Carro parado por troca de óleo do cambio automático
Parece piada, mas a história é bem real, o carro andava quase que perfeitamente , claro que com estes leves trancos que todo dono de cambio automático AL4 da linha citroen/peugeot bem conhece que costuma aparecer, aquelas frases que costumam dar as caras de vez em quando e logo somem depois de desligar o carro e religar, bem foi assim que aconteceu ... Era uma vez um belo dia quando apareceu aquela chavezinha no painél avisando que deveria ser levado até a autorizada para ser trocado o óleo, e assim o fiz... tomei o caminho das pedras, foi quando recebido na concessionária depois de receber aquele preço absurdo pela troca de óleo do motor solicitei que também fosse trocado o óleo da caixa e da resposta da representante da citroen que o óleo da caixa nao se trocava nunca pois era especial e de uso vitalício !!!!!
Resolví procurar uma oficina de confiança que pudesse me orientar, foi quando o mecanico me disse que já que nunca foi trocado e estava com 60.000 km deveria deixar como estava pois se eu tirasse o óleo velho poderia ser que nao andasse mais . Bem, nao mastiguei bem aquela resposta e resolví trocar o óleo eu mesmo em casa. Troquei primeiro o do motor, resetei aquela maldita chavinha do painel e depois baixei o da caixa , como manda o manual deveriam descer 2 litros de um óleo hidráulico , mas o que apareceu foram 400 ml de algo negro . coloquei 2 litros, girei o motor engrenei a marha girei um pouco sobre o cavalete , baixei de novo e assim sucessivas vezes até começar a clarear e parecer com algo como fluido hidraulico (vermelho). Bem , manutençao encerrada, carro no chão e.........Não andou mais !!!!!!!!!!!!!!!!! e não é que o mecânico tinha razão! Não é só museu que gosta de coisa velha, o picasso também gostava!!! o carro só andava mesmo com o óleo velho. Agora está parado, engreno o modo manual e/ou o automatico e nada dele ir pra frente , quando coloco a ré e piso fundo com muito esforço ele anda prá trás . alguém sabe o que aconteceu ou já viu isso? Como consertar??????
Resolví procurar uma oficina de confiança que pudesse me orientar, foi quando o mecanico me disse que já que nunca foi trocado e estava com 60.000 km deveria deixar como estava pois se eu tirasse o óleo velho poderia ser que nao andasse mais . Bem, nao mastiguei bem aquela resposta e resolví trocar o óleo eu mesmo em casa. Troquei primeiro o do motor, resetei aquela maldita chavinha do painel e depois baixei o da caixa , como manda o manual deveriam descer 2 litros de um óleo hidráulico , mas o que apareceu foram 400 ml de algo negro . coloquei 2 litros, girei o motor engrenei a marha girei um pouco sobre o cavalete , baixei de novo e assim sucessivas vezes até começar a clarear e parecer com algo como fluido hidraulico (vermelho). Bem , manutençao encerrada, carro no chão e.........Não andou mais !!!!!!!!!!!!!!!!! e não é que o mecânico tinha razão! Não é só museu que gosta de coisa velha, o picasso também gostava!!! o carro só andava mesmo com o óleo velho. Agora está parado, engreno o modo manual e/ou o automatico e nada dele ir pra frente , quando coloco a ré e piso fundo com muito esforço ele anda prá trás . alguém sabe o que aconteceu ou já viu isso? Como consertar??????
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Cara explica melhor qual o procedimento que vc usou para a troca, porque como vc falou que só saiu 400 ml está parecendo que vc não tirou o bujão do nível e se vc fez todo o processo sem retirar o bujão do nível vc pode ter danificado sua caixa por excesso de óleo.
Outra, que óleo vc usou na troca? vc falou que o óleo era vermelho, mas os óleos recomendados mesmo os alternativos não são vermelhos e sim amarelos. Tem também que monitorar a temperatura do óleo, porque ele tem que estar a 70°C durante a troca para que depois o nível fique correto.
O uso de óleo não recomendado pode sim acarretar sério problema a caixa. Também é necessário resetar o contador de desgaste de óleo via scanner automotivo.
Outra, que óleo vc usou na troca? vc falou que o óleo era vermelho, mas os óleos recomendados mesmo os alternativos não são vermelhos e sim amarelos. Tem também que monitorar a temperatura do óleo, porque ele tem que estar a 70°C durante a troca para que depois o nível fique correto.
O uso de óleo não recomendado pode sim acarretar sério problema a caixa. Também é necessário resetar o contador de desgaste de óleo via scanner automotivo.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Mai 02, 2013 12:00 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='Eber' date='May 2 2013, 10:24 AM' post='21509']
Parece piada, mas a história é bem real, o carro andava quase que perfeitamente , claro que com estes leves trancos que todo dono de cambio automático AL4 da linha citroen/peugeot bem conhece que costuma aparecer, aquelas frases que costumam dar as caras de vez em quando e logo somem depois de desligar o carro e religar, bem foi assim que aconteceu ... Era uma vez um belo dia quando apareceu aquela chavezinha no painél avisando que deveria ser levado até a autorizada para ser trocado o óleo, e assim o fiz... tomei o caminho das pedras, foi quando recebido na concessionária depois de receber aquele preço absurdo pela troca de óleo do motor solicitei que também fosse trocado o óleo da caixa e da resposta da representante da citroen que o óleo da caixa nao se trocava nunca pois era especial e de uso vitalício !!!!!
Resolví procurar uma oficina de confiança que pudesse me orientar, foi quando o mecanico me disse que já que nunca foi trocado e estava com 60.000 km deveria deixar como estava pois se eu tirasse o óleo velho poderia ser que nao andasse mais . Bem, nao mastiguei bem aquela resposta e resolví trocar o óleo eu mesmo em casa. Troquei primeiro o do motor, resetei aquela maldita chavinha do painel e depois baixei o da caixa , como manda o manual deveriam descer 2 litros de um óleo hidráulico , mas o que apareceu foram 400 ml de algo negro . coloquei 2 litros, girei o motor engrenei a marha girei um pouco sobre o cavalete , baixei de novo e assim sucessivas vezes até começar a clarear e parecer com algo como fluido hidraulico (vermelho). Bem , manutençao encerrada, carro no chão e.........Não andou mais !!!!!!!!!!!!!!!!! e não é que o mecânico tinha razão! Não é só museu que gosta de coisa velha, o picasso também gostava!!! o carro só andava mesmo com o óleo velho. Agora está parado, engreno o modo manual e/ou o automatico e nada dele ir pra frente , quando coloco a ré e piso fundo com muito esforço ele anda prá trás . alguém sabe o que aconteceu ou já viu isso? Como consertar??????
[/quote]
:D Prezado Eber,
bem vindo ao clube daqueles que "fazem em casa"... :icon_smile_big: Sou assim também.
Relaxa!
A caixa está com óleo até "as cabeças" (!!!), muito cheia mesmo! A pressão, nestas condições, some e não há acoplamento das embreagens internas do câmbio. O carro simplesmente pára de vez.
Faz uma coisa, meu amigo: abre o bujão que você abriu quando trocou o óleo e deixa escorrer todo o óleo que vier. Depois, olhe por debaixo do orifício que você abriu e o amigo verá que há um outro bujão de óleo, interno.
Este bujão que fica dentro do bujão primeiro é que drena o óleo todo do câmbio.
O primeiro bujão é apenas para verificação do nível do óleo. Se você o abrir e vazarem dois litros de óleo, o câmbio estará no nível certo.
O que está acontecendo é que você achou que este primeiro bujão era o de drenagem... :65322:
Ele não é. Quando você o abriu e vazaram 400 ml de óleo, estes 400 ml estavam em excesso dentro da caixa.
Como o câmbio está muito cheio de óleo, se você abrir o primeiro bujão e escorrerem os cerca de 02 (dois) litros de óleo em excesso, o carro já voltará a nadar normalmente.
Se quiser fazer o serviço melhor ainda, retira o bujão interno e você verá que descerão do câmbio mais 4,5 litros de óleo, pelo menos.
Aí, fecha o bujão interno e o externo e coloca 5 litros de óleo zerado/novo para dentro.
Depois disso, só retira o bujão externo e verás que descerão apenas 0,5 litro de óleo.
Pronto!
O serviço terá terminado e o câmbio voltará a funcionar perfeitamente.
Ahhhhhhhh, depois que o câmbio voltar a funcionar, vai até um concessionário e pede para passarem o Lexia3 no carro, para zerar o contador de desgaste do câmbio e avaliar se há algum código de erro. De quebra, pede para atualizarem o câmbio com o software de 2011, dos AL4 dos motores "flex" deste ano, que prevê reduções mais "tranquilas" de 2ª para 1ª marcha.
Você vai gostar do resultado.
Um abração, meu rei. Estas coisas só acontecem com quem bota a mão na massa. Parabéns pela coragem e só é assim que se vence e cresce na vida!
E vamos que vamos!!!
Xamã
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Resolví procurar uma oficina de confiança que pudesse me orientar, foi quando o mecanico me disse que já que nunca foi trocado e estava com 60.000 km deveria deixar como estava pois se eu tirasse o óleo velho poderia ser que nao andasse mais . Bem, nao mastiguei bem aquela resposta e resolví trocar o óleo eu mesmo em casa. Troquei primeiro o do motor, resetei aquela maldita chavinha do painel e depois baixei o da caixa , como manda o manual deveriam descer 2 litros de um óleo hidráulico , mas o que apareceu foram 400 ml de algo negro . coloquei 2 litros, girei o motor engrenei a marha girei um pouco sobre o cavalete , baixei de novo e assim sucessivas vezes até começar a clarear e parecer com algo como fluido hidraulico (vermelho). Bem , manutençao encerrada, carro no chão e.........Não andou mais !!!!!!!!!!!!!!!!! e não é que o mecânico tinha razão! Não é só museu que gosta de coisa velha, o picasso também gostava!!! o carro só andava mesmo com o óleo velho. Agora está parado, engreno o modo manual e/ou o automatico e nada dele ir pra frente , quando coloco a ré e piso fundo com muito esforço ele anda prá trás . alguém sabe o que aconteceu ou já viu isso? Como consertar??????
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Relaxa!
A caixa está com óleo até "as cabeças" (!!!), muito cheia mesmo! A pressão, nestas condições, some e não há acoplamento das embreagens internas do câmbio. O carro simplesmente pára de vez.
Faz uma coisa, meu amigo: abre o bujão que você abriu quando trocou o óleo e deixa escorrer todo o óleo que vier. Depois, olhe por debaixo do orifício que você abriu e o amigo verá que há um outro bujão de óleo, interno.
Este bujão que fica dentro do bujão primeiro é que drena o óleo todo do câmbio.
O primeiro bujão é apenas para verificação do nível do óleo. Se você o abrir e vazarem dois litros de óleo, o câmbio estará no nível certo.
O que está acontecendo é que você achou que este primeiro bujão era o de drenagem... :65322:
Ele não é. Quando você o abriu e vazaram 400 ml de óleo, estes 400 ml estavam em excesso dentro da caixa.
Como o câmbio está muito cheio de óleo, se você abrir o primeiro bujão e escorrerem os cerca de 02 (dois) litros de óleo em excesso, o carro já voltará a nadar normalmente.
Se quiser fazer o serviço melhor ainda, retira o bujão interno e você verá que descerão do câmbio mais 4,5 litros de óleo, pelo menos.
Aí, fecha o bujão interno e o externo e coloca 5 litros de óleo zerado/novo para dentro.
Depois disso, só retira o bujão externo e verás que descerão apenas 0,5 litro de óleo.
Pronto!
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Ahhhhhhhh, depois que o câmbio voltar a funcionar, vai até um concessionário e pede para passarem o Lexia3 no carro, para zerar o contador de desgaste do câmbio e avaliar se há algum código de erro. De quebra, pede para atualizarem o câmbio com o software de 2011, dos AL4 dos motores "flex" deste ano, que prevê reduções mais "tranquilas" de 2ª para 1ª marcha.
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E vamos que vamos!!!
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
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Pois é xamã, também estou achando que o problema dele é excesso de óleo. Mas minha preocupação é ter danificado a caixa pelo excesso de óleo.
Outra coisa também é que ele diz que o óleo que ele usou era vermelho, salvo engano, não lembro de ter óleo vermelho naquela lista de óleos alternativos que discutimos em outro tópico. Nesse ponto minha preocupação é ele ter usado um dex 3 mineral e não os sintéticos e semi sintéticos recomendados.
Sabemos que essa caixa superaquece o óleo por problema de refrigeração deficiente, se ele usou um mineral, mesmo sendo dex3, em pouco tempo esse óleo vai virar uma geleca e destruir o cambio dele.
Outra coisa também é que ele diz que o óleo que ele usou era vermelho, salvo engano, não lembro de ter óleo vermelho naquela lista de óleos alternativos que discutimos em outro tópico. Nesse ponto minha preocupação é ele ter usado um dex 3 mineral e não os sintéticos e semi sintéticos recomendados.
Sabemos que essa caixa superaquece o óleo por problema de refrigeração deficiente, se ele usou um mineral, mesmo sendo dex3, em pouco tempo esse óleo vai virar uma geleca e destruir o cambio dele.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Mai 03, 2013 10:19 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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A caixa está com óleo até "as cabeças" (!!!), muito cheia mesmo! A pressão, nestas condições, some e não há acoplamento das embreagens internas do câmbio. O carro simplesmente pára de vez.
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Este bujão que fica dentro do bujão primeiro é que drena o óleo todo do câmbio.
O primeiro bujão é apenas para verificação do nível do óleo. Se você o abrir e vazarem dois litros de óleo, o câmbio estará no nível certo.
O que está acontecendo é que você achou que este primeiro bujão era o de drenagem... :65322:
Ele não é. Quando você o abriu e vazaram 400 ml de óleo, estes 400 ml estavam em excesso dentro da caixa.
Como o câmbio está muito cheio de óleo, se você abrir o primeiro bujão e escorrerem os cerca de 02 (dois) litros de óleo em excesso, o carro já voltará a nadar normalmente.
Se quiser fazer o serviço melhor ainda, retira o bujão interno e você verá que descerão do câmbio mais 4,5 litros de óleo, pelo menos.
Aí, fecha o bujão interno e o externo e coloca 5 litros de óleo zerado/novo para dentro.
Depois disso, só retira o bujão externo e verás que descerão apenas 0,5 litro de óleo.
Pronto!
O serviço terá terminado e o câmbio voltará a funcionar perfeitamente.
Ahhhhhhhh, depois que o câmbio voltar a funcionar, vai até um concessionário e pede para passarem o Lexia3 no carro, para zerar o contador de desgaste do câmbio e avaliar se há algum código de erro. De quebra, pede para atualizarem o câmbio com o software de 2011, dos AL4 dos motores "flex" deste ano, que prevê reduções mais "tranquilas" de 2ª para 1ª marcha.
Você vai gostar do resultado.
Um abração, meu rei. Estas coisas só acontecem com quem bota a mão na massa. Parabéns pela coragem e só é assim que se vence e cresce na vida!
E vamos que vamos!!!
Puxa cara, valeu pela dica , parece que estava mesmo mexendo só no primeiro bujão. removí apenas o primeiro bujão e fui trocando óleo aos poucos mesmo pelo método mais difícil(coisa de inexperiente) , e como o companheiro mencionou mais acima acho que coloquei o óleo que nao era ideal, apenas lí no manual do carro que era DEXTRO 3 e assim comprei, pelo comentário acima citado parece que era mineral mesmo e não sintético como agora fiquei sabendo. Bem o importante é que seguí sua dica e drenei o excesso de óleo , mas o carro ainda continua sem andar... Será que preciso passar o LEXIA 3 para resetar e fazer o carro andar ? Ou vou ter de arrancar a caixa mesmo ? Estou quase comprando este aparelho LEXIA 3 pra ver se o carro anda.....
[quote name='rgdl' date='May 2 2013, 11:51 AM' post='21512']
Cara explica melhor qual o procedimento que vc usou para a troca, porque como vc falou que só saiu 400 ml está parecendo que vc não tirou o bujão do nível e se vc fez todo o processo sem retirar o bujão do nível vc pode ter danificado sua caixa por excesso de óleo.
Outra, que óleo vc usou na troca? vc falou que o óleo era vermelho, mas os óleos recomendados mesmo os alternativos não são vermelhos e sim amarelos. Tem também que monitorar a temperatura do óleo, porque ele tem que estar a 70°C durante a troca para que depois o nível fique correto.
O uso de óleo não recomendado pode sim acarretar sério problema a caixa. Também é necessário resetar o contador de desgaste de óleo via scanner automotivo.
[/quote]
Amigo , agradeço a ajuda, tirei o primeiro bujão apenas , achando que a caixa estava vazia devido ao manual dizer 2 litros de DEX 3 e só descer 400ml..... coisa de principiante, parece que comprei DEX 3 mineral mesmo , foi o que a vendedora me vendeu. agora quanto a este reset não rolou, apenas coloquei óleo fechei e botei o carro no chão e ele começou a apresentar informação de mal funcionamento da caixa e não andou nada. Removí o óleo novamente do primeiro bujão e ele continua sem andar e apresentar a mesma indicação no painel , será que estou precisando agora é do scanner pra resetar este contador de desgaste ?
bem vindo ao clube daqueles que "fazem em casa"... :icon_smile_big: Sou assim também.
Relaxa!
A caixa está com óleo até "as cabeças" (!!!), muito cheia mesmo! A pressão, nestas condições, some e não há acoplamento das embreagens internas do câmbio. O carro simplesmente pára de vez.
Faz uma coisa, meu amigo: abre o bujão que você abriu quando trocou o óleo e deixa escorrer todo o óleo que vier. Depois, olhe por debaixo do orifício que você abriu e o amigo verá que há um outro bujão de óleo, interno.
Este bujão que fica dentro do bujão primeiro é que drena o óleo todo do câmbio.
O primeiro bujão é apenas para verificação do nível do óleo. Se você o abrir e vazarem dois litros de óleo, o câmbio estará no nível certo.
O que está acontecendo é que você achou que este primeiro bujão era o de drenagem... :65322:
Ele não é. Quando você o abriu e vazaram 400 ml de óleo, estes 400 ml estavam em excesso dentro da caixa.
Como o câmbio está muito cheio de óleo, se você abrir o primeiro bujão e escorrerem os cerca de 02 (dois) litros de óleo em excesso, o carro já voltará a nadar normalmente.
Se quiser fazer o serviço melhor ainda, retira o bujão interno e você verá que descerão do câmbio mais 4,5 litros de óleo, pelo menos.
Aí, fecha o bujão interno e o externo e coloca 5 litros de óleo zerado/novo para dentro.
Depois disso, só retira o bujão externo e verás que descerão apenas 0,5 litro de óleo.
Pronto!
O serviço terá terminado e o câmbio voltará a funcionar perfeitamente.
Ahhhhhhhh, depois que o câmbio voltar a funcionar, vai até um concessionário e pede para passarem o Lexia3 no carro, para zerar o contador de desgaste do câmbio e avaliar se há algum código de erro. De quebra, pede para atualizarem o câmbio com o software de 2011, dos AL4 dos motores "flex" deste ano, que prevê reduções mais "tranquilas" de 2ª para 1ª marcha.
Você vai gostar do resultado.
Um abração, meu rei. Estas coisas só acontecem com quem bota a mão na massa. Parabéns pela coragem e só é assim que se vence e cresce na vida!
E vamos que vamos!!!
Puxa cara, valeu pela dica , parece que estava mesmo mexendo só no primeiro bujão. removí apenas o primeiro bujão e fui trocando óleo aos poucos mesmo pelo método mais difícil(coisa de inexperiente) , e como o companheiro mencionou mais acima acho que coloquei o óleo que nao era ideal, apenas lí no manual do carro que era DEXTRO 3 e assim comprei, pelo comentário acima citado parece que era mineral mesmo e não sintético como agora fiquei sabendo. Bem o importante é que seguí sua dica e drenei o excesso de óleo , mas o carro ainda continua sem andar... Será que preciso passar o LEXIA 3 para resetar e fazer o carro andar ? Ou vou ter de arrancar a caixa mesmo ? Estou quase comprando este aparelho LEXIA 3 pra ver se o carro anda.....
[quote name='rgdl' date='May 2 2013, 11:51 AM' post='21512']
Cara explica melhor qual o procedimento que vc usou para a troca, porque como vc falou que só saiu 400 ml está parecendo que vc não tirou o bujão do nível e se vc fez todo o processo sem retirar o bujão do nível vc pode ter danificado sua caixa por excesso de óleo.
Outra, que óleo vc usou na troca? vc falou que o óleo era vermelho, mas os óleos recomendados mesmo os alternativos não são vermelhos e sim amarelos. Tem também que monitorar a temperatura do óleo, porque ele tem que estar a 70°C durante a troca para que depois o nível fique correto.
O uso de óleo não recomendado pode sim acarretar sério problema a caixa. Também é necessário resetar o contador de desgaste de óleo via scanner automotivo.
[/quote]
Amigo , agradeço a ajuda, tirei o primeiro bujão apenas , achando que a caixa estava vazia devido ao manual dizer 2 litros de DEX 3 e só descer 400ml..... coisa de principiante, parece que comprei DEX 3 mineral mesmo , foi o que a vendedora me vendeu. agora quanto a este reset não rolou, apenas coloquei óleo fechei e botei o carro no chão e ele começou a apresentar informação de mal funcionamento da caixa e não andou nada. Removí o óleo novamente do primeiro bujão e ele continua sem andar e apresentar a mesma indicação no painel , será que estou precisando agora é do scanner pra resetar este contador de desgaste ?
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Seguinte, primeiro leia o post abaixo para ver quais óleos são recomendados para a caixa. Tópico iniciado pelo colega xamã que é fera nesse assunto.
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... =3909&st=0" target="_blank">Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4</a>
O scanner é apenas para zerar um contador de desgaste de óleo, a meu ver ele não tem influência direta no seu problema não, pois a caixa funcionaria mesmo sem zerar isso. Não funcionaria no regime correto para óleo novo mas funcionaria.
Vc pode até tentar remover o óleo dexron 3 substituindo-o por um dos recomendados, talvez a viscosidade do óleo que vc colocou ou sua densidade não seja a ideal e com o óleo correto tudo volte ao normal. Mas no seu lugar levaria seu carro a uma oficina especializada para ver se o excesso de óleo durante a troca não ocasionou algum dano a caixa.
Digo isso porque normalmente, mesmo com um óleo não recomendado, sua caixa deveria funcionar, pois o dano que comentei pelo uso de um dex 3 mineral só se manifestaria com o tempo com a criação de borra, já que essa caixa superaquece o óleo, e entupimento das canaletas e dutos da caixa.
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... =3909&st=0" target="_blank">Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4</a>
O scanner é apenas para zerar um contador de desgaste de óleo, a meu ver ele não tem influência direta no seu problema não, pois a caixa funcionaria mesmo sem zerar isso. Não funcionaria no regime correto para óleo novo mas funcionaria.
Vc pode até tentar remover o óleo dexron 3 substituindo-o por um dos recomendados, talvez a viscosidade do óleo que vc colocou ou sua densidade não seja a ideal e com o óleo correto tudo volte ao normal. Mas no seu lugar levaria seu carro a uma oficina especializada para ver se o excesso de óleo durante a troca não ocasionou algum dano a caixa.
Digo isso porque normalmente, mesmo com um óleo não recomendado, sua caixa deveria funcionar, pois o dano que comentei pelo uso de um dex 3 mineral só se manifestaria com o tempo com a criação de borra, já que essa caixa superaquece o óleo, e entupimento das canaletas e dutos da caixa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='rgdl' date='May 4 2013, 06:15 PM' post='21529']
Seguinte, primeiro leia o post abaixo para ver quais óleos são recomendados para a caixa. Tópico iniciado pelo colega xamã que é fera nesse assunto.
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... =3909&st=0" target="_blank">Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4</a>
O scanner é apenas para zerar um contador de desgaste de óleo, a meu ver ele não tem influência direta no seu problema não, pois a caixa funcionaria mesmo sem zerar isso. Não funcionaria no regime correto para óleo novo mas funcionaria.
Vc pode até tentar remover o óleo dexron 3 substituindo-o por um dos recomendados, talvez a viscosidade do óleo que vc colocou ou sua densidade não seja a ideal e com o óleo correto tudo volte ao normal. Mas no seu lugar levaria seu carro a uma oficina especializada para ver se o excesso de óleo durante a troca não ocasionou algum dano a caixa.
Digo isso porque normalmente, mesmo com um óleo não recomendado, sua caixa deveria funcionar, pois o dano que comentei pelo uso de um dex 3 mineral só se manifestaria com o tempo com a criação de borra, já que essa caixa superaquece o óleo, e entupimento das canaletas e dutos da caixa.
[/quote]
Acho que vou arrancar a caixa e procurar uma outra pelos Ferro velhos da vida , pelo que andei pesquisando fica mais barato comprar uma pelo ferro velho do que mandar arrumar a minha, aqui na região onde moro sem nem olhar estão pedindo valores absurdo, quase dá pra comprar um outro picasso , além do mais encontrei um curso em sao paulo para iniciantes em transmissoes automáticas e um específico nesta AL4 da linha peugeot/citroen, acho que vou usar minha transmissão como meio de aprendizado , além do mais somados a nova transmissão + cursos + LEXIA 3 , que acabei de comprar via ebay , está ficando muito mais barato do que os orçamentos que tenho conseguido pra recuperar a que está nela. Parece que foi discutido em outros forums obre o óleo ideal pra esta caixa , poderia me passar alguns tipos para que eu possa comprar? desde já agradeço toda estroca de informações.
Seguinte, primeiro leia o post abaixo para ver quais óleos são recomendados para a caixa. Tópico iniciado pelo colega xamã que é fera nesse assunto.
<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... =3909&st=0" target="_blank">Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4</a>
O scanner é apenas para zerar um contador de desgaste de óleo, a meu ver ele não tem influência direta no seu problema não, pois a caixa funcionaria mesmo sem zerar isso. Não funcionaria no regime correto para óleo novo mas funcionaria.
Vc pode até tentar remover o óleo dexron 3 substituindo-o por um dos recomendados, talvez a viscosidade do óleo que vc colocou ou sua densidade não seja a ideal e com o óleo correto tudo volte ao normal. Mas no seu lugar levaria seu carro a uma oficina especializada para ver se o excesso de óleo durante a troca não ocasionou algum dano a caixa.
Digo isso porque normalmente, mesmo com um óleo não recomendado, sua caixa deveria funcionar, pois o dano que comentei pelo uso de um dex 3 mineral só se manifestaria com o tempo com a criação de borra, já que essa caixa superaquece o óleo, e entupimento das canaletas e dutos da caixa.
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Acho que vou arrancar a caixa e procurar uma outra pelos Ferro velhos da vida , pelo que andei pesquisando fica mais barato comprar uma pelo ferro velho do que mandar arrumar a minha, aqui na região onde moro sem nem olhar estão pedindo valores absurdo, quase dá pra comprar um outro picasso , além do mais encontrei um curso em sao paulo para iniciantes em transmissoes automáticas e um específico nesta AL4 da linha peugeot/citroen, acho que vou usar minha transmissão como meio de aprendizado , além do mais somados a nova transmissão + cursos + LEXIA 3 , que acabei de comprar via ebay , está ficando muito mais barato do que os orçamentos que tenho conseguido pra recuperar a que está nela. Parece que foi discutido em outros forums obre o óleo ideal pra esta caixa , poderia me passar alguns tipos para que eu possa comprar? desde já agradeço toda estroca de informações.
- rgdl
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Eber, de fato o reparo dessas caixas não é barato, no mercado livre tem uma oficina em São Paulo que oferece o serviço de reparo por R$ 3200,00 isso já incluído óleo, mão de obra e todas as peças necessárias. Eu acho esse preço muito caro, em um ferro velho vc vai encontrar essa caixa em bom estado por menos.
Quanto aos óleos, os óleos usados como padrão dessa caixa são o Exxon/mobil LT71141 e o Pentosin ATF1. O LT71141 é mais fácil de achar que o Pentosin, mas custam +/- o mesmo, algo em torno de R$ 60,00 a R$ 75,00 o litro.
Alternativamente é possível usar também os seguintes óleos:
Motul Multi ATF
Renaultmatic D3 Syn
Elfmatic G3 LL;
Z - Lub ATF - VI
Z - Lub MTF
Total XLD FE
Dentre todos esses os mais baratos são os da Z Lub e o Renaultmatic D3 SYN. Sendo que o Renaultmatic é o mais fácil de ser encontrado, qualquer concessionária Renault o Possui e costuma custar em torno de R$ 50,00 o litro.
Quanto aos óleos, os óleos usados como padrão dessa caixa são o Exxon/mobil LT71141 e o Pentosin ATF1. O LT71141 é mais fácil de achar que o Pentosin, mas custam +/- o mesmo, algo em torno de R$ 60,00 a R$ 75,00 o litro.
Alternativamente é possível usar também os seguintes óleos:
Motul Multi ATF
Renaultmatic D3 Syn
Elfmatic G3 LL;
Z - Lub ATF - VI
Z - Lub MTF
Total XLD FE
Dentre todos esses os mais baratos são os da Z Lub e o Renaultmatic D3 SYN. Sendo que o Renaultmatic é o mais fácil de ser encontrado, qualquer concessionária Renault o Possui e costuma custar em torno de R$ 50,00 o litro.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Mai 04, 2013 9:22 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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[quote name='rgdl' date='May 4 2013, 09:21 PM' post='21531']
Eber, de fato o reparo dessas caixas não é barato, no mercado livre tem uma oficina em São Paulo que oferece o serviço de reparo por R$ 3200,00 isso já incluído óleo, mão de obra e todas as peças necessárias. Eu acho esse preço muito caro, em um ferro velho vc vai encontrar essa caixa em bom estado por menos.
Quanto aos óleos, os óleos usados como padrão dessa caixa são o Exxon/mobil LT71141 e o Pentosin ATF1. O LT71141 é mais fácil de achar que o Pentosin, mas custam +/- o mesmo, algo em torno de R$ 60,00 a R$ 75,00 o litro.
Alternativamente é possível usar também os seguintes óleos:
Motul Multi ATF
Renaultmatic D3 Syn
Elfmatic G3 LL;
Z - Lub ATF - VI
Z - Lub MTF
Total XLD FE
Dentre todos esses os mais baratos são os da Z Lub e o Renaultmatic D3 SYN. Sendo que o Renaultmatic é o mais fácil de ser encontrado, qualquer concessionária Renault o Possui e costuma custar em torno de R$ 50,00 o litro.
[/quote]
quantos litros pega a caixa ao total?
quantos litros pega a caixa de marcha?
Eber, de fato o reparo dessas caixas não é barato, no mercado livre tem uma oficina em São Paulo que oferece o serviço de reparo por R$ 3200,00 isso já incluído óleo, mão de obra e todas as peças necessárias. Eu acho esse preço muito caro, em um ferro velho vc vai encontrar essa caixa em bom estado por menos.
Quanto aos óleos, os óleos usados como padrão dessa caixa são o Exxon/mobil LT71141 e o Pentosin ATF1. O LT71141 é mais fácil de achar que o Pentosin, mas custam +/- o mesmo, algo em torno de R$ 60,00 a R$ 75,00 o litro.
Alternativamente é possível usar também os seguintes óleos:
Motul Multi ATF
Renaultmatic D3 Syn
Elfmatic G3 LL;
Z - Lub ATF - VI
Z - Lub MTF
Total XLD FE
Dentre todos esses os mais baratos são os da Z Lub e o Renaultmatic D3 SYN. Sendo que o Renaultmatic é o mais fácil de ser encontrado, qualquer concessionária Renault o Possui e costuma custar em torno de R$ 50,00 o litro.
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quantos litros pega a caixa ao total?
quantos litros pega a caixa de marcha?
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Re: Carro parado por troca de óleo do cambio automático
Olá acabei de ajudar na troca de oleo de um cambio desses e aconteceu exatamente a mesma coisa.
Retiramos a tampa lateral e achamos o problema.
No inicio foi retirado o parafuso errado da parte de cima para repor o oleo depois achamos o lugar correto.
Foi tirado um parafuso guia de uma peça que se soltou e soltou tbm um eixo de ferro que fica junto. Colocamos o parafuso de volta mas aquele eixo ficou solto causando esse problema.
Depois de montar novamente o eixo em seu lugar voltou a funcionar perfeitamente.
Retiramos a tampa lateral e achamos o problema.
No inicio foi retirado o parafuso errado da parte de cima para repor o oleo depois achamos o lugar correto.
Foi tirado um parafuso guia de uma peça que se soltou e soltou tbm um eixo de ferro que fica junto. Colocamos o parafuso de volta mas aquele eixo ficou solto causando esse problema.
Depois de montar novamente o eixo em seu lugar voltou a funcionar perfeitamente.
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Re: Carro parado por troca de óleo do cambio automático
Parece que soltar o parafuso errado no AL4 é bem comum, soltando o parafuso Torx da seletora de marchas o carro não anda nem de ré?julianopagnoncelli escreveu: ↑Ter Jul 06, 2021 12:50 amOlá acabei de ajudar na troca de oleo de um cambio desses e aconteceu exatamente a mesma coisa.
Retiramos a tampa lateral e achamos o problema.
No inicio foi retirado o parafuso errado da parte de cima para repor o oleo depois achamos o lugar correto.
Foi tirado um parafuso guia de uma peça que se soltou e soltou tbm um eixo de ferro que fica junto. Colocamos o parafuso de volta mas aquele eixo ficou solto causando esse problema.
Depois de montar novamente o eixo em seu lugar voltou a funcionar perfeitamente.
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Re: Carro parado por troca de óleo do cambio automático
No meu caso ficou sem força nenhuma para frente
E no ré quando acelerava nao fazia nada mas quando soltava o acelerador ele andava um pouco mas nada significante.
E no ré quando acelerava nao fazia nada mas quando soltava o acelerador ele andava um pouco mas nada significante.