Vale a pena comprar um Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#91

Mensagem por clbonatto » Qui Jul 12, 2018 1:07 pm

Olá pessoal.

Fui até Curitiba neste último fim de semana e comprei um Xsara Picasso Exclusive 1.6 16v 2010.

Até fechar com o que comprei, vi 27 XP diferentes. O que era para ser um bate-volta até Curitiba, se transformou em 3 dias de pernada. Mas valeu a pena.

Agora com um pouco mais de conhecimento de causa, posso responder minhas próprias perguntas.

1 - Flex/Não flex: por questões de aceitação de mercado (eu casei com o meu, mas para quem quiser revender em curto prazo), o flex é mais aceito. Eu optei pelo flex apenas para ter a opção de utilizar etanol eventualmente (em caso de outra greve). Para fins de manutenção do sistema (bicos, escapamento, autonomia), prefiro utilizar a gasolina aditivada (por praticidade), ou a comum com algum aditivo inserido manualmente(daí precisa fazer a proporção correta - vi um vídeo no youtube do ADG a respeito).

2 - Frente nova: Em uma das garagens que visitei, haviam 5 Xsara, de 2002 até 2011. Pelo o que pude extrair dos vendedores (conheciam um pouco), é um carro de fácil revenda em qualquer ano (falaram que vendem no máximo em 20 dias), e segundo eles, não houveram mudanças na parte mecânica, apenas estética mesmo.

3 - Peças: Juntando as informações dos vendedores, com as que eu havia lido, acredito que somente algumas peças receberam atualizações e a grande maioria se mantiveram as mesmas desde sempre.

4 - Ar-condicionado: Puro preconceito besta! O ar digital é fantástico. E conversei com um rapaz (devia ter seus 25 anos) que me disse que é muito tranquilo arrumar, DESDE QUE, se tenha o ferramental certo e as peças na mão. Um bom manual técnico já ajuda muito. O que acontece, e eu já desconfiava, é que os mecânicos mais antigos não quiseram se atualizar/comprar ferramental, por isso reclamam destes modelos.

5 - Preço: Eu saí para buscar um modelo 2008 acima. Vi "apenas" 27 XP, com preços variando entre 13 e 25. Comecei olhando os mais em conta (claro), mas percebi que no quesito preço, cada um coloca o que quer. Tanto o mais caro (24.900 ano 2011), quanto o mais barato (13.500 ano 2008) estavam em situação terrível. Vazamento de óleo por todo lado, batidas na lataria, acabamentos caindo, embreagem prestes a quebrar, mangueiras "crocantes", grande parte rodando na água apenas, escapamento apodrecendo, enfim, nesse ponto vai da sorte. O que comprei, o dono pedia 21.900 e consegui fechar por 18. Sem palavras o estado de conservação do carro que comprei. Valeu a garimpada.


Bem, é isto. Desculpe pelos dois longos posts.


Espero que possa contribuir para tirar a dúvida de mais alguém.


Até mais.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#92

Mensagem por Munhoz » Qui Jul 12, 2018 3:43 pm

clbonatto escreveu: Bem, é isto. Desculpe pelos dois longos posts.
Imagina, relatos assim são sempre bem vindos!!
Parabéns pela compra, depois posta fotos dela na nossa garagem.

Tivemos duas XPS em casa, as duas com ar digital. Nunca deram problema, nem mesmo carga de gás. Um comportamento "estranho" ou na verdade desconhecido era que em dias muito quentes o ar ligava sozinho assim que ligava o motor, coisas do creative technology :ok:
Sobre a revenda, também ouvi dizer que a Picasso vende bem e um mecânico da concessionária disse que é um dos melhores carros da Citroen em questão de manutenção.

Particularmente gosto bastante dela, só não tenho a necessidade de ter uma. É um carro MUITO versátil, durável desde que use peças boas e honesto, o custo benefício é ótimo.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#93

Mensagem por clbonatto » Qui Jul 12, 2018 4:01 pm

Gostei bastante do acesso para a manutenção dela. Como ela é grande, sobra bastante espaço de manobra para peças (ou para enfiar a cabeça dentro do cofre do motor).

Quanto ao comportamento "estranho", obrigado por tirar minha dúvida rsrs. Minha esposa disse que aconteceu isso com ela ontem. Deixou o carro no sol enquanto foi no mercado, e quando voltou o ar ligou junto com o motor. Disse que ficou 1 minuto ligado e desligou sozinho. Fiquei de pesquisar sobre, mas se ocorreu no seu, já vejo um padrão. rsrs
carvalho22
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jul 23, 2018 3:10 pm
Modelos Citroën: Xsara Paris 20

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#94

Mensagem por carvalho22 » Seg Jul 23, 2018 3:34 pm

Boa tarde Pessoal...


Sou novo aqui. Recentemente adquiri um Xsara Paris 20 1.8 16v 2001. Peguei já sabendo que precisava fazer algumas manutenções. Estou com uma dúvida em relação aos Relês da caixa de fusíveis internos.
Meu ar condicionado não está gelando e reparei que os botões de liga e desliga, funcionam quando querem. Retirei a caixa de fusíveis e verifiquei que existem espaço para 2 Relês, porém, só te 1 encaixado, inclusive, possui fios na parte de trás desse que não tem. Na caixa de fusíveis sob o capô do motor, vi que existem 4 fusíveis que não estão passando carga.
Além de problemas com a ventoinha, creio que seja por causa desse relê faltando.


Gostaria da ajuda de vocês.


Obrigado.
chocobama
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 23, 2018 4:17 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#95

Mensagem por chocobama » Sex Nov 23, 2018 4:26 pm

Boa tarde senhores.
Após muita pesquisa eu decidir que irei comprar um Xsara Picasso. O modelo escolhido é o 1.6 exclusive o mais novo possível.

Ao iniciar as buscas me deparei com uma enorme dúvida. Quais são os itens que diferenciam a versão GLX da EXCLUSIVE? Pergunto pois em anúncios encontrei GLX com ABS e ar digital. Supostamente são de série no EXCLUSIVE. O problema é saber quais são itens "exclusivos" do modelo top. Foram vendidos muito mais GLX. O que torna a busca deste modelo muito mais fácil. Como a tabela deste carro não respeita versões eu escolhi logo de cara o top. Mas.... Nas a dúvida.

E então, o que um tem que o outro não tem ?

Um abraço.
Marcinhotop
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jan 12, 2019 4:36 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#96

Mensagem por Marcinhotop » Sáb Jan 12, 2019 4:51 pm

Queria saber se a lanterna traseira do Picasso xsara e do mesmo tamanho do 2003
Marcelo leite
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Mar 20, 2019 4:40 pm
Modelos Citroën: xsara picasso 2004

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#97

Mensagem por Marcelo leite » Qua Mar 20, 2019 4:56 pm

Boa tarde amigos , também tenho o problema de pouco dinheiro mas comprei uma picasso GXS 2.0 16V ano 2004 com 153.000 kilometros rodados!!
ja fiz algumas coisas mas faltam ainda , peço ajuda se puderem me dar dicas pois confesso que estou meio perdido com alguns pequenos problemas do meu carro , desde ja digo que adorei o carro .
Bom troquei correia poly e 2 engrenagens pois tinha um grilo la ai depois de um tempo voltou mas so na primeira ligada pela manha depois passa mesmo parado o dia inteiro não da mais esse ruido,t b tem uma certa vibração na saida em 1 marcha estive vendo aqui no forum e hoje vou levar e ver aquele coxim perto do eixo se não esta trincado.agradeço tambem se alguem daqui tenha alguma coisa de peças e acessorios para meu carro e possa me vender .
jian carlos trevisol
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 15, 2018 11:35 am
Modelos Citroën: xsara picasso 1.6 2010

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#98

Mensagem por jian carlos trevisol » Qui Abr 11, 2019 3:46 pm

Boa tarde, comprei o meu XP a dois anos, quando comprei estaca com 88k, veio com os 4 amortecedores Cofap novos e 4 pneus Michelan novos e a correia dentada trocada com 80k. A minha é versão GLX, mas o antigo dono colocou as rodas do C3 Picasso, preta 2009/2010, então ao passar do tempo realizei algumas manutenções, como troca de todos os fluidos, bieleta, óleo e filtros, freios, concertei uma vez o ar cond. que começou um vazamento de óleo no compressor então troquei o gás e o óleo, e o tampão do compressor. Troquei a tampa do reservatório de água do para-brisa e a tampa do reservatório do liquido de freio, ambos comprado na CC com preço muito barato. Também troquei a válvula do hidrovacúolo, por esses dias, comprei na CC também depois de perceber o pedal do freio mas duro que o normal olhei alguns casos no youtube que essa peça seria o problema então a substitui. Estou muito satisfeito com o carro de modo geral é um carro que entrega muita coisa com preço baixo, o maior atributo que ele tem para mim é o espaço interno, eu que tenho três filhos que usam cadeirinha é um carro fantástico nesse quesito, o consumo esta dentro do esperado, pois uso aditivo da high torque acada três tanque de gasolina ( não uso etanol pois não acho vantajoso nesse carro), e um detalhe que para mim não chega ser problema é que em viagens ele fica com a rotação alta a 110km/h sendo meu carro 1.6 16v, mas como eu ando entre 85 e 105 não me atrapalha, mas sinto que falta um pouco de motor. Descrevi um pouco da minha experiencia com o carro, se alguém tiver alguma duvida estou a disposição para tentar ajudar.
Anexos
WhatsApp Image 2019-04-11 at 16.27.37.jpeg
WhatsApp Image 2019-04-11 at 16.27.32.jpeg
WhatsApp Image 2019-04-11 at 16.27.31.jpeg
WhatsApp Image 2019-04-11 at 16.27.30.jpeg
Alison
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 25, 2019 10:03 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v 2005 Black

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#99

Mensagem por Alison » Seg Nov 25, 2019 10:29 pm

Boa noite! Chegando no fórum agora, acabei de comprar minha picasso. O outro dono é mecânico, o carro, esteticamente não tá chamativo, mas na mecânica, aparenta estar bem. Espero ter muitas alegrias com ele. Já tive Renault e Peugeot, e nunca tive problemas com eles. Enquanto a maioria dos brasileiros, enriquecem as 4 grandes, que não entregam quase nada pelos valores cobrados, os franceses são o inverso, por isso, gosto desses carros. Vou fazer bastante atualizações estéticas no meu, no decorrer do tempo. Pretendo ficar bastante tempo com ele e, se possível, trocar por outro melhor. É isso, espero poder contribuir com o fórum ao longo do meu aprendizado e aprender bastante com vcs.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#100

Mensagem por gjvialta » Ter Nov 26, 2019 3:39 pm

Seja bem vindo, Alison.

Eu tive um por 60 meses. Só alegrias. Importante que escolha profissionais de conhecimento em carros franceses, quando precisar e leia muito aqui no fórum. Isso vai ajudar você a fugir dos mecânicos que tentam falar em grampola e parfuzeta.

Vendi o meu para ter um C4 Picasso, que estou há quase 6 anos tb!
Alison
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 25, 2019 10:03 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v 2005 Black

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#101

Mensagem por Alison » Qui Nov 28, 2019 2:56 pm

Gvjialta, brigado.

Estou de olho, tenho várias coisas pra perguntar, mas antes de começar, estou olhando no fórum pra ter certeza que não tem as respostas ainda.

Estou gostando do carro, apesar de estar um pouco preocupado, ou seja, torcendo pra mecânica estar, realmente Boa. Já iniciei os reparos estéticos, devagar, pq a grana é curta. Quero deixar a caranga do jeito que eu gosto, evitando ao máximo, precisar de uma mecânica.

Sou super a favor do faça vc mesmo e, o fórum, está sendo muito útil nisso. Rapaziada super experiente com seus carros, várias experiências pra trocar. Meu próximo passo, será a limpeza do sistema de arrefecimento. 🙏🏽😁
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#102

Mensagem por Munhoz » Qui Nov 28, 2019 4:19 pm

Alison escreveu:
Qui Nov 28, 2019 2:56 pm
estou olhando no fórum pra ter certeza que não tem as respostas ainda.
Ponto positivo. hahaha
Alison escreveu:
Qui Nov 28, 2019 2:56 pm
evitando ao máximo, precisar de uma mecânica.
Não evite, manutenção preventiva é a chave do sucesso.
Alison escreveu:
Qui Nov 28, 2019 2:56 pm
Já iniciei os reparos estéticos
Tenta nesse início focar em uma revisão de fluídos, filtros e correias, principalmente a dentada.

Bem vindo ao fórum!
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#103

Mensagem por gjvialta » Sex Nov 29, 2019 11:42 am

Com relação à óleo para o motor, oriente-se pelo manual do fabricante. Cuidado com as ofertas de condicionadores de metais. Lembre-se nesse sentido que motor pode precisar de condicionamento de metais, mas precisa ver o quê vem junto no "pacote" ao adicioná-lo no cárter do motor.

Cuidado também com os especialistas em câmbios AL4, se for o seu caso. Aqui tem bastante informação sobre este assunto. Leia e tire suas conclusões próprias. Dependendo do contexto, ou abordagem, os procedimentos podem ter pequenas variações. Mas é importante se instruir sobre o assunto porque a gente vê e ouve muita barbaridade e gente que assusta o dono que não conhece muito sobre o assunto.

Freios, sempre é bom olhar também, o serviço deve ser executado por profissionais, ou gente que tenha experiência. ABS pode acusar defeito depois de serviço mal feito. Isso não é só pra citroën.

Borrachas da suspensão. Item importante porque é segurança e pneus gastos de forma irregular, pesa no bolso além de ser indícios que a suspensão está em funcionamento sobrecarregado.

No mais estamos aqui, no que conseguirmos ajudar!
Alison
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 25, 2019 10:03 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v 2005 Black

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#104

Mensagem por Alison » Seg Dez 09, 2019 12:37 am

Munhoz, estou tomando esses cuidados. Inclusive, ao mesmo tempo que eu arrumo a estética, também faço, alguns reparos "mecânicos". Faço aquilo que consigo, ainda não tenho confiança e conhecimento pra trocar, por exemplo, a correria dentada. Já estou providenciando a troca das correias e tensores. Esse carro está sendo uma alegria comedida hahaha.

Gvjialta, vlw pela orientação. Estou tendo esses cuidados e, com certeza, vou usar suas dicas.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#105

Mensagem por friba.rj » Qua Dez 18, 2019 11:46 am

Acabei de me desfazer no meu Picasso e vou passar um resumo da minha experiência nos 4 anos que fiquei com o carro (Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 - manual).
Certamente, vou esquecer de várias coisas, mas espero que minha experiência possa contribuir com algo. Peço desculpas antecipadamente por qualquer equívoco, pois vou digitando à medida que me lembrar de algo (e estou no trabalho).


DESEMPENHO
  • Embora seja um carro pesado, o motor dá conta, com sobras. É só pisar que ele responde, mesmo em subidas. É evidente que isso tem um preço: o consumo salta assustadoramente assim que se pisa mais forte no acelerador. Qualquer pequena subida faz o marcador passar de 20l/100km (ou 5km/l).

CONFORTO E SEGURANÇA
  • É excelente para rodar em rodovias, mesmo para os passageiros que vão atrás, pois até os bancos traseiros reclinam. Para o trânsito urbano típico de cidades do interior (paralelepípedos, irregularidades, buracos, muitos quebra-molas, anda e para constante, pequenas distâncias), que é o meu caso, não é nada bom, pois você fica parecendo aquele boneco "joão bobo", sendo jogado de um lado para outro.
  • A posição de dirigir é fantástica. Você tem praticamente uma visão panorâmica.
  • A assistência hidráulica da direção é na medida certa.
  • O ar condicionado é bom, sendo melhor para os passageiros de trás (talvez isso ocorra porque atrás não há a incidência direta do sol).
  • O porta-malas é gigante. Retirando os bancos, você faz até mudança. Eu já transportei até sofás (no plural mesmo).
  • Porta-trecos espaçosos no painel, à frente da alavanca de freio de mão e nas portas. Sob os pés dos passageiros de trás, ainda há dois compartimentos grandes e muito úteis.
  • Mesinhas para os passageiros de trás. Devem ser legais para quem tem filhos. Não é o meu caso.
  • Cinto de três pontos até no banco traseiro do meio.
  • A posição da alavanca de câmbio exige um certo tempo para se adaptar, mas, após isso, eu considero boa.
  • A posição dos comandos dos vidros dianteiros é horrível. Há quem diga que goste e eu não consigo acreditar nisso. Parece que foi adaptado. Não fica ao natural alcance das mãos. O comando do vidro do carona fica após a alavanca do câmbio, sendo preciso quase se deslocar do banco para acioná-lo. Os comandos dos vidros traseiros são onde devem ser para os passageiros: na própria porta. Para o motorista, embora não seja a melhor posição, também não é ruim, apenas razoável: atrás da alavanca de seta, junto com o controle de altura do farol. Até que eu descubra outra melhor, só existe uma posição para esses comandos: todos na porta do motorista, ao fácil alcance das mãos.
  • O modelo do meu (GXS) não possui ABS, o que considero um item importante, especialmente num carro desse porte. Descobri isso da pior maneira possível, logo nos primeiros dias, ao fazer as rodas travarem numa freada mais forte. Prefira um modelo com ABS (eu não compraria novamente um Picasso sem ABS).

CONSUMO
  • Não espere o mesmo consumo de um carrinho urbano. Se considerar a categoria do veículo, até que é satisfatório, embora pudesse ser melhor em rodovia. O meu fazia entre 7km/l e 8km/l em trânsito urbano pesadíssimo (curtas distâncias, carro não esquenta, quebra-molas, muito sobe e desce, anda e para etc). Em rodovia, mesmo sem acelerar muito, fazia uns 11km/l.

MANUTENÇÃO
  • O grande problema dos carros franceses é encontrar mão de obra qualificada. Especialmente no meu caso, que moro em cidade do interior, em que os mecânicos trabalham apenas com aqueles carros mais vendidos (leia-se: Fiat, VW, GM e Ford). Para eles, nem compensa se especializar porque não há procura.
  • Quanto aos preços das peças, eles são condizentes com a qualidade. Eu troquei praticamente tudo da suspensão (exceto molas) e da direção, além de correias, polias, esticadores e bomba d'água. Comprei somente peças originais (Gates, TRW, Birth, Monroe etc). Para efeito de comparação, consegui preços pouco superiores às peças do Honda Fit 2ª geração. Levando em consideração a categoria do veículo, o valor está muito bom.

OBSERVAÇÕES FINAIS
Obs. 1 O Picasso é um carro que sofre muita depreciação, além de ser desvalorizado no mercado. A pessoa compra um Picasso de R$ 15.000, por exemplo, e compara o custo de manutenção com um Gol ou Palio do mesmo valor. Esquece de levar em consideração a categoria do veículo.

Obs. 2: A única peça paralela que comprei foi a bomba d'água porque a original só vende completa (bomba e carcaça) e era muito cara. Menos de um ano depois, tive que trocar todo o conjunto (bomba e carcaça) e também comprei xing ling. O problema foi a carcaça, ainda original, não a peça xing ling. Se tivesse trocado todo o conjunto da primeira vez, não teria tido problema. Minha sugestão é: se for trocar a bomba d'água, troque todo o conjunto. Ah! E eu colocaria novamente a peça xing ling, sem pestanejar, pois não apresentou qualquer problema e o preço da original é simplesmente impagável (não me lembro ao certo, mas era muito mais de R$ 1.000 e não encontrei fora das concessionárias Citroen).

Obs. 3 Não seja negligente com a manutenção do veículo, mas não leve tão a sério algumas opiniões que chegarão a você. Ainda que no intuito de ajudar, muitas afirmações são exageradas e acabam causando medo não justificado e levando a gastos desnecessários. Por mais que você goste do seu veículo, lembre-se que ele é apenas um meio de transporte.


VALE A PENA COMPRAR UM PICASSO?
Sim, se você encontrar um veículo em bom estado, ou seja, que não tenha um dano irreparável ou muito caro e que esteja com manutenção em dia.
Sim, se você precisa de um carro espaçoso.
Sim, se você usa predominantemente em rodovias.
Não, se você deseja um veículo econômico e apenas cogitou o Picasso porque encontrou um barato.
Não, se você vai usar apenas em ciclos urbanos.
Não, se você é sozinho e não precisa de espaço.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Responder