Aditivo do sistema de arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#106

Mensagem por Miau » Dom Mar 18, 2018 6:28 pm

Eu so uso petronas paraflu do rotulo prata


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Aditivo do sistema de arrefecimento

#107

Mensagem por rgdl » Seg Mar 19, 2018 12:43 pm

cesampa escreveu: Vou optar pelo Delphi:
Imagem

Alguma objeção?
Eu uso ele, é muito bom. O único problema dele a meu ver é encontrar dele nas lojas. O Petronas Colant UP (do rotulo prateado) é mais fácil de achar e igualmente muito bom. Vou voltar para o Colant UP na próxima troca do aditivo por causa da dificuldade em achar o Delphi.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
cesampa
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mar 13, 2018 12:15 pm
Modelos Citroën: Aircross

Aditivo do sistema de arrefecimento

#108

Mensagem por cesampa » Seg Mar 19, 2018 2:53 pm

Miau escreveu:Eu so uso petronas paraflu do rotulo prata
Como vou comprar pra completar o atual (e o que tem lá é do rosa) terei que optar por esse.
Avatar do usuário
cesampa
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mar 13, 2018 12:15 pm
Modelos Citroën: Aircross

Aditivo do sistema de arrefecimento

#109

Mensagem por cesampa » Seg Mar 19, 2018 3:04 pm

rgdl escreveu:
cesampa escreveu: Vou optar pelo Delphi:
Imagem

Alguma objeção?
Eu uso ele, é muito bom. O único problema dele a meu ver é encontrar dele nas lojas. O Petronas Colant UP (do rotulo prateado) é mais fácil de achar e igualmente muito bom. Vou voltar para o Colant UP na próxima troca do aditivo por causa da dificuldade em achar o Delphi.
Aqui no RJ é tranquilo de encontrar. Fui em duas lojas de peças e achei em ambas.

Mas acabei optando pela linha Total (imagem abaixo), como observei que a maioria dos produtos colocados no carro é da linha desse fabricante — e provavelmente o líquido que já está lá também — comprei dele.

Imagem

Agradeço as respostas de todos.
Hamilton Cruz
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qua Fev 21, 2018 1:24 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v 2004/2005

Aditivo do sistema de arrefecimento

#110

Mensagem por Hamilton Cruz » Seg Mar 19, 2018 3:55 pm

Tou querendo colocar na minha nave também já que o dono anterior não usava,mas anter vou comprar um reservatorio,se alguém souber onde tá mais barato me passem o link por favor, quantos litros tem que colocar?
sigmaxxx
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 20, 2017 1:28 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 AT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#111

Mensagem por sigmaxxx » Ter Jul 03, 2018 10:17 am

Como que se faz para retirar o reservatório de expansão? Tem que desmontar o parachoque e etc?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Aditivo do sistema de arrefecimento

#112

Mensagem por Miau » Ter Jul 03, 2018 10:20 am

Não.. é só soltar a tubulação e os parafusos de fixação
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#113

Mensagem por tilex » Ter Ago 28, 2018 10:31 am

Ja tive 2 Xsara Picasso e posso dizer com segurança uma informação importantissima pros donos desse veiculo !

Nunca deixem o liquido de arrefecimento vencer(ficar mais de um ano), simplesmente deixar de trocar o liquido não vai fazer ferver o motor de imediato , mas vai danificar as tubulações do AR (aconteceu comigo, aumentou a pressão por temperatura e furou), estraga o oleo do cambio automatico, deteriora mais rapido o oleo do motor e outros problemas que eu não comprovei ainda.

Eu pensava que se não sobe a temperatura no painel tava tudo bem, mas agora eu sei.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
mateusbm
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Dez 06, 2018 10:22 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 2.0 16v 2008

Aditivo do sistema de arrefecimento

#114

Mensagem por mateusbm » Ter Dez 18, 2018 10:52 am

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, nunca utilizei o líquido de arrefecimento, e o antigo dono também não usava. Então pergunto o seguinte: Posso ter algum problema se eu começar a utilizar? Tipo despertar algum vazamento em algum ponto que estava começando a corroer??
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Aditivo do sistema de arrefecimento

#115

Mensagem por rgdl » Ter Dez 18, 2018 3:55 pm

mateusbm escreveu: Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, nunca utilizei o líquido de arrefecimento, e o antigo dono também não usava. Então pergunto o seguinte: Posso ter algum problema se eu começar a utilizar? Tipo despertar algum vazamento em algum ponto que estava começando a corroer??
Agora vc está numa situação complicada, o aditivo vai limpar o sistema e os vazamentos podem aparecer, porém continuar assim é muito pior porque esse motor não perdoa quem não usa aditivo.

As peças que vão embora logo são o duto de retorno do liquido de arrefecimento que é metálico, a válvula termostática, a bomba, e os trocadores de calor, tanto do óleo do motor quanto do óleo do cambio automático, isso sem falar dos danos ao bloco.

Outra coisa que acontece é que a corrosão dessas peças se acumula no radiador diminuindo sua eficiência.

Uma dica que te dou é fazer uma revisão do sistema de arrefecimento vendo a situação de todas essas peças e trocando o que for preciso e fazer isso o quanto antes, a partir daí usar aditivo e ser feliz e ficar tranquilo com o carro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mateusbm
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Dez 06, 2018 10:22 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 2.0 16v 2008

Aditivo do sistema de arrefecimento

#116

Mensagem por mateusbm » Qui Dez 20, 2018 8:49 am

rgdl escreveu: Agora vc está numa situação complicada, o aditivo vai limpar o sistema e os vazamentos podem aparecer, porém continuar assim é muito pior porque esse motor não perdoa quem não usa aditivo.

As peças que vão embora logo são o duto de retorno do liquido de arrefecimento que é metálico, a válvula termostática, a bomba, e os trocadores de calor, tanto do óleo do motor quanto do óleo do cambio automático, isso sem falar dos danos ao bloco.

Outra coisa que acontece é que a corrosão dessas peças se acumula no radiador diminuindo sua eficiência.

Uma dica que te dou é fazer uma revisão do sistema de arrefecimento vendo a situação de todas essas peças e trocando o que for preciso e fazer isso o quanto antes, a partir daí usar aditivo e ser feliz e ficar tranquilo com o carro.
Valeu RGDL vou fazer isto mesmo, o quanto antes. Moro no litoral e aqui costuma fazer temperaturas altas.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Aditivo do sistema de arrefecimento

#117

Mensagem por rgdl » Qui Dez 20, 2018 5:49 pm

mateusbm escreveu: Moro no litoral e aqui costuma fazer temperaturas altas.
Pois é, o verão está ai e é justamente quando o carro dá mas problema relacionado a superaquecimento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Aditivo do sistema de arrefecimento

#118

Mensagem por giovane s » Ter Jan 22, 2019 11:02 am

rgdl escreveu:
mateusbm escreveu: Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, nunca utilizei o líquido de arrefecimento, e o antigo dono também não usava. Então pergunto o seguinte: Posso ter algum problema se eu começar a utilizar? Tipo despertar algum vazamento em algum ponto que estava começando a corroer??
Agora vc está numa situação complicada, o aditivo vai limpar o sistema e os vazamentos podem aparecer, porém continuar assim é muito pior porque esse motor não perdoa quem não usa aditivo.

As peças que vão embora logo são o duto de retorno do liquido de arrefecimento que é metálico, a válvula termostática, a bomba, e os trocadores de calor, tanto do óleo do motor quanto do óleo do cambio automático, isso sem falar dos danos ao bloco.

Outra coisa que acontece é que a corrosão dessas peças se acumula no radiador diminuindo sua eficiência.

Uma dica que te dou é fazer uma revisão do sistema de arrefecimento vendo a situação de todas essas peças e trocando o que for preciso e fazer isso o quanto antes, a partir daí usar aditivo e ser feliz e ficar tranquilo com o carro.
Eu perdi o sistema de arrefecimento praticamente todo por causa do antigo dono. :angry:
O carro parece uma bomba relógio, anda 300km e explode. Na cidade é tranquilo o sistema todo demora para superaquecer, sem AC e congestionamento.
Vai ter que fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento. Toda corrosão vai para a mangueira superior do radiador e para caixa superior do radiador, vai obstruir a mangueira de retorno para o reservatório e todas varetas do radiador. Vai ter que varetar o radiador. As mangueiras mangueira superior e inferior se estiverem estufadas vai ter que substituir, senão é só remover e limpar.
Limpar reservatório de expansão.
Estes são os itens básicos, recomendo trocar a tampa, a válvula termostática e a bomba de água.
Alison
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 25, 2019 10:03 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v 2005 Black

Aditivo do sistema de arrefecimento

#119

Mensagem por Alison » Seg Nov 25, 2019 11:55 pm

Muito boa essa informação, pra mim, podia ser qualquer aditivo. Rgdl, parabéns pela contribuição.
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Aditivo do sistema de arrefecimento

#120

Mensagem por sebastiao » Seg Jan 20, 2020 9:18 am

Bom dia! Estou precisando disso também. No meu só tem água torneiral, pois quando peguei o carro (5 meses) tava isolado o radiadorzinho de ar quente e o pior nao estava com aquela mangueira de retorno em C, tava só fechada as saidas. Treinei todo aditivo que puseram e botei a mangueira em C e pus água.


tô pensando em.comprar o Petronas Coolant Up, mas no mercado livre só achei do frasco azul e só fala de motor chevrolet.

mas e aí? 50/50 desse aditivo com água demineralizada tá bom?

Valeu!
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Responder