Catalisador

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Marqueto
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 9:30 pm
Nome: Marqueto

#1

Mensagem por Marqueto » Dom Set 01, 2013 7:51 pm

Andando numa estrada de terra bati o carro em algum monte de areia ou pedra. Começou a fazer um roncado bem forte, achei que era o protetor de cárter, mas levei num posto e não estava amassado, porém ao bater no catalisador ele fazia um barulho de coisa solta.
Ao voltar para casa percebi que ao acelerar o carro, quanto maior a rotação, fazia um suspiro, como se tivesse algo entupido na saída do motor e fazendo os gases saírem por outro lugar.
Dei uma acelerada forte, ouvi um estralo e começou a sair fumaça do escapamento, coloquei a mão na saída para ver se era fumaça de óleo ou água e notei partículas de cerâmica.
Moro no Norte do Tocantins, aqui é muito difícil achar peça de reposição para a Citroen.
Meu mecânico diagnosticou que a cerâmica do catalisador está solta e causando entupimento no sistema. Ele sugeriu abrir o catalisador e tirar a cerâmica de forma paliativa até chegar um catalisador de São Paulo.
Alguém já fez isso? O carro por ser todo eletrônico apresentou alguma falha?
Agradeço a ajuda e todos.


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Dom Set 01, 2013 8:40 pm

Colega, no picasso nao tive problema com o catalizador, mas é uma solução comum a remoção do interno.
Em cidades que voce tem fazer a inspeção veicular, voce vai ter que comprar um novo que não é barato, pois é feito de materiais nobres.
O proposito maior é o meio ambiente e seria correto fazer a substituição se voce andar muito com ele.
Tive uma experiencia simlar com meu santana quantum há pelo menos 10 anos, na época estava com 180.000km, sintoma é o barulho de coisas solta nas acelerações ou marcha-lenta. A consequencia mais seria é a obstrução do escape com falhas e baixo desempenho.
A solução é essa mesmo, uma vez quebrado, remove-se o catalizador e bate com uma chave de fenda para remover a ceramica e deixa-lo um tubo livre.
voce vai perceber que o barulho do motor vai mudar e provisoriamente dá para voce rodar ate colocar o catalizador.
Na época o mecanico me disse que nunca havia vendido se quer uma unica peça de catalizador, quando dá defeito a solução mais barata é remover o catalizador. Como moro em uma cidade do interior SP, não temos, pelo menos ainda, um "controlar" para tornar esse item uma exigencia.
Tambem se voce optar por comprar, compre de uma marca de qualidade, pois podem verder gato por lebre, significa que se voce passar por um teste de poluentes, seu carro não passe pois o catalizador não cumpre o que promete.
boa sorte
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Set 09, 2013 5:05 pm

A ausência do catalisador (no caso do elemento cerâmico) vai causar algumas falhas na injeção, isso porque o Picasso tem dois sensores de oxigênio, um no coletor de escapamento logo perto do motor e outro após o catalisador.

Sem o catalisador a sonda vai passar parâmetros equivocados, no mínimo vai aumentar o consumo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Bad_KiLL
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Seg Fev 04, 2013 4:52 am
Nome: Bad_KiLL

#4

Mensagem por Bad_KiLL » Ter Set 10, 2013 3:57 am

Cara, na boa...
Eu tive um Golf Gti Aspirado, comando, Chip remapeado, bicos aberto, taxado... enfim... todo preparado, e sem catalizador.

Aí uns 2 ou 3 dias antes da inspeção eu comprei um da LORENE desses genéricos mesmo.
Passei com indices de:
0,2 e 0,0 de emissão de poluentes.

Eu aconselho sim... iria de olho fechado nesse genérico.

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... te-22l-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 22l-_JM</a>

Ps. Vale lembrar que eu não tenho nada a ver com o vendedor e nem com a marca !!!
Mais se a marca quiser me pagar um troco depois dessa eu aceito de maior grato. rssss... Brincadeiras a parte.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#5

Mensagem por a2006om » Ter Set 10, 2013 3:03 pm

Aqui perto de casa ano passado vi o valor do catalizador do Picasso e era nessa faixa também dos 250,00... Acho que ai na sua cidade deve encontrar um catalizador universal...
Anderson Machado.
Responder