54 am, em um total de 1 vez.
carlitosanches
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 12:40 pm
Nome: Carlito

#6

Mensagem por carlitosanches » Sex Dez 06, 2013 1:00 pm

Haruo, eu estou exatamente com o mesmo problema. estava voltando de viagem e o alerta de temperatura solicitou que parasse o carro. A partir dai, sempre que eu ligo o ar, a temperatura vai subindo sem parar e a ventoinha alta não liga. Não deve ser ventoinha, porque na baixa ela funciona e como é apenas uma resistencia que faz ela ficar mais devagar, acredito não ser ela. Voce conseguiu resolver ? Não levei a minha no mecanico ainda. Estou andando sem ar condicionado, mas com esse calor tá complicado.
carlitosanches
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 12:40 pm
Nome: Carlito

#7

Mensagem por carlitosanches » Dom Dez 22, 2013 1:03 pm

Pessoal, alguém mais já teve isso? A ventoinha alta simplesmente não liga. Como eu acompanho a temperatura via OBD-ii sempre, sem o ar ligado, ela chega nos 100C e desce, nunca passa dos 100C. Mas se eu ligo o ar, vai subindo e nada de ligar a alta.fica sempre na baixa, que é suficiente para a operação do carro sem ar, mas com o ar, vai ferver. Nem to ligando o ar, Vou esperar passar as festas para ver com calma. Se alguem tiver alguma ideia, por favor mandem sugestões.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#8

Mensagem por mlhz » Dom Dez 22, 2013 2:45 pm

Verifique a resistência que aciona a ventoinha.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#9

Mensagem por igor » Dom Dez 22, 2013 6:36 pm

Amigo, eu tive esse problema e só resolveu, quando troquei a ventuinha, nao tem jeito. Comprei a ventuinha original, pois paralela é fria, 530 reais a ventuinha e 120 reais de mão de obra, para trocá-la. Troque logo ela, antes que seu carro ferva e a coisa fique pior. Boa sorte. Mas antes de trocá-la uma última dica é mandar ver, se sei ar, não está em curto e por algum motivo, ele nao aciona a ventuinha, quando ligado.
Responder