Chave selectora cambio automático não reconhece P primeira p
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colega, por algumas vezes tive esse problema no grand c4, o carro pegava normalmente, mas ficava confuso com a chave seletora pedindo para colocar em P, mas a chave ja estava em p. isso acontecia logo depois da partida. Depois de uma viagem o defeito na bateria ficou mais evidente e foi trocada. o defeito sumiu. resumindo, pode ser bateria ruim arriando a tensao no momento da partida, acaba deixando o modulo confuso. verifique com um multimetro a tensao no momento da partida.
se tiver proximo de 9,5v nao e um bom sinal.
se tiver proximo de 9,5v nao e um bom sinal.
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ligieri, voce fez as medicoes no momento da partida? voce tem o habito de lavar o motor?
Para se ter uma ideia vamos fazer uma conta para voce enterder o que ocorre na partida.
supondo que o motor de arranque deve solicitar 500A nos primeiros mili-segundos.
se a resistencia de contato do terminal da bateria for:
0,001 ohm deve ter uma queda de tensao de 0,5V. ou 4%
se for 0,01 ohm deve ter uma queda de tensao de 5V ou 40%. suficiente para dar problema geral no carro, inclusive no motor de arranque.
Depois que o motor de arranque comeca a rodar ele tem uma forca contra eletromotriz e a corrente do motor baixa bastante abaixo de 100A.
Da para ver que 'e dificil medir e identificar um mau contato.
Vale lembrar que o cabo negativo deve estar solidamente aterrado, as vezes o problema esta na conexao da bateria com a caroceria, ou ate mesmo cabos que as vezes estao oxidados ou cizalhados diminindo a area de conducao.
Outra dica, os sensores todos sao ligados na carroceira ou no motor e este por sua vez ligado no polo negativo da bateria. Ja tive um mau funcionamento em um santana com injecao analogica tipo lejetronic, os sensores faziam as leituras corretas, mas havia um mau contato na bateria e bloco motor que fazia com que a central eletronica ler os sinais dos sensores + a resistenica de contato provocando falhas. A maioria dos sensores fucionam variando resistencia e central lendo tensao.
como limpar contatos> evite lixa, voce limpa o grosso mas risca a superficie e diminui a area de contato. se for um contato prateado jamais use lixa, de preferenicia para limpar usando borracha de areia (a borracha que tem ld azul e vermelho - use o lado azul.
tente conferir o cabo de terra na carcaca do carro e no motor. desconecte limpe e conecte novamente. pode estar ali seu problema.
se tivesse o desenho eletrico tambem verificaria onde sao aterrados os chicotes, as vezes sao unido com outros cabos e pontos conhecidos, proximo ao painel cofre do motor parte traseia etc. boa sorte
Para se ter uma ideia vamos fazer uma conta para voce enterder o que ocorre na partida.
supondo que o motor de arranque deve solicitar 500A nos primeiros mili-segundos.
se a resistencia de contato do terminal da bateria for:
0,001 ohm deve ter uma queda de tensao de 0,5V. ou 4%
se for 0,01 ohm deve ter uma queda de tensao de 5V ou 40%. suficiente para dar problema geral no carro, inclusive no motor de arranque.
Depois que o motor de arranque comeca a rodar ele tem uma forca contra eletromotriz e a corrente do motor baixa bastante abaixo de 100A.
Da para ver que 'e dificil medir e identificar um mau contato.
Vale lembrar que o cabo negativo deve estar solidamente aterrado, as vezes o problema esta na conexao da bateria com a caroceria, ou ate mesmo cabos que as vezes estao oxidados ou cizalhados diminindo a area de conducao.
Outra dica, os sensores todos sao ligados na carroceira ou no motor e este por sua vez ligado no polo negativo da bateria. Ja tive um mau funcionamento em um santana com injecao analogica tipo lejetronic, os sensores faziam as leituras corretas, mas havia um mau contato na bateria e bloco motor que fazia com que a central eletronica ler os sinais dos sensores + a resistenica de contato provocando falhas. A maioria dos sensores fucionam variando resistencia e central lendo tensao.
como limpar contatos> evite lixa, voce limpa o grosso mas risca a superficie e diminui a area de contato. se for um contato prateado jamais use lixa, de preferenicia para limpar usando borracha de areia (a borracha que tem ld azul e vermelho - use o lado azul.
tente conferir o cabo de terra na carcaca do carro e no motor. desconecte limpe e conecte novamente. pode estar ali seu problema.
se tivesse o desenho eletrico tambem verificaria onde sao aterrados os chicotes, as vezes sao unido com outros cabos e pontos conhecidos, proximo ao painel cofre do motor parte traseia etc. boa sorte
Editado pela última vez por mike em Seg Fev 11, 2013 8:20 pm, em um total de 1 vez.
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Ligiere, já que vc trocou a bateria e continua na mesma então acho que o colega Lortoo tem razão pode ser a Contator Multi Função (CMF). Ele pode nem estar queimado pode apenas estar fora do lugar.
Para saber se o CMF está no lugar correto basta colocar o cambio em N e com um multímetro, de preferência do tipo que apita quando detecta curto circuito, e medir os conectores que tem no contator. Se apitar é porque está no lugar se não apitar é porque está fora do lugar ou queimado.
Para saber se o CMF está no lugar correto basta colocar o cambio em N e com um multímetro, de preferência do tipo que apita quando detecta curto circuito, e medir os conectores que tem no contator. Se apitar é porque está no lugar se não apitar é porque está fora do lugar ou queimado.
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