CADASTRO BIN - Transferência entre municípios

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#1

Mensagem por esm2010 » Qua Fev 06, 2013 3:20 pm

Galera, comprei a nava em uma agência em SP e agora tem q transferir para minha cidade (Carapicuíba).

Fiz o laudo de transferência etc... Porém hoje o cara da agência disse que o CIRETRAN da minha cidade não aceitou porque o número do motor não está completo com o do cadstro BIN.

Segundo ele isso é comum nos CITROENs e PEUGEOTs mais antigos. O meu é 2003.

Ai ele me passou uma decalração pra eu assinar, reconhecer firma e mandar para concluir a transferência.

Eu fiquei cabreiro com isso.. vejam o que diz a declaração:

"Eu,xxxxxxx (no caso 'eu' rs) , bla bla , de acordo com disposto nos incisos ll do artigo 4º, lll do artigo 6º e ll do artigo 10º da Resolução CONTRAN nº 282/08.. DECLARO que assumo a responsabilidade pela procedência licita do motor xxxxxxxxxxxxxxxxxxx que consta no veículo de minha propriedade, marca xxxxxxxxx, placa xxxxxxxxxx, chassi xxxxxxxxxxxxxxx, renavam xxxxxxxxxxxxxx. (...) sujeitando-me as cominações dispostas, no no art. 299º do Código Penal."

Dúvidas:

1) A informação de que isso é comum para veículos CITROEN procede?
2) Ao meu ver essa deveria ser uma declaração DELES certo?
3) Alguém já passou por isso?

Valeu


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Fev 06, 2013 4:19 pm

Cara fiz uma pesquisa básica no oráculo (google) e achei o blog abaixo, segundo ele isso de fato procede, ele posta alguns links aonde isso também é relatado, veja vc mesmo.

<a href="http://edspacheco.wordpress.com/2011/02 ... -na-saida/" target="_blank">Quando não é na entrada, é na saída!</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#3

Mensagem por igor » Qua Fev 06, 2013 4:45 pm

Amigo a sugestão que eu lhe dou é a seguinte, vc pode até assinar esse documento que ele quer. Mas no meu entender, vc também devia pedir a ele uma declaração de venda, dizendo que ele vendeu a nava a vc, reconhecida em cartório, com a data que vc comprou o carro e tudo mais, pq ai vc tira o seu da reta, se der algum BO.
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#4

Mensagem por esm2010 » Qua Fev 06, 2013 8:27 pm

RGDL / IAM27,

Obrigado pelo retorno.

A partir do blog sugerido, pesquisei melhor agora com o nome correto do procedimento e realmente é um transtorno para donos de Citroen/Peugeot.

O link abaixo do DETRAN fala sobre o caso e inclusive tem o modelo da declaração:

<a href="http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/ ... aultDesc=0" target="_blank">LINK DETRAN</a>

Já pensando mais na frente, terei mais esta dor de cabeça caso venda para um particular... pois assim como eu hoje, o cara também terá que aceitar a fazer esta declaração.

Liguei onde fiz o laudo e o cara disse que o Detran de SP já nem faz mais questão da declaração qdo é dessas marcas. Porém, alguns municípios ainda exigem.

Para eu ficar mais despreocupado, ele vai fazer amanhã pra mim uma verificacão mais apurada para garantir que está tudo ok com a procedência.

Muito obrigado!
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#5

Mensagem por mike » Qua Fev 06, 2013 9:08 pm

colega, se levar ao pe da letra, é verdade sim. De um tempo para ca, o governo (detran ) insere todos dos dados do veiculo no cadastro chamado BIM. Tive o mesmo problema quando comprei o meu Grand C4 e o pessoal da vistoria me mostrou que na ocasião do cadastro do motor na base nacional foram omitidas as primeiras letras do codigo do motor 'PSA" que faz referencia ao fabricante. Apos a transferencia o "PSA" apareceu no documento
Se serve de consolo, pug e Toyota entre outros tambem tem o mesmo problema.
Na verdade se o pessoal da vistoria for muito certinho, deve fazer uma retificação na base de dados incluindo esses caracteres, na proxima emissao do documento ele vem com todos os dados.
boa sorte
Editado pela última vez por mike em Qui Fev 07, 2013 8:01 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Fev 07, 2013 1:30 pm

Vc pode também reclamar com a PSA já que quem criou o problema foi ela.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#7

Mensagem por esm2010 » Sex Fev 08, 2013 12:04 am

Galera, fui hoje onde fiz o laudo de inspeção e o responsável lá me explicou e me deixou tranquilo para assinar a declaração.

Foi como a galera adiantou aqui no tópico... O cadatro feito pela Citroen no BIN possui menos números do que está gravado no motor. No laudo eles fazem a observação e mencionam que será necessário fazer a adequação.

Que é exatamente a tal declaração.

Preenchi e reconheci firma hoje e entreguei na agência.

Resolvido. Um problema a menos!

Agradeço a todos pela ajuda!
Al3x
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 5:28 pm
Nome: Al3x

#8

Mensagem por Al3x » Dom Mar 03, 2013 4:35 pm

Sou funcionário da secretaria de segurança do meu estado e tenho acesso ao BIN, infelizmente acontece muito de errarem ao lançarem dados no sistema... É errado lesarem o consumidor com tais erros e, dependendo do caso ainda causa dor de cabeça mesmo, pois pode acontecer de para em uma rodovia e um PRF encrencar com alguns dados... Caso precise de alguma ajuda que estiver ao meu alcance, é só chamar!
Responder