Água sumindo do reservatório

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#31

Mensagem por Miau » Ter Jul 14, 2015 6:38 pm

Na verdade sempre q sai um codigo RP significa que a peça anterior foi substituída por um modelo diferente. Geralmente é pq a peça anterior n prestava


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Água sumindo do reservatório

#32

Mensagem por Edson0 » Sex Mai 05, 2017 10:49 am

Bom dia,

Pessoal, desculpe eu ressuscitar esse tópico.

Meu Xsara picasso 2004 está vazando água por baixo do motor próximo a caixa de marcha, não consigo ver exatamente de onde está saindo, pois o peito de aço está atrapalhando, eu ando uns 30km com ele, logo quando paro o carro e dou uma olhada por baixo, eu vejo a água caindo bem e quando coloco a mão, a água não está quente e nem morna está na temperatura normal, mas o carro não ferve e fica na temperatura ideal, eu vou e coloco aguá no reservatório e chega a pegar de 1 a 2 litros, a ventoinha está armando com mais frequência!! O que pode ser??

Abraço.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Água sumindo do reservatório

#33

Mensagem por Edson0 » Sáb Mai 06, 2017 6:54 pm

Boa noite pessoal,

Graças a Deus eu consegui resolver o problema que eu cheguei a relatar logo acima. Como eu vi que aconteceu algo semelhante com um amigo aqui nesse tópico, eu fiquei desesperado achando que poderia estar acontecendo a mesma coisa que o nosso amigo falou que o problema dele era cabeçote trincado ou algo assim! Hoje eu retirei o meu o peito de aço para visualizar melhor de onde saia tanta água, e pude ver que a água estava saindo de um tampão de borracha que fica em um tubo de ferro que passa bem atras do motor, postei a foto aí para entender melhor, postei o tampão com rachadura e a localização dele já trocado. Com isso, o vazamento parou!! Estou pronto para próximo desafio!!!!

Abraço! ImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Alexaoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jul 15, 2017 6:20 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2009

Água sumindo do reservatório

#34

Mensagem por Alexaoliveira » Sáb Jul 15, 2017 8:54 am

Percebi que esta baixando agua do reservatorio, baixando pouco mas esta, não mostrou nenhum vazamento de agua até agora, o carro está normal, sem superaquecer e sem falhas, escapamento limpo.Hoje de manha com o carro frio, abri o reservatorio de agua e escutei um barulho de pressão saindo do reservatório, a TAMPA do reservatorio acho que é original ainda. Será algo grave?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Água sumindo do reservatório

#35

Mensagem por rgdl » Dom Jul 16, 2017 9:22 am

Notou se as mangueiras, especialmente as do ar quente, estão estufadas?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Alexaoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jul 15, 2017 6:20 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2009

Água sumindo do reservatório

#36

Mensagem por Alexaoliveira » Dom Jul 16, 2017 8:33 pm

As Mangueiras de ar quente estão desligadas, comprei o carro a poucos dias, O Carro não falha e não tem vazamneto de oleo, A ventoinha esta acionando, A temperarura fica em 3 pontos sempre .To desconfiado de ter ar no sistema de refrigeração, pois coloquei agua, e acelerei para ver o teste de junta, não borbulhou, mas logo depois a agua tava no minimo de novo, não encontrei vazamento, Por isso to desconfiado do ar, ela sempre baixa e fica no mesmo nivel. Acho que ao emendarem as mangueiras do ar quente ficou com Ar, o que vc acha? Outra coisa, pode ser a tampa do reservatorio?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Água sumindo do reservatório

#37

Mensagem por rgdl » Seg Jul 17, 2017 9:53 am

Sobre o teste de junta que vc fez nesse motor, e no 2.0 também, ele não rola por causa do sistema de refrigeração em anel adotado pela PSA nesses dois motores.

É que nesse esquema de anel todo ar da compressão do motor que estiver vazando pela junta só vai parar no reservatório de expansão depois que a válvula termostática abrir e ela só abre quando o motor alcança a temperatura de 89°C. Nessa temperatura haveria refluxo de água quente pelo reservatório de qualquer maneira dificultando o diagnóstico.

É melhor fazer um teste de compressão de cilindro, que tem que dar resultado em torno de 159 psi, isso se seu carro estiver ao nível do mar.

Sobre o ar no sistema, tem uma maneira bem simples de tirá-lo. Como vc não tem as mangueiras do ar quente vamos pular o primeiro passo que seria abrir a válvula da mangueira de ar quente, então vamos direto para a segunda parte.

Na caixa de passagem de água do seu motor tem uma tampa parecida com a tampa do pino de pneu (item 6 da imagem abaixo), retire ele e coloque água no reservatório de expansão até sair água pela abertura que ele tampava. Observe se vai sair ar por ali e só pare de colocar água quando não sair mais nenhuma bolha de ar e feche.

Imagem

Retire a mangueira de retorno (a fininha que liga o radiador ao reservatório de expansão) do radiador e coloque água no reservatório de expansão até sair água pelo encaixe da mangueira, observe até parar de borbulhar ai é só encaixar a mangueira. Acerte e nível e pronto, como vc não tem mais as mangueiras de ar quente pode ser que ainda fique um pouco de ar, mas será coisa mínima que vai baixar quase nada no reservatório.

O mais provável é que a emenda das mangueiras de ar quente seja por onde a água vaza. Não precisa fazer muito não, basta gotejar.

Normalmente quando vaza pela tampa do reservatório dá problema de superaquecimento, de qualquer maneira basta vc checar a tampa assim que chegar em casa e veja se está vazando por ali.

Não esqueça de usar aditivo orgânico a base de monoetilenoglicol depois que vc resolver os problemas de vazamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Alexaoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jul 15, 2017 6:20 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2009

Água sumindo do reservatório

#38

Mensagem por Alexaoliveira » Seg Jul 17, 2017 8:08 pm

Obrigado pelas dicas Amigo, Levei o carro para trocar a Agua de arrefecimento, dai com a bomba, foi constatado um pequeno vazamento na valvula termostatica, dai mandei trocar, e para minha surpresa tava sem a valvula, apenas a carcaça, Comprei o carro a poucos dias. Coloquei a valvula nova e completa e troquei todo o liquido de arrefecimento, Andei com o carro pouco ainda, mas já vi que a aguá não baixou e a temperatura está normal, acionando a ventoinha em 93 graus, mais ou menos, medi no termometro a laser
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Água sumindo do reservatório

#39

Mensagem por rgdl » Ter Jul 18, 2017 4:05 pm

Então está perfeito :vg: :vg: :vg: :vg: .
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
RobertoSuzano
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 04, 2017 8:27 pm

Água sumindo do reservatório

#40

Mensagem por RobertoSuzano » Qui Set 21, 2017 9:05 pm

Boa Noite Senhores,

Sou bem leigo em carros, há algum tempo tive problemas com meu Câmbio (Automático) e graça as dicas que recebi aqui consegui resolver, hj venho com uma nova duvida: Meu C3 é 2008/09 1.6 Flex Automático com 70.000km, 1 vez por semana olho a água do radiador e está sempre bem próxima ao mínimo e tenho que completar, perguntei a 3 mecânicos se isso é normal, 2 disseram que sim e 1 disse que não porem todos os 3 não encontraram nenhum tipo de vazamento minha duvida é, pela experiência dos participantes do fórum é algo que devo me preocupar ou realmente preciso sim 1 vez por semana verificar esse nível de água por ser algo normal do veiculo ou alguma outra dica e se é verdade que cada vez que eu completar devo colocar junto o aditivo e nunca utilizar água de torneira para completar o nivel?

Desde já agradeço a atenção de todos!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Água sumindo do reservatório

#41

Mensagem por rgdl » Sex Set 22, 2017 9:15 am

O único mecânico que respondeu certo foi o que disse que não é normal o liquido de arrefecimento baixar do reservatório. Um sistema de arrefecimento que funciona 100% sem vazamentos não diminui o nível em hipótese alguma.

Nem pensar em usar água de torneira, se ela for de poço pior ainda, é cheia de minerais que vão corroer principalmente os radiadores de óleo e as juntas metálicas, inclusive a do cabeçote. Vc pode até usar água de torneira numa emergência por pura e simples falta de alternativa, mas no dia a dia nem pensar.

Nunca use apenas água, é obrigatório o uso de aditivo na proporção de 50/50, ou seja, metade água desmineralizada metade aditivo concentrado. Sobre o aditivo ele tem que ser obrigatoriamente do tipo orgânico e com etilenoglicol ou monoetilenoglicol. Não se pode usar o tipo sintético e nem esses aditivos que não possuam monoetilenoglicol.

O uso do aditivo é porque ele aumenta o ponto de ebulição da água (de 100°C para 120~150°C) evitando que ela crie bolhas de cavitação no motor, também possui aditivos antiespumantes e anticorrosivos.

Bom, o liquido de arrefecimento não some e motor não bebe água, então para algum lugar esse liquido está indo. O que pode estar acontecendo é seguinte:

1 - Pode haver um vazamento não identificado pelos mecânicos: Para identificar faça o seguinte compre um aditivo concentrado orgânico com monoetlenoglicol de cor bem chamativa (verde ou rosa) complete com ele sem diluir vá completando até a concentração de aditivo ficar alta. Observe as mangueiras, juntas e etc... onde estiver vazando vai ficar colorido pela tinta do aditivo, aliás essa tinta é para isso, para facilitar a identificação de vazamentos.

2 - Pode estar havendo mistura de óleo e água através do radiador de óleo: Observe se não há borra branca n a tampa do óleo ou na tampa do reservatório do expansão, se nas trocas de óleo sai água antes de sair o óleo velho.

3 - Pode estar havendo mistura de óleo e água através do radiador de óleo do cambio automático: Nesse caso o câmbio reclama na hora, é certo dar erro no câmbio. Além de que vc nota a perda de força e o o não engate das marchas.

4 - A junta do cabeçote pode estar queimada e vazando água para a câmara de combustão: Aqui vc nota a perda de potência do motor, muitas vezes o motor estabiliza quando aquece mas não rende e vibra muito quando frio. Outra coisa é que as mangueiras costumam estufar e haver pressão no reservatório mesmo com o motor frio. Um teste simples é o teste de compressão do cilindro, se seu motor é o TU5JP4 flex a taxa de compressão é 12,5:1, ou seja, 12 vezes e meia a pressão atmosférica. Sendo assim, a nível do mar, (12,5 X 14,6959487755) a compressão tem que ficar em torno de 183 PSI em cada cilindro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Fabio Reis
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 6:09 pm
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso Exc 2.0 16v Automatico 2010

Re: Água sumindo do reservatório

#42

Mensagem por Fabio Reis » Ter Jun 16, 2020 8:59 am

Edson0 escreveu:
Sáb Mai 06, 2017 6:54 pm
Boa noite pessoal,

Graças a Deus eu consegui resolver o problema que eu cheguei a relatar logo acima. Como eu vi que aconteceu algo semelhante com um amigo aqui nesse tópico, eu fiquei desesperado achando que poderia estar acontecendo a mesma coisa que o nosso amigo falou que o problema dele era cabeçote trincado ou algo assim! Hoje eu retirei o meu o peito de aço para visualizar melhor de onde saia tanta água, e pude ver que a água estava saindo de um tampão de borracha que fica em um tubo de ferro que passa bem atras do motor, postei a foto aí para entender melhor, postei o tampão com rachadura e a localização dele já trocado. Com isso, o vazamento parou!! Estou pronto para próximo desafio!!!!

Abraço! ImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bom dia amigo. Desculpe desenterrar o tópico, mas estou com o mesmo problema, no mesmo lugar e antes de levantar o carro para tirar o protetor do carter e chegar nessa peça, pois ontem a noite constatei que era no mesmo lugar que o seu, onde você comprou outra peça dessa? ou fez adaptação com um pedaço de mangote? Obrigado!
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Água sumindo do reservatório

#43

Mensagem por Kadurj » Ter Jun 16, 2020 9:39 am

Olá Fabio Reis! Tudo bem?! O sistema de ar quente da minha nave também está isolado porém sempre tive problemas com esse tampão pois sempre estourou em pouco tempo de trocado. Tenho até hoje uns 5 guardados no porta luvas. Com isso por indicação do amigo RGDL fui atras de uma mangueira do Kadett da GM que parece uma bengalinha e fiz o by-pass unindo as duas saídas do líquido sendo uma na carcaça da válvula termostática e outra no tubo. Veja a imagem abaixo.

É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.


Mangueira.jpg
Mangueira.jpg (25.85 KiB) Exibido 5270 vezes
Mangueira.jpg
Mangueira.jpg (25.85 KiB) Exibido 5270 vezes

Aqui tem o vídeo depois de instalado.



Segue o link da mangueira.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7



Abs.
Editado pela última vez por Kadurj em Ter Jun 16, 2020 10:35 am, em um total de 1 vez.
Fabio Reis
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 6:09 pm
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso Exc 2.0 16v Automatico 2010

Re: Água sumindo do reservatório

#44

Mensagem por Fabio Reis » Ter Jun 16, 2020 9:56 am

Kadurj escreveu:
Ter Jun 16, 2020 9:39 am
Olá Fabio Reis! Tudo bem?! O sistema de ar quente da minha nave também está isolado porém sempre tive problemas com esse tampão pois sempre estourou em pouco tempo de trocado. Tenho até hoje uns 5 guardados no porta luvas. Com isso descobri uma mangueira do Kadett da GM que parece uma bengalinha e fiz o by-pass unindo as duas saídas do líquido sendo uma na carcaça da válvula termostática e outra no tubo. Veja a imagem abaixo.

É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.



Mangueira.jpg


Aqui tem o vídeo depois de instalado.



Segue o link da mangueira.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7



Abs.
Bom dia meu amigo! Muito obrigado pelo retorno, peguei esse meu carro a um ano e estou apaixonado pelo mesmo, muito conforto e tecnologia. Porém o antigo dono era porco e me deixou meio mundo de coisa para resolver nele e que estou fazendo aos poucos. Esse tampão de borracha no caso ele faz a ligação para a entrada de ar-quente?

Adicionado após 21 minutos 20 segundos:
Kadurj escreveu:
Ter Jun 16, 2020 9:39 am
Olá Fabio Reis! Tudo bem?! O sistema de ar quente da minha nave também está isolado porém sempre tive problemas com esse tampão pois sempre estourou em pouco tempo de trocado. Tenho até hoje uns 5 guardados no porta luvas. Com isso descobri uma mangueira do Kadett da GM que parece uma bengalinha e fiz o by-pass unindo as duas saídas do líquido sendo uma na carcaça da válvula termostática e outra no tubo. Veja a imagem abaixo.

É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.



Mangueira.jpg


Aqui tem o vídeo depois de instalado.



Segue o link da mangueira.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7



Abs.
Obrigado! Vou ver com calma a noite quando chegar em casa com o áudio.
Obrigado!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Água sumindo do reservatório

#45

Mensagem por Kadurj » Ter Jun 16, 2020 10:33 am

Cara. Para deixar o esquema 100%, o ideal mesmo é descobrir o porque do sistema de ar quente estar isolado e resolver o problema. Geralmente é isolado quando há algum vazamento na tubulação ou no próprio radiador de ar quente. Vou deixar um link abaixo com o passo a passo relatado pelos nossos amigos RGDL e Miau que sabem tudo e mais um pouco.


viewtopic.php?f=29&t=10682

Um abraço e boa sorte com a nave!!
Responder