Avaliação Xsara Picasso no mercado de usados

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#1

Mensagem por Dynared » Qua Mai 08, 2013 6:18 pm

Pessoal,
Assim como a maioria aqui, sou um feliz proprietário de um Picasso 07/07 exclusive top AT, com 53.000 Km. Eis que fui promovido na minha empresa, e passei a rodar com a minha nave diariamente, a trabalho. Depois de alguns meses na labuta, percebi que o valor do gasto em combustível não está compensando e infelizmente terei que vendê-la. Ou vendo, ou tiro dinheiro do meu bolso para fazer as visitas a cargo da empresa.

Foi aí que me deparei com uma situação até então desconhecida.

Sempre percebi que os Picassos eram ruins de mercado nos seus primeiros anos de vida, com uma desvalorização acima de 20% só no primeiro ano (por motivos já discutidos aqui no fórum), mas passados alguns anos, o carro passava a ser bem aceito, tanto que a loja que me vendeu, tinha outros 2.

A 2 semanas, comecei a perceber o quão difícil está o mercado de usados. Em resumo, tentei fazer negócio com várias revendas (usando meu carro na troca por outro), mas sem sucesso.

Conforme a tabela do Webmotors (não a FIPE), meu carro é avaliado em R$ 25.500,00, porém, a melhor cotação recebida foi 18.000,00 após muita delonga e a pior foi R$ 12.000. Estranho que apesar dos vendedores ficarem jogando a culpa no IPI dos carros 0KM, todos os Picassos encontrados a venda (do mesmo ano), estão sendo vendidos entre 24K e 26K. E muitos desses são lixos.

E aí ? Alguém entregaria sua nave 2007/2007 impecável, com 53.000 Km por R$ 12.000,00 ?

É isso mesmo gente. Alguém já passou por isso ? Alguma sugestão ?

Valeu gente, obrigado.
Editado pela última vez por Dynared em Qua Mai 08, 2013 6:25 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Mai 08, 2013 8:13 pm

Cara agência é phoda mesmo, colocam o seu carro la no chão, pois é ai que eles ganha dinheiro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#3

Mensagem por Dynared » Qua Mai 08, 2013 8:42 pm

rgdl, até concordo com você. Esse é o meu 5º carro (fora o C3 da minha esposa), mas nunca vi nada igual, estou um pouco assustado rs rs rs .

A pior cotação chega ser menos de 50% do valor que estão pedindo no mercado.

Uma desvalorização em torno de 20% já era esperada, a final, eles precisam ganhar alguma coisa, mais oferecer 12K é uma brincadeira de muito mal gosto.

Andei conversando com outro colega que está na mesma situação com um Astra Elite 2007. Acho que isso é uma forma "educada" de dizer "não quero o seu carro". Só pode ser.

Minha irmã tentou trocar um Classic (unica dona) e também está com dificuldade. O carro vale 14K (média Webmotors)e ofereceram 9k na troca por um Onix. Meu Deus 9K num carro 2009. O pior é que esse carro tem 60 dias de espera, sem garantia de entrega.

Será que esse povo todo comprou sem dar usado na troca ?
Editado pela última vez por Dynared em Qua Mai 08, 2013 8:43 pm, em um total de 1 vez.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Qua Mai 08, 2013 9:01 pm

Amigo não sei em que região do país você mora, mas aqui em Cuiabá no Mato Grosso, a coisa não é nada diferente. Esses tempos atrás, eu estava atrás de uma S10 e como quitei minha nave recentemente, estava procurando alguém, ou alguma loja que aceitasse fazer uma troca, afinal, minha nave é 08/09, com 74 mil rodados, sou o único dono, ela está impecável, com toda a manutenção em dia e nota de tudo que é feito nela. O resultado dessa minha busca foi simplesmente desanimador, pois todas as S10 que eu encontrava os caras queriam 10, 12 mil de volta, tipo meu carro e mais esse valor, sendo que essas caminhonetes eram 2001, 2002 e estavam todas elas arrebentadas, ou seja, de cara eu teria que gastar uma nota para colocá-las em ordem de novo e mesmo com tudo isso, os vendedores não arredavam pé, um deles chegou a me dizer, que se ele preferia ficar com a S10 parada, esperando comprador, a pegar uma picasso que ele ia levar até seis meses para vender. Ai depois de toda essa minha peregrinação, desisti e resolvi ficar com minha nave. Mas de tudo isso, eu tirei uma lição, se você quer mesmo vender sua nave, coloque ela em um classificado, ou uma placa de vende-se nela e venda para particular, pode demorar mais, mas você pede seu preço e pronto, você sabe até quanto você pode baixar o preço e se o cara começar com muito "lero lero", na hora de comprar, você já fala na lata "o preço é esse, a condição é essa e pronto". Um amigo meu, estava com scenic que não vendia nem por decreto, ele fez isso que eu te disse e em 3 meses vendeu o carro, por um valor quase igual ao da tabela Fipe, claro que um pouco abaixo e com a grana em mãos ainda pode chorar na hora de comprar o outro carro que ele queria. Se você puder esperar, anuncie sua nave no site, tipo OLX, ou outro site de classificados qualquer, poste fotos dela em seu face e diga que ela está a venda, coloque uma placa de vende-se nela e você verá que é a melhor coisa. Boa sorte.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#5

Mensagem por Dynared » Qua Mai 08, 2013 9:38 pm

Valeu iam27, e obrigado por compartilhar sua história. De repente tive a impressão que era comigo.

Agora, que tem algo estranho no mercado tem, porque o que eu vejo de Picasso só o caco por aí, não está escrito e pede-se muito bem por eles.

A venda é por opção e Graças a Deus, não preciso vendê-lo por necessidade. Vou fazer isso, anunciá-lo e aguardar um comprador que goste do carro. Por enquanto, ela me serve muito bem.

Agora ... O que deve ter de gente entregando carro em CC a preço de banana por esses HB20, Onix e Etios .... Tem lugar cobrando até ágil ... Além de jogar o preço do carro do cliente no chão, ainda cobram acima do valor da tabela da montadora. Não quer, tem uma fila atrás querendo.

O cara da Ford aqui em São Paulo teve a "pachorra" de dizer que no Fiesta Rocam o preço pago pelo meu Picasso era um, e pelo New Fiesta Brasileiro era outro. Acreditem ....
Editado pela última vez por Dynared em Qua Mai 08, 2013 9:40 pm, em um total de 1 vez.
Bad_KiLL
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Seg Fev 04, 2013 4:52 am
Nome: Bad_KiLL

#6

Mensagem por Bad_KiLL » Qua Mai 08, 2013 11:04 pm

Cara... Hj em dia com a internet não existe mais Trocar de carro na Loja.
Os caras não tem como competir por isso chutam o valor lá em baixo se não eles morrem de fome.
Eu vendi em 30 dias um VW Golf GTi 95 pela internet o meu.
Preço de tabela heim.
Se teu carro estiver bom mesmo tira bastante foto e coloca na internet que vende rapidinho.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#7

Mensagem por ilima » Qui Mai 09, 2013 8:02 pm

Sempre procurei trocar meus carros em concessionária. Sei que sempre vão desvalorizar seu carro o máximo que podem.

O que procuro fazer é simples: Economizo o máximo que posso, e quando tenho algo próximo ao valor que apuro da diferença, tento fechar negócio.

Ilustrando seu caso: Se seu carro tem preço final na Webmotors de R$ 23.000,00, calcule como valor de referência final para venda em torno de R$ 20.000,00/R$ 21.000,00.

Se vc quiser um carro de R$ 40.000,00, e tiver na casa de R$ 15.000,00 à R$ 17.000,00, comece a procurar. Encontre o carro que vc quer e faça a oferta, com a diferença à vista. Na maioria das vezes, vc consegue fechar negócio.

Um tempo atrás, com as facilidades de financiamento, isto não estava sendo possível. Hoje em dia está bem mais fácil.

Atente para:
- Se o carro que vc quer é usado, fica mais fácil negociar - pois pode flexibilizar o preço de compra do seu e venda do outro. Com carro zero é mais difícil, pelo preço de venda.
- Não demonstre interesse demasiado no carro a comprar, mesmo que seja maravilhoso.
- Se for 'blefar' para voltar depois, lembre-se que o carro poderá não estar mais lá...

Quando fui trocar meu último carro, a diferença era em média de R$ 35.000,00. Fechei negócio pagando R$ 28.000,00. Agora, procurei por 2 meses, sem pressa de encontrar.

A depreciação do Citroen, realmente, é maior do que a dos outros. Culpa, principalmente - segundo me disseram - da fama de manutenção complicada (vide Xantia na déc de 90) e preço de peças abusivo ("lenda" diante de alguns outros modelos). Mas nem por isto mudo de marca. O conforto que o carro me proporciona não tem igual.

Outro ponto importante: Se vc não tiver a diferença para pagar de uma vez, faça uma simulação de empréstimo fora da loja. As vezes, fica melhor pagar R$ 15.000,00 a um banco do que R$ 18.000,00 financiado na loja - os valores são com base no meu 'exemplo' lá em cima.

Abraços e boa sorte na escolha.

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Qui Mai 09, 2013 8:05 pm, em um total de 1 vez.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#8

Mensagem por mlhz » Seg Mai 13, 2013 5:55 pm

o mercado esta ruim para todos, aqui me Curitiba a situação é semelhante.

Alguns perdem mais que outros, mas todos perdem.

Chegaremos ao ponto de ficar como nos EUA e na EUROPA, carros usados extremamente desvalorizados.

Aconteceu com a linha telefônica, vai acontecer com o carro.

Por isso uso até acabar, e uso mesmo, não vendo carro com menos de 100mkm; gosto de rodar e abusar.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Seg Mai 13, 2013 6:13 pm

Faço a mesma tática que você MLHZ....

Prefiro mil vezes minha Picasso 2006 do jeito que esta, do que qualquer 1.0 0km...

Meu carro atende perfeitamente as necessidades de um transito severo com SP, e para passeios e/ou viagens, o carro é extremamente prazeroso...

Pretendo ficar com ele por mais alguns BONS anos!!!
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#10

Mensagem por wionax » Seg Mai 13, 2013 6:23 pm

Desvalorização é geral, com todos os carros.

Interessante é ter tempo para vender. Sempre tem um que gosta deste tipo de carro e compra. Os Picassos que estão muito abaixo da tabela, estão todos regaçados, cheios de defeitos.

Vou vender o meu tambem, porem num preço bom, so anunciar e ficar tranquilo.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#11

Mensagem por chuvadenovembro » Seg Mai 13, 2013 9:55 pm

[quote name='Warley' date='May 13 2013, 06:23 PM' post='21595']
Desvalorização é geral, com todos os carros.

Interessante é ter tempo para vender. Sempre tem um que gosta deste tipo de carro e compra. Os Picassos que estão muito abaixo da tabela, estão todos regaçados, cheios de defeitos.

Vou vender o meu tambem, porem num preço bom, so anunciar e ficar tranquilo.
[/quote]

Antes de comprar o picasso, eu tive um twingo e um atos prime, imagine para quem me vendeu a alegreia que teve de desencalhar estes carros hehehe

Eu penso exatamente assim, da mesma forma que eu procuro carros do meu gosto, na hora de vender, sempre vai ter um comprador.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#12

Mensagem por mlhz » Ter Mai 14, 2013 11:13 am

esse é outro fator:

Você compra carro porque gosta ou por que quer revenda fácil?

Eu compro porque gosto, e sinceramente acho minha Xsara mais bacana que o Civic 1.8 modelo novo (que nem computador de bordo tem, nem 4 airbags e nem o motor 2.0 - que só veio agora).
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#13

Mensagem por mike » Ter Mai 14, 2013 11:33 pm

Colegas, o mercado de veiculos usados esta assumindo o comportamento de paises desenvolvidos, e pelo visto sem volta, tipico como mercado Americano e Europeu, com desvalorizacao de 20% a 15% ao ano. As fabricas e o governo estao empurrando guela abaixo do consumidor carro zero financiado que tem taxas mais atrativas que os nossos usados, com objetivo de gerar impostos e manter as fabricas aceleradas e interesses proprios. Voce pode prestar atencao sobre as propagandas macica dos zero na televisao e jornais.
Quanto ao valor de mercado, tinha uma regra do mercado de usados, Se o cara da garagem quer ficar com o seu carro ele vai pagar no maximo 80% da tabela fipe, ou de uma margem de lucro de $5k.
Se ele quiser pagar muito menos, ele na verdade, para dizer que nao quer seu veiculo ele te faz uma proposta tao vergonhosa que vai forcar voce a declinar.
Realmente, vender um carro usado hoje 'e um verdadeiro desafio, especiamente os importados.
Vale lembrar que embora o xsara picasso era "montado" aqui, mas suas pecas em grande maioria sao importadas e um pouco mais caras que os VW. Tambem voce ja deve ter ouvido esse argumento frequentemente usado pelos negociantes de carros usados.
Quanto ao que fazer? Acho que se seu carro estiver em bom estado e puder esperar por uma boa oportunidade de negocio, vai te salvar algum dinheiro, mas se nao puder esperar acostume-se com a ideia de perder dinheiro.
boa sorte.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#14

Mensagem por Lortoo » Qua Mai 15, 2013 1:34 am

Prezados,

estive na KIa MOTORS vendo um cerato..que pretendia comprar para a minha esposa..
só a titulo de curiosidade, decidi simular a inclusão do meu XSARA PICASSO 2005 EXA no negocio..

eles ofereceram R$ 10.000,00 ..rsrsrsr isso a uns 6 meses atras...e eu ja tinha gasto so de revisão nele..R$ 2.000,00

resumo..FALA SERIO.. prefiro ficar usando ele...rsrsrsrsr

abraços
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#15

Mensagem por leo_spitz » Dom Jul 07, 2013 11:28 am

[quote name='Lortoo' date='May 15 2013, 01:34 AM' post='21624']
Prezados,

estive na KIa MOTORS vendo um cerato..que pretendia comprar para a minha esposa..
só a titulo de curiosidade, decidi simular a inclusão do meu XSARA PICASSO 2005 EXA no negocio..

eles ofereceram R$ 10.000,00 ..rsrsrsr isso a uns 6 meses atras...e eu ja tinha gasto so de revisão nele..R$ 2.000,00

resumo..FALA SERIO.. prefiro ficar usando ele...rsrsrsrsr

abraços
[/quote]


A Xsara Picasso tem mercado... garanto... vendi uma Exclusive 2011 em 4 dias no webmotors... o cara veio buscar de outra cidade... e peguei mais que a FIPE...

Sempre tem um cara com perfil pro carro... no caso dele, família!!!! Igual ao meu caso...

Então, se eu precisar de um carro de menos de 50 mil com espaço e itens de segurança, vou certo na Xsara Picasso...

Outra questão no mercado é o ano do carro e a quilometragem... nem todo usado é considerado semi-novo... e aí temos dois mercados...

Atualmente tenho uma Picasso 2008 com 62 mil K... e sei que se for colocar num negócio, ela vai virar repasse... então, tenho que tentar vender eu mesmo... e com desconto ainda!

É a vida!
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
Responder