Aditivo do sistema de arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#121

Mensagem por Miau » Seg Jan 20, 2020 10:59 am

colant up petronas, é um dos melhores.. coloração laranja do fluido. vai sem medo.

50/50 tá bom.

só uma observação.. se tiver vazamento no sistema, camuflado por ferrugem, vai aparecer.. então nas primeiras semanas, fica de olho.

se puder fazer um flush antes com algum produto para esse fim, pra limpar o sistema e descontaminar o máximo que der contra ferrugem.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#122

Mensagem por giovane s » Seg Jan 20, 2020 11:56 am

sebastiao escreveu:
Seg Jan 20, 2020 9:18 am
mas e aí? 50/50 desse aditivo com água demineralizada tá bom?
O sistema de arrefecimento do Xsara Picasso tem 7 litros.
Se retirar a mangueira inferior do radiador ficam 2 litros dentro do bloco do motor e meio litro dentro do radiador de ar quente.
Para ficar 50/50 pode usar 3 litros de concentrado e 1 litro de desmineralizada ou 2 litros de concentrado e 2 litros de pronto uso.

Caso utilize limpeza antes de colocar fluído é necessário retirar o tubo de metal que liga a carcaça da válvula a bomba de água e a mangueira inferior do radiador para remover toda a água do sistema.
Teste o radiador e a válvula termostática antes de trocar o fluído, para não ter retrabalho.
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Aditivo do sistema de arrefecimento

#123

Mensagem por sebastiao » Qua Jan 22, 2020 11:52 pm

certo amigos! Muito obrigado por enquanto, vou seguir a risca as recomendações. E posto o meu resultado aqui. :like:
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Aditivo do sistema de arrefecimento

#124

Mensagem por sebastiao » Sex Abr 03, 2020 10:40 pm

boa noite amigos! Peço desculpas pela demora. Demorei pra comprar o aditivo monoetilenoglicol orgânico por isso só executei o serviço hoje.

Bom,
1 . tirei a mangueira grossa que conecta no radiador em cima e em baixo, no pé do radiador...deixei sair toda água torneiral que pus em outubro do ano passado.

2. depois soltei as outras pontas delas ( cavalo d'água e válvula term.) .Tirei a mangueira em U ou C ( como dizem.uns) pois o meu está isolado o radiador interno ( depois vejonisso) .

saiu muita água com pouco de ferrugem,.

3. Como motor estava quente a válvula estava aberta deixei escorrer tudo, e fui com uma mangueira de água direto da torneira joguei pressão na entrada do reservatório até sair toda sujeira, não saiu muita coisa mas como o radiador é novo ( antigo dono bateu esse carro) tenho certeza que ficou razoável. Nao passei nada pra limpar o sistema só água.
4. Deixei esgotar.tudo e fui secando peça por peça e fechei tudo..todas as mangueiras.

5. por fim, fui colocando aos poucos o coolant ( já misturado 3L e 3L de água desmineralizada ) , abri o parafuzinho em cima da válvula Pra sair ar( até um assobiozinho saiu) ate chegar ali e logo chegou também na mangueirinha fininha que volta pro reservatório., pronto!

Todo o sistema ficou com 5L ( sobrou 1L) dei uma boa volta de 13.5Km ( fui buscar a muié no trampo, por causa do corona). e não baixou nada, vamos ver como o carro se comporta no calor.

Agradeço a vocês que me ajudaram na escolha do produto e nos procedimentos. No que eu puder ajudar estou as ordens.
Grande abraço e saúde para todos!!!!
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
RickPacheco
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Mai 06, 2023 12:29 pm
Modelos Citroën: Xsara picasso 1.6 16v 2011 série movie

Re: Aditivo do sistema de arrefecimento

#125

Mensagem por RickPacheco » Ter Jul 04, 2023 4:34 pm

boa tarde a todos! aproveitando o tópico, queria tirar algumas dúvidas:

1. tem diferença o líquido de arrefecimento ser orgânico ou não? da última vez, deixei na mão do mecânico pra comprar os materiais, mas dessa vez preferi comprar pra ver se consigo garimpar peças mais baratas...e me deparei com essa dúvida;
2. vi na altese da Penha (sou do RJ) esse aqui da ipiranga, e que possui monoetilenoglicol e queria saber se alguém daqui já usou, ele é do tipo pronto sem necessidade de adição de água. Já tem uns 2 anos que só coloco desmineralizada, mas como vou fazer manutenção preventiva, vou trocar;
ipiranga.jpg
3. qual a real capacidade de arrefecimento do sistema? no manual, tem duas linhas que indicam 2l e 5l, confesso que não entendi...abs a todos
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Aditivo do sistema de arrefecimento

#126

Mensagem por rgdl » Qui Jul 06, 2023 5:12 pm

O manual do Picasso diz que só se deve usar aditivo do tipo orgânico, mas não lembro se é obrigatório o uso do monoetilenoglico, mas acho que sim. Então esse da Ipiranga atende.

Quanto a capacidade, são aproximadamente 5,5 litros no motor 2.0, mas como seu é 1.6 acredito que deva ser menos, por ser um motor menor.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Aditivo do sistema de arrefecimento

#127

Mensagem por giovane s » Sex Jul 07, 2023 8:38 am

RickPacheco escreveu:
Ter Jul 04, 2023 4:34 pm
boa tarde a todos! aproveitando o tópico, queria tirar algumas dúvidas:

1. tem diferença o líquido de arrefecimento ser orgânico ou não? da última vez, deixei na mão do mecânico pra comprar os materiais, mas dessa vez preferi comprar pra ver se consigo garimpar peças mais baratas...e me deparei com essa dúvida;
2. vi na altese da Penha (sou do RJ) esse aqui da ipiranga, e que possui monoetilenoglicol e queria saber se alguém daqui já usou, ele é do tipo pronto sem necessidade de adição de água. Já tem uns 2 anos que só coloco desmineralizada, mas como vou fazer manutenção preventiva, vou trocar;
ipiranga.jpg
3. qual a real capacidade de arrefecimento do sistema? no manual, tem duas linhas que indicam 2l e 5l, confesso que não entendi...abs a todos
Os aditivos anticorrosivos orgânicos são incompatíveis com os sintéticos quando se misturam da problema.

Já usei é do mesmo padrão das montadoras

Se havia consumo de água podem aparecer pontos de vazamentos quando adiciona produtos com corante.
Responder