Suspensão Gran Picasso C4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
FredBauer
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 30, 2013 8:02 pm
Nome: FredBauer
Localização: Belo Horizonte - MG

#1

Mensagem por FredBauer » Qua Jul 31, 2013 7:36 pm

Boa noite.
Tenho um Gran Picasso C4 2009. Levei-o a autorizada para revisão de 70.000km e qual não foi minha surpresa quando o analista me ligou perguntando-me se eu autorizaria o concerto - extra revisão - no valor de R$9.500,00.
Quase enfartei na hora...
Já recomposto comecei a esmiuçar os itens que estavam na ordem de serviço e cheguei a conclusão que a suspensão do meu carro havia sido condenada à forca.
Braços não sei das quantas, amortecedores das 4 rodas, buchas de sei lá de onde, discos de freio dianteiros e traseiros, pastilhas duplas, triplas e sei lá mais quantas e etc, etc, etc...
Conclusão: mandei fazer a revisão de rotina/premium, gastei +ou- 10% do orçamento inicial e estou agora com um pipino: Não tenho coragem de colocar minhas filhotinhas (2 e 3 anos) e pegar uma estrada pois não sei avaliar o risco.
Estive olhando varios tópicos e peguei a indicação de duas oficinas multimarcas aqui em Belo Horizonte.
Pois bem, a questão é:
- As peças para o Gran Picasso estão disponíveis no mercado paralelo??
- Se estão, qual a origem? São fabricadas na Espanha/França?? (paises de origem do carro)
- Será que vou ficar refem do preço e da disponibilidade das peças nas autorizadas??

Alguém sabe ou pode me auxiliar nessas questões?

Obrigado


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Qua Jul 31, 2013 9:35 pm

Fred, tenho uma Grand C4 2011 e tenho estudado o assunto.
Nossos veiculos sao montados na planta de Vigo, Espanha.
Quanto a procedencia das pecas, devem vir do mundo todo, Espanha, Franca, Belgica, Alemanha etc.
Os amortecedores originais pelo que pude apurar sao Tenneco/Monroe, de fabricacao Belga. Ha outros fabricantes como TRW, Kayaba entre outros, veja exemplo <a href="http://autopecas.name/pecas-Amortecedor ... rios-carro" target="_blank">http://autopecas.name/pecas-Amortecedor ... s-carro</a>
O grande problema e que somente estao disponiveis na europa, mas aqui no BRASIL, ainda nao descobri ninguem que se habilite a importa-los.
Outro detalhe, os amortecedores e algumas pecas de suspensao sao compartilhados somente com o C4 picasso e isso restringe a oferta.

Pastilhas e discos voce acha com facilidade no Brasil, no mercado livre tem muitas opcoes.

Quanto ao orcamento astronomico apresentado pelo concessionario, provalmente eles acharam folga ate nos documentos do carro e vao mandar trocar ate o renavam da sua nave, hehehe.

Nao conheco a situacao do seu carro, mas creio que pela idade e pelo KM, o concessionario nao tem mais interesse nem disponibilidade para atende-lo, ou seja seu veiculo vai tomar muito tempo deles, a MO fica muito cara e eles estao acostumados a fazer procedimentos mais simples como troca de oleo e filtros etc.
De uma forma sutil estao te convidando a ir embora ou forcando a trocar o carro por um novo.

Deve-se levar em conta que muitas concessionarias costumam repassar servicos a prestadores terceirizados, muito comum para alinhamento, ar condicionado, acessorios e cambios automaticos.
Dica de passagem muitos realmente sao competentes.

Minha sugestao>
Seu veiculo nao esta mais na garantia, sendo assim procure um mecanico de confianca e se possivel faca outros orcamentos para ter uma avaliacao das pecas que realmente voce precisa substituir.
Pelos 70K o fabricante recomenda a troca dos amortecedores.
Nao tenho, pelo menos ainda, um historico da durabilidade das pecas da suspensao da Grand C4, mas tive experiencia com um Xsara Picasso, rodei 118K e vendi em excelente estado. Troquei as pecas que realmente eram necessarias pois tinham folga ou estavam gastas, como par bieletas, um terminal de direcao, jogos de amortecedores e pastilhas. Alias nao sao nada exagerado o preco.
Recomendo que compre sempre que possivel pecas originais.
Voce pode encontrar pecas originais mais baratas na Peugeot, basta usar o mesmo part number, visto que compartilha pecas com alguns PUGS.
Nao se desespere, procure uma ajuda fora das concessionarias.

Boa sorte
Editado pela última vez por mike em Qua Jul 31, 2013 9:38 pm, em um total de 1 vez.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#3

Mensagem por a2006om » Qua Jul 31, 2013 11:41 pm

Jantonio, tente na Toulouse lá vc vai encontrar tudo, original e paralela...

<a href="http://www.toulouseimport.com.br/" target="_blank">http://www.toulouseimport.com.br/</a>
Anderson Machado.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#4

Mensagem por mike » Qui Ago 01, 2013 9:24 pm

Anderson, hoje fiz uma cotacao com o pessoal da tolouse, mas resposta foi> nao temos o produto.
Os codigos originais da citroen sao>
5208 35 amortecedor dianteiro direta
5208 36 amortecedor dianteiro esquerda
5206 RA Traseiro

codigo monroe tenneco <a href="http://www.monroecatalogue.eu/" target="_blank">http://www.monroecatalogue.eu/</a>
G7327 diant direito
G7328 diant esquerdo
E2076 traseiro
Tambem perguntei para a Monroe do Brasil e a resposta foi> nao fabricamos e nao importamos as pecas para seu veiculo.
Dei uma pesquisada no service peugeot e nao encontrei nenhum veiculo com os codigos originais da citroen.
No site de pecas da peugeot constam os codigos dos amortecedores da frente, mas nao consta dos traseiros, deve ser conflito.
Para finalizar no balcao de pecas da peugeot nao constam nenhum dos codigos dos amortecedores citroen Grand C4.
A conclusao, por enquanto so na concessionaria.

Se tiverem alguma novidade me avise
Editado pela última vez por mike em Qui Ago 01, 2013 11:01 pm, em um total de 1 vez.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#5

Mensagem por ilima » Qui Ago 01, 2013 11:04 pm

Prezados,

Como proprietário de uma Grand também, vi que algumas peças tem preços muito mais altos do que as similares na Peugeot. Outras, nem tanto.

Estou precisando fazer a substituição de peças da suspensão dianteira, e comparando as peças entre Citro e Peugeot, vi que muitas são as mesmas do 3008, inclusive quanto aos códigos.

Entendo que são peças intercambiáveis entre as marcas, como em diversos modelos (307 x C4, p.ex).

A maior diferença está nos amortecedores. Cada um da Grand C4 sai por R$ 620,00 na Citro, e cada amortecedor do 3008 custa R$ 247,00.

Pelas imagens do Service, os mesmos são idênticos.

Resolvi arriscar. Comprei os 2 amortecedores do 3008 e devo instala-los na próxima semana.

A diferença de peso entre a dianteira dos 2 carros é de aproximadamente 80 kg a mais para a Grand - o que não acredito que seja muito considerável.

Quando colocar, informo aqui se deu certo, e quais as impressões.

Abraços a todos,

Ivan Lima
FredBauer
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 30, 2013 8:02 pm
Nome: FredBauer
Localização: Belo Horizonte - MG

#6

Mensagem por FredBauer » Sex Ago 02, 2013 3:52 pm

Oi JAntonio!
Boa tarde!

Obrigado por tão gentil esclarecimento.
Tenho algumas colocações a fazer mas em meio ao corre corre devo pedir-lhe desculpas por não faze-lo neste momento.
Voce me "abriu" os olhos para uma questão que sequer me havia passado pela cabeça: ser um "estorvo" para a concessionária.
Estou ainda pensando a respeito e te confesso não ter uma conclusão definitiva.
Mas, voltarei ao assunto em breve....
Mais uma vez obrigado.
Abraço

Fred Bauer
Editado pela última vez por FredBauer em Sex Ago 02, 2013 6:58 pm, em um total de 1 vez.
FredBauer
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 30, 2013 8:02 pm
Nome: FredBauer
Localização: Belo Horizonte - MG

#7

Mensagem por FredBauer » Sex Ago 02, 2013 6:56 pm

Consegui correr do corre-corre...
Vejam bem, quando levei meu Gran C4 para a revisão de 70k (todas revisões, sem saltar nenhuma, foram feitas na mesma concessionária onde o veiculo foi comprado 0km) reclamei um um barulho na suspensão do lado esquerdo quando trafega em ruas esburacadas ou de paralelepípedo.
Em função desta reclamação me apresentaram um astronômico orçamento para os reparos em "minha nave" e para buscar entender o que acontece, apresento a voces os valores que me foram passados.
1- amort susp tras R$ 507,67
2- amort susp diant R$ 663,08
3- disco freio ventilado R$ 515,32
4- cubo do disco tras R$ 455,72
5- jogo 4 plaquetas freio diant R$ 321,07
6- jogo 4 pastilhas freio tras R$ 449,64
7- triangulo de marcha diant esq/dir R$ 412,01 cada
8- articulações de travessa tras R$ 116,18
9 - suporte susp diant R$ 148,69
10- (NÃO SE REFERE À SUSPENSÃO) - cobertura de porta objetos lado dir R$ 619,51 (somente para fechar o valor abaixo)

TOTAL DE PEÇAS: R$ 7.027,56
MÃO DE OBRA: R$ 1.521,50

TOTAL: R$ 8.549,06
+ R$ 1.099,00 da revisão de 70k (valor = rev 10k) + pacote premium.

Por que estou fazendo estas colocações aqui???

Pelo seguinte: O GROSSO não é a mão de obra (dai talvez o JAntonio tenha de fato razão na colocação que ele tão prontamente colocou acima).
O que pesa são os valores das peças.
Não sei comparar com valor de outros carros e achei muito legal o Ivan Lima comentar sobre o comparativo com as peças do Peugeot.
Se der certo e se for mais em conta é claro que vou fazer uso mas o que observei neste dois dias que estou pesquisando é que, mesmo nas autorizadas, não há garantia de encontrar as peças disponíveis e de pronta entrega.
Das peças acima que listei somente as pastilhas - mesmo assim com código diferente - encontrei no mercado paralelo.

Um amigo comentou comigo que na Argentina é bem tranquilo encontrar e comprar as peças para nossas naves.
Alguém tem ou teve alguma experiencia a respeito?

Abraços a todos, boa noite!!!!

Frederico
Editado pela última vez por FredBauer em Sex Ago 02, 2013 7:02 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#8

Mensagem por mike » Sex Ago 02, 2013 8:06 pm

Frederico, realmente o preco da MO nao chega a 20% no seu orcamento.
Muito interessante, as concessionarias tem uma tabela com o numero de centesimo de horas gastas para execucao de cada tarefa. Numa oficina independente, estimo 8horas sejam necessario para execucao de um servico desse porte, arredondando no maximo 10 horas alcancamos o montante de quase R$ 150,00/hora, este seria o numero a ser analisado, um valor alto mas nao exagerado para concessionaria que tem um custo fixo elevado.
Uma boa oficina idenpendente cobra o valor de 40 a 60,00/hora dependendo do servico e responsabilidade.

So para lembrar a CITROEN pertence a Peugeot e compartilham plantas, plataformas e pecas.
O Xsara picasso usa pecas de varios outros modelos da peugeot.
O grand C4 usa algumas do C4 pallas argentino, mas tambem de alguns modelos PUG e compartilha a plataforma do peugeot 5008, que infelizmente nao veio para o Brasil.
Para se ter uma nocao, na europa, o amortecedor monroe dianteiro original G7327 custa na ordem de R$ 264,00 = 86,64 €., um valor aceitavel frente aos 660.00 da cc.
<a href="http://www.recambioactual.com/mactual/S ... ctual.html" target="_blank">http://www.recambioactual.com/mactual/S ... al.html</a>.
Outra coisa que fico irritado sao os pneus michellin 215/50R17 95W, na europa sai por R$ 600,00 e no Brasil nao sai por menos de R$ 1000,00.

Aqui no forum tem muita informacao e se voce dominar o ingles, voce pode procurar outros foruns na Inglaterra e Portugal.
um abraco
Editado pela última vez por mike em Sex Ago 02, 2013 8:50 pm, em um total de 1 vez.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#9

Mensagem por ilima » Sex Ago 02, 2013 11:58 pm

As peças da suspensão de um modo geral não são tão mais caras do que em outros carros semelhantes.

Agora, o preço dos amortecedores me assustou. Se forem os mesmos, o preço do par do 3008 custa menos do que um só do C4.

Acredito que os do 5008 serviriam perfeitamente. Mas, pelas imagens, os amortecedores do 3008 também tem o mesmo desenho. Acredito que tenham diferença quanto a calibragem - algo que vou observar se conseguir substituir.

Agendei para a semana que vem a troca. Assim que fizer, coloco o resultado (positivo ou negativo) aqui.

Abraços a todos.

Ivan Lima
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#10

Mensagem por mike » Sáb Ago 03, 2013 12:57 pm

colegas seguem uma relacao de pecas da Grand C4 que acredito ser as mais comuns e canditadas a troca, com codigos citroen e precos consultados na Peugeot.

referencia codigos part number Grand C4 picasso x precos site Peugeot
suspensão codigo da peça quantidade pç valor R$
amortecedor dianteiro direito 5208 36 1 pç 380,59
amortecedor dianteiro esq 5208 35 1 pç 380,59
guarda pó 5254 31 2pç 13,58
bieleta hast lig susp 5087 57 2pç 49,48
bandejas
par diant forq esq bandeja 3520 S2 1pç 362,60
par diant forq dir bandeja 3521 P3 1pç 362,60

amortecedor traseiro ENS 5206 RA 2pç nao encontrado


freios
dianteiro
disco freio dianteiro PAR 4246 C0 4249 85 1 par 509,39
pastilha dianteiro jogo 4253 97 1 jogo nao encontrado
traseiro
pastilha traseira jogo 4253 97 1 par nao encontrado
disco freio traseiro conj 4249 46 1 jogo 325,50

amortecedor porta malas 8731 N9 2 pç nao encontrado

motor
correia dentada 0816 G4 1pç 183,64
Rolete tensão 0829 A9 1pç 187,16
rolete 83042 1pç 146,84
bomba combustivel +IND 1525 JÁ J525 HZ nao encontrado
sensor boia nao encontrado
refil bomba nao encontrado
filtro combustivel 1567 A5 RP1567 C6 1pç 24,77
filtro oleo 1109 CL 1pç 31,07
filtro polem 6447 K9 jogo nao encontrado
filtro de ar 1444 FK RP 1444VX 1pç 53,29
velas ignição 5960 F7 RP 1444VX 4pç 20,88 unit
bobina ignição 5970 A0 1pç 308,66
bico injetor 1984 F8 1pç 142,49
sonda oxigenio
montante 1618 Z6 LONG 555 1pç 277,12
juzante 1618 Z8 LONG 1250 1pç 228,77
coxim lado esquerdo 1844 68 1pç 190,96
coxim lado direito 1839 H6 1pç 367,43
coxim inf hast lig susp inf 1806 A0 1pç 144,41
FredBauer
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 30, 2013 8:02 pm
Nome: FredBauer
Localização: Belo Horizonte - MG

#11

Mensagem por FredBauer » Qua Ago 07, 2013 2:02 am

Caramba... Obrigado pelos esclarecimentos!!!
Alguém sabe me dizer se vale a pena comprar as peças na Argentina?
Editado pela última vez por FredBauer em Qua Ago 07, 2013 2:03 am, em um total de 1 vez.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#12

Mensagem por ilima » Qua Ago 07, 2013 10:39 pm

Antecipando notícias...

Meu mecânico ligou hoje, avisando que o carro já está pronto. E os amortecedores serviram.

Economia só de peças:

- 2 amortecedores na Peugeot: R$ 247,00 X 2 = R$ 494,00
- 2 amortecedores na Citroen: R$ 663,00 (conforme informou nosso amigo Fredbauer em post anterior) X 2 = R$ 1.326,00.

Economia: R$ 832,00.

Sem comentários...

Quando pegar o carro, posto como ficou o comportamento dinâmico (se houve diferenças de comportamento).

Abraços a todos,

Ivan Lima
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#13

Mensagem por a2006om » Qua Ago 07, 2013 11:20 pm

:966283: :966283: :966283: Isso chega a ser um absurdo... Mais não quero sair da marca, ainda mais agora que peguei hoje a C4 Picasso :613179: :22062:
Anderson Machado.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#14

Mensagem por mike » Qua Ago 07, 2013 11:45 pm

Ivan
Excelente notica, uma economia brutal.
Estou torcendo para ficar perfeito.
Na pior hipotese, se durar a metade do Citroen, ainda 'e vantagem.
Acho que com o passar dos anos os precos devem cair na concessionaria. Por enquanto eles nos exploram por serem exclusivos e ainda nao conhecemos as alternativas.
Aguardamos ansiosos seu feedback
um grande abraco
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#15

Mensagem por ilima » Qui Ago 08, 2013 7:21 pm

OK.

Vamos lá.

Peguei o carro hoje. Como falei, o amortecedor serviu perfeitamente.

Segundo meu mecânico, não houve nenhum problema na instalação. Foi tirar o antigo e colocar este.

Como os meus já estavam bem gastos - inclusive com grande folga na haste - a diferença foi gritante. O carro está muito mais firme e silencioso.

Diferença da água para o vinho.

Como rodei pouco, à medida em que for rodando, vou colocando as impressões aqui.

Até agora, vale a pena sem sombra de dúvida.

Abraços a todos.

Ivan Lima
Responder