Trocar Velas Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#16

Mensagem por cesar2011 » Sáb Set 21, 2013 11:57 pm

Blz fui sair com o carro agora e noite e tive problemas.

Quando troquei as velas eu tirei ele da garagem coisa rapida nao cheguei a andar muito e nao tinha dado esta falha.

Ai fui limpar a borboleta com o Car80 com carro ligado injetando o Car80 e acelerando ate ai sem erros.

Quando fui sair com o carro agora a noite ele esta engasgando tipo como se fosse carburador sujo entende?

Sera que fiz caca ao injetar o Car80 na borboleta ou nada haver? Eu vi 2 caras fazendo isso, um era uma empresa a High Torque entao achei que nao teria problemas. Neste da empresa que vi parece que depois do processo de limpeza eles resetaram a central pra poder recalcular os dados da injeção mas era num carro com aceleração automatica e nao a cabo como o meu é.

Na primeira, segunda e terceira marcha o carro quase nao anda e fica engasgando

No escapamento fica tipo dando uns puu, puu, puu, mas nada forte e sem barulhos anormais.
Editado pela última vez por cesar2011 em Sáb Set 21, 2013 11:59 pm, em um total de 1 vez.


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#17

Mensagem por mike » Dom Set 22, 2013 10:40 am

Cesar, no picasso, nao so corpo borboleta carece de limpeza, eu costumava pedir para o meu mecanico limpar o tubo de admissao em especial o sensor pressao do coletor que 'e muito importante para o funcionamento do motor. Ele constuma criar um cascao e precisa ser limpo mecanicamente. Pode ser que voce mandou toda sujeira para esse sensor, a sujeira endureceu e o sensor nao mede mais a pressao correta dai o mau funcionamento.
Existe algum aviso de falha no computador de bordo?
A falha ocorre em marcha lenta ou com o carro em movimento?
Editado pela última vez por mike em Dom Set 22, 2013 5:08 pm, em um total de 1 vez.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#18

Mensagem por cesar2011 » Dom Set 22, 2013 11:32 am

A falha ocorre com carro em movimento.

Em marcha lenta ele fica estavel, mas no escapamento ainda pica dando os pu, pu, pu, pu, pu.

Vou fazer alguns testes nele e ver se nao ocorreu algum milagre de ter resolvido sozinho tambem hehe e posto em seguida
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#19

Mensagem por cesar2011 » Dom Set 22, 2013 3:36 pm

É ainda continua o problema, eu desliguei a bateria por um tempo mas nao resolveu, na lenta ele fica normal mas é começas a andar e ele fica dando as engasgadas.

É mais notavel na segunda e terceira marcha, na quarta ja nem sinto mais, mas pode ser porque na quarta e quinta marcha esta forçando mais o motor.

O que sera que pode ser isso? Nao acho que seja o Car80 que injetei na borboleta porque fiz isso com carro ligado e acelerando entao as sujeiras foram todas queimandas.

Sera que é a vela? Como eu disse quando tirei elas 2 estavam bem encharcadas pode ser isso será? Estou com preguiça de tirar as velas pra checar, vou tirar a bobina apenas e dar uma olhada nos contados.

No computador de bordo nao diz nada.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#20

Mensagem por cesar2011 » Dom Set 22, 2013 4:39 pm

Resolvi tirar as velas pra descartar esta possibilidade e aumentei a abertura da ponta dela para igual as velhas mas nao adiantou continua falhando.

Pior que o motor esta sem potencia na segunda e terceira marcha.

jantonio este sensor de pressão fica em que local? É de facil acesso? É o sensor MAP?
Editado pela última vez por cesar2011 em Dom Set 22, 2013 4:40 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#21

Mensagem por mike » Dom Set 22, 2013 5:28 pm

Cesar seria o MAP, ele fica no coletor de admissao. pode ser que ele esteja obstruido.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#22

Mensagem por cesar2011 » Dom Set 22, 2013 9:37 pm

Da pra limpar ele com o Car 80 tambem na ponta? Eu ja vi ele ja sei qual é, fica abaixo do corpo de borboleta.

Eu achei um topico aqui no forum de dezenas de pessoas com este mesmo problema, acho que nao fui eu quem causei ja estava començando ha algum tempo porque motor começou a balançar bastante na lenta pra frente e pra traz(movimentos do motor) e no topico disseram que certeza ser a sonda lambda
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#23

Mensagem por cesar2011 » Seg Set 23, 2013 8:37 pm

Problema resolvido.

Não vão acreditar no que era!

Vou fazer um resumo do que fiz antes de dar o problema para que fique registrado, acredito que sera dificil isso ocorrer com outros mas ta valendo.

1-Troquei as velas

2-Em seguida fiz uma manutenção na borboleta pra recolocar a mangueira do canister que uma oficina de restauração tinha tirado. Para isso precisei tirar aquela parte que fica abaixo da flauta onde ficao os fios dos chicotes que ligam os bicos injetores, na verdade nao tirei apenas desaparafusei e o movi para facilitar o trabalho.

3-Desentupi uma conexao na TBI de uma mangueira de respiro do motor que vem fumaça da queima de óleo, na minha TBI tem 2 mangueiras desta uma vai na tampa da TBI(aquela que vem o ar do filtro de ar) e outro menor entrava na peça que segura o cabo do acelerador, este estava entupido e desentupi.

4-Fiz descarbonização da TBI com Car80 com carro ligado e acelerando.

Ai começou o problema do carro ficar falhando. O que pensei que poderia ser:

1-A limpeza da TBI, mas eu fiz da maneira correta com carro ligado e acelerando entao a sujeira foi queimada.

2-A limpeza/desentupimento do respiro que citei acima, pensei que poderia ter prejudicado a mistura de ar pois estaria entrando mais ar

3-Buscando na internet os sintomas indicavam sonda lambda, só nao tirei ela porque o acesso era dificil e olha que tentei.

4-Pensei ser tambem as novas velas, vai que o carro gostava das antigas, tirei e recoloquei cada uma e nada.

Hoje fiquei chateado com a possibilidade de ter me ferrado e ter um gasto danado com mecanico e com a vergonha de dizer que eu poderia ter feito a cagada.

Pensei assim, ja que ta ferrado mesmo vou tentar limpar os bicos sem tirar eles, injetando Car80 na flauta, fiz isso e depois de 20 minutos liguei o carro e ligou normal mas com o problema ainda. Pelo menos nao ferrei mais ainda.

Ai achei o problema:

Com medo de ter vazado gasolina quando tirei a mangueira da flauta, pguei a lanterna(porque ja estava escuro aqui) olhei bem na flauta pra ver se nao tinha nenhuma gasolina escorrendo e entao notei que um chicote de um bico injetor estava com aquele grampo de ferro que prende ele e serve pra soltar tambem o chicote estava muito pra fora.

Ai apertei ele, entao resolvi checar os demais e 2 deles estao sem este grampo, AI QUE FUI VER QUE O ULTIMO CHICOTE DO ULTIMO BICO ESTAVA SOLTO, porque sem o grampo que trava no sabado quando mexi na parte de baixo da flauta onde ficam ligado os chicotes devo ter deslocado o chicote do ultimo bico e nem dava pra perceber.

Encaixei novamente o chicote e na hora o motor parou de balançar(parecia uma batedeira), o escapamento parou de "peidar" e entao o problema foi resolvido.

O que era o problema que deixava o carro falhando como se fosse TBI suja/entupida ou gasolina suja na injeção? Um bico injetor desligado! Que coisa incrivel isso.

Agora me pergunto se estas travas dos chicotes ja estavam removidas ou se foram removidas na oficina onde levei pra recuperar o paralama e farol que haviam batido em mim! Eu acredito que foi a oficina que ja que mecharam no canister e o removeram com suas mangueira mexaram proximo a TBI e devem ter tirado a peça onde sao ligados os chicotes.

Complicado isso. Vou ter que compra 2 chicotes de R$5,00 pra tirar os grampos deles e colocar nos chicotes do bicos.

Agora quero ver o resultado de tudo isso, "limpeza" dos bicos caseira e troca das velas, se o motor vai ter um melhor desempenho e parar de se embriagar de gasolina.

Obrigado e todos que me ajudaram, fico feliz de nao ter sido eu o causador direto do problema.

Imagino quanto ficaria para o mecanico checar isso; Sera que o scanner avisaria que um bico estava desligado?
Editado pela última vez por cesar2011 em Seg Set 23, 2013 8:40 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#24

Mensagem por mike » Seg Set 23, 2013 10:10 pm

Cesar, nao tenho certeza da sua injecao, mas no modelo 2004 ele diz qual o bico e se esta aberto ou para a terra, alem de alarmar no CB falha no motor.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#25

Mensagem por Miau » Qua Out 09, 2013 7:46 am

opa.. como eu detesto achismo.. segue as especificações técnicas da vela do xsara picasso 2.0 16v

NGK LFR5B

Thread Diameter: 14mm
Thread Reach: 26.5mm
Seat Type: flat
Hex Size: 16mm
Tip configuration: projected
Construction/note: Standard construction
Terminal Type: Solid
gap: 0,9mm

e agora uma tabelinha de torque de aperto:

Imagem

então nossa vela deve ser apertada com força de torque entre 2.5 ~ 3.0 kg

e sabe quanto custa um torquimetro de vara? uns 20 reais.. eu nao arrisco.. sou minuncioso.. gosto te ter certeza que tudo está dentro dos limites de serviço.

valeu
Editado pela última vez por Miau em Qua Out 09, 2013 7:47 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
emerson seiji
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 15, 2014 12:16 am
Nome: Emerson Seiji

#26

Mensagem por emerson seiji » Dom Fev 21, 2016 7:27 pm

Boa noite pessoal. Vou trocar as velas e a NGK LFR5B ( green ) custa R$ 24,13. A concessionária Citroen em SJC fechou ... Estou precisando comprar um gargalo e manopla do câmbio, pois a parte plástica está despedaçando da parte de alumínio.
Responder