[DÚVIDA] Picasso 2005 AUT, 68000km, vale a pena?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
fernandocdr
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 7:00 pm
Nome: Fernandocdr
Localização: Itapevi - SP
Contato:

#1

Mensagem por fernandocdr » Seg Mai 27, 2013 8:48 pm

Boa noite galera!

Sou novo no fórum, vou comprar um Picasso e já me cadastrei afim de sanar todas minhas dúvidas referente a manutenções, problemas recorrentes e etc...

Eis que me surgiu uma oportunidade, que vem a ser esse cara:

<a href="http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-48 ... 0i-16v-_JM" target="_blank">http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-48 ... 16v-_JM</a>

Um negócio atraente num primeiro momento, baixa quilometragem apesar da idade do carro, segundo eles é de único dono (pela rodagem deve ser), tem todos os opcionais possíveis. Mas o que me intriga é o preço, pois está mais de R$ 5 mil abaixo da tabela, e tenho um puta receio em relação a cambio automático, devido aos problemas aqui relatados.

E lhes pergunto:

Comprar ou não comprar???

Já tenho outros em vista também, que são manuais e tal. Pretendo ver o carro essa semana e gostaria de um conselho sobre o que fazer.

De cara eu rejeitaria por ser automático 2005, mas as circunstâncias me fizeram pensar um pouco no caso.

Desde já, obrigado!
Editado pela última vez por fernandocdr em Seg Mai 27, 2013 8:51 pm, em um total de 1 vez.


Fernandocdr

Em breve com um Xsara Picasso.

"Não há mudança, só alternância de poder."
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Seg Mai 27, 2013 9:37 pm

Amigo é o seguinte, carros automáticos necessitam de uma manutenção preventiva muito maior do que os manuais. No caso da picasso, se vocês fechar mesmo negócio com essa, pegue ela e leva ela direto para a troca do óleo de câmbio, nao pense 2 vezes, esse óleo deve ser trocado a cada 60 mil km, quase que obrigatoriamente, pois quem não faz isso, paga caro depois, pois ele estoura mesmo. Quando você for fazer a troca do óleo do câmbio, já troque a correa dentada e a correa de acessórios, também conhecida como poly V, bem como os tensores das duas correias, pois com 68 mil km essas correias obrigatoriamente devem ser trocadas. No mais, troque todos os filtros, de óleo, combustivel, de ar e o óleo do motor, bem como o filtro de cabine. Se vc fizer tudo isso, creio eu que você pode ficar tranquilo.Para finalizar, só acredite que o proprietário atual trocou essas correias, se ele te apresentar a nota fiscal do serviço, pois se uma dessas correias arrebentar, o prejuizo é grande. No mais, te desejo boa sorte. Mas se eu puder dá uma opinião, devido aos problemas que os cambios automáticos da citroen costumam dá, sou muito mais a picasso manual.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#3

Mensagem por wionax » Ter Mai 28, 2013 12:42 am

Fernandocdr,

Minha dica é: prefira o manual.

Mesmo fazendo a manutenção preventiva, como disse o iam, essa preventiva é cara, por baixo, uns 900,00 somente como cambio. Se vc fizer uma revisão adequada nela, pode colocar no seu orçamento uns 2000,00, isso se não aparecer outros defeitos comuns, como suspensão etc.... Carro automático, somente Honda ou Toyota.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Mai 28, 2013 10:51 am

Cara comprei a minha que é exatamente esse ano e automática também com 78000km há dois anos, então essa só com 68000 está bom de mais. ainda é do modelo exclusive.

Em relação ao cambio automático, fica tranquilo não são todos os câmbios que dão problema. O meu, após 2 anos de uso e sem nenhuma troca de óleo não apresenta qualquer problema e já se foram 20.000km.

Se vc quiser trocar o óleo preventivamente tudo bem, mas o custo dessa troca gira em torno de R$ 500,00. Mas veja, vc não vai precisar trocar tão cedo.

Agora o conforto de dirigir um carro automático supera qualquer inconveniente, imagina vc num engarrafamento e a única coisa que vc faz é pisar do freio e no acelerador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#5

Mensagem por mlhz » Ter Mai 28, 2013 5:53 pm

o mesmo ano da minha. comprei em dezembro e estava com 70mkm. Automática.

O carro é muito bom, recomendo.

E sobre o cambio automático, ele não dá mais manutenção que o cambio mecânico, da a mesma manutenção ou até menos.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
fernandocdr
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 7:00 pm
Nome: Fernandocdr
Localização: Itapevi - SP
Contato:

#6

Mensagem por fernandocdr » Ter Mai 28, 2013 8:38 pm

iam27 e Warley

O meu medo mesmo é a manutenção (tanto preventiva quanto corretiva), pois cada caso é um caso e quero evitar qualquer problema, ainda mais se der pós-garantia.

Pelo que li e pelo que o iam27 disse, o ideal mesmo é efetuar toda a manutenção preventiva já que vai abrir o cambio, pois se trata de uma mão de obra que não é barata.

Pode ser que não dê problemas como os de nossos amigos rqdl e mlhz, mas e se der? No momento não disponho de recursos pra gastar de 3 a 5 mil pra não ficar com o carro parado...

Enfim, após tudo que e de vossos relatos, vou optar pelo manual mais para evitar futuras dores de cabeça, pois o conforto pra dirigir é indiscutível, e outra pela minha situação financeira atual.

Obrigado a todos pelas opiniões e em breve estarei por aqui para discutirmos outras coisas dessa máquina, mas será como proprietário.

Abraços!
Fernandocdr

Em breve com um Xsara Picasso.

"Não há mudança, só alternância de poder."
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#7

Mensagem por igor » Ter Mai 28, 2013 9:42 pm

Amigo, mesmo a manual, troque as correias dentada e poly V, tb conhecida como correia de acessórios, bem como os tensores das duas. Quando eu troquei as duas, com mão de obra e tudo, eu gastei 700 reais, mas moro aqui em Mato Grosso, não sei os preços onde vc mora. E uma última dica é, quando for fazer essa troca, leve em uma oficina de ponta, pois é preciso ferramenta especial, para deixar a correia no ponto. Boa sorte.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#8

Mensagem por wionax » Qua Mai 29, 2013 2:28 am

Fernandocdr,

Como disse o Iam, independente de manual ou automático, ao comprar seu picasso, tem que fazer uma revisão adequada, que custará entre 700,00 e 1000,00.

A questão de que alguns não tem problema com câmbio, como o rgdl, pode existir sim, mas em sua maioria ele é problemático. A realidade da oficina mecânica é outra, a maioria dá problema. Uma troca de óleo junto com as solenoides aqui em BH não fica menos 900,00.

Pense bem, dependendo do carro e do histórico, quem sabe?

Abraço.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Qua Mai 29, 2013 9:48 am

Infelizmente, o Câmbio AL4 tem esse problema mesmo... e parece que na Picasso não caiu bem...

No C4 (tanto hatch quanto no Pallas), não ouve-se tantos problemas na caixa automatica...

Minha opnião sobre isso é: Você realmente gosta do carro, a ponto de, se por ventura, apresentar problemas no câmbio, voce arrumar e ficar com ele????

Muitas pessoas reclamam do AL4, mas poucas tambem dão a devida manutenção que o cambio merece....
darton ceola
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 6:11 pm
Nome: Darton

#10

Mensagem por darton ceola » Sáb Jun 01, 2013 1:22 am

[quote name='Fernandocdr' date='May 27 2013, 08:48 PM' post='21708']
Boa noite galera!

Sou novo no fórum, vou comprar um Picasso e já me cadastrei afim de sanar todas minhas dúvidas referente a manutenções, problemas recorrentes e etc...

Eis que me surgiu uma oportunidade, que vem a ser esse cara:

<a href="http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-48 ... 0i-16v-_JM" target="_blank">http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-48 ... 16v-_JM</a>

Um negócio atraente num primeiro momento, baixa quilometragem apesar da idade do carro, segundo eles é de único dono (pela rodagem deve ser), tem todos os opcionais possíveis. Mas o que me intriga é o preço, pois está mais de R$ 5 mil abaixo da tabela, e tenho um puta receio em relação a cambio automático, devido aos problemas aqui relatados.

E lhes pergunto:

Comprar ou não comprar???

Já tenho outros em vista também, que são manuais e tal. Pretendo ver o carro essa semana e gostaria de um conselho sobre o que fazer.

De cara eu rejeitaria por ser automático 2005, mas as circunstâncias me fizeram pensar um pouco no caso.

Desde já, obrigado!
[/quote]


Boa noite!
Acabo de adquirir uma Xsara Picasso Exclusive automática, 2006. Este é minha primeira experiência com a marca francesa. Dúvidas:
independente da loja me garantir que vai trocar as correias, devo trocá-las de novo?
qual o período de troca do oleo de cambio?
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#11

Mensagem por renan97ar » Sáb Jun 01, 2013 11:38 am

[quote name='Darton' date='Jun 1 2013, 01:22 AM' post='21735']
Boa noite!
Acabo de adquirir uma Xsara Picasso Exclusive automática, 2006. Este é minha primeira experiência com a marca francesa. Dúvidas:
independente da loja me garantir que vai trocar as correias, devo trocá-las de novo?
qual o período de troca do oleo de cambio?
[/quote]

Então cara, só tem de saber se vão trocar o conjunto todo (com esticador) e também a marca das peças que vão colocar. No mais, bem vindo ao clube!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#12

Mensagem por voraz » Sáb Jun 01, 2013 11:47 am

tenho uma manual 2003, e só alegria.a automática tem muita reclamação mais depende muito do antigo dono como cuidou da máquina.vale apena pesquisar nas oficina mecânicas especializadas próximo a sua casa.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#13

Mensagem por igor » Sáb Jun 01, 2013 7:48 pm

[quote name='renan97ar' date='Jun 1 2013, 11:38 AM' post='21736']
[quote name='Darton' date='Jun 1 2013, 01:22 AM' post='21735']
Boa noite!
Acabo de adquirir uma Xsara Picasso Exclusive automática, 2006. Este é minha primeira experiência com a marca francesa. Dúvidas:
independente da loja me garantir que vai trocar as correias, devo trocá-las de novo?
qual o período de troca do oleo de cambio?
[/quote]

Então amigo,primeiramente seja bem vindo. Bom,o óleo do câmbio deve ser trocado a cada 60 mil km, quanto as correis, peça para que eles troquem as duas, tanto a dentada, quanto a poly V, também conhecido como correia de acessórios, juntamente com os rolamentos e esticadores das duas.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#14

Mensagem por mike » Sáb Jun 01, 2013 11:39 pm

Comprar um veiculo usado ou seminovo completo e automatico 'e muito atraente pelo valor desembolsado visto que a depreciacao maior ja acontecer nos 3 primeiros anos.
Nesse caso, vale apena conhecer bem o modelo, seus problemas mais comuns e deixar uma grana reservado para surpresas.
Antes da compra vale a pena conhecer o comportamento do veiculo com cambio automatico, leve um mecanico de confiaca para verificar e andar com o veiculo e inspecionar de uma forma geral, de uma olhada nos pneus, com 68k foi feito pelo menos uma troca por volta de 50k, significa que o pneu deve estar bem novo. verifique o DOT dos 5 pneus, de ser de 2012, isso da para certificar que a km nao foi alterado, levante o carro no elevador e procure por reparos e vazamentos. Se tiver vazando oleo, tanto no cambio como no motor desista da compra, pois significa que o dono nao esta cuidando direito do carro, ou pode ser que o KM foi adulterado. A minha deu sinal de vazamento no por volta de 100k, arrumei e vendi.
isso vale para qualquer veiculo.
Sua duvida 'e procedente, pois cambio automatico de qualquer marca exige MO e ferramentas especializadas.
Se der defeito, nao leve nas concessionarias, eles enviam para empresas especializadas.
fuja de mexanicos curiosos, o picasso nao 'e um carro dificil de reparar, tambem nao da muito defeito, mas muitos mecanicos nao conhecem como fazer o reparo e alem de nao repar podem estragar outras coisas. Nao troque peca atoa, elas duram muito. Procure por um modelo completo, pois 'e um pouco complicado e arriscado adicionar acessorios pois podem gerar conflitos, mau funcionamento e aborrecimento futuro.
Minha opniao, prefiro um veiculos de 10 anos bem cuidado, ao invez de um veiculo de 1 ano de uso mau cuidado.
Conheco gente que tira o carro zero e anda 2 anos sem fazer revisao e sequer trocar o oleo.
Isso voce precisa identificar e evitar.
boa sorte.
Editado pela última vez por mike em Sáb Jun 01, 2013 11:42 pm, em um total de 1 vez.
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#15

Mensagem por luizge » Qua Set 18, 2013 8:04 am

[quote name='jantonio' date='Jun 1 2013, 11:39 PM' post='21741']
Comprar um veiculo usado ou seminovo completo e automatico 'e muito atraente pelo valor desembolsado visto que a depreciacao maior ja acontecer nos 3 primeiros anos.
Nesse caso, vale apena conhecer bem o modelo, seus problemas mais comuns e deixar uma grana reservado para surpresas.
Antes da compra vale a pena conhecer o comportamento do veiculo com cambio automatico, leve um mecanico de confiaca para verificar e andar com o veiculo e inspecionar de uma forma geral, de uma olhada nos pneus, com 68k foi feito pelo menos uma troca por volta de 50k, significa que o pneu deve estar bem novo. verifique o DOT dos 5 pneus, de ser de 2012, isso da para certificar que a km nao foi alterado, levante o carro no elevador e procure por reparos e vazamentos. Se tiver vazando oleo, tanto no cambio como no motor desista da compra, pois significa que o dono nao esta cuidando direito do carro, ou pode ser que o KM foi adulterado. A minha deu sinal de vazamento no por volta de 100k, arrumei e vendi.
isso vale para qualquer veiculo.
Sua duvida 'e procedente, pois cambio automatico de qualquer marca exige MO e ferramentas especializadas.
Se der defeito, nao leve nas concessionarias, eles enviam para empresas especializadas.
fuja de mexanicos curiosos, o picasso nao 'e um carro dificil de reparar, tambem nao da muito defeito, mas muitos mecanicos nao conhecem como fazer o reparo e alem de nao repar podem estragar outras coisas. Nao troque peca atoa, elas duram muito. Procure por um modelo completo, pois 'e um pouco complicado e arriscado adicionar acessorios pois podem gerar conflitos, mau funcionamento e aborrecimento futuro.
Minha opniao, prefiro um veiculos de 10 anos bem cuidado, ao invez de um veiculo de 1 ano de uso mau cuidado.
Conheco gente que tira o carro zero e anda 2 anos sem fazer revisao e sequer trocar o oleo.
Isso voce precisa identificar e evitar.
boa sorte.
[/quote]

Ola desculpa li os comentários e ainda fiquei com uma duvida, independente da marca qualquer carro usado precisa de revisão, a questão que se ouve muita reclamação do câmbio automático da Picasso, ele realmente da dor de cabeça?
Eu tive uma 2001 mecânica e me deu pouca manutenção, o que me chateava era o descaso da concessionária que acha que somos ricos e querem nos estorquir, uma vez danificou o comutador da iguinição fui para ver o preço queriam R$1500,00 porque alegaram que tinha que trocar chave codificar alarme trocar miolo da porta, não fiz, acabei encontrando a peça em uma auto elétrica, que por sinal era a mesma do 206, eu mesmo troquei e gastei somente R$150,00 não precisei fazer nada do que eles queriam me vender.
Estou pensando em adquirir outra e a tentação pelo modelo automático é grande, porém o medo de comprar uma bucha também
Alguma dica para saber se o câmbio esta em ordem?

Abraços
Editado pela última vez por luizge em Qua Set 18, 2013 8:07 am, em um total de 1 vez.
Responder