Aditivo do sistema de arrefecimento

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caldas
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#1

Mensagem por caldas » Qui Mai 09, 2013 4:02 pm

Alguem sabe me dizer qual o tipo de adivito usado nos motores EW10 do C4 Picasso 2011/12 ?
Qual a proporção?


igor
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#2

Mensagem por igor » Qui Mai 09, 2013 7:31 pm

Amigo a proporção eu não sei, mas dá uma olha nesse que encontrei aqui pela net.





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#3

Mensagem por rgdl » Qui Mai 09, 2013 9:10 pm

Gente cuidado na hora de comprar o aditivo para o carro, é obrigatório que ele tenha monoetilenoglicol na formula.

Tem muito "aditivo" que só tem produto anticorrosivo, sem qualquer elemento antiespumante, anticavitação e principalmente sem monoetilenoglicol que é justamente o elemento que não pode faltar.

Caldas, o EW10 é o mesmo motor do Xsara Picasso a proporção é de 50/50 e o aditivo tem que ser orgânico e conter obrigatoriamente monoetilenoglicol (ou etilenoglicol dá no mesmo).

Eu, já usei várias marcas como Winns e STP, mas agora eu uso o Petronas Coolant Up (o do rótulo prateado) que nada mais é do que o antigo Paraflu orgânico.

O Petronas Coolant UP é um aditivo fácil de achar e não é caro, eu parei de usar o Winns e o STP justamente por que a aqui no Rio são difíceis de achar, no caso do STP o problema é achar o orgânico, o sintético é mais fácil mas esse não serve.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Mai 10, 2013 8:58 am, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por rgdl » Sex Mai 10, 2013 9:01 am

Ah! sim já ia esquecendo. NUNCA misture aditivo orgânico com aditivo sintético. Essa mistura costuma formar uma gororoba dentro do sistema de arrefecimento que entope tudo.

Se o aditivo usado era sintético tem que fazer uma limpeza para poder botar o orgânico.
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#5

Mensagem por mlhz » Seg Mai 13, 2013 5:51 pm

eu uso o radixex r1922 a alguns anos.

Drene todo o sistema, coloque água nova e 1 lt do aditivo, concentrado.
Marcus

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#6

Mensagem por rgdl » Seg Mai 13, 2013 10:27 pm

mlhz, não faz isso não retira essa porcaria do seu carro.

Aditivo de arrefecimento tem que estar de acordo com a norma da ABNT NBR 13.705 de 1996. Por essa norma o uso de monoetilenoglicol/etilenoglicol na formula é obrigatório e essa porcaria não tem.

Veja a pagina 6 : <a href="http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/8 ... adores.pdf" target="_blank">http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/8 ... res.pdf</a>
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#7

Mensagem por Lortoo » Ter Mai 14, 2013 1:25 am

RGDL...

tá de parabéns...rsrsrs

nunca tinha lido nada sobre isso..uso o Paraflu...por habito..

valeu mesmo

Abraço
Lortoo
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#8

Mensagem por caldas » Ter Mai 14, 2013 9:40 am

Acho que o melhor foi o Castrol MaxCool Super, por aguentar até 181 graus tendo os Etilenoglicol e inibidores de corrosão (tecnologia orgânica)
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#9

Mensagem por rgdl » Ter Mai 14, 2013 10:19 am

Lortoo, obrigado não me custa colaborar, mas verdade seja dita essa bola foi levantada pelo ADG da Higtorque no youtube.

Mas ele tirou o vídeo do canal porque a fabricante do radiex o ameaçou de processo judicial.

Caldas, concordo, nosso pais é quente em sua maior parte, por isso ter um aditivo que aumente bastante o ponto de ebulição é sempre melhor. O problema é achar o bendito Castrol Maxcool Super. Eu uso o Paraflu porque em qualquer birosca tem dele.
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#10

Mensagem por mlhz » Ter Mai 14, 2013 11:16 am

caracas não sabia desta do radiex...vou trocar mesmo.

bom saber.
Marcus

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#11

Mensagem por caldas » Ter Mai 14, 2013 1:03 pm

Qual o praso recomendado para a troca?
A cada 1 ano? 2?
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#12

Mensagem por Vitor abreu » Ter Mai 14, 2013 5:17 pm

Eu uso o Paraflu tambem...

Esse negocio do Radiex eu tambem nao sabia...
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#13

Mensagem por rgdl » Ter Mai 14, 2013 6:21 pm

Caldas, acho que dois anos é o recomendado, mas não tenho certeza nesse ponto.

De qualquer maneira vou trocar o meu esse ano, vou fazer a troca com troca do reservatório expansão que está muito amarelado dificultando a visualização.

Vitor, essa do radiex é de matar. Até o ADG denunciar isso eu também não sabia. Mas o que me espanta é a atitude da empresa. O inmetro notifica os fabricantes do resultado dos testes, a resposta do fabricante do radiex foi para transcrever o material publicitário. Só que no material está dizendo que o produto tem monoetilenoglicol, o que é mentira.

Ai o ADG fala no canal dele a verdade sobre o radiex e vem a empresa e notifica o cara para retirar o vídeo do canal.

Empresa canalha.
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#14

Mensagem por Vitor abreu » Ter Mai 14, 2013 9:00 pm

[quote name='rgdl' date='May 14 2013, 06:21 PM' post='21621']
Caldas, acho que dois anos é o recomendado, mas não tenho certeza nesse ponto.

De qualquer maneira vou trocar o meu esse ano, vou fazer a troca com troca do reservatório expansão que está muito amarelado dificultando a visualização.

Vitor, essa do radiex é de matar. Até o ADG denunciar isso eu também não sabia. Mas o que me espanta é a atitude da empresa. O inmetro notifica os fabricantes do resultado dos testes, a resposta do fabricante do radiex foi para transcrever o material publicitário. Só que no material está dizendo que o produto tem monoetilenoglicol, o que é mentira.

Ai o ADG fala no canal dele a verdade sobre o radiex e vem a empresa e notifica o cara para retirar o vídeo do canal.

Empresa canalha.
[/quote]

O que eu faço, instrução do meu mecanico (que é especializado em Marea), um ano e meio, ou 60 mil km´s, dos dois, o que chegar primeiro
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#15

Mensagem por Lortoo » Qua Mai 15, 2013 1:38 am

Se der pra utilizar com agua desmineralizada...fica melhor ainda... (reduz bastante os residuos de corrosão...presentes mesmo com o inibidor de corrosão..)..

Abraços
Lortoo
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