Aditivo do sistema de arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
marcoswagnerjr
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Mar 22, 2017 7:40 am
Modelos Citroën: C4 Hatch 1.6 2012

Aditivo do sistema de arrefecimento

#61

Mensagem por marcoswagnerjr » Seg Mar 27, 2017 2:27 pm

Liguei na CC e a vendedora falou que o oficial da Citroen e Peugeot é da PRO, mas eles estão em falta.

Procurei no Mercado Livre e achei numa auto peças da cidade: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

É esse mesmo né? Acho que vou completar com ele (Pro) e água desmineralizada (50/50) até chegar no nível e assim que identificar o problema do vazamento, iria fazer uma limpeza, retirando todo o líquido e colocando um novo, o Paraflu.

Acho que isso seria o mais adequado agora né?


Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Aditivo do sistema de arrefecimento

#62

Mensagem por RodrigoSC » Seg Abr 10, 2017 6:56 pm

Pessoal, desculpe pela demora na resposta. Estou com 2 bebês e minha vida social e virtual desapareceu.

Creio que colocaram o Radiex com polímeros. Vou trocar essa gororoba que pode ser umas das causas do aquecimento quando ligo os 2 AC e ando em primeira marcha( Ocorreu 3x).
O segundo estágio aciona mas mesmo assim aparece a mensagem de "desligue o motor, temperatura alta".
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Aditivo do sistema de arrefecimento

#63

Mensagem por rgdl » Ter Abr 11, 2017 2:47 pm

Olha, supondo que seu sistema de arrefecimento está normal, isto é, sem vazamentos, com a bomba funcionando bem, com a ventoinha também funcionando corretamente e com o ar condicionado também dentro dos conformes... mesmo com essa tranqueira no seu sistema não era para seu carro estar superaquecendo com o uso do ar condicionado.

Eu tinha muito esse problema quando meu radiador estava parcialmente entupido, mas só descobri isso quando ele entupiu de vez. Pode ser que esse aditivo não recomendado tenha criado a maldita borra e ela ter entupido parcialmente o radiador, ai nesse caso só varetando o dito cujo.

Depois de varetar ele nuca mais superaqueceu com o uso do ar, e até descobri que minha válvula termostática estava ruim porque o motor ficava com temperatura abaixo da temperatura de trabalho (89°C) o que nunca aconteceu antes.

Mas se seu sistema de arrefecimento está com problemas tem que ver a origem do problema além de trocar o aditivo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#64

Mensagem por gjvialta » Ter Abr 11, 2017 4:20 pm

RodrigoSC escreveu:Pessoal, desculpe pela demora na resposta. Estou com 2 bebês e minha vida social e virtual desapareceu.

Creio que colocaram o Radiex com polímeros. Vou trocar essa gororoba que pode ser umas das causas do aquecimento quando ligo os 2 AC e ando em primeira marcha( Ocorreu 3x).
O segundo estágio aciona mas mesmo assim aparece a mensagem de "desligue o motor, temperatura alta".
Já perdi um motor por causa da borra ocasionada pela mistura de aditivos no radiador. Se está aquecendo é porque tem problema. E talvez seja incrustação no radiador.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#65

Mensagem por vitorcam » Ter Abr 11, 2017 11:42 pm

rgdl escreveu:Olha, supondo que seu sistema de arrefecimento está normal, isto é, sem vazamentos, com a bomba funcionando bem, com a ventoinha também funcionando corretamente e com o ar condicionado também dentro dos conformes... mesmo com essa tranqueira no seu sistema não era para seu carro estar superaquecendo com o uso do ar condicionado.

Eu tinha muito esse problema quando meu radiador estava parcialmente entupido, mas só descobri isso quando ele entupiu de vez. Pode ser que esse aditivo não recomendado tenha criado a maldita borra e ela ter entupido parcialmente o radiador, ai nesse caso só varetando o dito cujo.

Depois de varetar ele nuca mais superaqueceu com o uso do ar, e até descobri que minha válvula termostática estava ruim porque o motor ficava com temperatura abaixo da temperatura de trabalho (89°C) o que nunca aconteceu antes.

Mas se seu sistema de arrefecimento está com problemas tem que ver a origem do problema além de trocar o aditivo.
Aproveitando o seu comentário, o meu Picasso está com a válvula termostatica nova, e a temperatura fica no máximo com duas marcações no painel. Ainda não medi a temperatura com um scanner ou termômetro. O que poderia causar essa temperatura "baixa" no meu carro?

Sent from my XT1563 using Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Aditivo do sistema de arrefecimento

#66

Mensagem por rgdl » Qua Abr 12, 2017 8:32 am

vitorcam escreveu: Aproveitando o seu comentário, o meu Picasso está com a válvula termostatica nova, e a temperatura fica no máximo com duas marcações no painel. Ainda não medi a temperatura com um scanner ou termômetro. O que poderia causar essa temperatura "baixa" no meu carro?
Tem que ver com um scanner se a temperatura realmente não está baixando de 89°C.

Normalmente os Picassos tem a mesma configuração de painel, e quando atinge a temperatura de trabalho fica com 3 traços verdes, mas como essa configuração pode ser alterado via Lexia então é melhor monitorar com um scaner, um ELM327 dá conta.

Caso sua temperatura esteja baixando dos 89°C, e isso vai ser notado quando vc pegar a estrada, sua válvula termostática, embora nova, está ruim.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#67

Mensagem por vitorcam » Qui Abr 13, 2017 12:28 am

Obrigado rgdl, vou providenciar essa verificação, e assim que tiver uma resposta eu volto a falar aqui.

Sent from my XT1563 using Tapatalk
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Aditivo do sistema de arrefecimento

#68

Mensagem por Kadurj » Qui Abr 13, 2017 1:53 pm

Boa tarde ! Vitorcam... O meu sempre ficou com 2 traços na temperatura. Tive um problema no relé e também na resistência da alta subindo a temperatura ao ligar o a/c. Depois que troquei esses itens, acabou o problema e voltou a manter a temperatura nos 2 traços. Estou achando que nos carros mais antigos ( O meu é 2001, o primeiro ) a temperatura ideal ficava assim mesmo. Até comprei o ELM pra tentar acompanhar mas essa budega não funcionou no meu velhinho...


Abs.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#69

Mensagem por vitorcam » Qui Abr 13, 2017 2:14 pm

Interessante, Kadurj, deve ser isso mesmo. Hoje eu fiz um teste aqui em casa; liguei o carro e o ar condicionado também, e deixei funcionando por 15 minutos. A ventoinha não acionou o segundo estágio, e a temperatura ficou com dois traços. Depois fiquei 5 minutos acelerando um pouco, até que o segundo estágio acionou. Achei estranho que esse segundo estágio ficou funcionando por exatos 5 segundos. Aconteceu umas três vezes, e a temperatura sempre com dois riscos.

Tenho três hipóteses: 1° é que está tudo normal (pouco provável), 2° é que minha válvula termostatica, embora nova, esteja travando aberta, 3° é um potencial defeito no sensor de temperatura.

Detalhe é que quando ligo o carro com o ar desligado, a ventoinha não aciona instanteamenfe. Quando ligo o AC, ela aciona o primeiro estágio.



Sent from my XT1563 using Tapatalk
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Aditivo do sistema de arrefecimento

#70

Mensagem por Kadurj » Qui Abr 13, 2017 2:56 pm

No meu para acender o terceiro traço só em engarrafamento e com um sol de rachar. Fora isso nunca sai do segundo traço. Dá pra ouvir de dentro do carro a ventoinha funcionando no 2º estágio que só é acionado quando há a necessidade. Não é acionado ao ligar o ar.

Abs.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#71

Mensagem por Miau » Qui Abr 13, 2017 4:08 pm

Uma maneira de conferir a válvula termostatica é:

Com o carro frio, frio mesmo.. Ligar o motor e deixar aquecer

No radiador tem uma mangueira inferior e uma superior.. A inferior aquece junto com o motor.. A superior nao deve aquecer até que a válvula abra.. Cerca de 80 e tantos graus.. Ai ela aquece meio que imediatamente..

Isso significa que a válvula está ok..

Agora.. Se a inferior e superior aquecem igual = válvula travada aberta
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#72

Mensagem por vitorcam » Sex Abr 14, 2017 10:26 am

Miau escreveu:Uma maneira de conferir a válvula termostatica é:

Com o carro frio, frio mesmo.. Ligar o motor e deixar aquecer

No radiador tem uma mangueira inferior e uma superior.. A inferior aquece junto com o motor.. A superior nao deve aquecer até que a válvula abra.. Cerca de 80 e tantos graus.. Ai ela aquece meio que imediatamente..

Isso significa que a válvula está ok..

Agora.. Se a inferior e superior aquecem igual = válvula travada aberta
Obrigado Miau, fiz o teste aqui e a mangueira superior aqueceu instantaneamente depois de uns 10 minutos. Acredito que a válvula termostática esteja boa então.

Outra coisa, meu pai mandou trocar a válvula termostatica a um tempo atrás. Será se existe a possibilidade de terem instalado um modelo incorreto?

Sent from my XT1563 using Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#73

Mensagem por Miau » Sex Abr 14, 2017 1:59 pm

Pode ser.. Veja na tabela de aplicação da valclei qual é a temperatura de trabalho da válvula pro seu modelo de carro.. Acho q no services da citroen tb informa
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
italoromano
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 7:35 am

Aditivo do sistema de arrefecimento

#74

Mensagem por italoromano » Qui Abr 20, 2017 8:44 am

Pessoal, o que acham desse? Posso utilizar numa C4 Grand Picasso 2008?ImagemImagem

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#75

Mensagem por Munhoz » Qui Abr 20, 2017 10:16 am

Tem uma nota dizendo que ele não atende a norma da ABNT. Eu não usaria.
Prefira os que atendem a norma 13.705.
Eu uso um da Valvoline (eu acho), custa caro uns 60 reais em 2 litros, mas dura 5 anos.. então acaba não sendo caro.
Responder