barulho cx direcao Grand c4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#1

Mensagem por mike » Dom Set 08, 2013 9:30 pm

Colegas, ja ha algum tempo tenho notado um barulho que ocorre em movimento em piso irregular e tem ficado mais nitido com o veiculo parado e virando o volante o suficinete para testar alguma folga na caixa de direcao.
O barulho parece vir do conjunto da caixa de direcao.
Fiz um teste e nao notei folgas nos pivos ou terminais de direcao, somente encontrei uma bieleta com barulho.
Mas com o carro parado, desconfio que o mais provavel sao folgas nas barras axiais da caixa de direcao .
Dei uma pesquisada e tambem consultei alguns mecanicos, descobri que o C4 pallas constuma ter folga nas barras axiais da caixa de direcao e tambem provoca alguns ruidos.
Um vizinho teve um problema semelhante no C4 pallas com apenas 11000km.
Daqui a 15 dias vou levar a nave para revisao 40000km na concessionaria pois ainda esta em garantia.
A proposito, esse tipo de barulho tambem notava no Xsara picasso, mas nao cheguei a reparar e vendi assim mesmo.
Assim que tiver uma solucao vou postar aqui
um abraco


voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#2

Mensagem por voraz » Dom Set 08, 2013 10:17 pm

jantonio,vamos acompanhar ai tomara que não seja nada de se preocupar,só para constar coloquei mais fotos do led ligado a noite.
vlw
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#3

Mensagem por a2006om » Seg Set 09, 2013 4:17 am

Mande verificar também a junção da coluna de direção, aquela que fica dentro do carro já vi casos de condenarem uma caixa inteira dizendo que "só outra" e o problema ser ali... Por um único motivo o mecânico malandro sabe que o problema é ali, e sem dizer nada mostra pro dono que não entendi muita coisa ou nada que não existe folgas nos pivos e barra axiais e diz que o problema é interno e que é mais vantagem trocar a caixa...
Anderson Machado.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#4

Mensagem por mike » Sáb Set 21, 2013 6:17 pm

Ontem deixei a nave na revisao na concessionaria, da minha lista de reinvedicacoes, tinham
1o barulho na caixa direcao / barras axiais
cc - feito reaperto mas nao deram detalhes - continua do mesmo jeito, a novela ta so comecando.
2o assento do banco do motorista espuma esfarelando, defeito tipico e apontado por varios donos inclusive na europa.
cc - enviado fotos para fabrica que negou garantia - estou tentanto argumentar pois 'e muito novo para dar um problema desse tipo o assento tem uma falha de projeto e nao quero sentar no ferro.
3o porta malas com barulho e manopla de abertura falhando- resolvido
4o o famoso empurrao na reducao de marchas 3o para 2o que muitos reclamam, soube que ja havia um update na praca e pedi para fazer
CC feita atualizacao, a reducao ocorrem com giro proximo de 1200rpm, bem abaixo dos 2000 rpm anteriores. melhorou muito.

ja ia esquecendo, a propria concessionaria INDEPENDANCE me perguntou se eu queria as pecas usadas na revisao que no caso incluem somente filtros e aneis. Eu disse que sim

Hoje foi dar uma conferida nas pecas e para minha surpresa o filtro de ar ainda era original de fabrica ano de fabricacao 2011 e deveria ter sido substituido com 20k,somente foi substituido com 39k.
Da para ver que o tratamento na sala de espera 'e vip, mas tecnicamente eles cobram muito bem a revisao e nao fazem o servico combinado como o proprio fabricante prescreve.
A nao conformidade cabe a concessionaria Versailles do Rio de Janeiro.
Editado pela última vez por mike em Qua Out 09, 2013 9:57 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Qua Out 09, 2013 9:44 pm

Caros colegas, esta semana passei novamente na concessionaria para questionar os estalos na caixa de direcao, o chefe da oficina deu uma olhada no carro e nao encontrou nada de anormal na caixa, somente trocou o par de bieletas que estava na duvida e realmente diminui o barulho. Ele disse para acompanhar e se aumentar o barulho voltar na concessionaria para nova analise, segundo ele o ruido era normal da caixa com o motor desligado, mas com o motor ligado, nao pode fazer ruido.
Por curiosidade, fiz o mesmo teste em um veiculo zero, num com 20K, o meu com 39k e outro com 60k. O unico que nao faz barulho na caixa com o motor desligado foi o zero kM, os demais, inclusive o meu fazem barulho. mas com o motor ligado nao tem barulho.
Tive a impressao que nem os consultores nao sabiam desse sintoma.
Meu mecanico de confianca, so pega carro usado e ja havia me dito que esse tipo de direcao faz barulho em todos os modelos e marcas com o motor desligado, mas nao pode fazer com o motor ligado.
De certa forma quando zero nao tem folga nenhuma, mas ela deve aumentar dentro de uma tolerancia, mas 'e suficiente para ser detectada.
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

#6

Mensagem por YuitiK » Qui Out 10, 2013 2:00 pm

Quanto ao barulho na direção, se é o mesmo que tive na minha Xsara Picasso, que parece vir da caixa do setor, vem realmente das barras axiais, que não tem regulagem para eliminar a folga. Conserto? Remover a caixa toda, fazer rosca nas pontas dos guias e usar buchas para ter a regulagem da folga e eliminar as batidas. Coisas de quem trabalha e conhece sistemas de direção (não é gambiarra...).
A minha anterior era uma 2007 2.0 e com 80.000 km começou a batida. Mandei para a oficina e não incomodou mais. A vendi com 133.000 km.
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Responder