Barulho estranho ao dá partida

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Qua Fev 20, 2013 12:12 am

Olá amigos, to com um problema com a minha nave que é o seguinte. Ao dá partida nela de manhã cedo, ou seja, a primeira partida do dia, ela faz um barulho, como se fosse barulho de ar saindo do "pito" do pneu. Esse barulho aparece sempre ao virar a chave para dá partida e só ocorre uma vez ao dia que é sempre de manhã cedo e na primeira partida do dia, depois não ocorre mais. O carro pega normalmente e esse barulho ocorre por alguns segundos após a partida e depois some. Pensei em correia, será que pode ser? Troquei as duas correias, tanto a dentada e a poly V, bem como seus tensores, essas correias foram trocadas com 58 mil km e minha nave ta com 73 mil km e esse barulho apareceu mais ou menos há uns 5 meses. O que vocês acham que pode ser? Desde já agradeço. Abraço a todos.


Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#2

Mensagem por Vitor abreu » Qua Fev 20, 2013 9:31 am

Iam, pelas descrições que voce citou, aparentemente sua bomba de combustivel esta dando adeus!!

Consegue postar um vídeo do barulho?

Falo isso, pois pelo o que voce falou, o sintoma foi parecido quando minha bomba faleceu...
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#3

Mensagem por mike » Qua Fev 20, 2013 11:41 am

iam, a bomba normalmente tem o ruido tipico, vem do tanque que fica embaixo do banco traseiro. Ao ligar a ignição a bomba pressuriza a linha de combustivel e alivia a pressao para dentro do tanque, apos alguns segundos ela desliga a bomba. A bomba tambem tem uma valvula de retenção na descarga da bomba que fecha ao desligar o carro e mantem pressurizada a linha. Com o tempo a valvula pode não vedar e a pressão da linha pode cai dando um pouco mais de trabalho para o carro pegar. Quando a bomba esta no fim de vida, ela tem um ruido diferente, seja por quebra de uma paleta do rotor, por desgaste e corrosão das escovas ou no coletor do induzido devido ao alcool que faz parte da gasolina. Muitas vezes ela nem avisa que vai morrer e te deixa na mao. Para a troca, não da para fazer na rua, o carro deve ser rebocado para oficina para baixar o tanque e ter acesso ao flange da bomba. Se o tanque estiver cheio tambem dá mais trabalho pois fica muito pesado. Procure um mecanico e mostre o barulho, mas se a bomba for antiga, vale apena trocar preventivamente pois um guincho pode te custar mais caro, sem contar o desconforto de ser pego de surpresa.
boa sorte.
Editado pela última vez por mike em Qua Fev 20, 2013 11:57 am, em um total de 1 vez.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Qua Fev 20, 2013 3:04 pm

Amigos esse barulho ao que me refiro não é da bomba de combustivel, ele vem da frente do carro do motor. E ele acontece ao virar a chave, ou seja, quando o carro inicia sua partida, ele nao ocorre ao virar a "meia" chave, que é quando ocorre o barulho da bomba de combustivel. E mais, o carro nao da trabalho para pegar, ele pega de primeira e o barulho só ocorre pela manhã, ou seja, na primeira partida do dia e tembém não e todo dia que ele ocorre, não da para se ter uma média, mas digamos que esse barulho ocorre pelo menos 3 vezes na semana.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Qua Fev 20, 2013 5:43 pm

se entendi bem voce percebe o barulho quando o motor começa a girar, correto? Ja experimentou abrir o capo para ver de perto e pedir para alguem ligar o motor? experimente pisar na embreagem para ver se some o barulho. tente identificar ao menos que região ele vem.
Procure nos rolamentos de alternador ou bomba hidraulica.
nave_ds2
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:20 am
Nome: dsnave2

#6

Mensagem por nave_ds2 » Dom Mar 03, 2013 12:26 am

iam 27, tenho uma nave 2003 mecânica que está exatamente com o mesmo barulho que relatou: como já disse ocorre na primeira partida pela manhã (ou seja com o motor frio; independente do clima estar quente ou frio) o carro não dá trabalho para pegar mas escutasse no motor uma espécie de fuga de gás (minha impressão é que vem da tubagem que sai do motor) muito rápida. Nas próximas partidas o barulho desaparece e na manhã seguinte é a mesma coisa.....
Pessoal do ccdob por favor nos dêem uma luz!!!!
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#7

Mensagem por igor » Dom Mar 03, 2013 3:50 pm

O amigo disse tudo, parece mesmo uma fuga de gás, ao dá partida no carro e no meu caso, não acontece todos os dias, mas sim as vezes, mas pelo menos 3 vezes na semana ocorre. Se algum colega do forum puder nos da uma luz. Obrigado.
Bad_KiLL
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Seg Fev 04, 2013 4:52 am
Nome: Bad_KiLL

#8

Mensagem por Bad_KiLL » Dom Mar 03, 2013 7:15 pm

Cara... eu entendo que se o carro, a muito parado, a bomba de gasolina faz o serviço no vácuo... logo entendo que é possível fazer esse barulho.
O meu por exemplo, que não sai com o carro para trabalhar e nem todo dia tb, escuto isso nas primeiras partidas.
Meu GTi tb fazia.

Procurando e reparando no barulho na garagem, creio ser da bomba mesmo.
Vê aí de onde vem o barulho.
Fica mais fácil pra dar a dica. :P
Editado pela última vez por Bad_KiLL em Dom Mar 03, 2013 7:16 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#9

Mensagem por mike » Dom Mar 03, 2013 11:07 pm

Colega, para fazer um diagnostico de ruido, 'e preciso ouvido treinado, geralmente o mecanico bom ganha a vida usando o ouvido como ferramenta de trabalho.
minha primeira sugestao 'e ver se voce pode deixar o carro pousar no seu mecanico para que ele possa simular as mesmas condicoes de partida.
A seguda, vai exigir um pouco das suas habilidades e ajuda de alguem.
com o capo aperto pessa para alguem dar a partida. eu daria uma olhada na bomba de hidraulica e alternador. voce pode ouvir (falhas em rolamentos) com uma chave de fenda. se for algum fazamento de gas voce pode usar uma mangueira e tentar localizar a origem da fonte de ruido.
Nonamco
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Abr 08, 2020 8:05 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2011

Re: Barulho estranho ao dá partida

#10

Mensagem por Nonamco » Ter Jun 09, 2020 9:24 pm

Resolveu o problema ? O que foi o que aconteceu ?

Adicionado após 1 minuto 33 segundos:
Resolveu o problema ? O que foi o que aconteceu ?
Responder