Ajuda por favor! Temperatura subiu!!!!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#1

Mensagem por Zoso » Ter Mar 12, 2013 9:22 pm

Meus amigos...

Meu Picasso 2004 GLX não apresentava nenhum pico de temperatura.

Acontece que agora à noite, o ar-condicionado gelava e parecia parar de gelar e ficar só na ventilação, mas a temperatura do motor no termômetro do painel normal !

Quando eu parei no drive thru do Mc Donald's, o painel apitou e apareceu a mensagem de "TEMPERATURA ALTA DO MOTOR". Quando olhei o desenho do termômetro estava lá em cima, no último nível, no vermelho mesmo. Desliguei o carro imediatamente, esperei a temperatura baixar, liguei o carro novamente e vim pra casa, que fica a uns 5min do Mc Donald's.

Deixei o carro esfriar totalmente, liguei novamente sem problemas. Detalhe importante, é que antes disso acontecer, estava com um barulho embaixo do motor, parecia ser do lado direito, como se a bomba d'água tivesse ficando ruim, um barulho de água mesmo (shic-shic-shic-shic..), <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->e agora esse barulho sumiu<!--colorc--></span><!--/colorc-->!

O fluido do arrefecimento está normal, não vaza, óleo em dia, só esse barulho que parecia ser a bomba d'água que sumiu mesmo!


1) Será que o problema foi na bomba d'água que estragou de vez?

2) Pq o ar-condicionado arma e desarma?

3) Como posso saber eu mesmo se é a bomba d'água?

4) Quais problemas poderiam ou podem ter acarretado isso?

5) Se não for a bomba d'água, oq mais pode ser?

Estou preocupadíssimo! Por favor me dêem uma luz!

Desde já, obrigado!
Editado pela última vez por Zoso em Ter Mar 12, 2013 9:42 pm, em um total de 1 vez.


tiagomutti
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 8:52 pm
Nome: tiagomutti

#2

Mensagem por tiagomutti » Ter Mar 12, 2013 9:43 pm

Ola Bruno, bom vendo seu relato fica meio dificil diagnosticar logo de cara, mas pode ser muitas possíveis causas, como por exemplo, a bomba pode estar cavitando, pode-se haver, como no meu caso, um sensor de temperatura viciado, que no caso ele descontrola sózinho e fica muito intermitente, pode ser também ar no sistema de arrefecimento onde ocasiona má leitura no sensor de temperatura. Tente ouvir perto da bomba d agua deitando do lado direito do carro com o motor ligado se o barulho origina mesmo da bomba, as vezes pode ser também o tensor da correia poli V, enfim, existe muitos fatores pra vc tomar cuidado antes de procurar um mecanico ou mechanico. Notou se a agua esta abaixando do reservatório? Vc por acaso notou se a ventuinha do motor aciona? Quando ligamos o ar condicionado, a caixa bristol manda ligar a ventuinha do radiador para resfriar o condensador, então pela lógica a temperatura do motor deveria abaixar. ok abraço
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#3

Mensagem por Zoso » Ter Mar 12, 2013 9:50 pm

Caramba Thiago!!!!
Vc - a princípio - me aliviou muito!
Fui lá agora, liguei o ar-condicionado, armou, mas de fato não ligou a ventoinha e desarmou o ar-condicionado em menos de 2min!
Será problema na ventuinha ou nessa caixa bristol?
A água não está baixando. Quando comprei esse carro em dezembro/2011, troquei de cara as correias e os tensores.

Deixei o carro ligado agora até a temperatura subir acima da metade (4 níveis do mostrador) e a ventoinha não está armando mesmo!


Dei uma pesquisada e vi que PODER SER TB válvula termostática ou sensor de temperatura.

Tô perdidaço!!!!

Oq fazer nesse caso?

Oq pode ser?
Editado pela última vez por Zoso em Ter Mar 12, 2013 11:32 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#4

Mensagem por mike » Qua Mar 13, 2013 7:58 am

colega
confirme se nao esta faltando agua no reservatorio.
quanto ao teste do ar condicionado, se a ventilador nao ligou, seu ar condiconado desligou por alta press'ao de gas no condensador.
Eu comecaria pelo ventilador se esta queimado ou seu acionamento.
voce vai perceber essa falha quando estiver com o carro parado, com o veiculo andando resfria o radiador sem uso do ventilador.
boa sorte
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Qua Mar 13, 2013 9:59 am

Seu problema tem tudo para ser a ventoinha. Ela sempre arma quando ligamos o ar condicionado com o carro parado.

A ventoinha tem um problema cronico no parafuso que fixa o ventilador no motor que costuma soltar. Tenta girar a pá hélice para ver se ela roda normalmente ou está travada ou solta.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#6

Mensagem por Zoso » Qua Mar 13, 2013 12:38 pm

Obrigado a tds!

Procurei no manual e não achei nenhuma indicação de fusível da ventoinha.

Existe ou não no Picasso 2004 GLX fusível para a ventoinha?

Cheguei em casa agora e ao fazer uns testes, empurrei com a mão a pá da hélice pra girar e a ventoinha funcionou normalmente; e fica funcionando. <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->O problema está em fazê-la armar.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Levei em 2 eletricistas diferentes. Um de confiança que faço serviços com ele há mais de 10 anos, e outro numa autorizada aqui em Bangu no Rio de Janeiro - <a href="http://www.icarros.com.br/manutencao/de ... sp?id=1558" target="_blank">Especialite Citroen/Peugeut</a>.

Os 2 eletricistas disseram a mesma coisa. Uma tal de escova do motor da ventoinha. Os dois fizeram o mesmo teste que eu; empurraram a ventoinha com a mão e ela começou a rodar. O da autorizada deu umas "pancadas" de leve no centro da ventoinha e ela começou a funcionar tb!

Consequência... tive que comprar a ventinha com motor e eletroválvula a R$ 440,00.

A mão de obra na autorizada ficou em R$ 150,00.

Prefiro fazer o serviço na autorizada, mas tá agendado pra essa sexta-feira (15-03-13). Depois posto o resultado.

Espero que não tenham errado no diagnóstico. Pq ficou salgado!

Oq vcs acham?
Editado pela última vez por Zoso em Qua Mar 13, 2013 5:15 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Mar 13, 2013 5:22 pm

É muito comum quando um motor elétrico engripa ele ficar solto quando desligado e travar somente quando é acionado.

Tenta ver se ele roda livre mas com o motor acionado, se ele estiver travado é porque o problema é nela.

Caso contrário tem dois relês que controlam ela, o problema pode ser em um deles.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#8

Mensagem por Zoso » Qua Mar 13, 2013 5:41 pm

Fala rgdl!!!

Com o motor do carro em funcionamento, com ou sem o ar-condicionado ligado, a ventoinha só funciona se dermos esse "empurrãozinho"!

É fácil trocar a ventoinha? O eletricista disse que tem que tirar o pára-choque, né?!

Eu abri a caixa dos relés e não nenhuma anormalidade.

Conectei a ventoinha nova e acionou direitinho!

Mas eu acho que é o tal parafuso crônico mesmo! <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Pq quando eu empurro a ventoinha pra dentro ela arma<!--colorc--></span><!--/colorc-->!

Vamos ver!

Tô pensando em eu mesmo fazer essa troca de ventoinha! <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Tem mistério em desmontar e montar o parachoques<!--colorc--></span><!--/colorc-->?

Se for isso vou ficar muito furioso com o eletricista da autorizada.
Quero ficar ao lado dele durante o serviço.
Editado pela última vez por Zoso em Qua Mar 13, 2013 8:14 pm, em um total de 1 vez.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#9

Mensagem por Lortoo » Qui Mar 14, 2013 2:07 am

[quote name='Bruno Zoso' date='Mar 13 2013, 05:41 PM' post='20941']
Fala rgdl!!!

Com o motor do carro em funcionamento, com ou sem o ar-condicionado ligado, a ventoinha só funciona se dermos esse "empurrãozinho"!

É fácil trocar a ventoinha? O eletricista disse que tem que tirar o pára-choque, né?!

Eu abri a caixa dos relés e não nenhuma anormalidade.

Conectei a ventoinha nova e acionou direitinho!

Mas eu acho que é o tal parafuso crônico mesmo! <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Pq quando eu empurro a ventoinha pra dentro ela arma<!--colorc--></span><!--/colorc-->!

Vamos ver!

Tô pensando em eu mesmo fazer essa troca de ventoinha! <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Tem mistério em desmontar e montar o parachoques<!--colorc--></span><!--/colorc-->?


Cara,

vc faz isso em uma hora e meia no máximo...se vc quiser mesmo..

não é dificil..tenha só cuidado pra não danificar as presilhas...e não perder nenhum parafuso.

abraço e boa sorte..
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#10

Mensagem por Zoso » Qui Mar 14, 2013 10:12 am

Me disseram hoje que é meio complicado desmontar e montar o parachoque e principalmente o para-barro.

Não sei se vale a pena economizar R@ 150,00.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#11

Mensagem por Lortoo » Sex Mar 15, 2013 12:46 am

[quote name='Bruno Zoso' date='Mar 14 2013, 10:12 AM' post='20955']
Me disseram hoje que é meio complicado desmontar e montar o parachoque e principalmente o para-barro.

Não sei se vale a pena economizar R@ 150,00.
[/quote]


Ok Bruno..então não veja o cara fazendo..rs senão vc vai achar que podia ter economizado R$ 150,00..rs

Abraço!
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#12

Mensagem por igor » Sex Mar 15, 2013 1:00 am

Amigo, eu já troquei a ventuinha da minha nave e realmente o parachaque, até que é fácil de desmontar, o problema é mesmo a montagem depois, pois ali no para lama por dentro é cheio de detalhes. O meu mecânico quando trocou minha ventuinha, levou 1h e meia, mas ficou perfeito o serviço. Se quer uma sugestão, não economize não esses 150 reais, de para seu mecânico fazer, creio eu que compensa mais. Boa sorte.
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#13

Mensagem por Zoso » Sex Mar 15, 2013 7:18 am

Vlw aí!
Obrigado a tds!
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#14

Mensagem por Zoso » Sex Mar 15, 2013 4:32 pm

Vou mesmo ter que perder esse dinheiro pra autorizada.

Desmontei o parachoque, tirei a ventoinha com defeito, e pra minha surpresa, o fio do plug da ventoinha está preso mesmo, emperrado atrás de um tubo vertical grosso beirando o radiador.

Puchei de todas as maneiras mas o fio nem se mexe! Está muito preso e saindo do outro lado onde se pluga no conector.

Será que é assim mesmo ou já mexeram no radiador e deixaram esse fio por trás desse tubo?
Editado pela última vez por Zoso em Sex Mar 15, 2013 4:34 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#15

Mensagem por mike » Sáb Mar 16, 2013 9:03 pm

bruno, com certeza ele nao nasceu ali, deve ter alguma maneira de remover o conjunto, quanto troca do ventilador, se um novo esta a um preco convidativo, vale a pena comprar um novo, visto a responsabilidade.
se pifar voce manda seu motor para o espaco. . A respeito do defeito que voce esta falanto, o motor de corrente continua pode apresentar defeito na escova, coletor e principalmente mancal, seja ele deslizante ou rolamento. voce pode fazer um teste, se ele roda macio desligado, trata-se de um problema eletrico, ja se esta duro o defeito 'e nos mancais.
Responder