Vale a pena a picasso 1.6 flex?????

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
CHAF
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:55 am
Nome: CHAF

#1

Mensagem por CHAF » Seg Fev 25, 2013 5:49 pm

Estou achando um máximo o site. Muito legal! Estou como uma criança que tem descoberto um novo brinquedo, tenho lido muito as informações e aprendido muito.
Como já falei anteriormente ainda não comprei minha nave mas estou totalmente decidido em comprá-la. Só que de tudo que lí no site tenho me deparado com uma imensa dúvida.
O motor 1.6 flex é tão ruim assim? Bebe óleo igual agua, não anda ...
Como fica alguem que procura uma nave 2010 ou 2011 com cambio manual e flex para comprar? A 2.0 manual não é fabricada desde 2008/2009 e ainda só bebe gas., além deste motor não ser mais fabricado e ser importado aumentando os custos de manutenção.
Vou colocar em risco minha família em uma viagem com a picasso 1.6?
O carro estando lotado e com ar ligado em uma ultrapassagem vai ser igual a 1.0?
Por favor amigos me ajudem a esclarecer definitivamente se vai valer a pena comprar um picasso com motor 1.6.
Valeu a todos.


tiagomutti
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 8:52 pm
Nome: tiagomutti

#2

Mensagem por tiagomutti » Seg Fev 25, 2013 8:49 pm

:)
Olá chaf, já primeiramente vou lhe dizendo que em ambos os casos em que optar futuramente, com certeza terá retorno e satisfação que um carro pode proporcionar, ótima dirigibilidade, segurança garantida, controle computadorizado de quase todo o carro, espaço interno, enfim, são muitos beneficios que valem a pena optar por uma mini van citroen. Quanto a motorização, existem várias questões em debate, há quem diz que o motor flex 1.6 para um carro desta proporção é um dilema levando em conta o fator força x massa, lógico que se pensarmos por este lado optariamos por um motor mais potente para ter uma ampla margem de força quando necessário.
No entanto certamente os engenheiros da citroen não deixariam este fator interferir no desenpenho do carro, fizeram mudanças na caixa de câmbio para trabalhar em harmonia com um motor 1.6 (mesmo do peugout 206)
para compensar este fator e minimizar as perdas. Quanto ao ar condicionado , ou mesmo ao carro estar carregado, o desempenho com certeza será muito melhor do que um carro de mil cilindradas.
Por outro lado o motor de 2.0 16v se mostra muitíssimo eficiente num carro desta proporção levando em consideração o fator de consumo x potencia, existe uma rápida reposta nas retomadas de força (mesmo carregado e com ar ligado). Mas de um modo geral posso dizer que esta variação de motores pra este modelo de carro se reserva á questão pessoal de cada um, pra mim mesmo não optaria por um motor de menor potencia, já que opto sempre por rápida resposta num carro. Abraço
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Fev 25, 2013 8:54 pm

Cara seguinte, Picasso 2.0 com 138 CV só no Brasil, porque todas as versões do Picasso fora do Brasil usa motor com no máximo 110 CV e todos são 1.6. Para vc ter uma ideia a versão 2.0 vendida lá fora tinha só 90Cv (2.0 HDi).

Outra, os primeiros 2.0 que foram vendidos aqui no Brasil tinham 110Cv depois é que mudaram para 138CV (acho que foi dos modelos 2004 em diante) e ninguém vê proprietário de Picasso com esse tipo de motor dizer que o 2.0 é fraco.

Então seguinte, desencana, o 1.6 tem 110Cv a mesma potência do motor 2.0 antigo. Então ele dá conta sim do carro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Seg Fev 25, 2013 9:05 pm

Bom, amigo, vou falar por mim, tenho uma nave 1.6, flex, 2008, comprei ela zero e de lá para cá, ja fiz 2 viagens, saindo de Cuiabá a Campinas e depois de Cuiabá a Tupã, Sp. O carro foi e voltou lotado e nao tive problema algum em ultrapassagens e quanto a essa questão de que o motor 1.6 bebe muito óleo, eu não concordo, pois a minha nave nunca baixou óleo e está com 72 mil km, mas sempre troco óleo e refil do filtro de óleo rigorosamente a cada 5 mil km. Creio que em se falando desse motor 1.6, glx, flex, a unica reclamação que eu tenho é a questão da limpeza de bicos, afinal com esse combustivel que temos aqui no Brasil se você ficar usando álcool direto, você verá sua nave pipocando o tempo todo e haja limpeza de bico. Mas um método simples de resolver isso é sempre trocar o filtro de combustivel e pelo menos a cada uma tanqueada, colocar pelo menos 30 a 40 reais de gasolina Shell V-power, ou a Podium da BR. No resto é só alegria, posso garantir, mas não esqueça de trocar as correias e os tensores, assim que pegar o carro. Boa sorte.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Seg Fev 25, 2013 11:24 pm

Os modelos 2001 a 2003 eram 118CV, e torque era 19,820kgfm a 4000rpm.
A partir do modelo 2004 continua usando o mesmo motor EW10J4 com uma nova injecao eletronica passando a gerar 138cv com 20kgfm. e velocidade maxima de 200km/h
Na pratica a potencia nao era tao relevante pois raramente se usa a potencia maxima.
O que realmente faz a diferenca na hora de dirigir 'e o torque em baixas rotacoes que da agilidade ao veiculo.
Ja 1.6 16v gera 110/113cv e torque de 15,8kgfm e 186km/h maxima.

No Brasil, predominou o 2.0, ate 2006.
Mas na europa predomina o 1.6 16V HDI turbo diesel, 107cv a 4000rpm, maxima de 182km/h e 0 a 100 em 11.2seg.
Extremamente economico, com torque 26.5kgfm a baixissimos 1750 rpm.
Isso sim faz muita diferenca.
Para se ter ideia, carros grandes como Grand C4 pesando 1600kg sao equipados com 1,6 16V HDI com boa performance, claro equipados com caixas pilotadas e manuais de 6 marchas.
E pasmem esses carros fazem 20km/l de diesel.
Vale lembrar que esses motores duram 1000.000km.

Entao, voltando a nossa realidade de pais subdesenvolvido que faz uso de projetos obsoletos, como motor e cambio, tenha em mente o valor do torque maximo e a rotacao de maior
eficiencia e peso do carro.
Apesar de obsoleto, ainda 'e muito superior ao da concorrencia.
Um dos motivos do motor EW10J4 sair de linha na europa 'e que ele nao cumpriria as novas exigencias de emissao de poluentes. Ele nao 'e um motor ruim.
O 2.0 'e frances e abasteceu o resto do mundo.
ja o 1.6 'e nacional para atender o mercosul.
Editado pela última vez por mike em Seg Fev 25, 2013 11:38 pm, em um total de 1 vez.
CHAF
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:55 am
Nome: CHAF

#6

Mensagem por CHAF » Seg Fev 25, 2013 11:34 pm

Gente muito obrigado pelas rapidas respostas de todos. É isso aí estou partindo em busca de uma 1.6, 2010 ou 2011.
Aqueles que a possuem poderiam me informar a media do consumo na cidade e estrada.
E obrigado gente.
CHAF
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:55 am
Nome: CHAF

#7

Mensagem por CHAF » Seg Fev 25, 2013 11:50 pm

[quote name='jantonio' date='Feb 25 2013, 11:24 PM' post='20742']
Os modelos 2001 a 2003 eram 118CV, e torque era 19,820kgfm a 4000rpm.
A partir do modelo 2004 continua usando o mesmo motor EW10J4 com uma nova injecao eletronica passando a gerar 138cv com 20kgfm. e velocidade maxima de 200km/h
Na pratica a potencia nao era tao relevante pois raramente se usa a potencia maxima.
O que realmente faz a diferenca na hora de dirigir 'e o torque em baixas rotacoes que da agilidade ao veiculo.
Ja 1.6 16v gera 110/113cv e torque de 15,8kgfm e 186km/h maxima.

No Brasil, predominou o 2.0, ate 2006.
Mas na europa predomina o 1.6 16V HDI turbo diesel, 107cv a 4000rpm, maxima de 182km/h e 0 a 100 em 11.2seg.
Extremamente economico, com torque 26.5kgfm a baixissimos 1750 rpm.
Isso sim faz muita diferenca.
Para se ter ideia, carros grandes como Grand C4 pesando 1600kg sao equipados com 1,6 16V HDI com boa performance, claro equipados com caixas pilotadas e manuais de 6 marchas.
E pasmem esses carros fazem 20km/l de diesel.
Vale lembrar que esses motores duram 1000.000km.

Entao, voltando a nossa realidade de pais subdesenvolvido que faz uso de projetos obsoletos, como motor e cambio, tenha em mente o valor do torque maximo e a rotacao de maior
eficiencia e peso do carro.
Apesar de obsoleto, ainda 'e muito superior ao da concorrencia.
Um dos motivos do motor EW10J4 sair de linha na europa 'e que ele nao cumpriria as novas exigencias de emissao de poluentes. Ele nao 'e um motor ruim.
O 2.0 'e frances e abasteceu o resto do mundo.
ja o 1.6 'e nacional para atender o mercosul.
[/quote]

Sinto amigo que para a picasso o 2.0 seria o motor ideal, porem sera quase impossivel conseguir achar uma com ate 30 mil km (está é a quilometragem maxima que estou procurando). Como só existem novas manuais 1.6, não terei escolha. Espero que fique satisfeito com a motorização 1.6.
Obrigado cara por sua aula.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#8

Mensagem por mike » Ter Fev 26, 2013 12:03 am

[quote name='CHAF' date='Feb 26 2013, 12:50 AM' post='20744']
[quote name='jantonio' date='Feb 25 2013, 11:24 PM' post='20742']
Os modelos 2001 a 2003 eram 118CV, e torque era 19,820kgfm a 4000rpm.
A partir do modelo 2004 continua usando o mesmo motor EW10J4 com uma nova injecao eletronica passando a gerar 138cv com 20kgfm. e velocidade maxima de 200km/h
Na pratica a potencia nao era tao relevante pois raramente se usa a potencia maxima.
O que realmente faz a diferenca na hora de dirigir 'e o torque em baixas rotacoes que da agilidade ao veiculo.
Ja 1.6 16v gera 110/113cv e torque de 15,8kgfm e 186km/h maxima.

No Brasil, predominou o 2.0, ate 2006.
Mas na europa predomina o 1.6 16V HDI turbo diesel, 107cv a 4000rpm, maxima de 182km/h e 0 a 100 em 11.2seg.
Extremamente economico, com torque 26.5kgfm a baixissimos 1750 rpm.
Isso sim faz muita diferenca.
Para se ter ideia, carros grandes como Grand C4 pesando 1600kg sao equipados com 1,6 16V HDI com boa performance, claro equipados com caixas pilotadas e manuais de 6 marchas.
E pasmem esses carros fazem 20km/l de diesel.
Vale lembrar que esses motores duram 1000.000km.

Entao, voltando a nossa realidade de pais subdesenvolvido que faz uso de projetos obsoletos, como motor e cambio, tenha em mente o valor do torque maximo e a rotacao de maior
eficiencia e peso do carro.
Apesar de obsoleto, ainda 'e muito superior ao da concorrencia.
Um dos motivos do motor EW10J4 sair de linha na europa 'e que ele nao cumpriria as novas exigencias de emissao de poluentes. Ele nao 'e um motor ruim.
O 2.0 'e frances e abasteceu o resto do mundo.
ja o 1.6 'e nacional para atender o mercosul.
[/quote]

Sinto amigo que para a picasso o 2.0 seria o motor ideal, porem sera quase impossivel conseguir achar uma com ate 30 mil km (está é a quilometragem maxima que estou procurando). Como só existem novas manuais 1.6, não terei escolha. Espero que fique satisfeito com a motorização 1.6.
Obrigado cara por sua aula.
[/quote]

Cara, concordo plenamente com voce, nesse momento a melhor opcao 'e 1.6 com baixa km.
Voce nao vai se arrepender.
serdias
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jul 09, 2012 2:49 pm
Nome: Sérgio-BH

#9

Mensagem por serdias » Ter Fev 26, 2013 9:36 am

Chaf,

Se for possível, faça um "test-drive" nas duas motorizações. Isso pode ajudar a balizar, ainda mais, a sua decisão.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#10

Mensagem por Vitor abreu » Ter Fev 26, 2013 10:35 am

No Brasil, não importa ter carro 2.0 ou 1.0... a péssima pavimentação urbana, faz com que não consigamos chegar a 60km/h... Aqui em SP, são raros momentos que chego a mais de 60km/h (salvo quando transito pelas marginais, no periodo noturno)

Como disseram os colegas, ambas motorizações são excelentes... voce pode sentir o 1.6 mais manco, talvez numa ultrapassagem rodoviaria (talvez), mas mesmo assim é um excelente motor!!!

Sem contar que esse motor equipa a linha da PUG (mais precisamente do 307), então a manutenção não é cara, exige somente um mecanico que conheça a linha PSA.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Ter Fev 26, 2013 10:42 am

jantonio, muito boa essas suas informações sobre o torque dos motores. É realmente uma pena que motores potentes e econômicos não venham para o Brasil.

Aliás, é até incompreensível hoje a manutenção da proibição do uso do Diesel em carros de passeio no Brasil.

iam27, mas já existe aditivos de combustível que fazem limpeza de bicos para álcool combustível. Não seria mais recomendado usar um desses acada dois tanques completos?

Tem o Total Flex da AUT (<a href="http://www.aut.com.br/index_b.htm" target="_blank">http://www.aut.com.br/index_b.htm</a>)

Imagem
Editado pela última vez por rgdl em Ter Fev 26, 2013 10:43 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
CHAF
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:55 am
Nome: CHAF

#12

Mensagem por CHAF » Ter Fev 26, 2013 12:47 pm

Lí na 4 rodas certa vez que a maioria destes produtos não adiantam muito. O melhor mesmo é utilizar a cada 2 ou 3 tanques um com gasolina aditivada, pois esta estara auxiliando na limpeza do filtro, independente se você usa gas. ou alc..
No meu carro sempre fiz isso deste que lí o assunto e realmente nunca mais tive esses problemas. Mas lembrem-se não precisa só colocar a aditivada todo dia, só de vez em quando para realmente fazer a limpeza.
Só uma última coisa: escolha bem o posto em que irá colocar este combustível, pois em alguns deles a gas. aditivada é pura roubada. Como eu também tenho moto usava um posto B para encher o tanque dela, mas sempre usando a tal gas aditivada. Um ano depois a moto estava morrendo toda hora, resultado gas. de péssima qualidade. O mecânico me mostrou, parecia uma lama.
No carro não aconteceu isto pois quando coloco a gas. aditivade é sempre em um BR bem conceituado. Assim fiquem ligados amigos.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Ter Fev 26, 2013 4:12 pm

Eu também já ouvi falar nisso, mas acho mais sensata a reportagem da Revista Veja sobre o assunto, aonde o uso desse tipo de aditivo não totalmente descartado mas recomendado quando não se conhece os hábitos do antigo proprietário e mesmo assim só a cada 5000km (é o meu caso).

<a href="http://veja.abril.com.br/240210/aditivo ... -098.shtml" target="_blank">Aditivos para carros O que pode e o que não pode</a>

Mas usar gasolina aditivada a cada dois tanques cheios também é recomendável, claro.

Quanto ao posto vc sabia que pela ANP nós temos o direito de pedir o teste da gasolina no posto e o posto é obrigado a fazer? É o chamado teste da proveta que consta da resolução nº 9/2007 da ANP

Veja o link a baixo :

<a href="http://www.anp.gov.br/?pg=8330" target="_blank">Qualidade dos combustíveis</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
CHAF
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:55 am
Nome: CHAF

#14

Mensagem por CHAF » Ter Fev 26, 2013 8:07 pm

[quote name='rgdl' date='Feb 26 2013, 04:12 PM' post='20753']
Eu também já ouvi falar nisso, mas acho mais sensata a reportagem da Revista Veja sobre o assunto, aonde o uso desse tipo de aditivo não totalmente descartado mas recomendado quando não se conhece os hábitos do antigo proprietário e mesmo assim só a cada 5000km (é o meu caso).

<a href="http://veja.abril.com.br/240210/aditivo ... -098.shtml" target="_blank">Aditivos para carros O que pode e o que não pode</a>

Mas usar gasolina aditivada a cada dois tanques cheios também é recomendável, claro.

Quanto ao posto vc sabia que pela ANP nós temos o direito de pedir o teste da gasolina no posto e o posto é obrigado a fazer? É o chamado teste da proveta que consta da resolução nº 9/2007 da ANP

Veja o link a baixo :

<a href="http://www.anp.gov.br/?pg=8330" target="_blank">Qualidade dos combustíveis</a>
[/quote]


Valeu pela informação amigo. Realmente muito útil!
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#15

Mensagem por mike » Ter Fev 26, 2013 10:42 pm

Colegas, para nao ser enganado na bomba tenho algumas dicas.
Para quem usa alcool, basta a conferir o densimetro que 'e obrigatorio e montado na lateral das bombas de etanol.
O metodo 'e preciso, facil de interpretar e barato.
O unico jeito de batizar o alcool com algo mais barato que o proprio alcool e adicionando agua.
Neste caso voce detecta facil com densimetro.

Ja a gasolina, este existem metodos de ensaios mais complexos que por lei todo posto teria obrigacao de fazer na frente, mas acho que isso 'e igual a cabeca de bacalhau, voce sabe que existe mas nunca viu.
Quanto aos metodos de de batizar a gasolina, tem uma regra basica, adicionar um produto mais barato que a propria gasolina.
Nas refinarias da Petrobras, saem das torres de destilacao a gasolina pura, que 'e cristalina com agua, com o tempo ela vai oxidando e fical dourada. Depois realizado os ensaios de octanagem e passando no controle de qualidade ela 'e bombeada para as distribuidoras ( as honestas e as pilantras).
A mutreta ocorre que algumas empresas de tintas e solventes, compram um produto mais barato, chamado de solvente de borracha, um subproduto destinado a producao de tintas mais barato e sem os impostos da gasolina.
Os pilantas misturam alcool e solvente de borracha a gasolina.
Como a maioria dos carros sao flex, a injecao se corrigem quanto a proporcao do alcool, ate um determinado ponto, alguns consumidores nem percebem se o caro nao falha, mas faz diferenca no km rodado.
Ja o solvente de borracha, vira um chiclete com o tempo, um colesterol nos bicos e dutos de alimentacao de combustivel. Derrete plastico e borracha e manda sua bomba de combustivel para o espaco.
Outro sintoma classico 'e a baixa octanagem da mistura fazendo com que o carro fique grilando, falhando e sem forca.
De uma coisa 'e certa, motores a gasolina sao mais sucetiveis aos vigaristas.
Lembre-se, nao existe magica, a gasolina 'e fabricada e ou importada por um unico fabricante (Petrobras) e revendido para as distribuidoras que praticam a mesma margem de lucro e depois os donos de postos fazem o mesmo e repassam para o consumidor.
Se voce encontrar uma gasolina muito barata, desconfie.
Responder