Tranco da 1 p 2

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
tovarclaudio
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jun 04, 2013 6:41 pm
Nome: claudio tovar

#1

Mensagem por tovarclaudio » Qua Jun 05, 2013 11:30 pm

Boa noite,

Hj e meu primeiro post. Tenho um C4 com 40000 e agora, qdo pego engarrafamento mais duradouro, a marcha da um tranco da 1 p 2. Pelo q vejo e algo comum e fico chateado de pensar na possibilidade de sair da Citroen. Tenho 2 amigos com igual problema, sendo q ambos com kilometragem inferior. Fui muito bem atendido na filial Taquara (RJ) e a orientacao e q primeiro trocarao as valvulas e caso nao resolva o carro ira para SP e devera ficar por 15 a 20 dias. Nao garantem carro reserva, mesmo na garantia. Pergunto: isto solucionara? As etapas sao estas? Pode haver o reparo apenas c as trocas das valvulas? Nao seria o caso de um recall? Espero nao me decepcionar e ter meu problema sanado. Fiquei chateadissimo. Espero nao me decepcionar ainda mais e poder seguir em frente trocando por novos carros da Citroen.


Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#2

Mensagem por Vitor abreu » Qui Jun 06, 2013 7:45 am

Claudio o seu é um C4 Picasso?

Seu carro é montado com o AL-4, tão criticado por muitos...

Aqui no fórum, tem um tópico extenso, somente com historias dele!

Dá uma lida e veja se te ajuda com algo!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qui Jun 06, 2013 1:01 pm

Tranco de 1ª para 2ª não indica cambio em modo de segurança.

Quando o cambio está com problemas nas eletroválvulas ele entra em modo de segurança e nesse modo só engata a 3ª marcha. O tranco que falamos nessa situação é um tranco violento que pode, em alguns casos mais graves, provocar até uma colisão.

Também, quando o cambio entra em modo de segurança, ocorre o aviso no painel de defeito no cambio.

O cambio AL4, por uma questão de projeto, não tem uma mudança muito suave da 1ª para a 2ª ou vice versa. Isso é característica do projeto. Minimizaram isso com uma atualização de software, mas continua existindo. Esses problemas de tranco na 1ª e 2ª sem aviso no painel ocorrem mais quando o óleo está desgastado e precisa ser trocado.

Então, se seu cambio não tem mensagem de defeito no computador de bordo, e nem está engatado direto na 3ª marcha, não vejo porque trocar solenoides.

Pelas informações que vc deu está parecendo mais que os caras estão querendo plantar defeito para arrumar um dinheiro fácil.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#4

Mensagem por misaelrt » Seg Jul 28, 2014 10:44 am

[quote name='claudio tovar' date='Jun 5 2013, 11:30 PM' post='21747']
Boa noite,

Hj e meu primeiro post. Tenho um C4 com 40000 e agora, qdo pego engarrafamento mais duradouro, a marcha da um tranco da 1 p 2. Pelo q vejo e algo comum e fico chateado de pensar na possibilidade de sair da Citroen. Tenho 2 amigos com igual problema, sendo q ambos com kilometragem inferior. Fui muito bem atendido na filial Taquara (RJ) e a orientacao e q primeiro trocarao as valvulas e caso nao resolva o carro ira para SP e devera ficar por 15 a 20 dias. Nao garantem carro reserva, mesmo na garantia. Pergunto: isto solucionara? As etapas sao estas? Pode haver o reparo apenas c as trocas das valvulas? Nao seria o caso de um recall? Espero nao me decepcionar e ter meu problema sanado. Fiquei chateadissimo. Espero nao me decepcionar ainda mais e poder seguir em frente trocando por novos carros da Citroen.
[/quote]


Fala camarada, tenho o mesmo problema com meu Peugeot 408, atualizei o software e melhorou muito mas estudando e testando cheguei e conclusão:
- Quando o óleo do cambio esta frio, de manhã, carro fica ótimo;
- Quando quente (o óleo) carro estica a 1º até 3.000rpm, tranco na troca...só isso depois da atualização.

RESUMO: Estou correndo atrás do trocador de calor da Duster que usa AL4 também, e é maior e deixa o óleo trabalhando em menor temperatura, se eu não achar vou adaptar um radiador de óleo da Tucson)

Aliás troque seu óleo de câmbio 40.000 no maximo (usa Renaultmatic, segundo o cara que levei é melhor).

Abraços e vamos na luta.
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#5

Mensagem por caldas » Seg Jul 28, 2014 11:10 am

Estou para levar meu carro numa especializada em cambios automaticos aqui no Rio.
<a href="http://www.carpulse.com.br/" target="_blank">http://www.carpulse.com.br/</a>
Já visitei a oficina e gostei muito do que vi.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Seg Jul 28, 2014 1:52 pm

Esse problema do tranco da 1ª para 2ª marcha é cronico e não tem solução, tem uma atualização de software que ameniza mas não resolve. O que ele faz é o cambio efetuar as trocas por volta dos 2500 giros.

Li em um post na internet que o problema é que o conversor de torque do AL4 está mal dimensionado, então mesmo que se mude o software ainda vai continuar dando tranco.

Eles corrigiram isso no cambio AT8, que nada mais é do que o velho AL4 com conversor de torque maior e novo sistema de refrigeração do óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
luiz_fernandoh79
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 11:50 pm
Nome: luiz_fernandoh79

#7

Mensagem por luiz_fernandoh79 » Qua Ago 27, 2014 11:52 pm

O meu estava dando esse tranco, principalmente em congestionamentos, dando a impressão que o cambio desengatava na troca, o giro do motor subia por estar livre, e quando engatava a segunda, um tranco que empurrava o carro. mas era muito forte, até preocupei se pode dar algum dano, mas também não chegou a dar mensagem de problema no cambio. Então procurei trocar só o óleo. Fiz uma troca simples só drenando uma vez. O óleo saiu preto e muito fino.
Depois da troca o tranco diminiu muito, aparecendo se eu forçar muuuito o carro no congestionamento, ou seja, anda e para repetido mas acelerando com força, ainda assim diminuiu.
No entanto uma semana depois comecei enfrentando outro problema agora, com o carro frio, quando vai trocar da 1 para 2, o carro da um tranco forte só que diferente, parece que o carro é freado bruscamente e quando engata volta a andar normal. Se eu tentar dirigir normalmente assim com o carro frio no segundo tranco ele dá mensagem de problema no cambio e vai para 3. Parando, desligando e ligando novamente, já com o motor aquecido, o carro anda normalmente. Notadamente o carro tem um bom rendimento de combustível, comparado com a zafira auto que tinha.
Voltei na oficina e o mecânico falou que teria que trocar as duas válvulas e trocar o óleo de novo. Isso sem scanear nada. Perguntei se precisava zerar o contador de óleo e fazer um teste e disse que não adiantava. Aí percebi que o mecânico não é de se confiar.

Quanto ao óleo eu não sei qual ele usou, pois estava num galão sem identificação. Ele falou que compra em São Paulo e é para aquele cambio da citroen, pegeut e renault.

Alguma sugestão?

Estou em Rio das Ostras, do lado de Macaé, RJ.

CITROEN c4 picasso 2010/2011, 45000km.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qui Ago 28, 2014 11:52 am

O grande problema desse cambio é a perda de pressão. Essa perda de pressão pode ser ocasionada por vazamento de pressão ou falha na regulação.

Normalmente o vazamento de pressão ocorre por desgaste no anel de segmento e numa bucha. Já a falha na regulação tem por culpado as famigeradas solenoides.

Agora, pode ocorrer vazamentos em outros lugares, para vc ter uma ideia, depois de feita toda manutenção mecânica do meu cambio o carro não andou, continuou apresentando falha na pressão. Razão da falha: O filtro de óleo novinho veio com defeito.

Tem que ver com um técnico especializado em cambio automático, não adianta dar para quem realmente não conhece do assunto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
luiz_fernandoh79
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 11:50 pm
Nome: luiz_fernandoh79

#9

Mensagem por luiz_fernandoh79 » Sex Ago 29, 2014 3:38 pm

[quote name='rgdl' date='Aug 28 2014, 11:52 AM' post='25758']
O grande problema desse cambio é a perda de pressão. Essa perda de pressão pode ser ocasionada por vazamento de pressão ou falha na regulação.

Normalmente o vazamento de pressão ocorre por desgaste no anel de segmento e numa bucha. Já a falha na regulação tem por culpado as famigeradas solenoides.

Agora, pode ocorrer vazamentos em outros lugares, para vc ter uma ideia, depois de feita toda manutenção mecânica do meu cambio o carro não andou, continuou apresentando falha na pressão. Razão da falha: O filtro de óleo novinho veio com defeito.

Tem que ver com um técnico especializado em cambio automático, não adianta dar para quem realmente não conhece do assunto.
[/quote]

Obrigado, o problema é com a oficina, que é de automaticos, mas o cara tá preocupado em ganhar dinheiro, nem scannear o cara quiz fazer, já foi dando o preço so de eu falar do problema. O cara pediu 400 as duas solenoides e mais 1400, só para trocar as duas válvulas.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Sex Ago 29, 2014 5:42 pm

é.. na época eu paguei cada uma 138 dilmas se nao me engano.. acho que o máximo custa ai 150 cada no mercado.

esse cara tá careiro mesmo..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Seg Set 01, 2014 9:48 am

Se vc for do Rio dá um pulo na oficina do Paulo Marinho na Dona Teresa 14, ele não é careiro não.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
luiz_fernandoh79
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 11:50 pm
Nome: luiz_fernandoh79

#12

Mensagem por luiz_fernandoh79 » Ter Set 02, 2014 9:36 pm

[quote name='rgdl' date='Sep 1 2014, 09:48 AM' post='25797']
Se vc for do Rio dá um pulo na oficina do Paulo Marinho na Dona Teresa 14, ele não é careiro não.
[/quote]

Ok. Valeu.
Avatar do usuário
RCGarcia
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 21, 2012 3:45 pm
Nome: RCGarcia
Localização: Sorocaba
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 & Xsara Picasso EXC 2.0 16v

#13

Mensagem por RCGarcia » Qua Set 17, 2014 3:33 pm

Conversor de torque. Bug comum e característico do AL4.
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Xsara Picasso 2.0 Preta manual Exclusive 2006/2006

C4 Picasso 2011/2011 Preta Top de linha<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Responder