BARULHO TIPO UM SINO NA PARTE DE BAIXO.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
nave_ds2
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:20 am
Nome: dsnave2

#1

Mensagem por nave_ds2 » Seg Fev 11, 2013 8:45 pm

Tenho uma nave 2003 GX, desde de que comprei (8 meses) ela faz um barulho tipo um sino tocando no assoalho do lado direito. Já trocamos toda tubagem do escapamento pedi para ver se a lata de proteção dos sileciosos não estavam encostando e nada encontrando; verificado também a tubagem que sai do bloco do motor e nada de achar o barulho.
Percebo quando estou com os vidros abertos e devagar (tipo uns 40 por hora).
Se alguém ja teve esse tipo de problema e puder dar qualquer tipo de ajuda agradeço muito.

Abs

DS NAVE 2


Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#2

Mensagem por Lortoo » Ter Fev 12, 2013 1:10 am

Amigo..pode ser a pinça do freio...dê uma olhada..pode estar com folga e batendo de leve..
abraço
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#3

Mensagem por igor » Ter Fev 12, 2013 2:32 am

Amigo até onde sei esse barulho é comum na picasso, a minha tb tem. E se eu não tiver enganado tem um vídeo do "doutor carro" no youtube, que explica como resolver isso. Digite doutor carro X citroen picasso no youtube e verá. Boa sorte.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Fev 12, 2013 8:07 am

Acho que o vídeo que o colega iam27 se refere é esse aqui que trata do coxim.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fukfMVLEuR8" target="_blank">Dr CARRO Dica coxim motor 206 307 Peugeot Renault Picasso Citroën</a>

De fato o coxim faz esse barulho, agora se vc se decidir trocar o coxim troca logo os três, porque quando um quebra compromete todos os outros.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#5

Mensagem por renan97ar » Ter Fev 12, 2013 9:12 pm

Cara, esse barulho fica mais evidente quando força o motor em baixo giro (subir uma ladeira de ré por exemplo)? Pq na nossa fazia o mesmo, e era o coletor de escape com a solda trincada (parece algo crônico nas picassos mais "coroas"). Ressoldando o problema desaparece
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#6

Mensagem por mike » Qua Fev 13, 2013 9:10 am

Colega, se faz esse barulho em uma ladeira leve com terceira, se serve de consolo o meu fazia isso tambem. convivi 4 anos e meio com isso no picasso 2004 2.0 16V. Se estamos falando da mesma coisa trata-se de detonação ou motor grilando. Meu mecanico chegou a verificar o sensor de detonação e estava bom, tambem procurou por outros broblemas e nao encontrou.
Esse problema é comum com motores de alta taxa de compressão, associado a uma gasolina que nao tem anti detonante ou é de baixa qualidade. A maioria dos carros 1.0 sofrem com isso.
Meu mecanico disse que tem epocas que aparecem 10 carros por mes, de varias marcas, com donos se queixando do grilo e esta associado ao combustivel.
Muito antigamente a Petrobras usava-se um aditivo na gasolina, chamado de chumbo tetra etila e funcionava muito bem. isso foi banido por ser cancerigeno, passaram a usar o alcool anidro na proporção de 20 a 25% misturados na gasolita. Essa proporção muda conforme a demanda e oferta de alcool do mercado e necessidades do governo.
Quanto mais alcool na mistura, menor a chance de detonar antes do tempo.
Faça um teste, primeiro procure um posto com gasolina de qualidade e rode para ver se o grilo diminui ou some.
se voce tiver maiores condições use uma gasolita de alta octanagem, que é bem mais cara mas deve resolver o seu problema
Se voce quiser ainda usar uma solução tupiniquim, recomendada pelo meu mecanico, faça um teste adicionando 8 litros de alcool e complete o tanque com gasolina. Para mim funcionava e nao notava nada de errado no comportamento do carro.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#7

Mensagem por Dynared » Qua Fev 13, 2013 6:44 pm

Pessoal, acho que estamos falando de 3 barulhos diferentes. Esse barulho de sino, o meu também faz.

1 - O barulho do coxim, aparece mais quando passamos em buracos ou lombadas (quebra molas para alguns rs). É como um "tec" "tec". Em piso liso, ele não aparece. Outro sintoma é a tremedeira do carro.

2 - O grilo citado pelo nosso colega Jantonio, muito comum em carros com alta taxa de compressão, aparece quando se força o motor em baixa, seja a frente ou a ré. Para testar, basta engatar uma marcha e acelerar com o carro freado ou tentar subir uma ladeira em 3ª ou 4ª. Fatalmente o problema aparecerá. Esse barulho você percebe que vem do motor.

3 - Esse sintoma de "sino" que só aparece aos 40 km/h me parece mais o problema do coletor mesmo. No meu caso eu percebo que ele vem da parte de baixo do carro, só não sei dizer de onde. Outro dia fui até um posto de escapamentos, e o funcionário me disse que esse barulho é comum nos Picassos, mas o concerto é feito pelo mecânico. Trata-se de uma junção entre o coletor e o cano do escapamento que se desgasta ou quebra, ocasionando uma vibração.

O legal é você dar uma volta com um mecânico de confiança e mostrar o barulho para ele. Acredito que de ouvido, ele saberá lhe dizer do que se trata.
Editado pela última vez por Dynared em Qua Fev 13, 2013 6:47 pm, em um total de 1 vez.
nave_ds2
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:20 am
Nome: dsnave2

#8

Mensagem por nave_ds2 » Dom Mar 03, 2013 12:50 am

Lortoo, realmente o barulho pode ser sim a pinça do freio com alguma folga,pois percebo do lado direito e próximo a roda dianteira direita. Vou verificar sua sugestão, muito obrigado!
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#9

Mensagem por vgmarques » Ter Abr 02, 2013 8:18 pm

Dsnave2,

alguma novidade???

Concordo com o colega que falou que estamos especulando sobre barulhos distintos..

1. Escapamento -> é um barulho tipo Uno Mille. Em, geral, percebo com o carro frio.

2. Batida de pino -> no meu caso, melhorou depois que fiz descarbonização e troca do sensor de detonação. Mas praticamente desapareceu com a troca de posto (abastecia no Carrefour, da Barra da Tijuca - RJ e hoje abasteço no posto Petrobras em frente no Parque das Rosas).

3. Calço do motor -> é um barulho seco do lado direito, pois o calço acopla o conjunto do motor nas longarinas (direita e esquerda).

4. "Sino" -> sino? muito boa essa metáfora... realmente parece sino. Não sei o que é. Já percebi com o carro parado e motor ligado. Já vi desaparecer em algumas situações quando desligo o ar (achei que fosse o compressor, mas talvez seja porque o motor vibra menos). Aparece às vezes ao dar ré....

[]´s
Editado pela última vez por vgmarques em Ter Abr 02, 2013 8:18 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#10

Mensagem por mike » Qua Abr 03, 2013 10:31 pm

colega, carro parado e motor ligado, da para descartar suspensao e pincas de freio, veja nas polia do motor, em especial a polia do ar condicionado tem casos dela ficar raspando uma parte com a outra.
veja a dica do dr carro no youtube. boa sorte
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=HBHA9qlFu_Q" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=HBHA9qlFu_Q</a>
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#11

Mensagem por vgmarques » Dom Dez 15, 2013 3:59 pm

[quote name='jantonio' date='Apr 3 2013, 10:31 PM' post='21140']
colega, carro parado e motor ligado, da para descartar suspensao e pincas de freio, veja nas polia do motor, em especial a polia do ar condicionado tem casos dela ficar raspando uma parte com a outra.
veja a dica do dr carro no youtube. boa sorte
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=HBHA9qlFu_Q" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=HBHA9qlFu_Q</a>
[/quote]

Estou com 2 barulhos no meu carro.

Um deles é esse barulho de sino, que é totalmente diferente de batida de pino, nem de coxim. Desconfio que ele tenha a ver com polia do ar condicionado ou com a polia harmônica.

Outro é um estalo forte ao ligar o ar. Tinha certeza que era a embreagem do compressor do ar condicionado, mas um problema de polia harmônica talvez possa dar esse barulho. Depois vou verificar com calma.
crmendesme
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:41 am
Nome: crmendesme

#12

Mensagem por crmendesme » Sáb Dez 28, 2013 9:17 am

[quote name='dsnave2' date='Feb 11 2013, 10:45 PM' post='20523']
Tenho uma nave 2003 GX, desde de que comprei (8 meses) ela faz um barulho tipo um sino tocando no assoalho do lado direito. Já trocamos toda tubagem do escapamento pedi para ver se a lata de proteção dos sileciosos não estavam encostando e nada encontrando; verificado também a tubagem que sai do bloco do motor e nada de achar o barulho.
Percebo quando estou com os vidros abertos e devagar (tipo uns 40 por hora).
Se alguém ja teve esse tipo de problema e puder dar qualquer tipo de ajuda agradeço muito.

Abs

DS NAVE 2
[/quote]

eu troquei a suspencao do meu carro e ficou um barulho intermitente parecendo uma arruela batendo, fiquei uma semana com aquele barulho, retornei a oficina levantamos o carro e bate aqui bate ali ate que o barulho apareceu era o protetor da rotula da balança (ponteira) como mostra na pagina do manual. foi removida e ja era barulho.

<a href="http://imageshack.com/a/img163/6909/wf60.jpg" target="_blank">http://imageshack.com/a/img163/6909/wf60.jpg</a>
cesarjc
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 10:15 am
Nome: Black Sunshine

#13

Mensagem por cesarjc » Sáb Dez 28, 2013 11:29 pm

[quote name='crmendesme' date='Dec 28 2013, 11:17 AM' post='23573']
[quote name='dsnave2' date='Feb 11 2013, 10:45 PM' post='20523']
Tenho uma nave 2003 GX, desde de que comprei (8 meses) ela faz um barulho tipo um sino tocando no assoalho do lado direito. Já trocamos toda tubagem do escapamento pedi para ver se a lata de proteção dos sileciosos não estavam encostando e nada encontrando; verificado também a tubagem que sai do bloco do motor e nada de achar o barulho.
Percebo quando estou com os vidros abertos e devagar (tipo uns 40 por hora).
Se alguém ja teve esse tipo de problema e puder dar qualquer tipo de ajuda agradeço muito.

Abs

DS NAVE 2
[/quote]

eu troquei a suspencao do meu carro e ficou um barulho intermitente parecendo uma arruela batendo, fiquei uma semana com aquele barulho, retornei a oficina levantamos o carro e bate aqui bate ali ate que o barulho apareceu era o protetor da rotula da balança (ponteira) como mostra na pagina do manual. foi removida e ja era barulho.

<a href="http://imageshack.com/a/img163/6909/wf60.jpg" target="_blank">http://imageshack.com/a/img163/6909/wf60.jpg</a>
[/quote]

Tive esse problema com um Peugeot 206. Os mecânicos APzeiros preferem remover a proteção a consertar corretamente.
crmendesme
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:41 am
Nome: crmendesme

#14

Mensagem por crmendesme » Dom Dez 29, 2013 8:10 am

o meu carro so tinha do lado esquedo e estava muito avariado por isso deixei remover. mais pra frente quando for encomendar pecas na autorizada eu vou comprar duas peças para repor.
Cuscuh
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 11, 2013 9:46 am
Nome: Cuscuh
Localização: Colombo

#15

Mensagem por Cuscuh » Dom Dez 29, 2013 10:08 am

Tenho um XP 2007 1.6 GLX e esta fazendo o mesmo barulho. Parece escapamento. Esta semana levarei ao meu mecânico para fazer as revisões costumeiras e verifico. PS: Adquiri o carro faz 3 semanas.
Xsara Picasso 2007 - 1.6Flex 16V
Responder