Nivel de óleo entre trocas.
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Pessoal,
Como já disse em outro tópico, tenho meu picasso 2.016v 2004 a menos de 1 mês.
Como eu era proprietário de um carro da fiat, os mecanicos sempre me diziam que nestes carros é normal que entre uma troca de óleo e outra, o nível de óleo abaixe um pouco. Daí veio minha dúvida...
No citroen, isso é comun também? Se for, qual procedimento tomar, completar até o nívell máximo quando notar que abaixou ou acompanhar somente pra não chegar no nível mínimo até a próxima troca?
Como rodei cerca de mil km apenas por enquanto, a impressão que tive é que não abaixou nada, inclusive o óleo permanece clarinho com ótima aparência, mas a dúvida veio, pois não conheço o comportamento do carro em relação a este detalhe.
Abraço,
João Paulo
Como já disse em outro tópico, tenho meu picasso 2.016v 2004 a menos de 1 mês.
Como eu era proprietário de um carro da fiat, os mecanicos sempre me diziam que nestes carros é normal que entre uma troca de óleo e outra, o nível de óleo abaixe um pouco. Daí veio minha dúvida...
No citroen, isso é comun também? Se for, qual procedimento tomar, completar até o nívell máximo quando notar que abaixou ou acompanhar somente pra não chegar no nível mínimo até a próxima troca?
Como rodei cerca de mil km apenas por enquanto, a impressão que tive é que não abaixou nada, inclusive o óleo permanece clarinho com ótima aparência, mas a dúvida veio, pois não conheço o comportamento do carro em relação a este detalhe.
Abraço,
João Paulo
- rgdl
- Zumbi
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Cara todos os carros de todas as montadoras baixam o nível de óleo entre uma troca e outra.
A quantidade que vai baixar varia de motor para motor e também em função do tipo de óleo que se usa. Quanto a isso o Picasso não é exceção.
No meu caso, por exemplo, eu usei óleo 100% sintético 5W40 e já devo trocar logo, pois já está perto dos 8000km. Nesse tempo eu completei o nível com 500ml de bardal b12 e 1,5l de óleo o que dá 2l no total. Isso dá uma média de , o que dá uma média de 250ml de óleo a cada 1000km.
Mas só um detalhe, o óleo baixava muito rápido antes de colocar o Bardal. Depois que coloquei diminuiu muito o consumo.
A quantidade que vai baixar varia de motor para motor e também em função do tipo de óleo que se usa. Quanto a isso o Picasso não é exceção.
No meu caso, por exemplo, eu usei óleo 100% sintético 5W40 e já devo trocar logo, pois já está perto dos 8000km. Nesse tempo eu completei o nível com 500ml de bardal b12 e 1,5l de óleo o que dá 2l no total. Isso dá uma média de , o que dá uma média de 250ml de óleo a cada 1000km.
Mas só um detalhe, o óleo baixava muito rápido antes de colocar o Bardal. Depois que coloquei diminuiu muito o consumo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Prezados,
Quando eu cursava eng Mecânica, participei de um curso da ipiranga..sobre lubrificação..
e me foi dito na ocasião que os óleos eram 90% base petrobras, só mudando os aditivos entre os fabricantes...
e nao era necessaria a colocaçao de outros aditivos no oleo...
acho que essa inclusao mudaria as propriedades do oleo..principalmente a viscosidade...talvez justificando a queda do consumo do mesmo, mas provavelmente piorando as propriedades de lubrificação também..
Abraços
Quando eu cursava eng Mecânica, participei de um curso da ipiranga..sobre lubrificação..
e me foi dito na ocasião que os óleos eram 90% base petrobras, só mudando os aditivos entre os fabricantes...
e nao era necessaria a colocaçao de outros aditivos no oleo...
acho que essa inclusao mudaria as propriedades do oleo..principalmente a viscosidade...talvez justificando a queda do consumo do mesmo, mas provavelmente piorando as propriedades de lubrificação também..
Abraços
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Então,
Para não parecer obtuso...dei uma olhada no site da Bardhal..e não encontrei informaçoes sobre a viscosidade do produto..visto que ele me parece um produto generico(pode ser usado em conjunto com varios öleos lubrificantes diferentes e com faixas de viscosidade diferentes...), não tenho a noção de o quanto o acrescimo de um vidro (500ml) afetaria a viscosidade do lubrificante do meu veículo...
Há uma forma de cálculo, muito utilizada a algumas decadas, que mensura as propriedades finais de uma mistura de lubrificantes...no caso da necessidade de um produto com propriedades de viscosidade especificas, e que não fosse tabelado..na verdade um "Blended" de óleos...
tipo: um oleo com 20W50 misturado na proporçao de 50%- 50% com um 10W40, deverá se tornar um oleo com propriedades no meio dos dois.. tipo um 15W45...
Abraços :)
Para não parecer obtuso...dei uma olhada no site da Bardhal..e não encontrei informaçoes sobre a viscosidade do produto..visto que ele me parece um produto generico(pode ser usado em conjunto com varios öleos lubrificantes diferentes e com faixas de viscosidade diferentes...), não tenho a noção de o quanto o acrescimo de um vidro (500ml) afetaria a viscosidade do lubrificante do meu veículo...
Há uma forma de cálculo, muito utilizada a algumas decadas, que mensura as propriedades finais de uma mistura de lubrificantes...no caso da necessidade de um produto com propriedades de viscosidade especificas, e que não fosse tabelado..na verdade um "Blended" de óleos...
tipo: um oleo com 20W50 misturado na proporçao de 50%- 50% com um 10W40, deverá se tornar um oleo com propriedades no meio dos dois.. tipo um 15W45...
Abraços :)
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
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Colega, se seu motor nao esta baixando oleo, isso é uma excelente noticia.
Mas deve baixar muito pouco que voce não percebe e isso é normal.
Ha fabricantes que falam em 1 litro a cada 1000km, mas é exagerado.
Alem da vareta, voce pode ver a saude do seu motor pela cor do tubo de escape. ele deve ter uma cor meio marrom e não pode apresentar fuligem preta nem pegajosa.
Voce pode dar uma olhada na tampa do reservatorio de oleo/tampa de valvula, se não tiver cascão significa que a troca de oleo está sendo feita e que o oleo está apropriado para o uso do motor.
Esse cascao é uma amostra do que tem por dentro do motor e como o dono cuida dele.
Mas deve baixar muito pouco que voce não percebe e isso é normal.
Ha fabricantes que falam em 1 litro a cada 1000km, mas é exagerado.
Alem da vareta, voce pode ver a saude do seu motor pela cor do tubo de escape. ele deve ter uma cor meio marrom e não pode apresentar fuligem preta nem pegajosa.
Voce pode dar uma olhada na tampa do reservatorio de oleo/tampa de valvula, se não tiver cascão significa que a troca de oleo está sendo feita e que o oleo está apropriado para o uso do motor.
Esse cascao é uma amostra do que tem por dentro do motor e como o dono cuida dele.
Editado pela última vez por mike em Qui Fev 07, 2013 7:57 pm, em um total de 1 vez.
- rgdl
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João, seguinte, nos motores 2.0 o óleo tem que ter essas três certificações: SAE, API e ACEA.
Sendo que a certificação SAE (de viscosidade) eu já li em um manual técnico que se deve usar 5W40 ou 10W40.
Já na API tem que ser SJ ou superior e na ACEA tem ser A3/B3 ou superior, para ver isso basta abrir o capu que lá tem um adesivo mostrando.
O Havoline 10W40 é um bom óleo mas não tem certificação ACEA por isso ele não serve para o Picasso.
O 10W40 é um óleo mais grosso por isso ele não deve baixar tanto quanto o 5W40.
Lortoo, de fato, os óleos bastante aditivação mas nada não é tão bom que não possa melhorar.
O Bardhal B12 é um produto consagrado e tem uma propriedade fantástica de proteção das peças metálicas.
Sendo que a certificação SAE (de viscosidade) eu já li em um manual técnico que se deve usar 5W40 ou 10W40.
Já na API tem que ser SJ ou superior e na ACEA tem ser A3/B3 ou superior, para ver isso basta abrir o capu que lá tem um adesivo mostrando.
O Havoline 10W40 é um bom óleo mas não tem certificação ACEA por isso ele não serve para o Picasso.
O 10W40 é um óleo mais grosso por isso ele não deve baixar tanto quanto o 5W40.
Lortoo, de fato, os óleos bastante aditivação mas nada não é tão bom que não possa melhorar.
O Bardhal B12 é um produto consagrado e tem uma propriedade fantástica de proteção das peças metálicas.
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