5ª MARCHA NÃO ENGATA, O QUE PODE SER?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

#1

Mensagem por cobbett » Sáb Fev 02, 2013 5:28 pm

:( Hoje, 02.02.2013, o cambio do meu Picasso, ano 2003, 2.0, cambio mecanico, apresentou um problema mais grave...
Há dois anos troquei a embreagem dele, e 4, 5 meses da troca a<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--> 5ª marcha<!--colorc--></span><!--/colorc--> começou a "pular". Só a 5ª marcha. As demais estavam funcionando corretamente, como até hoje, sem ruido. Como a troca foi emergencial, e realizada distante de minha cidade, não voltei para corrigir esse problema da 5ª marcha.
Bem, passado esse tempo todo, mais de 2 anos, a 5ª marcha, que antes engatava e pulava, quando retirava o pé do acelerador e voltava a acelerar, <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->AGORA NÃO ENGATA MAIS<!--colorc--></span><!--/colorc-->. Todavia não faz barulho. Simplesmente não engata.
As demais, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª, mais a ré, tudo certo, como disse acima: SEM RUIDO, funcionando corretamente. E o pedal de embreagem está leve.
Gostaria de me valer da experiencia de quem conhece e passou por isso para especular a fim de buscar auxílio:
Será que pode ter soltado algo, um cabo?
Qualquer comentário ajuda, é de grande serventia. Fico grato!
Não quero ser presa facil na mão de um mecanico inescrupuloso :22062:

Desde já grato!
Editado pela última vez por cobbett em Ter Fev 05, 2013 9:47 pm, em um total de 1 vez.


mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#2

Mensagem por mike » Sáb Fev 02, 2013 8:39 pm

colega, o acionamento do seu cambio e por cabo de aço, acredito que se o tramulador tiver algum problema ele pode nao engatar as marchas ou ate mesmo escapar se estiver folga ou desregulado. Por outro lado voce tem historico de marcha escapando e voce nao pode descartar como sendo um problema interno a caixa. Eu começaria pelo mais barato, verifique e regule o tramulador, ou substitua ele se puder. acho que deve resolver.
Defeito interno nos cambios mecanicos é muito raro pois é muito robusto, voce ja teria ouvido ruidos na transmissão. vale a penda dar um conferida no nivel de oleo do cambio. Uma coisa que deve fazer ruido seria o rolamento da embreagem ou o proprio acionamento. se algo estivesse errado na embreagem ou rolamento, voce nao conseguiria engatar nenhuma marcha.
Uma pergunta a 5o marcha pode ser engatada com o carro parado e pe na embreagem?
Editado pela última vez por mike em Sáb Fev 02, 2013 9:52 pm, em um total de 1 vez.
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

#3

Mensagem por cobbett » Seg Fev 04, 2013 10:57 am

[quote name='jantonio' date='Feb 2 2013, 07:39 PM' post='20419']
colega, o acionamento do seu cambio e por cabo de aço, acredito que se o tramulador tiver algum problema ele pode nao engatar as marchas ou ate mesmo escapar se estiver folga ou desregulado. Por outro lado voce tem historico de marcha escapando e voce nao pode descartar como sendo um problema interno a caixa. Eu começaria pelo mais barato, verifique e regule o tramulador, ou substitua ele se puder. acho que deve resolver.
Defeito interno nos cambios mecanicos é muito raro pois é muito robusto, voce ja teria ouvido ruidos na transmissão. vale a penda dar um conferida no nivel de oleo do cambio. Uma coisa que deve fazer ruido seria o rolamento da embreagem ou o proprio acionamento. se algo estivesse errado na embreagem ou rolamento, voce nao conseguiria engatar nenhuma marcha.
Uma pergunta a 5o marcha pode ser engatada com o carro parado e pe na embreagem?
[/quote]
jantoni, ANTES DE LHE RESPONDER, GRATO POR SUA ATENÇÃO COMIGO. SEU COMENTÁRIO ESTÁ SENDO DE GRANDE VALOR...
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--> :( SIM, ENGATA. MAS SE EU LIGO O CARRO, PISO NA EMBREAGEM, ENGATO A 5ª E TENTO MOVIMENTÁ-LO DE LEVE, EM 5ª MARCHA, ELA ESCAPA.<!--colorc--></span><!--/colorc-->
ESPERO QUE ISSO SEJA UM BOM SINAL, OU SEJA, PROBLEMA DE REGULAGEM E TRAMULADOR, PORQUE PROBLEMA DE CAIXA EUZINHO AQUI NÃO VAI AGUENTAR O TRANCO, R$R$R$R$ NERVOSO :230430: . GRATO!
:457877: O MEU PICASSO NÃO TINHA HISTÓRICO DE 5ª MARCHA SALTANDO, NÃO.
:613179: ESSE PROBLEMA, QUE COMEÇOU LEVE E DAVA AS CARAS QUANDO EU ENGATAVA A 5ª, ACELERAVA E TIRAVA O PÉ DO ACELERADOR, REDUZIA, E VOLTAVA A ACELERAR, AINDA EM 5ª, FOI A PARTIR DA TROCA DO DISCO DE EMBREAGEM FEITA POR UM ZÉ GOIABA.
:966283: O CURIOSO QUE TROCOU A EMBREAGEM NÃO TINHA RECURSO PARA FAZE-LO. ELE USOU UMA ROLDANA PARA LEVANTAR E DESLOCAR O MOTOR. O FUNDO DE QUINTAL DELE NÃO TINHA ELEVADOR. ELE CERTAMENTE NÃO SOUBE REGULAR ESSA PEÇA, TRAMULADOR... A RIGOR, NEM SEI COMO CONSEGUI SAI DA OFICINA COM O CARRO. MAS ENFIM... TORÇO PARA QUE SEJA ISSO, TRAMULADOR. O QUE É UM TRAMULADOR? PARA ACESSÁ-LO A FIM DE TROCÁ-LO OU REGULÁ-LO TEM QUE DESLOCAR O MOTOR?
Editado pela última vez por cobbett em Seg Fev 04, 2013 1:25 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#4

Mensagem por mike » Seg Fev 04, 2013 10:19 pm

[attachmentid=627]
Colega. Aqui no Brasil a gente encontra manuais de manutenção de varios fabricantes tipo volks, ford, GM, Toyota Renaut etc. voce compra feito filme pirata, mas Citroen há uma queixa geral sobre falta de informações, de usuarios como nos até fabricantes como ja ouvi da propria Cofap. Não se desepere, pois na Europa a coisa é mais seria, basta voce se abrir uma conta no site <a href="http://service.citroen.com" target="_blank">http://service.citroen.com</a> que voce tera acesso a documentação do seu carro, desde acessorios, inicio da garantia e peças explodidas. se quiser se aventurar mais, voce pode pagar para ter acesso aos procedimentos especificos de manutenção. Essa ferramenta foi disponibilizada para uso de ofinias independentes.
Quanto ao tramudor, deve ser esse modelo, mas voce deve conferir pelo seu chassi.
Eu começaria a dar uma olhada nas conexões dos dois cabos na caixa de velocidade e na alavanca, procure por conexões/articulações soltas, com folga ou quebradas.
com o motor desligado, peça para alguem engatar a 5 marcha e observe na caixa de velocidade se tem algo que esta impedindo todo o curso necessario para engatar a marcha.
boa sorte
Editado pela última vez por mike em Seg Fev 04, 2013 10:46 pm, em um total de 1 vez.
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

#5

Mensagem por cobbett » Ter Fev 05, 2013 12:38 am

[quote name='jantonio' date='Feb 4 2013, 09:19 PM' post='20443']
[attachmentid=627]
Colega. Aqui no Brasil a gente encontra manuais de manutenção de varios fabricantes tipo volks, ford, GM, Toyota Renaut etc. voce compra feito filme pirata, mas Citroen há uma queixa geral sobre falta de informações, de usuarios como nos até fabricantes como ja ouvi da propria Cofap. Não se desepere, pois na Europa a coisa é mais seria, basta voce se abrir uma conta no site <a href="http://service.citroen.com" target="_blank">http://service.citroen.com</a> que voce tera acesso a documentação do seu carro, desde acessorios, inicio da garantia e peças explodidas. se quiser se aventurar mais, voce pode pagar para ter acesso aos procedimentos especificos de manutenção. Essa ferramenta foi disponibilizada para uso de ofinias independentes.
Quanto ao tramudor, deve ser esse modelo, mas voce deve conferir pelo seu chassi.
Eu começaria a dar uma olhada nas conexões dos dois cabos na caixa de velocidade e na alavanca, procure por conexões/articulações soltas, com folga ou quebradas.
com o motor desligado, peça para alguem engatar a 5 marcha e observe na caixa de velocidade se tem algo que esta impedindo todo o curso necessario para engatar a marcha.
boa sorte
[/quote]
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->obrigado<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por cobbett em Ter Fev 05, 2013 9:44 pm, em um total de 1 vez.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#6

Mensagem por wionax » Ter Fev 05, 2013 1:27 am

Ola....

No meu aconteceu a mesma coisa, porem com a 4 marcha. Foi trocado o cambio, pois ao esvaziar o oleo, o mesmo saiu prata. Alguma coisa aconteceu la dentro.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

#7

Mensagem por cobbett » Ter Fev 05, 2013 9:41 pm

[quote name='Warley' date='Feb 5 2013, 12:27 AM' post='20446']
Ola....

No meu aconteceu a mesma coisa, porem com a 4 marcha. Foi trocado o cambio, pois ao esvaziar o oleo, o mesmo saiu prata. Alguma coisa aconteceu la dentro.
[/quote] XO, XO, XO... GRATO PELA OPINIÃO. MAS XO,XO,XO, RSRSRSRS

:212469: Warley, xiiiiiiii, tomara que o meu caso seja o menos complicado, tramulador, regulagem..., pois se for isso, óleo prata, ai eu choro, :230430: :230430: :230430:

Warley, quanto custou o cambio novo? Vc comprou recondicionado? Será que não dá para consertar?
Editado pela última vez por cobbett em Ter Fev 05, 2013 9:45 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qua Fev 06, 2013 3:58 pm

cobbett o Warley levou o carro dele no ADG da high torque, aquele que tem um canal de vídeos no youtube. Inclusive o ADG mostra o carro do warlei e o estado do óleo.

Veja aqui o vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=Oqu3Eo4HafU" target="_blank">www.youtube.com/watch?v=Oqu3Eo4HafU</a>

Não quero ser pessimista não vc mesmo diz que ficou mais de dois anos com o carro assim... realmente se não deu um defeito maior do que uma simples regulagem do trambulador vc é um cara de sorte.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Fev 06, 2013 3:59 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#9

Mensagem por wionax » Sex Fev 08, 2013 4:39 am

rgdl,

Somente lembrando que meu carro ainda esta barulho de embreagem. O cambio ficou macio porem na minha opnião o Adg comprou um cambio com defeito.

Esta semana peguei o carro na oficina e o barulho persiste.

Ao todo foram colocadas 3 embreagens e todas apresentam o mesmo barulho depois e rodar alguns kilometros. Não coloquei a original porque pra mim o defeito é no cambio. Vou fazer um video.

Vou tentar negociar com ele sobre o que fazer, pois está tenso mexer com isso, parece que nunca resolve.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

#10

Mensagem por cobbett » Qua Fev 27, 2013 7:24 am

:154740: Levei num mecanico e ele abriu a caixa de marcha pela lateral, lado do motorista, e disse que a engrenagem da 5ª marcha tinha "moido". Detalhe, como salientei, ele acessou pela lateral da caixa, não retirou plato, disco de embreagem, o que obrigaria a separar a caixa do motor, nada disso... Fiquei cabreiro porque sou desconfiado por natureza, e o mesmo não me mostrou a peça quebrada. Também não pedi para ver. Me pediu 900 reais para consertar, 300 MO e 600 PEÇAS.
Será que não estou sendo enrolado?
Ou o cara está sendo mais honesto ainda cobrando um preço abaixo do que seria, visto ter conseguido as engrenagem com uma conhecido fornecedor de peças do ferro velho? :212469:
Editado pela última vez por cobbett em Qua Fev 27, 2013 7:29 am, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#11

Mensagem por mike » Qua Fev 27, 2013 7:53 am

Colega, como havia dito anteriormente, uma falha desse tipo tinha chance mesmos de ser uma falha interna no cambio nas engrenagens e aneis.
Se ela foi moida, pedacos dela estao dentro do cambio e dependendo do tanto que voce andou pode ter comprometido rolamentos, engrenagens e outros componentes.
Se voce pretende ficar com o carro, acho oportuno desmontar ela intera e fazer uma boa inspeção para certificar do estado das demais peças , ou ainda pegar uma a base de troca ( com nota fiscal ).
Tem empresas especializadas só em transmissão e pode fazer um serviço com garantia.
Se as engrenagens estão gastas, elas pode gerar barulho e desgastes no conjunto. Tudo deve estar ajustado. Boa sorte.
Por acaso onde voce mora?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Qua Fev 27, 2013 9:00 am

cobbett, me desculpe a franqueza mas R$ 900,00 é até pouco para se pagar por vc ter deixado esse defeito ocorrer por 2 anos.

Se vc tivesse visto isso logo talvez não tivesse esse prejuízo todo.

Como disse acima, seria muita sorte ser apenas trambulador desregulado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cobbett
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 8:57 pm
Nome: cobbett

#13

Mensagem por cobbett » Qua Fev 27, 2013 9:35 am

Pessoal, grato pela presteza como vcs me responderam... rgdl, em parte concordo contigo, "ter deixado esse defeito...", os 900 paus, NÃO!, rsrsrs. Jantonio, não sei ao certo se "moeu", a expressão mais correta é quebrou a engrenagem. Na minha olhada rápida, com a caixa aberta pela lateral, não vi nada quebrado. Ele deve ter retirado. MOER foi força de expressão da minha parte. Bem, o que importa é ficar tudo certo depois do conserto, funcionando de acordo, entrando a 5ª, 4ª... TUDO, CONCORDAM? Grato, pessoal.
Editado pela última vez por cobbett em Qua Fev 27, 2013 9:39 am, em um total de 1 vez.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#14

Mensagem por Lortoo » Qua Fev 27, 2013 11:58 pm

Pô... na minha opnião..depois de dois anos...concordo com o Jantonio.. mais facil fazer a base de troca...

acredito que vc consiga um negocio legal...em qual cidade vc está?

Abraço
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#15

Mensagem por mike » Qui Fev 28, 2013 7:45 am

Cara, ha muitos anos atras levei minha quantum na Cambiobras, na avenida Renata, Vila formosa SP
Tive um otima impressao e os caras sao honestos, estao no mercado faz quase 50 anos sao especializados em cambios manuais e diferenciais para veiculos leves e utilitarios.
No meu casso tinha um barulho estanho que varios mecanicos diziam vir da transmissao, eu tambem cheguei a desconfiar. esse barulho se tornava presente quando voce subia uma ladeira. Na verdade o pessoal da Cambiobras disse que minha transmissao estava otima e nao iria vender o cambio. Tambem falou para trocar o rolamento e cubo da roda dianteira direita. O cubo estava com folga, foi substituido e o barulho sumiu. Isso faz 15 anos.
Acho que vale a pena conversar com esse pessoal para ter uma idea da solucao e custos envolvidos. boa sorte
Editado pela última vez por mike em Qui Fev 28, 2013 7:48 am, em um total de 1 vez.
Responder