Caixa de direção
Ola amigos, gostaria de saber de vocês, quais os problemas mais comuns na caixa de direção de nossas naves e se e muito cara a manutenção. Pergunto isso, porque minha nave 1.6, 16v, flex 2008 de uns meses para cá, começou com uma "ranjeção" ao virar o volante para o lado esquerdo, principalmente quando o carro está frio, já troquei bieleta (original), porque me disseream que seria ela e não resolveu, já troquei o terminal de direção (original), pois também me disseram que poderia ser ele e nada de resolver também. Por último me falaram em caixa de direção, mas tenho minhs duvidas, afinal a direção está normal, não está com aquele "xiado" típico de direção estourada e o óleo está no nível. Alguém pode me "iluminar" sobre o que pode ser, pois não aguento mais jogar dinheiro fora com adivinhações. Desde já agradeço.
Anderson moro aqui em Mato Grosso em Cuiabá, e tenho um sério problema aqui com as oficinas, pois elas não tem interesse algum em ir atrás do que é, ficam chutando e o "besta" do cliente gastando dinheiro. Mas quanto esse sensoer que você disse, onde ele fica e ele causa esse barulho a que me referi, essa "ranjeção" ao virar a direção, principalmente com o carro frio? Desde já agradeço.
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Iam, acho que o sensor que Andesom ta falando, trata-se de um sensor de pressao, o problema mais comum é que ele fura o diafragma e começa a vazar oleo e lambusa tudo.
Aproveitando o gancho, sobre a direção hidraulica, notei que com o carro parado e motor ligado, se voce virar o volante de um lado para o outro com pouco curso, notei que havia um barulho parecido com uma folga, vi esse barrulho no antigo picasso e tambem percebo algo semelhante na Grand c4. Certa vez me queixei para o meu mecanico e ele me disse que era uma folga normal, quando desligado o motor,mas quando motor ligado não pode der folga alguma, procuramos por alguma folga na barra de direção, ancoragem da mesma e não encontramos nada, mas o bendito barulho continuava. Não consegui descobrir a origem e acabei vendendo o carro assim mesmo. Possivelmente o novo dono nem note isso, pode ser ate implicancia da minha parte, mas tenho 19 anos de experiencia com minha Quantum ano 92, nunca apresentou folga ou barulho, somente reformei a direçao por conta de vazamento há 2 anos. De uma maneira geral a direçao hidraulica é muito confiavel, tem responsabilidade e se der defeito, deve ser deixado na mão de quem entente do assunto, caso contrario voce pode ter surpresas. Meu mecanico honesto disse, eu não mexo nisso, melhor voce mandar para um especialista que ganha a vida fazendo isso, que use pecas originais e da garantia o serviço.
Aproveitando o gancho, sobre a direção hidraulica, notei que com o carro parado e motor ligado, se voce virar o volante de um lado para o outro com pouco curso, notei que havia um barulho parecido com uma folga, vi esse barrulho no antigo picasso e tambem percebo algo semelhante na Grand c4. Certa vez me queixei para o meu mecanico e ele me disse que era uma folga normal, quando desligado o motor,mas quando motor ligado não pode der folga alguma, procuramos por alguma folga na barra de direção, ancoragem da mesma e não encontramos nada, mas o bendito barulho continuava. Não consegui descobrir a origem e acabei vendendo o carro assim mesmo. Possivelmente o novo dono nem note isso, pode ser ate implicancia da minha parte, mas tenho 19 anos de experiencia com minha Quantum ano 92, nunca apresentou folga ou barulho, somente reformei a direçao por conta de vazamento há 2 anos. De uma maneira geral a direçao hidraulica é muito confiavel, tem responsabilidade e se der defeito, deve ser deixado na mão de quem entente do assunto, caso contrario voce pode ter surpresas. Meu mecanico honesto disse, eu não mexo nisso, melhor voce mandar para um especialista que ganha a vida fazendo isso, que use pecas originais e da garantia o serviço.
Editado pela última vez por mike em Dom Ago 18, 2013 8:53 pm, em um total de 1 vez.
- rgdl
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Esse sensor, pelo menos no modelo 2.0, fica próximo ao radiador do carro. Acompanhe a mangueira da direção hidraulica e vc vai achar um cebolão (sensor) nela.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Esse sensor ele faz com que quando a direção precise de um esforço maior, no caso estacionamentos ou manobras que tenha que esterçar o volante ele manda sinal para a central eletrônica que em seguida manda sinal para aumentar os giros do motor e sub-sequente a bomba hidráulica também pela correia, quando isso não acontece a bomba hidráulica não tem a capacidade de fazer isso sozinha é quando a correia patina na polia e faz aquele barulhinho que todos conhecemos um dia...
Esse sensor em um outro carro meu Chrysler Neon 2001 era na própria caixa foi mole retirar e colocar não vazou óleo, no Picasso ele fica na mangueira entre o radiador e motor porem quando é retirado todo óleo no reservatório vaza...
Sensor para ser original tem que ser o PSA igual esse da foto e plug Azul...Vejam o video abaixo também...
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=xRgDf6Wb-SA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=xRgDf6Wb-SA</a>
Iam, o que vc pode tentar também mas, acredito que já tenha feito é dar um aperto do esticador da correia...
Esse sensor em um outro carro meu Chrysler Neon 2001 era na própria caixa foi mole retirar e colocar não vazou óleo, no Picasso ele fica na mangueira entre o radiador e motor porem quando é retirado todo óleo no reservatório vaza...
Sensor para ser original tem que ser o PSA igual esse da foto e plug Azul...Vejam o video abaixo também...
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=xRgDf6Wb-SA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=xRgDf6Wb-SA</a>
Iam, o que vc pode tentar também mas, acredito que já tenha feito é dar um aperto do esticador da correia...
Anderson Machado.
Anderson, muito obrigado pela dica, de verdade. Mas creio que meu problema não seja esse, mandei subir o carro e olhar esse interruptor e ele nao tem vazamento algum. Quando falei do barulho que minha nave faz, creio que não me expressei bem, não é aquele barulho de direção hidráulica com defeito, aquele "nheeeeee", na verdade o barulho é um barulho de "ranjido", como se faltasse lubrificação em algum lugar. Como eu já disse, as bielestas são novas e originais, terminal de direção também é novo e original. Esse barulho só ocorre ao virar o volante para a esquerda e ele (barulho), aumenta mais, quando o tempo ou o carro estão frios.
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iam, a suspensao tem um monte de articulacao, alem da barra de direcao, tem os pivos, os rolamentos dos amortecedores, bieletas e barra estabilizadora . Eu procuraria nos guardas pos dos pivos, se tem alguma vedacao cortada. Tambem dentro do guarda po tem graxa que com o tempo vai embora, perde a lubrificacao e fica rangendo.
outra dica, preste atencao no apoio da mola e o prato, as vezes ela fica rocando metal com metal e faz o rangido.
Ja descobri um defeito desse com WD-40, voce da uma burrifada e verifica se o barulho sumiu. mas vale a pena voce testar uma parte de cada vez.
tambem se essas pecas nao estiverem bem ancoradas (apertadas) tipo bieleta, ela fica com folga e faz barulho, tipo um jogo.
veja se nao tem nenhuma protecao, plastico ou outro material rocando na barra de direcao.
Certa vez ouvi e senti um estralo muito esquisito no Grand C4 ao virar o voltante, especialmente ao manobrar o carro, fiquei muito preocupado , como estava no transito, nao deu para perceber na hora, mas depois de estacionar num local seguro e para minha supresa a causa era um tapete de borracha, ele acabou avancando para frente e pegou na cruzeta da direcao, junto do assoalho. isso me deu susto, mas essa nao me pega mais.
boa sorte
outra dica, preste atencao no apoio da mola e o prato, as vezes ela fica rocando metal com metal e faz o rangido.
Ja descobri um defeito desse com WD-40, voce da uma burrifada e verifica se o barulho sumiu. mas vale a pena voce testar uma parte de cada vez.
tambem se essas pecas nao estiverem bem ancoradas (apertadas) tipo bieleta, ela fica com folga e faz barulho, tipo um jogo.
veja se nao tem nenhuma protecao, plastico ou outro material rocando na barra de direcao.
Certa vez ouvi e senti um estralo muito esquisito no Grand C4 ao virar o voltante, especialmente ao manobrar o carro, fiquei muito preocupado , como estava no transito, nao deu para perceber na hora, mas depois de estacionar num local seguro e para minha supresa a causa era um tapete de borracha, ele acabou avancando para frente e pegou na cruzeta da direcao, junto do assoalho. isso me deu susto, mas essa nao me pega mais.
boa sorte
Editado pela última vez por mike em Seg Ago 19, 2013 8:38 pm, em um total de 1 vez.
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Realmente só de relato fica difícil ainda mais se tratando de barulhos, eu ainda acho que seja algo relacionado a DH o sensor não precisa estar vazando para parar de funcionar, ja trocou o óleo da DH? Outra eu particularmente não acho que seja nada relacionado a suspensão. Peça ajuda a alguém abra o capo e peça ao amigo para que vire o volante enquanto você observa se o barulho vem da bomba hidráulica.
Anderson Machado.