Chave selectora cambio automático não reconhece P primeira p

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aligieri
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#1

Mensagem por aligieri » Dom Fev 10, 2013 9:22 am

Pessoal na primeira partida o cambio nao reconhece a posição P. Mudo a posição algumas vezes e reconhece. Depois quando o motor esquenta funciona normal, alguém já viu esse defeito.

Obrigado


mike
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#2

Mensagem por mike » Dom Fev 10, 2013 10:39 pm

colega, por algumas vezes tive esse problema no grand c4, o carro pegava normalmente, mas ficava confuso com a chave seletora pedindo para colocar em P, mas a chave ja estava em p. isso acontecia logo depois da partida. Depois de uma viagem o defeito na bateria ficou mais evidente e foi trocada. o defeito sumiu. resumindo, pode ser bateria ruim arriando a tensao no momento da partida, acaba deixando o modulo confuso. verifique com um multimetro a tensao no momento da partida.
se tiver proximo de 9,5v nao e um bom sinal.
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rgdl
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#3

Mensagem por rgdl » Seg Fev 11, 2013 1:01 am

jantonio falou tudo, tive o mesmo problema na minha Xsara Picasso e quando troquei a bateria isso acabou.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#4

Mensagem por aligieri » Seg Fev 11, 2013 9:00 am

Pessoal obrigado pelas dicas, troquei a bateria antiga por uma nova Moura 60A e não resolveu. Quando trocou uma outra foi colocada em paralelo para não perder as configurações.
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#5

Mensagem por mike » Seg Fev 11, 2013 9:18 am

se a troca da bateria nao resolveu, procure por mau contato ou exidacao nos terminais da bateria. faca a medicao da tensao no momento da partida em varias partes do carro, exemplo, no teminal da bateria, nos fusiveis, cinzero etc. nao pode ter variacao.
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#6

Mensagem por aligieri » Seg Fev 11, 2013 10:04 am

Testei varios pontos e a tensão está OK e uniforme tanto no conector da bateria quantos nos elementos do motor. O estranho é que após rodar um pouco o problema desaparece. Se fosse chave seletora por exemplo a falha não teria esse perfil.

- sempre com carro após 12 horas parado
mike
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#7

Mensagem por mike » Seg Fev 11, 2013 7:59 pm

ligieri, voce fez as medicoes no momento da partida? voce tem o habito de lavar o motor?
Para se ter uma ideia vamos fazer uma conta para voce enterder o que ocorre na partida.
supondo que o motor de arranque deve solicitar 500A nos primeiros mili-segundos.
se a resistencia de contato do terminal da bateria for:
0,001 ohm deve ter uma queda de tensao de 0,5V. ou 4%
se for 0,01 ohm deve ter uma queda de tensao de 5V ou 40%. suficiente para dar problema geral no carro, inclusive no motor de arranque.
Depois que o motor de arranque comeca a rodar ele tem uma forca contra eletromotriz e a corrente do motor baixa bastante abaixo de 100A.
Da para ver que 'e dificil medir e identificar um mau contato.
Vale lembrar que o cabo negativo deve estar solidamente aterrado, as vezes o problema esta na conexao da bateria com a caroceria, ou ate mesmo cabos que as vezes estao oxidados ou cizalhados diminindo a area de conducao.
Outra dica, os sensores todos sao ligados na carroceira ou no motor e este por sua vez ligado no polo negativo da bateria. Ja tive um mau funcionamento em um santana com injecao analogica tipo lejetronic, os sensores faziam as leituras corretas, mas havia um mau contato na bateria e bloco motor que fazia com que a central eletronica ler os sinais dos sensores + a resistenica de contato provocando falhas. A maioria dos sensores fucionam variando resistencia e central lendo tensao.
como limpar contatos> evite lixa, voce limpa o grosso mas risca a superficie e diminui a area de contato. se for um contato prateado jamais use lixa, de preferenicia para limpar usando borracha de areia (a borracha que tem ld azul e vermelho - use o lado azul.
tente conferir o cabo de terra na carcaca do carro e no motor. desconecte limpe e conecte novamente. pode estar ali seu problema.
se tivesse o desenho eletrico tambem verificaria onde sao aterrados os chicotes, as vezes sao unido com outros cabos e pontos conhecidos, proximo ao painel cofre do motor parte traseia etc. boa sorte
Editado pela última vez por mike em Seg Fev 11, 2013 8:20 pm, em um total de 1 vez.
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#8

Mensagem por Lortoo » Ter Fev 12, 2013 1:13 am

Prezados,

Tive um problema semelhante e era o CMF com problema..a trilha relativa a posição "P" pode estar danificada..ou desregulada(mais raro)..

veja com alguém que conhece a regulagem...para não perder as posições..

Abraço
Lortoo
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#9

Mensagem por aligieri » Ter Fev 12, 2013 8:43 am

Excelente dica, vou verificar o aterramento do carro, depois coloco o resultado.
muito obrigado
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#10

Mensagem por aligieri » Ter Fev 12, 2013 11:44 am

Verifiquei todo o sistema de aterramento e está OK, percebi algo novo. Quando desligo o carro na posição D e tento dar a partida ele acusa o erro normalmente, ai coloco na posição P e liga sem problemas.

Já quando desligo no procedimento correto (posição P) ele acusa a mensagem na partida.
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#11

Mensagem por rodrivalent » Ter Fev 12, 2013 8:06 pm

AMIGO OU SUA CHAVE SELETORA ESTA DANIFICADA OU O CONECTOR DELA ESTA COM MAU CONTATO OU VC TEM ALGUM PROBLEMA NO RELÉ INIBIDOR DE PARTIDA
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#12

Mensagem por rgdl » Ter Fev 12, 2013 10:25 pm

Ligiere, já que vc trocou a bateria e continua na mesma então acho que o colega Lortoo tem razão pode ser a Contator Multi Função (CMF). Ele pode nem estar queimado pode apenas estar fora do lugar.

Para saber se o CMF está no lugar correto basta colocar o cambio em N e com um multímetro, de preferência do tipo que apita quando detecta curto circuito, e medir os conectores que tem no contator. Se apitar é porque está no lugar se não apitar é porque está fora do lugar ou queimado.
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#13

Mensagem por mike » Qua Fev 13, 2013 12:29 am

ja trocou bateria, checou aterramento, agora e partir para chave seletora.
verifique por partes e boa sorte
aligieri
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#14

Mensagem por aligieri » Qua Fev 13, 2013 8:55 am

Pessoal obrigado pelas dicas. Vou verificar a chave seletora em uma oficina especializada através de scaner.

O que intriga neste defeito é que ocorre somente após parar o carro por mais de 8 horas, depois da primeira partida funciona OK.
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#15

Mensagem por Lortoo » Dom Fev 17, 2013 2:02 pm

Ligieri,

É até engraçado...mas o que acontece com o seu carro..está acontecendo com o meu agora...e acabei de trocar o CMF..acredito que está com algum problema de regulagem...vou voltar na oficina e relato...

abraço
Lortoo
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