Hélice do Ventilador Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
serdias
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jul 09, 2012 2:49 pm
Nome: Sérgio-BH

#1

Mensagem por serdias » Sex Fev 15, 2013 6:49 pm

Caros colegas,

A viagem de férias em final de janeiro (2013) trouxe surpresas! Depois de nove horas de viagem, chegamos em Cabo Frio e, ao entrar na cidade, apareceu a indicação de "Temperatura elevada - Desligar o motor" no painel frontal. Ainda bem que não foi na estrada e conseguimos chegar, com algum esforço e paradas para resfriamento, até o local que tínhamos alugado para uma semana de estadia.

Uma dessas paradas foi em uma oficina de bom porte no centro da cidade. Diagnóstico: Parada do ventilador geral devido à soltura da hélice que vai acoplada ao motor de resfriamento do motor e ar-condicionado. Solução sugerida pela loja: Desmontar todo o parachoque dianteiro e (pasmem) substituir todo o conjunto (motor + hélice). Preço: R$900,00.

Chamei um mecânico da loja pra uma conversa reservada (que não é o dono, diga-se de passagem) e perguntei: "Amigo, não é só repor o parafuso que prendia a hélice ao motor"? De boa vontade, o camarada disse que concordava comigo (e, portanto, divergia do parecer de seu colega que sugeriu a solução acima). Só me alertou que seria muito difícil encontrar o tal parafuso em lojas de peças, pois ele tem rosca invertida (à esquerda). Foi dito e feito, dediquei várias horas procurando e, por fim, pra não perder mais tempo de praia (rsrsrs), resolvi procurar o torneiro mecânico indicado pelo próprio bom mecânico e "usinar" um novo parafuso.

Resumo da ópera: Parafuso novo (R$90,00)

Ah! Encontrei outro bom sujeito que fez a retirada e montagem do conjunto (hélice + motor) sem precisar desmontar o parachoque dianteiro e cobrou módicos R$50,00.

Acho que o serviço ficou definitivo, pois colocamos cola veda-rosca e silicone industrial para travar o danado do parafuso. Mas, caso eu venha a precisar, os amigos sugerem alguma solução mais barata???

Cordiais saudações!


Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#2

Mensagem por Dynared » Sex Fev 15, 2013 7:59 pm

Obrigado Sérgio-Bh, por compartilhar conosco. Esse problema da hélice já é conhecido. Uma pena que o problema foi acontecer bem na sua folga e numa cidade turística, onde esse tipo de proposta "indecente" costuma ser feita.

A sua atitude foi corretíssima .... Esses dias ouvi no rádio que a inflação do carro estava subindo muito, visto que a demanda de veículos aumenta absurdamente, e a demanda de profissionais para reparo não acompanha. O pouco que temos, ainda tentam levar vantagem em tudo ....
Editado pela última vez por Dynared em Sex Fev 15, 2013 8:00 pm, em um total de 1 vez.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#3

Mensagem por igor » Sex Fev 15, 2013 8:03 pm

Amigo comigo o caso foi diferente, meu carro começou a fazer um barulhão, como se fosse um ventilador cuja a hélice encosta com força em algum lugar, mas o carro não esquentava de jeito nenhum. Isso tudo aconteceu depois de uma chuva que eu peguei e entrei em uma poça de água, que nem era la muito grande. Depois de vários mecânicos me dizerem que era o motor da ventuinha e que de uma hora para outra, ela poderia parar e que nao iria compensar mandar recondicionar o motorzinho da ventuinha, pois em alguns casos gasta-se ai cerca de 350 reais pra recondioná-lo e depois de pouco tempo ele volta a dar problema de novo. O detalhe é que ainda rodei 6 meses com o carro fazendo toda essa graça, rs, mas volto a repetir ela nao esquentava e eu andava de olho na temperatura no painel e mais, tinha dias que o barulho nem aparecia, mas também tinham dias que aparecia toda hora, me fazendo até passar vergonha, pois é um barulho tão feio, que parece que o motor do carro vai explodir. O resultado de toda essa graça, foi 540 reais por uma ventuinha nova, comprada na citroen aqui da minha cidade e mais 100 reais para trocá-la. Mas foi a melhor coisa que fiz, o carro nunca mais me deu problema nesse sentido.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#4

Mensagem por wionax » Sáb Fev 16, 2013 2:43 am

Bacana Sergio a informação.

Essa questão de rosca invertida não particular do Picasso, a maioria dos carros tem isso.

Abraço.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
serdias
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jul 09, 2012 2:49 pm
Nome: Sérgio-BH

#5

Mensagem por serdias » Sáb Fev 16, 2013 10:28 am

Obrigado Warley, Ian e Trajano pelas considerações.

Realmente, essa questão de rosca invertida, ao que me parece, não é nenhuma particularidade do Picasso. É algo usual em dispositivos de ventilação cuja hélice seja presa ao corpo do rotor por meio de parafuso rosqueado ao eixo central dele.

Também tomei conhecimento (após o ocorrido em minha viagem) que esse parafuso se solta, com certa frequência, nos veículos Citroen Xsara Picasso. Inclusive, lá em Cabo Frio, ao entrar em uma oficina de reparo/venda de radiadores, mostrei o motor (que é também usado em outros veículos) ao proprietário (sem mencionar qual é o meu carro) e ele foi logo dizendo: "Ah! Aposto que é o problema da hélice do ventilador do Picasso! O parafuso sumiu!".

Mas ainda que seja um problema comum, a solução não foi trivial. Não consegui encontrar o tal parafuso em nenhuma loja de lá. Tive de fabricar outro a um custo de R$90,00. Aqui em BH ainda não procurei.

Algum de vocês teve dificuldade semelhante?

Um abraço.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Sáb Fev 16, 2013 4:20 pm

Seguinte, eu não conhecia esse problema do parafuso invertido até ler esse tópico.

Mas em qualquer ventilador cuja hélice é presa por parafuso ou porca o sentido do aperto tem que ser igual ao da rotação, não importando se o ventilador é o que agente usa em casa ou o do radiador de um automóvel. Isso para que o parafuso não solte com a rotação da hélice.

Então o que vcs estão dizendo é que o sentido do aperto do parafuso é no sentido contrário da rotação da hélice? Que falha isso!
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Fev 16, 2013 7:28 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#7

Mensagem por Dynared » Sáb Fev 16, 2013 6:57 pm

rgdl, parece que é isso mesmo ... A galera deve confirmar ...
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#8

Mensagem por Vitor abreu » Dom Fev 17, 2013 5:12 pm

Pessoal, esse problema aconteceu comigo há quase um ano...

Segue topico, que postei no clube do Xsara...

<a href="http://clubedoxsara.forumeiros.com/t296 ... inha-solta" target="_blank">http://clubedoxsara.forumeiros.com/t296 ... a-solta</a>

Pensei que tivesse postado aqui tambem, mas nao consegui localizar

Abs
serdias
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jul 09, 2012 2:49 pm
Nome: Sérgio-BH

#9

Mensagem por serdias » Seg Fev 18, 2013 8:31 am

Caro Vítor,

Foi exatamente o mesmo problema que aconteceu comigo.

Onde / como você encontrou outro parafuso à época?

Abraço.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#10

Mensagem por Vitor abreu » Seg Fev 18, 2013 8:49 am

Sérgio, sendo sincero, meu mecanico possuia na epoca esse parafuso com rosca invertida...

Levo meus carros numa mecanica bem conhecida aqui em SP, por se especializarem em Fiat Marea: Base Auto Center (www.bas3.com.br)

Tão conhecida quando a High Torque ai de BH!!!!!!!!!!!

Eles são os unicos mecanicos que trabalham no meu carro (isso há mais de 5 anos)

Para eles, que até forjam motor e cambio de Marea (que falando francamente, esse carro é uma m*** para arrumar), mexer com nossas naves é bem tranquilo!!!!
crochadejesus
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 12:20 pm
Nome: Cláudio Rocha
Localização: Santo André, SP

#11

Mensagem por crochadejesus » Ter Fev 19, 2013 7:46 pm

Comigo aconteceu um problema parecido com o parafuso da hélice.
Na viagem que fiz em janeiro para Macaúbas (uma cidade no sudeste da Bahia, a 1600Km de São Paulo), andando em uma estrada de terra percebia temperatura do motor bem alta.
Quando cheguei no destino fui na frente do carro verificar, e via hélice solta, caida no parachoque. Eu mesmo desmontei o parachoque, colei a hélice até voltar para a cidade novamente.
Como estava numa cidade pequena do interior um simples parafuso, que no meu caso quebrou, como a rosca é esquerda, ele rosqueia no sentido contrário ao giro da hélice, então quanto mais a hélice gira o parafuso dá aperto, por isso ele quebrou, porque é muito fino.

Arrumei um torneiro que tirou o pedaço quebrado do motor, mas não se prontificou a fazer outro parafuso.
A solução inicial foi soldar um outro parafuso na ponta do motor. O cara soldou fora de centro, então quando a hélice girava em certo ponto travava.

A solução definitiva foi dada por um eletricista, que tinha um motor e hélice de CrossFox, e adaptou no meu carro. Resolveu, porque depois disso ainda viagei para Ilhéus, que fica a 600Km, e voltei para São Paulo, o único incoveniente é que como a hélice ficou mais afastada do radiador, mais para fora, quando liga faz um barulho parecendo um helicoptero. Preço da solução R$ 300,00 (peças mais mão de obra)
Xsara Picasso GLX 2005/2006 2.0 16v Seleção Manual Prata
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Ter Fev 19, 2013 10:05 pm

Mas Claudio, esse é que é o certo, quero dizer... o certo é a rosca do parafuso ou porca ser no sentido contrário da rotação da hélice, exatamente para que aconteça o que vc falou... que aperte quando a hélice gira.

O contrário é que não pode acontecer, pois se o aperto for no mesmo sentido da rotação da hélice o parafuso afrouxa e cai rapidinho, nunca pega aperto.

O que o pessoal está dizendo é justamente isso, que o parafuso tem rotação de aperto idêntica a rotação da hélice.

Eu não tive, até agora, problema com o ventilador do meu Picasso, mas já tive problema assim com o pedivela da minha bicicleta, justamente por que a porca que segurava o pedivela tem aperto no mesmo sentido em que se pedala... resultado a bendita saia toda hora, estava dando raiva já... por sorte nunca perdi a bendita porca. A solução foi dada por um vendedor de uma loja de parafuso, procurei uma porca com trava de nylon mas não tinha na medida exata ai ele me sugeriu, ao invés de usar a porca, colocar cola para parafuso (trava química). Nunca mais a bendita porca soltou.

Então, acho que a solução é essa, usar trava química para prender o bendito parafuso.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Fev 19, 2013 10:06 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mauricio.pozolo
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:09 pm
Nome: Pozolo

#13

Mensagem por mauricio.pozolo » Ter Set 24, 2013 12:59 pm

A moldura da ventoinha da minha Picasso trincou / lascou... ela é acionada normalmente, porém com o tal "barulho que faz passar vergonha"...
procurei aqui em Porto Alegre, alguma revenda de autopeças que tivesse só a tal moldura, não achei só a ventoinha completa... média de valores para uma USADA é de R$ 350,00... agora encontrei as tais "universais" por R$80,00...
fiz diversas perguntas ao vendedor que jura que posso substituir a minha por essa universal.
Porém não sei as medidas da original pra comparar... existe algum impecilho se eu optar por essa troca?
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#14

Mensagem por igor » Ter Set 24, 2013 4:04 pm

Amigo esse tipo de peça, jamais coloque a universal, afinal se ela der um pau e seu motor travar, não sai por menos de 4 conto arrumar ele. Então não se arrisque, se teu carro nao esta esquentando e o problema é só mesmo na moldura, espere mais em tempo, mesmo com o barulho horroroso e compre a original. Eu ja passei por isso, mas a minha ventuinha, diferente da tua, o roncado era no miolo dela, depois que passei em uma possa de água, mas o carro nao esquentava, mas o barulho era horroroso, mesmo assim, rodei 6 meses com ela ruim, ate comprar outra na citroen, que paguei 500 reais. Então a sua, por 350, tá até barato. Esses nossos carros, tem certas peças que tem que ser originais, tipo peças da suspensão, da embreagem e peças que fazem parte do sistema de "refrigeração" do carro, como é o caso da ventuinha.
mauricio.pozolo
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:09 pm
Nome: Pozolo

#15

Mensagem por mauricio.pozolo » Ter Set 24, 2013 4:23 pm

[quote name='iam27' date='Sep 24 2013, 04:04 PM' post='22699']
Amigo esse tipo de peça, jamais coloque a universal, afinal se ela der um pau e seu motor travar, não sai por menos de 4 conto arrumar ele. Então não se arrisque, se teu carro nao esta esquentando e o problema é só mesmo na moldura, espere mais em tempo, mesmo com o barulho horroroso e compre a original. Eu ja passei por isso, mas a minha ventuinha, diferente da tua, o roncado era no miolo dela, depois que passei em uma possa de água, mas o carro nao esquentava, mas o barulho era horroroso, mesmo assim, rodei 6 meses com ela ruim, ate comprar outra na citroen, que paguei 500 reais. Então a sua, por 350, tá até barato. Esses nossos carros, tem certas peças que tem que ser originais, tipo peças da suspensão, da embreagem e peças que fazem parte do sistema de "refrigeração" do carro, como é o caso da ventuinha.
[/quote]

tens toda a razão, consultei tbm um mecânico especializado que desferiu a seguinte frase: "nem pensar, isso é uma porcaria e tu vai te incomodar em seguida..." assim sendo vou ter que gastar mesmo... o barulho é muito chato...

Valeu.
Responder