Vale a pena comprar um Xsara Picasso

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CHAF
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Vale a pena comprar um Xsara Picasso

#1

Mensagem por CHAF » Sáb Fev 23, 2013 11:07 am

Bom dia a todos os membros deste clube! Creio que sou o mais novato de todos pois me cadastrei a pouco tempo. Ainda não possuo uma picasso, mas estou louco para comprar um. Sempre gostei de peruas e como a família cresceu e vai crescer mais ainda estava em dúvida entre uma zafira e a grande nave. Meu coração manda comprar a nave, mais a razão tem me dito para buscar uma zafira mesmo mais velha pois o capital é curto. Por isso estou aqui amigos, para esclarecer dúvidas. Espero contar com a ajuda de todos. Vamos a elas:
Sou do interior do estado do RJ e a única concessionária da região fica a cerca de 50KM. È fácil encontrar peças de picasso em lojas privadas? Peças que digo de manutenção comuns, filtros, correias, discos de freio, pastilhas, os famosos parafusos da ventuinha (rss)...
Segunda pergunta o carro gasta muito óleo mesmo? Li em vários lugares que a nave bebe óleo igual água. Que a cada 5 mil km deve trocar.
O carro gera muitos barulhos internos? Tenho objetivo de comprar uma 2010 ou 2011. Só que em minha cidade as estradas são péssimas e me preocupo muito com os barulhos internos.
A manutenção da nave é difícil? Ou seja, poucos mecânicos mexem nela.
O motor 1.6 é muito fraco e beberrão?
Alguém sabe alguma coisa sobre a durabilidade daquele dvd que vem nos modelos avatar e movie?
E por fim, eu comprando uma nave com 20 a 30 mil km tenho chance de meus problemas com manutenção serem menores?
Ia esquecendo a cereja do bolo (rss): qual a sensação de ter um xsara picasso na garagem?
Desde já agradeço muito por suas respostas. Quando o nosso dinheiro é suado em ganhar temos sempre muita responsabilidade em gastá-lo ainda mais na compra de um bem de consumo tão importante quanto um carro. Meu carro atual é uma parati track field (com suspensão um pouco mais alta).


mike
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#2

Mensagem por mike » Sáb Fev 23, 2013 7:58 pm

CHAF, tive a mesma preocupacao, na epoca tinha um santana quantum GLSI, tinha conhecimento dos custos de VW, na epoca desapareceram as peruas. Preciso de porta malas grande e as minivans eram a opcao disponivel. Moro em uma cidade pequena e estou a 70km da concessionaria citroen mais proxima.
Fiz a Analise dos custos de manutencao, dos acessorios, seguranca e opinao dos donos entre a picasso e a zafira. Decidi pela picasso exclusive 2.0 16V 2004 cambio mecanico e 52000km, pois nao tinha um historico e opiniao formada sobre o cambio automatico. O consumo do picasso na estrada chega a 13,5km/l com ar ligado. Meu cunhado tinha uma zafira 2006 flex, ele andava com gasolina pois nao dava conta de abastecer com alcool, na gasolina fazia 7km/l na estrada com ar. Ele reclamou muito na concessionaria mas nao adiantou, o carro gasta muito mesmo. O seguro, sao compativeis, assim como os custos de manutencao.
Pecas, a Zafira e mais facil de encontrar pecas, pois usa algumas peca do astra. Se voce decidir pela compra da zafira mais nova 2010, fique atento pelas baixa qualidade do acabamento, as antigas sao melhores construidas e acabadas. A picasso tem acabamento e qualidade muito superior ao da zafira.
A picasso 'e um caro muito bem construido.
Vendi a minha picasso 2004 com quase 120000km e nao tinha um barunho interno. Ela nao baixava oleo, mas trocava o oleo periodicamente com 5000km. O motivo e simples o oleo semi sintetico tem validade de 6 meses. As pecas duram muito e vale a pena colocar original.
Se voce decidir pela picasso, do meu ponto de vista compensa comprar uma exclusive, se possivel com motor 2.0 pois o carro 'e pesado e vai te ajudar nas ultrapassagens, alem de ser economico.
Quanto a mao de obra, nao tive problema, o mesmo mecanico que faz a manutencao do meu santana, fez a manutencao do picasso.
Ha mitos, que estao sendo vencidos, ha 30 anos, minha cidade so tinha fusca e caminhonetes.
Em 2008, quanto comprei a minha picasso, haviam somente 2 picasso na cidade, mas hoje vejo muitas, estimo umas 15 circulando na cidade.
Acho que tem o mesmo tanto que zafiras.
O motivo 'e simples, esses carros (usados) ficaram baratos e o povo esta descobrindo novas marcas e comprovando suas qualidades.
Tambem, pela kilometragem e ano que voce quer comprar o carro 'e muito novo, voce nao vai ter problema.
boa sorte na sua decisao.
Editado pela última vez por mike em Sáb Fev 23, 2013 8:00 pm, em um total de 1 vez.
João Paulo Clementino
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#3

Mensagem por João Paulo Clementino » Sáb Fev 23, 2013 8:06 pm

Amigo, estou com o meu a um mes, 2.0 16v 2004, com 86mil km. É pouco tempo pra dizer, mas estou super satisfeito com o carro e não tive nenhuma dificuldade de encontrar peças de manutenção preventiva, mas moro em BH, aqui temos bastante opções de boas lojas. Posso dizer que estou encantado com o carro, mas indico o 2.0, pois andei em um 1,6 e achei que precisa de mais potencia, além de que o consumo é maior se precisar pisar pra ele andar. O meu deu hoje comigo numa pequena viagem (160km), média de 14km/lt com ar ligado andando entre 100 e 110 km/h.

Abraço

João Paulo
Quanto a mao de obra, nao tive problema, o mesmo mecanico que faz a manutencao do me[/quote]
Dynared
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#4

Mensagem por Dynared » Sáb Fev 23, 2013 9:52 pm

CHAF, tenho uma 2007 Exclusive Automática a 4 meses. Até agora apenas manutenção de rotina, com peças que você encontra em qualquer lugar e preço equivalente as concorrentes. Dificilmente você terá que recorrer as concessionárias. Uma dica, nunca peça opinião de quem nunca teve uma, porque o povo tem mania de comparar a manutenção de uma Picasso, com celta, gol, palio, etc. Temos até um tópico falando disso. Converse apenas com quem tem o carro. A minha é automática, e se você rodar pelo fórum, vai encontrar alguns tópicos falando desse "famoso" cambio. De resto é só alegria ....
igor
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#5

Mensagem por igor » Sáb Fev 23, 2013 10:39 pm

Amigo tenho uma nave 2008, 1.6, glx, flex, cambio manual, com bancos de couro, 72 mil km rodados, comrei ela zero. Te falo uma coisa, nao me arrependo é um senhor carro, pra vc ter ideia, minha bateria ainda é original. Quanto a manutenção é o de "praxe", trocar óleo a cada 5 mil km e de preferencia trocas todos os filtros pelo menos a cada 10 mil km, exceto o filtro de óleo, que na verdade é só o refil e é sempre bom trocar sempre, quando trocar o óleo, com a troca de todos os filtros, mais os 3,5l e meio de óleo que o motor 1.6 usa, vc gastará ai em média uns 120 a 140 reais, claro dependendo do tipo de óleo que vc for usar, sempre uso o semisintético, claro que essa cotação também depende muito da região onde vc mora, como eu moro aqui no Mato Grosso, creio que aqui as coisas devam ser mais caras. Troquei agora os 4 pneus e gastei 1100 reais, colocando 4 pneus zero 195/60/r15, lembrando que o original é 185/65/r15. No mais é manutenção mesmo e se eu puder te da uma dica aqui é a seguinte, assim que vc comprar sua nave, mande trocar a correia dentada e a correia poly V, bem como os tensores das 2 correias, vc gastará ai uns 700 reais, mas é um gasto preventivo que vale muito a pena, não confie em conversa de vendedor de que essas correias foram trocadas, a não ser que ele te apresente a nota fiscal do serviço e lembre-se essas correias devem ser trocadas entre 50 e 60 mil km. Boa sorte e espero ter ajudado em algo, mas tenha certeza é um exelente carro, na estrada nao tem igual, pena que o grande público ainda nao deu a ele o devido valor, pois te falo, a picasso coloca muita s10, frontier no chinelo em termos de conforto e segurança. Abraços.
serdias
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#6

Mensagem por serdias » Dom Fev 24, 2013 8:05 am

Caro Chaf,

Minha XsPc é 2008/9 na versão exclusive (2.0, câmbio automático, bancos em couro, faróis de neblina, ar digital, etc). Comprei com 32.000 km (agora, está com 38.000 Km) em maio/2012. Eu precisava de um carro maior e estava entre um sedan grande e uma minivan. Fui em várias agências e experimentei / testei bastante antes da compra: Zafira, Meriva, Scenic e XsPc (1.6 e 2.0). Não tive muitas dúvidas, após comparar esses modelos: preço, acabamento, motorização, peças, espaço interno, porta-malas, em tudo a XsPc mostrou-se competitiva. Entre 1.6 e 2.0, também, não tive dúvidas: o carro precisa de mais potência pra rodar bem.

Queria um carro completo de fábrica, mas preferia o câmbio manual. Não achei nenhuma XsPc 2.0 assim. A versão mais completa sempre vem com o câmbio automático (a confirmar pelos colegas que conhecem mais as versões do carro). O consumo é maior e a troca de marchas ocorre num giro mais elevado do motor. Não gosto desse comportamento, por isso, prefiro dirigir com a troca manual no câmbio (percebi uma melhora no consumo, inclusive).

Pra finalizar, a família toda está bastante satisfeita com a escolha que fizemos!
Editado pela última vez por serdias em Dom Fev 24, 2013 5:15 pm, em um total de 1 vez.
CHAF
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#7

Mensagem por CHAF » Dom Fev 24, 2013 4:21 pm

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que gentilmente responderam minhas dúvidas. Foram informações muito importantes tanto que estou decidido em comprar a nave. Tenho apenas que encontrar a certa. Porém pelo que pude notar o melhor motor para a grandona é o 2.0 (mais forte e economico). Aí é que mora o problema. As mais novas 2010 e 2011 só possuem a 2.0 automática, o restante com cambio manual só há a 1.6. Sinceramente prefiro em muito o cambio manual, caio novamente em um conflito.
Vale a pena comprar uma picasso 2.0 mais velha e com uns 50 a 70 mil rodados ou uma 1.6 (2010, 2011) com uns 20 a 30 mil rodados?
mike
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#8

Mensagem por mike » Dom Fev 24, 2013 9:02 pm

Chaf, as ultimas exclusive 2.0 com cambio manual foram fabricadas ate 2008.
As automaticas foram ate 2010 se nao me falha a memoria.
Pensado por esse lado, acho que uma exclusive 1,6 2010 ou 2011, deve ser mais negocio pela idade do veiculo, mas se voce encontrar uma 2.0 bem conservada, acho uma otima opcao desde que tenha um bom preco.
boa sorte
Lortoo
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#9

Mensagem por Lortoo » Dom Fev 24, 2013 9:16 pm

Bem...eu tenho uma 2.0 automatica 2005....o carro é guerreiro..

tenho um amigo que tinha uma 1.6 2010...reclamava que faltava motor...mas quando trocou a mesma por uma SPIN 2012...ta sentindo a maior falta da xsara picasso...rs

Escolha uma em boas condições...e seja feliz...

Abraço!
Lortoo
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#10

Mensagem por CHAF » Seg Fev 25, 2013 9:43 am

[quote name='iam27' date='Feb 23 2013, 10:39 PM' post='20706']
Amigo tenho uma nave 2008, 1.6, glx, flex, cambio manual, com bancos de couro, 72 mil km rodados, comrei ela zero. Te falo uma coisa, nao me arrependo é um senhor carro, pra vc ter ideia, minha bateria ainda é original. Quanto a manutenção é o de "praxe", trocar óleo a cada 5 mil km e de preferencia trocas todos os filtros pelo menos a cada 10 mil km, exceto o filtro de óleo, que na verdade é só o refil e é sempre bom trocar sempre, quando trocar o óleo, com a troca de todos os filtros, mais os 3,5l e meio de óleo que o motor 1.6 usa, vc gastará ai em média uns 120 a 140 reais, claro dependendo do tipo de óleo que vc for usar, sempre uso o semisintético, claro que essa cotação também depende muito da região onde vc mora, como eu moro aqui no Mato Grosso, creio que aqui as coisas devam ser mais caras. Troquei agora os 4 pneus e gastei 1100 reais, colocando 4 pneus zero 195/60/r15, lembrando que o original é 185/65/r15. No mais é manutenção mesmo e se eu puder te da uma dica aqui é a seguinte, assim que vc comprar sua nave, mande trocar a correia dentada e a correia poly V, bem como os tensores das 2 correias, vc gastará ai uns 700 reais, mas é um gasto preventivo que vale muito a pena, não confie em conversa de vendedor de que essas correias foram trocadas, a não ser que ele te apresente a nota fiscal do serviço e lembre-se essas correias devem ser trocadas entre 50 e 60 mil km. Boa sorte e espero ter ajudado em algo, mas tenha certeza é um exelente carro, na estrada nao tem igual, pena que o grande público ainda nao deu a ele o devido valor, pois te falo, a picasso coloca muita s10, frontier no chinelo em termos de conforto e segurança. Abraços.
[/quote]


Meu amigo bom dia! Obrigado mais uma vez por sua resposta de minhas indagações. Notei que muitos do forum possuem a picasso 2.0 e a grande parte fala a mesma coisa. O motor 1.6 é fraco e beberrão. Como você tem uma nave 1.6 e as mais novas com cambio manual só existem nesta motorização, o que me diz sobre ela? Penso ser a manutenção deste motor mais em conta já que ele ainda é nacional enquanto o 2.0 é importado. O 1.6 é flex, tecnologia hoje em dia quase obrigatoria no mercado. E ainda é disponível em vários modelos da PSA o que o torna mais popular no mercado.
Este motor com ar ligado e carregado de tralhas e 4 pessoas dá conta do recado? Na estrada ele desenvolve bem? O consumo na cidade e na estrada a uns 110/120 é alto? Ele é muito barulhento?
Em suma, dá para andar dignamente com este motor no trânsito ou ele é na nave igual ao 1.0 em uma palio weekend?
Aproveitando o abuso, mais uma perguntinha. O cambio da picasso é tranquilo?
Valeu pela atenção!
Lortoo
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#11

Mensagem por Lortoo » Qua Fev 27, 2013 1:37 am

Bem...acho dificil um carro que pesa uma tonelada e meia..fazer bonito no alcool na cidade... :)

mas com certeza um engenheiro pensou antes de colocar um motor 1.6 na nave....(apesar do mesmo motor ser usado pelo C3 que pesa beeem menos...)

Abraço e boa compra!
Lortoo
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#12

Mensagem por Iannes » Ter Out 27, 2015 5:52 pm

[quote name='iam27' date='Feb 23 2013, 11:39 PM' post='20706']
Amigo tenho uma nave 2008, 1.6, glx, flex, cambio manual, com bancos de couro, 72 mil km rodados, comrei ela zero. Te falo uma coisa, nao me arrependo é um senhor carro, pra vc ter ideia, minha bateria ainda é original. Quanto a manutenção é o de "praxe", trocar óleo a cada 5 mil km e de preferencia trocas todos os filtros pelo menos a cada 10 mil km, exceto o filtro de óleo, que na verdade é só o refil e é sempre bom trocar sempre, quando trocar o óleo, com a troca de todos os filtros, mais os 3,5l e meio de óleo que o motor 1.6 usa, vc gastará ai em média uns 120 a 140 reais, claro dependendo do tipo de óleo que vc for usar, sempre uso o semisintético, claro que essa cotação também depende muito da região onde vc mora, como eu moro aqui no Mato Grosso, creio que aqui as coisas devam ser mais caras. Troquei agora os 4 pneus e gastei 1100 reais, colocando 4 pneus zero 195/60/r15, lembrando que o original é 185/65/r15. No mais é manutenção mesmo e se eu puder te da uma dica aqui é a seguinte, assim que vc comprar sua nave, mande trocar a correia dentada e a correia poly V, bem como os tensores das 2 correias, vc gastará ai uns 700 reais, mas é um gasto preventivo que vale muito a pena, não confie em conversa de vendedor de que essas correias foram trocadas, a não ser que ele te apresente a nota fiscal do serviço e lembre-se essas correias devem ser trocadas entre 50 e 60 mil km. Boa sorte e espero ter ajudado em algo, mas tenha certeza é um exelente carro, na estrada nao tem igual, pena que o grande público ainda nao deu a ele o devido valor, pois te falo, a picasso coloca muita s10, frontier no chinelo em termos de conforto e segurança. Abraços.
[/quote]

Amigo já andou muito em estrada de terra, sabe dizer se vai bem, pois viajo bastante a serviço e próxima viajem é pra Bahia, moro em Curitiba, li no noticia automotiva que é bom evitar estradas de terra por causa da suspensão amortecedores e até painel pra não ter dor de cabeça depois , o que vc me diz.
Editado pela última vez por Iannes em Ter Out 27, 2015 5:51 pm, em um total de 1 vez.
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#13

Mensagem por matteo » Qua Out 28, 2015 12:51 am

Vou relatar aqui a minha opinião pessoal sobre a versão 1.6 que é a que tenho, uma glx 1.6 2011. Quase peguei uma GLX 2.0 manual 2008, mas a patroa não quis alegando ser regressão sair de um 2009 para 2008...ve se pode, mulheres...rrss
Não posso menosprezar completamente esse motor, pois saí de um siena el 2009 1.0. Por isso creio que ja dei um bom salto de qualidade...rrss.

CONSUMO: Baseado em relatos aqui do fórum, 2.0 e 1.6 se equivalem, o que faz a pessoa indecisa a pender para o lado do 2.0, pois com o mesmo consumo terá mais potência, e consequentemente mais segurança nas ultrapassagens e prazer ao dirigir.

NÍVEL DE RUÍDO: Não sei como é o 2.0, mas o 1.6 em velocidades elevadas, com giro alto, o barulho invade um pouco a cabine. Creio que nesse caso, nem é pelo fato do motor ser barulhento, mas porque a citroen não caprichou no isolamento acústico do cofre do motor. Aliás, essa parece ser uma caracteristica dos franceses em geral, leia-se peugeot e renault.

DESEMPENHO: Aqui depende do tipo de uso e exigências do motorista. Para uso urbano, o 1.6 pra mim é mais que suficiente. Nas viagens o classifico da mesma maneira. O problema está em partir de baixas velocidades com ela carregada e com o ar ligado. Demora muito para levantar o giro nas retomadas, tornando uma ultrapassagem algo que requer mais atenção. Me fez lembrar muito meu siena 1.0. É um problema que resolvo apertando o botão do ar, desligando-o momentaneamente, quando preciso de mais potência....rrrssss.

MANUTENÇÃO: Ainda não fiz troca de correias ou algo mais custoso, somente manutenção preventiva. Mas já dei uma pesquisada e concluí que aqui o 1.6 leva vantagem quando se trata de manutenção do motor. Peças e mão de obra são ligeiramente mais baratos.

DIRIGIBILIDADE E COMFORTO: É aqui o grande triunfo desse carro, seja ele 2.0 ou 1.6. Pra começar, os bancos são como poltronas, espaço de sobra para as pernas, versatil, com bancos dobraveis e que podem até ser retirados, segura, bem acabada, alavanca no painel super cômoda e com engates precisos (manual)...enfim, as qualidades superam sem duvida os pequenos defeitos, e os tornam irrelevantes. Eu, sinceramente não me arrependo de ter comprado esse carro. Espero ter ajudado com meu livro....rrrrrrsssss...abraço.
Editado pela última vez por matteo em Qua Out 28, 2015 12:59 am, em um total de 1 vez.
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#14

Mensagem por tilex » Qua Out 28, 2015 8:42 am

Outra opiniao :
Bom ja tive 2 Picasso 2.0, a ultima automatica, eu não sou exigente em potencia, pois quando viajo, gosto de tranquilidade e não fico ultrapassando pra chegar logo e tal, eu gostaria de ter comprado uma 1.6, mas olha só, essas não tem os itens da 2.0 Exclusive que é ar digital (melhor conforto) e cambio automatico(tem q ta preparado pra manter $$ esse cambio) com Cruise Control (Piloto automatico).

A 1.6 é um pouco mais economica, mas sem esses itens eu tive q ficar com a 2.0

Barulho: Em altos giros o som do motor invade mesmo, ruidos vindo dos bancos (no meu caso couro) porque entre eles tem uma folga de fabrica e ficam um encostando no outro, mas isso desaparece com a hidratação do couro.

Conforto: acima de todos os nacionais. Pra ter ideia, o som original aumenta o volume automaticamente quando o giro do motor aumenta pra compensar, espaço, não precisa abaixar pra entrar nele, é alto, etc.

Segurança : 4 airbags !
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#15

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Out 29, 2015 10:13 am

Meu Xsara Picasso GXS 2.0 16V ano 2004 com exatos 200.208 kilometros rodados!!

Sem ruídos internos,
sem ruídos no motor,
Vai a 212 km/hora quando enfim passa a consumir 1 litro de gasolina para 5km
entre 100 e 120 km/hora com ar-cond ligado faz entre 12 a 15 km por litro.

Suspensão firme....(não pode abusar em estrada de chão) carro urbano.

Filtro de ar do CORSA CLASSIC
Filtro de óleo do PAlio Wekend
Filtro de combustível do Gol

Não consome óleo não...baixa menos de 100ml a cada 10.000km

Eletronica embarcada muito atual e que suporta qualquer retrofit com equipamentos modernos

Tenha um mecânico caprichoso e tenha você cuidado ..terá um carrão para os próximos 20 anos !!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
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