Trocar Velas Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#1

Mensagem por cesar2011 » Ter Set 17, 2013 12:23 am

É fácil trocar as velas?

Como fazer isso? Só retirar a bobina e desrosquear as velas?


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Ter Set 17, 2013 6:11 am

Sim, 'e facil fazer isso, basta ter cuidado para remover a bobina.
compre o modelo de vela correto para o seu veiculo e compare com a vela que esta no seu carro. Eu costumo verificar o gap do eletrodo com um calibre de lamina. faca isso pois podem vir desreguladas.
nao tenho certeza do ajuste do picasso mas creio que isso deve ficar proximo de 0,8 mm.
boa sorte
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#3

Mensagem por cesar2011 » Ter Set 17, 2013 9:19 am

Então eu desconecto o chicote que fica do lado direito da bobina, tiro ela e saco as velas? Só isso?

O que me recomendam? NGK ou Bosch?
Editado pela última vez por cesar2011 em Ter Set 17, 2013 11:25 am, em um total de 1 vez.
manutencaorj
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Set 16, 2013 11:53 am
Nome: manutencaorj

#4

Mensagem por manutencaorj » Qua Set 18, 2013 7:50 pm

[quote name='jantonio' date='Sep 17 2013, 06:11 AM' post='22601']
Sim, 'e facil fazer isso, basta ter cuidado para remover a bobina.
compre o modelo de vela correto para o seu veiculo e compare com a vela que esta no seu carro. Eu costumo verificar o gap do eletrodo com um calibre de lamina. faca isso pois podem vir desreguladas.
nao tenho certeza do ajuste do picasso mas creio que isso deve ficar proximo de 0,8 mm.
boa sorte
[/quote]
Ë de 0.9MM. Ok.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Qui Set 19, 2013 9:01 pm

[quote name='manutencaorj' date='Sep 18 2013, 07:50 PM' post='22625']
[quote name='jantonio' date='Sep 17 2013, 06:11 AM' post='22601']
Sim, 'e facil fazer isso, basta ter cuidado para remover a bobina.
compre o modelo de vela correto para o seu veiculo e compare com a vela que esta no seu carro. Eu costumo verificar o gap do eletrodo com um calibre de lamina. faca isso pois podem vir desreguladas.
nao tenho certeza do ajuste do picasso mas creio que isso deve ficar proximo de 0,8 mm.
boa sorte
[/quote]
Ë de 0.9MM. Ok.
[/quote]
correto EW10J4 = 0,9mm
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#6

Mensagem por cesar2011 » Qui Set 19, 2013 9:06 pm

O aperto da vela tem que ser feito com alguma medida ou ate nao dar pra apertar mais :) ?

Vou fazer a troca no sabado.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#7

Mensagem por mike » Qui Set 19, 2013 9:21 pm

Cesar, pode ser estupido te dar esse conselho, mas lembre-se que para extrair a vela rode no sentido anti horario.
A vela tanto entra como sai macio, ela endurece quando encosta a arruela no cabecote.
Para inserir rosquei no sentido horario.
voce rosqueia encosta a vela / arruela no cabecoete e da o aperto com 1/4 de volta.
Se ficar frouxo 'e problema, mas se voce arrochar ela pode quebra e ai a brincadeira vai sair caro.

boa sorte.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#8

Mensagem por cesar2011 » Qui Set 19, 2013 11:53 pm

Blz, eu ja troquei vela de um quadriciculo claro que um picasso sem comparação mas nao tive problemas :)
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#9

Mensagem por cesar2011 » Sáb Set 21, 2013 1:34 pm

Comecei o processo, tirei a bobina facinho, as velas esta dificil pra caramba estao muito apertadas e na primeira deu medo parecia que estava apertando ao invez de soltar(nao se preocupem rodei no sentido anti-horario mesmo), comprei uma chave pra sacar as velas mas deveria ter comprado uma chave L pois as velas ficam bem la dentro do cabeçote nao da nem pra ver elas.

Minha duvida agora é, as velas sairam todas com óleo escorrendo, isso é normal?
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#10

Mensagem por cesar2011 » Sáb Set 21, 2013 2:40 pm

Processo de troca de velas concluido.

Minhas considerações:

1-Tirar as velas foi dificil, comprei uma chave propria de vela aquela que tem que passar um ferro no meio e ela vira um "T" o problema é que as velas ficam muito pra dentro do cabeçote, nao consegui nem ve-las somente apos sacar mesmo ai tive que fazer uma gambiarra colocando uma chave de vela dentro da outra pra ficar mais cumprida :)

2-As 2 primeiras velas sendo do lado do passageiro para lado do motorista sairam encharcadas de óleo. A terceira e ultima estavam mais secas na ponta onde da a faisca mas na rosca estavam um pouco molhadas(as 2 primeiras eram demais)

3-Fui tirando e colocando a nova para nao ficar o buraco aberto e cair sujeira.

4-Apertei bem, morrendo de medo de dar zica :)

5-Coloquei a bonina novamente, apertei bem os 3 parafusos e ela ficou bem presa sem folgas ou "jogo".

6-Liguei carro e pegou na primeira, repeti processo varias vezes e pegava de cara, acelerei bastante e nao notei falhas.

Nao andei ainda com ele pois ainda vou mexer nele pra mais algumas tarefas entao vou dar uma volta mais tarde.

Estou fazendo o serviço pingado porque começou a chover, ai para e volta, para e volta e coloquei o carro ao ar livre pra ficar mais claro e facil de mexer :)

Como disse 2 das velas estavam vem encharcadas desde a rosca ate a ponta da faisca que chegava a pingar quando tirei, as 2 ultimas estavam molhadas apenas na rosca e a ponta estava bem seca.

Minha duvida: Isso é normal ou é problema? POis nao sei bem como funciona motor de carro mas pelo pouco que seri nao devia estar molhado de óleo ja que ali o contato é de gasolina e nao com o óleo, estou certo?
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#11

Mensagem por renan97ar » Sáb Set 21, 2013 2:40 pm

Certeza que é óleo? Pois as velas trabalham na parte do motor em que ocorre a combustão, assim não deve haver óleo nelas (a não ser que seu carro estaja com algum problema nos retentores, mas se for isso o carro também está queimando óleo...).
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#12

Mensagem por cesar2011 » Sáb Set 21, 2013 2:55 pm

Acho que era óleo pois era esculo e grosso nao era como gasolina.

Meu motor esta com vazamento, nao sei ao certo onde ainda mas esta, devia ter tirado uma foto delas molhadas, tirei agora que ja sequei mas da pra ver a cor ainda.

E nao tinha cheio de gasolina a vela molhada.

Fotos:

Imagem

Note as marcações é desta cor o "liquido" agora fiquei em duvida se era óleo ou gasolina mas nao tinha cheio de gasolina.

Imagem

O que me dizem? Ja estava na hora de trocar mesmo?

Detalhe que lembrei agora, quando coloquei a chave para tirar a vela ela(chave) tambem ficou molhada antes mesmo de começar a sacar a vela, com mesmo liquido ou seja estava por fora da vela tambem.
Editado pela última vez por cesar2011 em Sáb Set 21, 2013 2:57 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#13

Mensagem por mike » Sáb Set 21, 2013 5:49 pm

Cesar, pois 'e, trata-se de uma operacao relativente simples, mas se o cara nao tem muito sentimento do que esta fazendo, pode detonar a vela e ai a solucao 'e mandar o carro para oficina e retifica para tentar arrancar abendita vela.
Quanto ao oleo no corpo, a vela do motor da picasso fica em um alojamento rebaixado, se seu motor tiver vazando oleo, certamente 'e o oleo acumulado que voce viu na arruela e ceramica.
Na foto, pelo menos na minha maquina, vejo que a vela (eletrodo) esta bem negra.
Se nao me engano seu motor 'e a gasolina e o corrento 'e a vela sair meio marron escuro e isento de oleo, indicando que sua injecao esta bem regulada o combustivel 'e de qualidade e se motor nao esta queimando oleo. Tambem outro ponto que voce deve observar 'e o gap e se o eletrodo esta muito arredondado na vela que voce retirou do carro. Note que na vela nova o eletrodo 'e cilindrico com face plana,
para uma centelha ter melhor performance ela procura sempre os cantos vivos. Com o tempo esses cantos se desgastam e ficam ate arredondados. Cabe agora investigar o motivo que ela esta preta.
Voce percebe se baixa o oleo do motor? Pode ser bicos ou injecao desregulada, ou algo no motor como retentores de guia de valvula mais comum e ate aneis raspadores.
Experimente rodar mais uns 5000km com o jogo de velas novas e torne a remove-las para ver se estao sujas de oleo.
Boa sorte.
Editado pela última vez por mike em Qui Out 10, 2013 10:22 pm, em um total de 1 vez.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#14

Mensagem por cesar2011 » Sáb Set 21, 2013 6:08 pm

Sim ele esta vazando oleo e notei hoje que quando esta acelerando(fiz isso puxando o cabo do acelerador no capô ele fica batendo algo(dizem que esta batendo valvula).

è um barulho tipo tac, tac, tac, tac,
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#15

Mensagem por mike » Sáb Set 21, 2013 6:28 pm

O barulho tec-tec tem haver com o carregamento dos tuchos hidraulicos.
O proposito 'e encher uma camara de oleo e formar um tipo de calco elimando a folga entre o comando de valvula e a valvula.
se ele nao carrega, pode se que tem desgaste e o oleo vaza, podendo ir ate para camara de combustao, baixando o nivel de oleo e sujando velas.
Pelos outros relatos que voce fez, verifique se a parte de baixo do motor esta bom e pense em fazer a retifica somente do cabecote que costuma o problema com um custo menor.

Pense nessa possibilidade
Responder