Defeito de projeto e motorista incompetente.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#1

Mensagem por mlhz » Sáb Mar 02, 2013 12:08 pm

Estou meio afastado do forum, mas ando bem corrido inclusive com o meu carro.

Tenho um Xsara Picasso 2005; comprei o veículo em dezembro de 2012, esta hoje com 74mkm.

Aconteceu na semana do carnaval o ocorrido.

Sexta estou eu indo a praia (saindo de curitiba e indo a itapema-sc). O caminho é a BR101.

Estava chovendo bastante, mas nada fora do normal apenas uma boa chuva.

Após algum tempo de congestionamento, já chegando em Itajaí minha esposa comentou de parar em um posto para usar o banheiro. Eu já indignado com o congestinamento pensei: joia paro e tomo uma água.

Na entrada do posto, tinha uma grande poça de água, eu parei bem na frente da poça e pensei: ir ou não ir?
Neste momento passou pela poça um Corolla (modelo novo), um Civic (deste 2008 +/-) e um Vectra (destes ultimos). O corolla e o vectra passaram em sentido contrário e o Civic no mesmo que eu.

Pensei: se estes carros baixos passaram sem problemas, obvio que o Xsara passa.

Resultado: não passei, fiquei no meio da poça, tirei o carro empurrando.

Hoje o carro esta na oficina (deve ficar pronto nesta próxima semana), 3 bielas entortaram devido ao calço hidráulico. Realmente o carro puxou água pela admissão.

Li muitas coisas sobre isso na internet, inclusive sobre o Xsara Picasso, achei até um teste provando que o carro não tem este problemas.

Bom o fato é que o Xsara PIcasso puxa a água pela base do paralama dianteiro esquerdo, na altura do pé do parachoque. Um verdadeiro absurdo (inclusive fui olhar outro modelo e vi que é igual). Um falha enorme de projeto.

Dai bem o tópico criticando o carro e o motorista, pois se eu tivesse olhado isso antes, não teria entrado na poça. Me considero muito culpado pelo ocorrido, mas todos os carros que tive antes (inclusive importados) não tinham esta falha, me sinto menos mal quando lembro que outros carros passaram sem problemas.

O final da história vai ficar em mais de R$ 3.500 reais; comprando peças em São Paulo e tudo mais.

Hoje considero a venda do carro, perdi completamente a segurança nele, não sei nem se ele aguenta uma chuva forte ou algo assim, sinceramente estou muito decepcionado; e em breve vou trocar o carro.

Fica ai uma dica e uma indignação.


Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
tiagomutti
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 8:52 pm
Nome: tiagomutti

#2

Mensagem por tiagomutti » Sáb Mar 02, 2013 2:15 pm

Ola amigo, lamento o ocorrido, é uma pena mesmo isso acontecer com a gente, muita indignação, mas enfim, o modelo de sistema de admição de ar do modelo do xsara picasso tem um circuito diferente dos outros pois ele sai da parte superior do bloco do motor, passa pelo filtro de ar, desce pra baixo numa espécie de sifão e depois retorna pra cima novamente se realocando na parte interior do paralama esquerdo, pois bem, este sistema serve pra acomodar todo este kit de plástico e ao mesmo tempo reduzir a ressônancia que o motor emite ao acelerar e desacelerar, isso é algo que nem todos os carros tem. Em uma certa parte da tubolação de admição de ar, logo enbaixo do filtro, existe uma caixa aconpanhada por um tubo sanfonado envolto num plástico preto, aquilo tudo não esta alí só pra encher o motor, ele tem esta função.
Em seu carro, talves poderia estar mal encaixada a caixa de filtro de ar na caixa de ressonância, existe um anél vedante de borracha que interliga e veda as duas partes. Isso normalmente acontece em carros que sofrem leves colisões frontais e na hora do conserto na montagem na oficina são mal encaixados. Mas não que isso seje seu caso, apenas é um hipótese ok, veja os ítens 9 e 10 abaixo no desenho explodio do sistema.
Caso necessite alguma peça, estou a disposição ok. Novamente relenbrando lamento o ocorrido e espero sorte na próxima.






[attachmentid=631]
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#3

Mensagem por mike » Sáb Mar 02, 2013 9:54 pm

MLHZ, primeiramente lamento pelo ocorrido, alem de estragar seu passeio, tambem custou caro.
Nao entendi bem porque isso aconteceu, a tomada de ar 'e relativamente alta em relacao a outros carros, proximo do farol.
Concordo com o Tiagomurtti, pois essas pecas ficam escondicas pelo protetor de carter e farol. se por algum motivo se desconectou, ele pode engolido agua.
Nao temos muitos relados de falhas como a sua, tambem existe materia do CESVI sobre o assunto e eles dizem que o picasso 'e um dos melhores modelos para enfrentar enchentes.
<a href="http://www.correiodopovo.com.br/Impress ... icia=97839" target="_blank">http://www.correiodopovo.com.br/Impress ... a=97839</a>

, em baixo tem um sifao, na caixa do filtro

MLHZ, primeiramente lamento pelo ocorrido, alem de estragar seu passeio, tambem custou caro.
Nao entendi bem porque isso aconteceu, a tomada de ar 'e relativamente alta em relacao a outros carros, proximo do farol.
Concordo com o Tiagomurtti, pois essas pecas ficam escondicas pelo protetor de carter e farol. se por algum motivo se desconectou, ele pode ter engolido agua.
Nao temos muitos relados de falhas como a sua, tambem existe materia do CESVI sobre o assunto e eles dizem que o picasso 'e um dos melhores modelos para enfrentar enchentes.
<a href="http://www.correiodopovo.com.br/Impress ... icia=97839" target="_blank">http://www.correiodopovo.com.br/Impress ... a=97839</a>
Editado pela última vez por mike em Sáb Mar 02, 2013 9:53 pm, em um total de 1 vez.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#4

Mensagem por mlhz » Dom Mar 03, 2013 8:26 am

O sistema todo esta lá correto, mas veja que a vedação não é 100%. Dai vem o problema. E quando o sistema ficou submerso, por alguma fresta puxou água e dai complicou tudo.

A única boa noticia de toda esta história é que as peças não são caras e a mecânica é simples.

Paguei 45 realismo jogo de bronzinas e 800'em 4 bielas novas.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#5

Mensagem por wionax » Qui Mar 07, 2013 5:42 am

Fala Pessoal,

Eu ja comentei isso no forum e foi uma das primeiras coisas que meu mecanico me alertou...não enfrente alagamentos. Tambem acho uma falha, e oficinas que trabalham com citroen, sempre tem um picasso com Calço Hidraulico...

Infelizmente isso é realidade, vou fazer um video sobre isso...
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#6

Mensagem por Vitor abreu » Qui Mar 07, 2013 10:40 am

mlhz, sinto muito pelo ocorrido... Realmente a Picasso tem esse erro de projeto, e qualquer chuva aqui em SP ja me deixa receoso...

Porem, voce que já esta com o carro, e agora refez o motor, compensa vende-lo?

Minha Picasso 2006 apresenta diversos problemas chatos, principalmente no que refere-se a parte eletrica, mas mesmo assim, estou bastante satisfeito com ele!

Pense que na hora de voce vende-lo, perdera bastante $$
chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#7

Mensagem por chuvadenovembro » Qui Mar 07, 2013 4:32 pm

Pessoalmente eu não acho que construiram o picasso pensando em situações de inundações, acho que somente um jipe deixaria o seu dono extremamente irritado passando por uma inundação e ter problemas, pois este sim serve para situações adversas...

Em off, quanto ao valor de venda do picasso, paguei 25 a seis meses (financiado) e hoje vejo anuncios por 16... Simplesmente incrivel, estou ciente da desvalorização, mas acho isso m pouco demais...
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#8

Mensagem por Vitor abreu » Qui Mar 07, 2013 5:37 pm

Por isso meu questionamento... Tomo eu como exemplo... Faço manutenções preventivas corretamente... ja gastei uma quantia consideravel...

Meu carro é uma Exclusive Manual 2006 hj com 126 mil km... Imagina o preço que pegarei ao vende-la...

Prefiro ficar com ela, efetuar as devidas manutenções... e talvez comprar um novo carro...

Hoje, ela atende minhas necessidades (trabalho/passeio) com excelencia!
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#9

Mensagem por mlhz » Sáb Mar 09, 2013 11:42 am

Penso sinceramente em ficar com o carro, gosto dele. Mas estou com receio de ter problemas novamente.

Vamos ver como andam as coisas,.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#10

Mensagem por Vitor abreu » Sáb Mar 09, 2013 3:20 pm

Cara, seu motor estará 0 km... pense que a pior parte parte já aconteceu...

A manutenção do Picasso (preventiva e a corretiva) não é cara... nunca tomei susto quando tive que encostar meu carro para qualquer manutenção!
tiagomutti
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 8:52 pm
Nome: tiagomutti

#11

Mensagem por tiagomutti » Sáb Mar 09, 2013 7:57 pm

Penso igualmente ao amigo vitor, o carro atende muito as expectativas e conforto com segurança, ainda mais agora que vc fez o motor e também tem o histórico do seu proprio carro, com certeza vale a pena ficar com ele, pois se optar por outro terá sempre dúvida do procedimento do carro :)
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#12

Mensagem por Lortoo » Seg Mar 11, 2013 3:01 pm

Prezados,

tenho três carros franceses..rs
Um Xsara Picasso 2005 2.0 automatico (completão...)
Um 307 sedan griffe 2007 2.0 automatico (show de bola , mas...deu alguns problemas...gastei muitooooo, hj está todo novo..também..troquei tudo..rs) e tá a venda..desisti dele..rs
e um clio 1.0 16v privilege 2007..completinho também..

São todos excelentes carros....mas tô comprando hj um HB 20 pra minha esposa...(ela usava o citroen)..

e decidindo se fico com o Clio ou o citroen pro meu uso...voltei a estudar, e vou rodar bastante..tô pensando em economia...(o Xsara picasso tem GNV)...é mais confortável... mas o clio é flex..e beemmm economico..e o seguro é baratissimo..

mas os três..tem manutenção mais chata...até porque estao beem rodados,,...

mas se vc conhece o seu carro..vale a pena..acho dos três o picasso o mais guerreiro..

Abraço
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#13

Mensagem por mlhz » Sáb Mar 16, 2013 2:14 pm

Hoje o carro deu partida, parece que ficou bom
Segunda pego a nave.

Mais pobre mas pelo menos devidamente motorizado.
Vou ver como o carro se comporta, se não der problema fico com ele.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder