Aditivo do sistema de arrefecimento

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#46

Mensagem por Miau » Seg Fev 08, 2016 11:06 pm

Só uma dica.. É sempre bom misturar antes de colocar no carro.


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#47

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 09, 2016 11:25 pm

Bom trabalho!
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#48

Mensagem por RodrigoSC » Ter Jan 24, 2017 1:34 pm

Como comprei o carro faz pouco tempo, levei numa oficina especializada pra fazer a limpeza do sistema e colocar fluído. A água estava marrom de ferrugens.
O mecânico desmontou o sistema, varetou a colméia, lavou as mangueiras, trocou a peça plástica que fica na parte superior do radiador e colocou o radiex rosa(cobrou R$180).

Após ler esse tópico, decidi que usarei o Petronas Paraflu que recomendaram aqui.

Quando chegar a época de trocar, devo usar um algum produto pra limpar o sistema ou posso apenas tirar o fluído atual e colocar o Petronas orgânico?
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#49

Mensagem por Miau » Ter Jan 24, 2017 4:12 pm

Radiex? Organico monoetilenoglicol ou é sintético a base de polímeros?
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#50

Mensagem por rgdl » Ter Jan 24, 2017 5:22 pm

Se for o Radiex a base de polímero tira essa gororoba de preferência ontem, pois não é recomendado para esse motor.
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#51

Mensagem por marcoswagnerjr » Qui Mar 23, 2017 9:17 pm

Boa noite, constatei que o nível do meu radiador está baixo. Não sei qual é o aditivo dele, pois a última vez que levei na autorizada, a quase 2 anos, eles devem ter colocado ou complementado. Vi que a maioria indica o Coolant UP laranja, sendo assim, eu posso apenas completar com 50% dele e 50% de água desmineralizada? Ou é altamente recomendável retirar todo o fluido antigo e completar com Coolant UP e água desmineralizada? Pergunto isso pois vi que é bem complicado, pelo menos para mim e não estava afim de gastar em oficina, a não ser em últimos casos.


Aproveitando, quantos litros teria que ir ao todo? Tenho um C4 Hatch 1.6.


Obrigado desde já.
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#52

Mensagem por marcoswagnerjr » Qui Mar 23, 2017 9:29 pm

E caso não encontre esse Coolant Up, qual outro vocês me sugerem?
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#53

Mensagem por Miau » Qui Mar 23, 2017 11:13 pm

Opa. Se o nível ta baixo, tem algo errado.

Pode completar so com água desmineralizada no momento.. Mas eu te aconselho a investigar isso ai.
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#54

Mensagem por marcoswagnerjr » Sex Mar 24, 2017 7:09 am

Miau,

Acredito estar baixo por causa que ficou muito tempo sem manutenção e como eu não entendo muito de manutenção, meio que fui deixando de lado. Sempre que abastecia nunca permitia o frentista a abrir o capô porque senão eles iam querer sempre empurrar um monte de produto, o que eu sou contra. O normal não seria "secar" e sim a água ficar escura então?
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#55

Mensagem por Miau » Sex Mar 24, 2017 7:42 am

O normal é o sistema ser estanque.. Sendo assim, o nivel não baixa.. Pode ocorrer é uma leve flutuação de nível, mas não é normal baixar.. Mesmo estando parado ou sem manutenção.

Certamente tem algum vazamento.. Pode ser até que apenas goteja e demore.. Mas o problema todo é que o sistema trabalha pressurizado após atingir a temperatura de serviço.. E uma fuga de gota compromete a pressão.

Nada alarmante, mas o normal é não baixar independente de uso ou manutenção.

O chato de tudo é que as possibilidades de locais pra no sistema de arrefecimento, onde possa vazar, são muitas.. Investigar pequenos vazamentos leva um bom tempo.

Porém existe uma tampa de teste que você pode plugar um compressor e aplicar alguns bars de pressão, e ai investigar por onde tem a fuga.. As vezes pode ser na própria tampa com vedação comprometida
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#56

Mensagem por Munhoz » Sex Mar 24, 2017 10:42 am

Muitas vezes também é só a tampa que perde a vedação e vaza aos poucos
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#57

Mensagem por marcoswagnerjr » Sex Mar 24, 2017 10:46 am

Certo, vou tentar investigar isso.

E o líquido vocês sugerem completar? Ou fazer uma 'limpeza' de acordo com esse video?

https://www.youtube.com/watch?v=RQwMBvL7eP4

Mesmo não manjando nada de mecânica esse vídeo me pareceu bastante simples, não tem segredo mesmo né? É fazer o que o rapaz fez ali com o ar quente ligado certo?
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#58

Mensagem por rgdl » Sex Mar 24, 2017 10:58 am

Nunca misture aditivos de marcas diferentes o resultado é a formação de uma borra no sistema que pode entupir o radiador.

As concessionárias normalmente usam o aditivo da Total orgânico, mas para ter certeza só indo lá e perguntando. Mas se não há mais como fazer isso e vc não sabe o aditivo colocado o certo é vazar tudo limpar o sistema com produto próprio para limpeza de sistema de arrefecimento e colocar um aditivo novo. Numa emergência vc pode fazer o que o Miau sugeriu, usar apenas água desmineralizada pura (nunca use água da torneira ou água mineral).

O Petronas Colantup Orgânico Concentrado (do rótulo prateado) é o aditivo de radiador mais fácil de ser encontrado no mercado, pelo menos aqui no Rio é. As vezes eu fico pensando que até padaria tem dele para vender. Uma alternativa boa é o Delphi Orgânico Concentrado, ele é mais barato que o Colantup mas é mais difícil de achar.

No mais é o que o Miau falou, um sistema de arrefecimento que funcione redondinho não diminui o nível do liquido de arrefecimento, isso só acontece quando há algum vazamento, então o jeito é investigar.
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#59

Mensagem por gjvialta » Sex Mar 24, 2017 12:21 pm

marcoswagnerjr escreveu:Certo, vou tentar investigar isso.

E o líquido vocês sugerem completar? Ou fazer uma 'limpeza' de acordo com esse video?

https://www.youtube.com/watch?v=RQwMBvL7eP4

Mesmo não manjando nada de mecânica esse vídeo me pareceu bastante simples, não tem segredo mesmo né? É fazer o que o rapaz fez ali com o ar quente ligado certo?
Não faça o demonstrado no vídeo, a menos que saiba o tipo de aditivo existente. Sempre lave o sistema antes de repor um novo.
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#60

Mensagem por marcoswagnerjr » Sex Mar 24, 2017 1:13 pm

Estive procurando mas não encontrei um vídeo que acredito ser apropriado.

Vocês tem algum vídeo que explique certinho como fazer a tal da limpeza com produtos apropriados?
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