Ar-condicionado caindo rendimento.
Boa tarde a todos!
Pessoal, tenho notado que o ar-condicionado do meu carro de vez em quando não gela como antes. Fica muito fraquinho, mas aí do nada ele começa a gelar forte sem desligar nem nada. Ou então, começa forte e vai caindo o rendimento, depois de algum tempo volta a gelar de novo!
Isso é carga de gás, filtro, os dois... ?
Tá tudo armando direitinho, só isso que está acontecendo de diferente!
Abç.
Pessoal, tenho notado que o ar-condicionado do meu carro de vez em quando não gela como antes. Fica muito fraquinho, mas aí do nada ele começa a gelar forte sem desligar nem nada. Ou então, começa forte e vai caindo o rendimento, depois de algum tempo volta a gelar de novo!
Isso é carga de gás, filtro, os dois... ?
Tá tudo armando direitinho, só isso que está acontecendo de diferente!
Abç.
Editado pela última vez por Zoso em Seg Jul 15, 2013 2:33 pm, em um total de 1 vez.
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colega, voce pode fazer um teste, se digital deixe em automatico, abaixe o set point, ligue o ar com os vidros abertos e veja se a embreagem atraca o compressor.
com os vidros abertos nao deve gelar a cabine e o compressor deve ficar atracado direto tentando gelar a cabine.
um sintoma de baixa pressao de gas ele tente a congelar, no evaporador e as vezes na succao do compressor. Quando muito baixo ele tende a desarmar por baixa pressao.
Como voce disse que nao gela ou ora gela, pode ser que ele tenha outro problema relacionado ao controle.
com os vidros abertos nao deve gelar a cabine e o compressor deve ficar atracado direto tentando gelar a cabine.
um sintoma de baixa pressao de gas ele tente a congelar, no evaporador e as vezes na succao do compressor. Quando muito baixo ele tende a desarmar por baixa pressao.
Como voce disse que nao gela ou ora gela, pode ser que ele tenha outro problema relacionado ao controle.
Obrigado a todos!
Hj levei numa oficina de ar-condicionado, e ao colocar o manômetro constatou carga baixa de gás.
Deixei o carro lá e fui retirar o dinheiro pra pagar, e qdo voltei, cerca de 30 min depois, já estava reposto a carga de gás e trocaram o filtro.
Tô achando que não colocaram o gás, pq achei que (durante o dia ao sol) está a mesma coisa.
Agora a noite gelou mais - admito! - mas achei que de dia no calor não está legal ainda!
Hj levei numa oficina de ar-condicionado, e ao colocar o manômetro constatou carga baixa de gás.
Deixei o carro lá e fui retirar o dinheiro pra pagar, e qdo voltei, cerca de 30 min depois, já estava reposto a carga de gás e trocaram o filtro.
Tô achando que não colocaram o gás, pq achei que (durante o dia ao sol) está a mesma coisa.
Agora a noite gelou mais - admito! - mas achei que de dia no calor não está legal ainda!
Editado pela última vez por Zoso em Qui Jul 18, 2013 11:49 pm, em um total de 1 vez.
Olá Bruno, meu problema é parecido com o seu, no meu caso ele funciona por 3 ou 4 meses e depois vai caindo de rendimento até ficar gelando somente atras, a cada 6 meses ou mais eu dou uma carga(estou com medo de mexer $$) de gás e volta ao normal.
Bruno acho que no seu carro pode ser algum problema elétrico(mau contato) ou compressor com defeito mecânico no magneto da polia(que aciona o compressor).
Espero ter ajudado. Um abraço!
Bruno acho que no seu carro pode ser algum problema elétrico(mau contato) ou compressor com defeito mecânico no magneto da polia(que aciona o compressor).
Espero ter ajudado. Um abraço!
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Meu caro,
Pode parecer até um pouco óbvio demais, mas já verificou a água no radiador?
Quando o nível está baixo e a temperatura aumenta, o a/c se desliga por questão de proteção, Retornando a temperatura aos parâmetros normais, ele volta a funcionar direito.
Uma vez, percebi que o meu estava armando e desarmando, e vi que o marcador de temperatura estava além do meio. Quando retornava, ficava tudo ok.
[]s
Ivan Lima
Pode parecer até um pouco óbvio demais, mas já verificou a água no radiador?
Quando o nível está baixo e a temperatura aumenta, o a/c se desliga por questão de proteção, Retornando a temperatura aos parâmetros normais, ele volta a funcionar direito.
Uma vez, percebi que o meu estava armando e desarmando, e vi que o marcador de temperatura estava além do meio. Quando retornava, ficava tudo ok.
[]s
Ivan Lima
[quote name='Bruno Zoso' date='Jul 23 2013, 09:22 AM' post='22101']
Ôpa!
Não, tá certinho á líquido de arrefecimento do motor!
[/quote]
Ok.
Outra coisa: Seu ar é digital? Em qual temperatura vc usa? Frio máximo? Se for, experimente colocar um pouco mais "quente" - não precisa aquecer, uns 2 ou 3º C a mais - e veja se o problema passa.
Abraços,
Ivan Lima
Ôpa!
Não, tá certinho á líquido de arrefecimento do motor!
[/quote]
Ok.
Outra coisa: Seu ar é digital? Em qual temperatura vc usa? Frio máximo? Se for, experimente colocar um pouco mais "quente" - não precisa aquecer, uns 2 ou 3º C a mais - e veja se o problema passa.
Abraços,
Ivan Lima
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Verifica a limpeza da borboleta, tambem pode influenciar....
Warley Ionax
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colega, referente a pergunta do Ivan, qual a temperatura que voce deixa como set point?
'E muito comum, as pessoas deixarem o set point de temperatura muito baixa, tem gente de deixa o SP de 17 e 19oC, e quando gela de mais, acabam diminuindo o fluxo de ar. outros chegam a desligar o ar devido ao incomodo. Essa condicao, associado ao baixa pressao de gas, costuma congelar, arrasta liquido para compressor e danifica o sistema.
O ideal 'e ajustar o termostado e deixar em automatico, dependendo do gosto do fregues, varia de 20 a 23oC acaba ficando agradavel e nao danifica o ar condicionado.
Fique atento ao tal vazamento de gas,
Certifique se realmente existem um vazamento no sistema de ar condicionado, ele deve ser eliminado.
Por outro lado, sempre tem as oficinas picaretas, que acabam dizendo que colocou uma carga de gas, mas na verdade usam isso como forma de remunerar a MO prestada, ou simplesmente tomar o dinheiro do cliente.
Quanto a medicao de pressao feito na succao e descarga do compressor, pode haver variacao mediante temperatura ambiente e carga termica dentro do carro, por esse motivo pode haver alguma alteracao na leitura dos valores.
'E muito comum, as pessoas deixarem o set point de temperatura muito baixa, tem gente de deixa o SP de 17 e 19oC, e quando gela de mais, acabam diminuindo o fluxo de ar. outros chegam a desligar o ar devido ao incomodo. Essa condicao, associado ao baixa pressao de gas, costuma congelar, arrasta liquido para compressor e danifica o sistema.
O ideal 'e ajustar o termostado e deixar em automatico, dependendo do gosto do fregues, varia de 20 a 23oC acaba ficando agradavel e nao danifica o ar condicionado.
Fique atento ao tal vazamento de gas,
Certifique se realmente existem um vazamento no sistema de ar condicionado, ele deve ser eliminado.
Por outro lado, sempre tem as oficinas picaretas, que acabam dizendo que colocou uma carga de gas, mas na verdade usam isso como forma de remunerar a MO prestada, ou simplesmente tomar o dinheiro do cliente.
Quanto a medicao de pressao feito na succao e descarga do compressor, pode haver variacao mediante temperatura ambiente e carga termica dentro do carro, por esse motivo pode haver alguma alteracao na leitura dos valores.
Editado pela última vez por mike em Qua Jul 24, 2013 6:43 pm, em um total de 1 vez.