[DÚVIDA] Picasso 2005 AUT, 68000km, vale a pena?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#16

Mensagem por mike » Qua Set 18, 2013 6:10 pm

Aqui no site tem um topico especifico para o cambio AL4.
Pelo ano do carro, deve estar associado a o usos de valvulas solenoides que eram consideradas mais problematicas e que foram substituidas em 2009 se nao me engano por um outro fabricante, tambem nessa troca era necessario o update da central de comando. Essa foi, na minha opinião a mudança mais relevante que a Citroen fez nesse cambio. Cambio automatico tende a ser mais caro para o reparo em comparação ao cambio manual, mas é preço do conforto. O AL4 tem historico de falhar mais cedo em relação a outros fabricantes, mas por outro lado tem muitos modelos na praça (Pegeout, Citroen e Renault) e é um cabio mais em conta para se reparar. Por ser mais em conta, ainda equipa varios modelos vendidos aqui no Brasil.
Tenho acompanhado um reparador de cambio em SP, a AUTOMATICK que fica na Av Sapobemba proximo a 29DP. Meu sentimento é que esses caras podem de dar um diagnostico mais preciso sobre a saude do cambio, caso voce fique proximo. Para voce ter uma noção, em caso de falha começe pelas valvulas e oleo, um gasto menor, depois só a reforma inteira do conjunto que sai proximo de R$ 3700,00 fora MO R$ 800,00 para remover o cambio.
Boa sorte
Editado pela última vez por mike em Qua Set 18, 2013 6:11 pm, em um total de 1 vez.


luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#17

Mensagem por luizge » Seg Set 23, 2013 7:58 am

Esclarecedor pelo que entendi a melhor opção é escolher por um modelo após 2009, que já passou pelo recall da solenóide, e por conta que qualquer carro com mais idade de uso terá grande chance de ter problemas. O câmbio é um item que não costuma ser lembrado por não dar problema, seja ele manual ou automático, porém tem um custo elevado de manutenção quando quebra, e o seu desgaste esta relacionado ao uso do antigo proprietário e manutenção preventiva.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#18

Mensagem por rgdl » Sex Set 27, 2013 11:16 am

O problema real do cambio AL4 é que ele foi trazido para um pais quente como o Brasil sem qualquer tipo de adaptação ou tropicalização.

O problema maior está na refrigeração do óleo do cambio, que já era deficiente mesmo para padrões de temperatura europeus. Agora imagina no Brasil?

Isso se tornou mais critico ainda com a política de óleo vitalício adotado pela montadora. Se vc levar numa concessionária todas dirão que o óleo desse cambio não precisa ser trocado, apenas verificado o seu nível.

O que realmente ocorre é que com nosso transito, temperatura e mais a refrigeração deficiente o óleo se degrada rapidamente perdendo viscosidade, detergência e capacidade lubrificação, podendo inclusive criar borra dentro do cambio. O primeiro mecanismo a sentir isso são as solenoides, por isso acabaram levando a fama de causadoras dos problemas no cambio quando na verdade elas sofriam primeiro as consequencias de uma refrigeração deficiente do óleo.

Mas a PSA não ficou parada não, primeiro ela modificou as solenoides as anteriores funcionavam a 50hrz e as atuas funcionam a 100hrz, isso faz com que esquentem menos e é essa a razão do update de software que se faz após a troca.

Também foi feito pela Renault (ela também usa o AL4 em seus modelos, mas com o nome de DP0 ou DP2) uma mudança no trocador de calor do óleo do cambio, ele é beeem maior agora, e os modelos equipados com esse trocador não tem dado defeito algum. Não sei se isso foi replicado nos câmbios da PSA, mas creio que sim tendo em vista que os novos modelos equipados com ele não tem dado problema como os modelos mais antigos.

Então para quem tem, como eu, um cambio AL4 mais antigo tem que tomar uma ou duas providências:

1 - Ignorar essa de óleo vitalício e trocar o óleo do cambio com regularidade, no máximo a cada 40.000km. A troca do óleo sem zerar o contador de desgaste pode ser feito por qualquer oficina ou até mesmo em casa, caso se saiba o procedimento de troca e verificação do nível, pois não tem qualquer dificuldade. O ideal é fazer, no mínimo, duas etapas de troca com 3L em cada etapa, já que só saem 2,5 L de óleo do cárter.

Quanto a quantidade de óleo a documentação técnica diz que sai 4,5l e entra essa mesma quantidade, só que quando troque o meu só saiu 2,5l e entrou exatamente essa quantidade. Eu desconfio de algum pulo do gato para sair mais que 2,5L mas não sei qual é;

2 - Instalar o novo trocador de calor que, por em quanto, só é vendido nas concessionárias Renault, ele é bem maior e mais largo que o antigo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder