CARRO MORREU NA MINI-ENCHENTE

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#1

Mensagem por esm2010 » Dom Mar 10, 2013 11:32 am

Olá galera,

Dando uma volta ontem com a familia peguei um trecho numa avenida alagado.. algo em torno de 20cm de água.

Como chovia muito e minha filha estava muito assustada, fiz a besteira de tentar atravessar... :613179: Resultado: o carro morreu um pouco antes de eu atravessar o trecho e não pegou mais.

Vidros, farol, limpador funcionavam normalmente.. mas não dava partida.

Encostei e chamei o guincho.

Hoje de manhã tentei dar a partida e nada ainda. Vi que não está seco ainda..

Alguém tem alguma dica do que fazer? Qual a provável causa do problema?

Obrigado!


igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Dom Mar 10, 2013 1:28 pm

Amigo, creio que vc deva levar seu carro em um mecânico o quanto antes e parar de tentar fazer ele pega. Pelo que vc disse ai, deve ter entrado agua pelo escapamento, ou então por alguma parte do motor, que possa não estar devidamente vedada, então leve em um mecânico, pois ele pode da um diagnóstico mais preciso para vc. Boa sorte.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#3

Mensagem por Vitor abreu » Seg Mar 11, 2013 9:28 am

Eduardo, a Picasso tem aversão a água, principalmente enchentes...

Pelos sintomas do teu carro, pode ser que aconteceu um calço hidráulico...

Dá uma lida nesse tópico: <a href="index.php?showtopic=4157" target="_blank">index.php?showtopic=4157</a>
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#4

Mensagem por gausaline » Seg Mar 11, 2013 11:45 am

Água no motor provoca o calço hidráulico
As chuvas são sinônimo de prejuízo para quem tem carro. A água que penetra na parte dianteira durante a travessia de trechos alagados ocasiona o calço hidráulico. O problema ocorre quando os pistões comprimem água em vez de ar, travando o motor. “A tomada de admissão de ar do motor está posicionada normalmente abaixo da linha dos faróis para aspirar ar mais frio para o motor,” explica Alexandre Costa, consultor técnico na área automotiva.

COMO EVITAR – O risco maior ocorre durante a travessia de trechos alagados. Nestes casos, aconselha Alexandre Costa, deve-se atravessar sempre em primeira marcha para evitar que a água atinja bobina e distribuidor, procurando dirigir na faixa central da pista.

“As trocas de marcha devem ser evitadas, pois a saída dos gases de escape evita que a água entre pelo escapamento, estancando o motor,” ressalta o técnico. É muito difícil identificar o momento em ocorre um calço hidráulico em um veículo. Caso o motor se desligue durante uma travessia de um trecho alagado, deve-se evitar dar partida. O mais recomendado é empurrar o veículo para um local seco e verificar o estado da bobina e do distribuidor.

“Deve-se retirar o filtro de ar e observar se há indícios de passagem de água, com o filtro encharcado ou excesso de água na caixa de ar. O calço hidráulico é caracterizado pelo travamento do motor, e, portanto, a confirmação apenas será possível em uma oficina,” diz Costa.Os componentes mais afetados são bielas, válvulas, pistões e velas de ignição. Em muitos casos, ocorre a contaminação do óleo pela água, tornando necessária sua substituição e a dos filtros de ar e de óleo.
Editado pela última vez por gausaline em Seg Mar 11, 2013 11:45 am, em um total de 1 vez.
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#5

Mensagem por esm2010 » Seg Mar 11, 2013 2:38 pm

Galera meu mecânico veio dar uma olhada hoje.

Infelizmente, calço hidráulico.

Agora é abrir pra ver o nível do estrago.

Já me adiantando... Vi no ML, o valor do conjunto pistão/bielas por R$ 150 em média. O valor é este mesmo? Dá pra comprar assim ou só olhando mesmo no desmanche?

Valeu,
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#6

Mensagem por Lortoo » Seg Mar 11, 2013 2:49 pm

[quote name='Eduardo Monteiro' date='Mar 11 2013, 02:38 PM' post='20919']
Galera meu mecânico veio dar uma olhada hoje.

Infelizmente, calço hidráulico.

Agora é abrir pra ver o nível do estrago.

Já me adiantando... Vi no ML, o valor do conjunto pistão/bielas por R$ 150 em média. O valor é este mesmo? Dá pra comprar assim ou só olhando mesmo no desmanche?

Valeu,
[/quote]


Eduardo,

espera pra ele te dizer o tamanho do estrago...as valvulas são uma certeza... o resto só vendo..

abraço
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#7

Mensagem por mlhz » Sáb Mar 16, 2013 2:11 pm

Aconteceu exatamente o mesmo comigo.

Resultado: 4k de prejuízo

Compre as peças na allparts, mais barato e de qualidade.
.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#8

Mensagem por mlhz » Sáb Mar 16, 2013 2:24 pm

cara segue o site da allparts:

<a href="http://www.allpartsnet.com.br/" target="_blank">http://www.allpartsnet.com.br/</a>

eles despacham peças por sedex.

Outra coisa, procure uma boa retífica para trocar os pistões pois na hora de remover (em geral os pistões não estragam, apenas as bielas) se o cara for meio porco pode quebrar a canaleta (aconteceu comigo, gastei R$ 700 no jogo de pistões devido ao erro da retifica).

Outra coisa, é basicamente trocar biela e bronzina (eu troquei as 4 bielas e as 4 bronzinas de biela), mas se quiser arriscar da para trocar apenas aquele que entortou.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder