Scanner Blutooth/Android + Pedal embreagem baixando + Defeit

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
erikruas
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 1:45 pm
Nome: erikruas

#1

Mensagem por erikruas » Ter Jul 02, 2013 12:18 am

Boa noite pessoal, esse é o meu primeiro post e tenho um Xsara Picasso 08/09 1.6 Flex Manual, com aproximadamente 75 mil km rodados, sou o terceiro dono, e peguei ele com 65 mil km originais, (eu conheço o segundo dono, o qual comprou numa citröen com certificado de autenticidade de quilometragem).


O pedal da embreagem está abaixando e tenho que retorna-lo a posição original com o peito do pé algumas vezes durante o dia. Quando ele está baixo as marchas ficam ruins de engatar, mas logo que eu volto a posiçao original fica excelente. O que poderia ser isso?

Por algum motivo que não sei, a cada 2 meses +- aparece a tal mensagem de defeito no motor, a qual fica alguns dias e some sem motivo. Enquanto a mensagem aparece, o carro perde bastante potência.

Detalhe: O carro costuma sempre a tremidar em marcha lenta (mesmo sem a mensagem aparecendo).

Comprei então e usei um scanner bluetooth baseado no ELM327 (aproximadamente 10 dolares no ebay), e usando o software Torque Pro para Android, obtive alguns códigos de erro que foram decifrados, não usando a tabela de códigos do programa, mas sim de um C3 1.4 que encontrei na internet, o que me informou: P1336 Falha na combustão em vários cilindros, P1339 Falha na combustão no cilindro 3, P1340 Falha na combustão no cilindro 4.
Todos estes sintomas me levam a crer que este erro está possivelmente relacionado à carbonização na parte superior do motor, ou a alguma valvula queimada, ou a velas danificadas, ou bobina danificada.
Ouvi falar que este carro usa 1 bobina acada 2 cilindros é verdade?

O ventilador interno do ar condicionado não está funcionando na velocidade 2, e isso me parece ser bem simples de resolver, mas não sei por onde começo, poderiam me dar uma dica?

Alguma vezes, enquanto dirijo com os farois ligados, o carro fica apitando como se houvesse algum erro, não tenho lampadas queimadas (aparentemente), o que poderia ser?

Se vocês se interessarem, posso explicar melhor esse scanner!
Editado pela última vez por erikruas em Ter Jul 02, 2013 12:26 am, em um total de 1 vez.


wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#2

Mensagem por wionax » Ter Jul 02, 2013 5:30 am

A bobina do Picasso é uma unica peça e é bem cara.... cerca de 600 reais.

Sintomas de falhas constantes, como se o carro estivesse "doido" pode ser bateria fraca, tente verificar ou ainda compre uma nova se já estiver com tempo de vida curto.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
erikruas
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 1:45 pm
Nome: erikruas

#3

Mensagem por erikruas » Ter Jul 02, 2013 10:15 am

Tem poucos meses que troquei a a bateria, botei uma Helia Racing de 75Ah
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Jul 02, 2013 12:24 pm

Em relação ao apito, observe se o alerta de velocidade máxima está ativado. Caso esteja desative-o ou estabeleça uma velocidade maior.

De qualquer maneira, ele sempre informa no painel qual erro origina o apito. Caso vc não consiga ler durante a direção, peça para alguém ficar observando o painel para ler o que está informando.

Em relação a falha de detonação nos cilindros, comece trocando as velas que é o item mais barato.

Problema de velocidade de ventilador é resistência queimada.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Jul 02, 2013 12:24 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
erikruas
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 1:45 pm
Nome: erikruas

#5

Mensagem por erikruas » Seg Jul 08, 2013 5:21 pm

Hoje observei que quando apitava acendia a luz de Freio bem rapidamente, e pouco tempo depois em alguma ladeiras aparecia a mensagem, "Completar Fruido de Freio".
Parei para completar o fluido e usei quase 500ml de fluido de freio, isso significa vazamento no sistema de acionamento hidráulico da embreagem não é? O procedimento mais correto pra sanar esse problema seria a troca do cilindro da embreagem?
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#6

Mensagem por igor » Seg Jul 08, 2013 8:29 pm

Amigo seguinte, tenho uma nave igual a sua, mesmo ano, mesmo modelo. Vamos lá, tudo isso que você está passando, eu já passei e mais ou menos com a mesma quilometragem que você, mas diferente de você, sou o unico dono e sei tudo que foi feito no carro. Mas vamos lá, primeiro de tudo, está claro aqui pelo seu texto que você está com vazamento de fuído hidráulico, que creio deva ser no cilindro de embreagem auxiliar, o que fica perto do câmbio, o meu deu esse problema semana passada, só que meu pedal de embreagem diferente do seu estava prendendo em cima e quando foi levantado o carro e tirado o peito de aço, pôde-se ver que o vazamento era grande, inclusive o peito de açõ estava todo melacado. No me caso, troquei só o cilindro auxiliar de embreagem e paguei pela peça 401 reais na citroen aqui de Cuiabá, onde moro. Já no seu caso, creio que você deve trocar os dois cilindros, tanto o mestre ( atras do pedal de embreagem), quanto o auxiliar, mas pode também fazer um teste, trocar só o auxiliar, sangrar o sistema, completá-lo novamente e rodar com o carro e ver se deu certo, no meu caso deu e fica a dica aqui pra você, coloque esses cilindros originais, não caia na besteira de colocar paralelo, inclusive pelo que andei vendo quando tive que comprar o meu, o paralelo de primeira linha ainda era mais caro, era 600 reais. No caso da mensagem que está aparecendo "defeito no motor", se quiser mesmo resolver, faça o seguinte, limpeza de bico, troca do filtro de combustivel, troca das velas e troca da bateria ( esse carro quando está com a bateria ruim, dá os defeitos mais loucos do mundo), se nada disso resolver, ai sim você troca a bobina. E uma ultima dica é a seguinte, não use só alcool nesse carro, pois você fazendo isso ressaca os bicos e dá todo esse defeito de carro engasgando. Toda vez que você for abastecer, coloque pelo menos 20 reais de gasolina aditivada, ou então a SHELLPOWER, você vai ver o tanto que seu carro irá melhorar, mas lembrando, tudo isso só ira resolver, se você fizer o que eu disse acima. Boa sorte, espero ter ajudado.

[quote name='iam27' date='Jul 8 2013, 08:25 PM' post='22009']
Amigo seguinte, tenho uma nave igual a sua, mesmo ano, mesmo modelo. Vamos lá, tudo isso que você está passando, eu já passei e mais ou menos com a mesma quilometragem que você, mas diferente de você, sou o unico dono e sei tudo que foi feito no carro. Mas vamos lá, primeiro de tudo, está claro aqui pelo seu texto que você está com vazamento de fuído hidráulico, que creio deva ser no cilindro de embreagem auxiliar, o que fica perto do câmbio, o meu deu esse problema semana passada, só que meu pedal de embreagem diferente do seu estava prendendo em cima e quando foi levantado o carro e tirado o peito de aço, pôde-se ver que o vazamento era grande, inclusive o peito de açõ estava todo melacado. No me caso, troquei só o cilindro auxiliar de embreagem e paguei pela peça 401 reais na citroen aqui de Cuiabá, onde moro. Já no seu caso, creio que você deve trocar os dois cilindros, tanto o mestre ( atras do pedal de embreagem), quanto o auxiliar, mas pode também fazer um teste, trocar só o auxiliar, sangrar o sistema, completá-lo novamente e rodar com o carro e ver se deu certo, no meu caso deu e fica a dica aqui pra você, coloque esses cilindros originais, não caia na besteira de colocar paralelo, inclusive pelo que andei vendo quando tive que comprar o meu, o paralelo de primeira linha ainda era mais caro, era 600 reais. No caso da mensagem que está aparecendo "defeito no motor", se quiser mesmo resolver, faça o seguinte, limpeza de bico, troca do filtro de combustivel, troca das velas e troca da bateria ( esse carro quando está com a bateria ruim, dá os defeitos mais loucos do mundo), se nada disso resolver, ai sim você troca a bobina. E uma ultima dica é a seguinte, não use só alcool nesse carro, pois você fazendo isso ressaca os bicos e dá todo esse defeito de carro engasgando. Toda vez que você for abastecer, coloque pelo menos 20 reais de gasolina aditivada, ou então a SHELLPOWER, você vai ver o tanto que seu carro irá melhorar, mas lembrando, tudo isso só ira resolver, se você fizer o que eu disse acima. Boa sorte, espero ter ajudado.
SÓ PARA TERMINAR, ESQUECI DO SEU VENTILADOR QUE NÃO FUNCIONA NO NPUMERO 2, QUANTO A ISSO, VÁ EM UMA CASA QUE MEXE COM AR CONDICIONADO E PEÇA PARA QUE ELES RETTIREM A TAMPA QUE TEM EMBAIXO DO PORTA LUVA, ALI TEM UMA PEÇA QUE ME FUGIU O NOME AGORA, MAS ESSA PEÇA, VOCÊ RETIRA ELA, PASSA UM LIMPA CONTATO NOS FIOS E PRONTO PROBLEMA RESOLVIDO, OU ENTÃO, VOCÊ MANDA SOLDAR OS FIOS DIRETO NELA E NUNCA MAIS TERA ESSE PROBLEMA.
erikruas
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 1:45 pm
Nome: erikruas

#7

Mensagem por erikruas » Ter Jul 09, 2013 11:13 pm

Obrigado Iam, hoje passei na Gaulesa, concessionária Citroen aqui de Salvador, e o mecânico passou um olho rápido no carro e identificou realmente que o vazamento é nesse cilindro auxiliar da embreagem, fica pingando o fluido de freio na chapa protetora (o que agrediu sua pintura). Me cobraram 400 na concessionária por um novo e original citroên, mas primeiro passarei numa cc da peugeot pois de acordo com o catalogo da Sachs, essa peça é a mesma que se encontra no Pug 307, e depois tentarei encontrar um usado a um preço bem em conta, se não eu compro o orignal mesmo.
O seu cilindro mestre deu problema após a substituição do auxiliar? Por enquanto irei trocar somente o cilindro auxiliar, caso aconteça algo com o cilindro mestre, me cobraram 100 reais num novo e original na concessíonária.

Quanto ao ar condicionado, tentarei fazer essa "operação" aqui em casa mesmo, num sábado de sol. Se poder tirar um foto exata dessa tampa ou dessa peça eu agradeceria bastante. O nome da peça seria resistência do ventilador interno? Seria por acaso essa daqui?

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... itroen-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... oen-_JM</a>


PS: sou comprador assíduo do eBay e descobri que lá vende-se velas para picasso da NGK a um preço acessível, é só colocar o código NGK na busca e aparecem as velas.
Neste link por 20,10 dolares da para se comprar 4 velas NGK LFR6B originais para o Picasso 1.6 com frete para o Brasil. Já estou fazendo meu pedido.

<a href="http://www.ebay.com/itm/NGK-spark-plug- ... 24&vxp=mtr" target="_blank">http://www.ebay.com/itm/NGK-spark-plug- ... vxp=mtr</a>
Editado pela última vez por erikruas em Ter Jul 09, 2013 11:22 pm, em um total de 1 vez.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#8

Mensagem por igor » Ter Jul 09, 2013 11:21 pm

Amigo essa tampa a que me refiro, você tem que abaixar ali no assoalho (lado passageiro) e você vai ver que ali tem uma tampa (na verdade é o forro que fica bem abaixo do porta luvas, você remove ele e verá que ali tem uma peça com uns fios, a peça vai estar do lado esquerdo do porta luvas, creio que seria bom, até você remover essa tampa e também o porta luvas, porque o local é meio enjoado pra se mexer. Para que você tenha uma ideia, fica bem na mira do som, só que um pocu mais abaixo, mas naquele rumo. Boa sorte.
Responder