Nivel de óleo entre trocas.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
João Paulo Clementino
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Jan 22, 2013 12:16 pm
Nome: João Paulo Clementino

#1

Mensagem por João Paulo Clementino » Qua Fev 06, 2013 2:01 pm

Pessoal,

Como já disse em outro tópico, tenho meu picasso 2.016v 2004 a menos de 1 mês.

Como eu era proprietário de um carro da fiat, os mecanicos sempre me diziam que nestes carros é normal que entre uma troca de óleo e outra, o nível de óleo abaixe um pouco. Daí veio minha dúvida...

No citroen, isso é comun também? Se for, qual procedimento tomar, completar até o nívell máximo quando notar que abaixou ou acompanhar somente pra não chegar no nível mínimo até a próxima troca?

Como rodei cerca de mil km apenas por enquanto, a impressão que tive é que não abaixou nada, inclusive o óleo permanece clarinho com ótima aparência, mas a dúvida veio, pois não conheço o comportamento do carro em relação a este detalhe.

Abraço,

João Paulo


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Fev 06, 2013 3:40 pm

Cara todos os carros de todas as montadoras baixam o nível de óleo entre uma troca e outra.

A quantidade que vai baixar varia de motor para motor e também em função do tipo de óleo que se usa. Quanto a isso o Picasso não é exceção.

No meu caso, por exemplo, eu usei óleo 100% sintético 5W40 e já devo trocar logo, pois já está perto dos 8000km. Nesse tempo eu completei o nível com 500ml de bardal b12 e 1,5l de óleo o que dá 2l no total. Isso dá uma média de , o que dá uma média de 250ml de óleo a cada 1000km.

Mas só um detalhe, o óleo baixava muito rápido antes de colocar o Bardal. Depois que coloquei diminuiu muito o consumo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
João Paulo Clementino
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Jan 22, 2013 12:16 pm
Nome: João Paulo Clementino

#3

Mensagem por João Paulo Clementino » Qua Fev 06, 2013 5:20 pm

Amigo rgdl,

Usei na troca o Havoline 10w 40 semi sintetico, que tem ótimas referencias.
Estou com cerca de 500 km e não baixou nada ainda, não usei aditivo algum, mas gostei da sua idéia.

Vc completa quando chega perto do nível mínimo ou a qualquer quantidade abaixo do máximo?

Abraço
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#4

Mensagem por Lortoo » Qua Fev 06, 2013 8:09 pm

Prezados,

Quando eu cursava eng Mecânica, participei de um curso da ipiranga..sobre lubrificação..
e me foi dito na ocasião que os óleos eram 90% base petrobras, só mudando os aditivos entre os fabricantes...
e nao era necessaria a colocaçao de outros aditivos no oleo...
acho que essa inclusao mudaria as propriedades do oleo..principalmente a viscosidade...talvez justificando a queda do consumo do mesmo, mas provavelmente piorando as propriedades de lubrificação também..

Abraços
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#5

Mensagem por Lortoo » Qua Fev 06, 2013 8:34 pm

Então,

Para não parecer obtuso...dei uma olhada no site da Bardhal..e não encontrei informaçoes sobre a viscosidade do produto..visto que ele me parece um produto generico(pode ser usado em conjunto com varios öleos lubrificantes diferentes e com faixas de viscosidade diferentes...), não tenho a noção de o quanto o acrescimo de um vidro (500ml) afetaria a viscosidade do lubrificante do meu veículo...

Há uma forma de cálculo, muito utilizada a algumas decadas, que mensura as propriedades finais de uma mistura de lubrificantes...no caso da necessidade de um produto com propriedades de viscosidade especificas, e que não fosse tabelado..na verdade um "Blended" de óleos...

tipo: um oleo com 20W50 misturado na proporçao de 50%- 50% com um 10W40, deverá se tornar um oleo com propriedades no meio dos dois.. tipo um 15W45...

Abraços :)
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#6

Mensagem por mike » Qui Fev 07, 2013 1:16 pm

Colega, se seu motor nao esta baixando oleo, isso é uma excelente noticia.
Mas deve baixar muito pouco que voce não percebe e isso é normal.
Ha fabricantes que falam em 1 litro a cada 1000km, mas é exagerado.
Alem da vareta, voce pode ver a saude do seu motor pela cor do tubo de escape. ele deve ter uma cor meio marrom e não pode apresentar fuligem preta nem pegajosa.
Voce pode dar uma olhada na tampa do reservatorio de oleo/tampa de valvula, se não tiver cascão significa que a troca de oleo está sendo feita e que o oleo está apropriado para o uso do motor.
Esse cascao é uma amostra do que tem por dentro do motor e como o dono cuida dele.
Editado pela última vez por mike em Qui Fev 07, 2013 7:57 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qui Fev 07, 2013 1:53 pm

João, seguinte, nos motores 2.0 o óleo tem que ter essas três certificações: SAE, API e ACEA.

Sendo que a certificação SAE (de viscosidade) eu já li em um manual técnico que se deve usar 5W40 ou 10W40.

Já na API tem que ser SJ ou superior e na ACEA tem ser A3/B3 ou superior, para ver isso basta abrir o capu que lá tem um adesivo mostrando.

O Havoline 10W40 é um bom óleo mas não tem certificação ACEA por isso ele não serve para o Picasso.

O 10W40 é um óleo mais grosso por isso ele não deve baixar tanto quanto o 5W40.

Lortoo, de fato, os óleos bastante aditivação mas nada não é tão bom que não possa melhorar.

O Bardhal B12 é um produto consagrado e tem uma propriedade fantástica de proteção das peças metálicas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder