Rolamento dianteiro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Sex Jun 14, 2013 9:51 pm

Ola amigos, estou com uma dúvida aqui. É o seguinte, preciso trocar o rolamento dianteiro lado do motorista da minha nave 2008, 1.6, glx, 16v, flex, sem ABS. Alguém ja trocou esse rolamento e pode me dizer as medidas dele e o preço? Ocorre que em todas as auto peças que eu vou, os vendedores me diz que o rolamento da picasso de 99 em diante serve na minha, mas outros dizem que não serve, que o que serve é o rolamento do peugeot 307. Ai tenho receio de comprar e comprar a peça errada, até porque tenho que comprar pela interne, porque aqui na minha região, só encontro o rolamento da SKS da picasso de 99 em diante que uns dizem que serve e outros dizem que não serve. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Sáb Jun 15, 2013 7:39 am

iam, procure no service citroen o codigo do rolamento aplicado ao seu carro, quanto a marca, se for SKF, FAG, sao bons fabricantes, mas corra das marcas chinesas pois nao presta. Acho melhor voce comprar uma peca nova original e mandar trocar no mecanico de confianca. Auto centers usam um produto mais barato, o chines.
Para se ter uma ideia o chines na passa de 6 meses de uso, a garantia do servico e 3meses. Se for original, de 5 a 20 anos.
boa sorte.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#3

Mensagem por vgmarques » Dom Ago 25, 2013 5:13 pm

Estou com um barulho na dianteira que não é pneu (foi trocado) e não escuto ronco de rolamento quando o carro está suspenso e a roda é girada.

Como o amigo diagnosticou esse problema no rolamento?

Tenho quase certeza que é rolamento, mas a roda dianteira também tem o semieixo, pode ser algo com ele.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Dom Ago 25, 2013 8:26 pm

Amigo seguinte com o carro suspenso, coloque a mão ali perto do braço de direção, ali atrás da ponta de eixo e veja se há algum tipo de vibração, se houver é que seu rolamento já era. Mas antes de trocar o rolamento, mande da uma olha na pinça de freio, pois as vezes ela tb causa esse barulho. Boa sorte.Só para me expressar melhor, isso tem que ser feita rolando a roda e o lugar onde você deve por a mão é ali perto de onde vai o terminal de direção, naquela regiao, coloque a mão em tudo ali e tente perceber se há algum tipo de vibração ao rodar a roda. Uma última dica é a seguinte, se você trocou o pneu e colocou uma medida tipo, 195/60/15, ele ira da mesmo um barulho como a de um rolamento "zoado", pois o pneu original da picasso é 185/65/15.
Editado pela última vez por igor em Dom Ago 25, 2013 8:29 pm, em um total de 1 vez.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#5

Mensagem por vgmarques » Dom Set 01, 2013 12:30 pm

Iam,

uso 185/65/15. Não é o pneu...

Tenho quase certeza que é rolamento. Se fosse na traseira, teria certeza, mas a dianteira conta com outras partes que trabalham na rolagem, como o semi-eixo.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#6

Mensagem por mike » Dom Set 01, 2013 9:37 pm

Iam, tem algumas maneiras de verificar o estado do rolamento. tem cara dá o diagnostico pelo ouvido mesmo, com o carro em movimento, numa descida em um piso liso, vidros fechados e ponto morto, voce dá uma jogada para os lados e o ruido fica mais evidente quando ele fica carregado, tipo vira para direita para testar o rolamento da esquerda. Uma outra maneira que acho melhor é com o carro suspenso voce gira as rodas traseiras individualmente e faz o diagnostico. Nas rodas da frente é preciso freiar o carro e pinçar o flexivel para manter uma das rodas paradas, é só ligar o motor e acelerar em terceira, depois desengate e desligue o motor, voce vai ouvir se há ruido no eixo que esta girando. faça isso dos dois lados.
Outra fonte de ruido são pneus deformados. Eles as vezes não são faceis de se identificar e voce acaba trocando rolamento atoa.
se voce colocar as rodas para balancear, dá para ver se eles estão deformados. Eles fazem um barulho ciclico e proporcional a velocidade. Ja o rolamento é um ruido constante e proporcional a velocidade, que tambem pode ser confundido com o barulho normal de alguns pneus, principamente os pneus mais dedicados ao uso em piso molhado.
Outra dica importante, que muitos mecanicos não verificam é a medição das folgas, casos esteja fora da tolerancia ele vai rodar na capa ou eixo, vai aquecer, a graxa vai embora e ele trava novamente, alem de fazer barulho quando roda onde não deve.
Certa vez quase troquei um cambio atoa do meu velho Santana, na epoca o mecanico falou para torcar o rolamento e cubo. bingo ficou excente.
boa sorte.
Editado pela última vez por mike em Dom Set 01, 2013 9:44 pm, em um total de 1 vez.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#7

Mensagem por vgmarques » Dom Set 01, 2013 10:40 pm

Excelentes dicas, Antonio.

O que mais me incomoda é justamente curvas de baixa velocidade. Manobrando em estacionamentos, para direita ou esquerda, sem acelerar (no embalo do carro) o barulho aumenta quando vou para algum lado...

Os pneus são novos... meu único receio é ser alguma outra parte móvel, trizeta ou homocinética, sei lá. Trocar rolamento a toa é complicado... trabalho dos infernos. Estou pensando em nem fazer em casa, ainda mais o dianteiro.
Editado pela última vez por vgmarques em Dom Set 01, 2013 10:41 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#8

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Set 22, 2015 5:05 pm

Senhores XP's ,

Para quem for trocar os rolamentos dianteiros, segue a descrição:

Marca SKF BAH0186 - ROLAMENTO RODA DIANTEIRA C/ ABS - Rolamento Roda Dianteira - Skf - PC - Citroen - Xsara Picasso Todos os anos

As medidas do rolamento caso haja dúvidas: 42x82x36mm

Se o vendedor oferecer um do Peugeot 306, 307 2.0 com este mesmo código (SKF BAH0186 ), é o mesmo...pode levar.
Aqui em Boa Vista o mesmo SKF na Citroen saía por R$ 243,00.
Já o mesmo SKF em auto peças (PEMAZA) indicado para o 306, saiu por R$ 53,00...UM MILAGRO !!!

Obs.: as letras após o numero do rolamento, são as variáveis de com ou sem freios ABS.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#9

Mensagem por matteo » Qua Set 23, 2015 12:13 am

Nobres colegas do forum, deixo aqui uma dica que talvez muitos já saibam, já que o assunto é rolamento. Quando forem fazer alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus de vossas naves e vierem com aquele papo de que precisa fazer cambagem, não caiam nessa, pois se o carro está com camber negativo (parte superior do pneu para dentro) é porque existem peças na suspensão que provavelmente estão desgastadas, um exemplo são as molas, que com o tempo vão cansando, pois sustentar os 1300 kgs da nave por anos não é tarefa fácil. Esse negócio de colocar uma ferramenta pneumática e forçar o sistema de suspensão para "endireitrar" é fria, pois danifica amortecedores e rolamentos. Fui em um auto center fazer os procedimentos e vieram com esse papo de cambagem pro meu lado, e aí questionei sobre a possibilidade de danos aos rolamentos e o cara deu uma gaguejada, pois viu que não estava lidando com um leigo, e admitiu que poderiam sim apresentar problemas mais pra frente, mas que não dava alinhamento sem cambagem, aí mandei descer o carro e fui para outro estabelecimento que fez tudo sem a dita cuja cambagem....rrrsss. Abaixo tem um vídeo que explica melhor...

<a href="http://www.doutorcarro.com.br/cambagem- ... -ou-falsa/" target="_blank">http://www.doutorcarro.com.br/cambagem- ... -falsa/</a>
Editado pela última vez por matteo em Qua Set 23, 2015 12:25 am, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#10

Mensagem por tilex » Qua Set 23, 2015 9:29 am

Aconteceu com o meu Uno de o cara de pau falar que precisava de um aliamento técnico 250,00 paus, então eu mandei descer e fui embora, depois descobri que o carro só tava com um pneu maior que o outro, troquei os pneus e resolveu !!!!
kkkk :868677: esses caras não me enganam..he he
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#11

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Out 06, 2015 9:38 am

Prezados XP's!

O Semi-Eixo lado direito( olhando de dentro da nave para frente) tem um rolamento de suporte que fica atrás da TULIPA.
É o FAG N-326 MAP ou SKF 6006 ZZ!!!

Esse rolamento quando estourado, faz uma barulheira du caramba!!
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Ter Out 06, 2015 9:44 am, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder