Água sumindo do reservatório

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
tato34
Sem Habilitação
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 12:41 pm
Nome: tato34

#1

Mensagem por tato34 » Ter Jan 29, 2013 10:04 pm

Boa noite a todos do Fórum,

Como sempre recorro aos membros do Fórum que sempre me ajudaram nas minhas duvidas, vamos a mais uma :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :

Minha nave 2002 está sumindo a água, sendo que não está misturando com óleo, mais tenho que completar todos os dias, em média de 2 a 3 litros todos dias pela manhã.

O que reparei de estranho que agora fica saindo fumaça branca no escape como se o carro fosse a álcool e gotas de água outro problema e que quando ligo pela manhã depois de completar a água e que ela não da partida, parecendo que a bateria está arriada, depois de uns 5 minutos da partida normalmente, sendo que este problema e sempre quando deixo parada pelo menos duas horas sem ligar.

Após pegar e esquentar bate e pega de primeira sem problemas.

Alguém já viu um problema desse tipo, estou achando que pode ser cabeçote ou alguém tem uma outra ideia que possa me dar uma ajuda com este problema.

Mais uma vez agradeço desde já pela ajuda e atenção de todos!!


igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Ter Jan 29, 2013 10:37 pm

Bom amigo, creio que ai vc tem que reparar 2 coisas, se as mangueiras do sistema de arrefeceamento, não estão rachadas, ou furadas e essa agua do radiador está vazando. Vc ja reparou, se de manha quando vc vai sair com o carro, nao há agua embaixo dele? Mesmo que nao haja agua, ela pode evaporar dependendo do tempo que vc fica parado, mande olhar as mangueiras do radeador e se o mesmo (radeador), não está rachado. Outra coisa que pode ser também é a tampa do radeador, pois nela há uma válvula e se essa válvula estiver com defeito a agua pode estar evaporando por ali, ou seja, pela própria tampa. Quanto ao que vc diz, sobre ele nao pegar de primeira de manha, podem ser várias coisas, pode ser bateria, pode ser velas, pode ser combustível adulterado, tente trocar de posto, pois comigo, mesmo abastecendo em postos BR, tive sérios problemas com a nave, por conta da BR está comprando combustível de outros países, os problemas só acabaram, quando mudei para shell. Boa sorte amigo, espero ter ajudado em algo.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#3

Mensagem por gausaline » Ter Jan 29, 2013 11:19 pm

SE NADA DO QUE O AMIGO IAM27 DIGITOU SURTIR EFEITO FIQUE ESPERTO PARA NÃO AGRAVAR O PROBLEMA. CABEÇOTE TRINCADO OU JUNTA QUEIMADA Vaza pressão do motor para o radiador, deixando a mangueira superior muito dura; e ainda joga água para o vaso de expansão, quando aquecido, e esta não volta para o radiador, baixando o nível de água.
De manhã, com o motor totalmente frio, ao abrir a tampa do radiador, você escuta barulho de descompressão de ar.
Pode acontecer também de jogar do radiador para as câmaras de combustão, fazendo o motor custar a pegar, quando frio.
Se acontecer isto, aí não haverá tanta pressão no sistema do radiador.
Depois que pegar, ele jogará a água para fora pela descarga, andando normalmente.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#4

Mensagem por Vitor abreu » Qua Jan 30, 2013 8:42 am

Pelo o que voce descreveu, tambem acho que deva ser o cabeçote trincado...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Qua Jan 30, 2013 9:13 am

Sair fumaça branca pelo escapamento do Picasso quando o motor está frio só é normal em dias frios, mas para depois que o motor esquenta.

Se está saindo essa fumaça branca em dias quentes é porque está vazando água para dentro da câmara de combustão.

Ai me junto aos colegas ou é cabeçote trincado ou a junta do cabeçote está queimada, talvez o mais provável.

Agora resolve isso logo porque para dar um calço hidráulico não custa.

ah! sim, use sempre aditivo no seu radiador nunca água pura. Não lembro se o manual fala alguma coisa se deve ou não ser orgânico, mas a proporção é de 50/50.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jan 30, 2013 9:14 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#6

Mensagem por gausaline » Sex Fev 08, 2013 3:49 pm

EAI RESOLVEU O PROBLEMA ? CONTA PARA NÓS COMO FOI ? VALEW !
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#7

Mensagem por Lortoo » Dom Fev 17, 2013 9:04 pm

e aí? era o cabeçote?

abs
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
tato34
Sem Habilitação
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 12:41 pm
Nome: tato34

#8

Mensagem por tato34 » Seg Fev 25, 2013 2:47 pm

[quote name='Lortoo' date='Feb 17 2013, 09:04 PM' post='20647']
e aí? era o cabeçote?

abs
[/quote]


Boa tarde,

Era mesmo o cabeçote que estava dando passagem para a câmara de combustão e indo para o coletor e saindo pelo escapamento.

Gastos entre peças e mão de obra R$ 2.200,00

Obrigado pela força !!

[quote name='gausaline' date='Feb 8 2013, 02:49 PM' post='20483']
EAI RESOLVEU O PROBLEMA ? CONTA PARA NÓS COMO FOI ? VALEW !
[/quote]

Boa tarde,

Era mesmo o cabeçote que estava dando passagem para a câmara de combustão e indo para o coletor e saindo pelo escapamento.

Gastos entre peças e mão de obra R$ 2.200,00

Obrigado pela força !!

[quote name='rgdl' date='Jan 30 2013, 08:13 AM' post='20354']
Sair fumaça branca pelo escapamento do Picasso quando o motor está frio só é normal em dias frios, mas para depois que o motor esquenta.

Se está saindo essa fumaça branca em dias quentes é porque está vazando água para dentro da câmara de combustão.

Ai me junto aos colegas ou é cabeçote trincado ou a junta do cabeçote está queimada, talvez o mais provável.

Agora resolve isso logo porque para dar um calço hidráulico não custa.

ah! sim, use sempre aditivo no seu radiador nunca água pura. Não lembro se o manual fala alguma coisa se deve ou não ser orgânico, mas a proporção é de 50/50.
[/quote]

Boa tarde,

Era mesmo o cabeçote que estava dando passagem para a câmara de combustão e indo para o coletor e saindo pelo escapamento.

Gastos entre peças e mão de obra R$ 2.200,00

Obrigado pela força !!

[quote name='tato34' date='Jan 29 2013, 09:04 PM' post='20344']
Boa noite a todos do Fórum,

Como sempre recorro aos membros do Fórum que sempre me ajudaram nas minhas duvidas, vamos a mais uma :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :

Minha nave 2002 está sumindo a água, sendo que não está misturando com óleo, mais tenho que completar todos os dias, em média de 2 a 3 litros todos dias pela manhã.

O que reparei de estranho que agora fica saindo fumaça branca no escape como se o carro fosse a álcool e gotas de água outro problema e que quando ligo pela manhã depois de completar a água e que ela não da partida, parecendo que a bateria está arriada, depois de uns 5 minutos da partida normalmente, sendo que este problema e sempre quando deixo parada pelo menos duas horas sem ligar.

Após pegar e esquentar bate e pega de primeira sem problemas.

Alguém já viu um problema desse tipo, estou achando que pode ser cabeçote ou alguém tem uma outra ideia que possa me dar uma ajuda com este problema.

Mais uma vez agradeço desde já pela ajuda e atenção de todos!!
[/quote]


Boa tarde,

Era mesmo o cabeçote que estava dando passagem para a câmara de combustão e indo para o coletor e saindo pelo escapamento.

Gastos entre peças e mão de obra R$ 2.200,00

Obrigado pela força !!
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Ter Fev 26, 2013 10:38 am

Agora que já fez essa cirurgia no coração da nave, fique mais uns bons anos com ela!!!

Para se ter uma ideia da disparidade dos valores, quando meu Stilo ficou com dois cilindros sem pressão, tive um orçamento de 17 mil, sendo que o carro na FIPE valia 24...

Esse preço que voce pagou esta excelente, e para refazer o motor todinho da Picasso, não chega a 5 mil!!!!!!!
carlinhos oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jun 14, 2015 9:44 am
Nome: carlinhos oliveira

#10

Mensagem por carlinhos oliveira » Dom Jun 21, 2015 4:09 pm

Amigos,desculpe eu entrar aqui neste post,é que sou novo por aqui no CCDOB,comprei um Xsara Picasso 2004 há um mês,estava tudo bem,até que fiz uma viagem e na volta ao completar a água do reservatório,deixei a tampa meio folgada,após rodar cerca de 120km,o painel avisou que o motor estava com a temperatura elevada,parei o carro esperei esfriar,completei a água com o motor ligado,e cheguei em casa,só que tá baixando água todo dia na faixa de 300ml a 900ml,rodando cerca de 60km todo dia.
Agora está vazando óleo na tampa de válvulas no cantinho do lado direito do motor e vazando bem pouco no lado esquerdo logo abaixo da bobina de ignição,agora tá dando um trabalho prá pegar de manhã,só pega depois de 5 ou 6 vezes,já coloquei uma bateria nova(Moura),troquei a junta da tampa de válvulas,e voltou a vazar,agora a luz da bateria amanhece acesa,o painel acende sozinho,comprei o jogo de juntas do motor completo,e vou trocar tudo o que vcs acham,me ajude por favor,preciso da orientação de vcs.
Um abraço em todos,
Carlinhos Oliveira
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Seg Jun 22, 2015 9:06 am

Cara, não se preocupe vc fez o certo, só se cria post novo quando não tem nenhum que trate do mesmo assunto aberto.

Dê uma boa olhada nas mangueiras se não tem nenhum vazamento, é comum elas estourarem, especialmente as do ar quente do ar condicionado.

Se tudo estiver ok, então infelizmente queimou a junta, é importante ao colocar o cabeçote no lugar que o reparador coloque a junta do cavalo d'agua, no meu o mexanico não colocou e agora vou ter que refazer o cabeçote novamente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#12

Mensagem por Leonardolive » Seg Jun 22, 2015 7:43 pm

Pois é...
Também tô num barco parecido. A minha Xsara Picasso tava com óleo no reservatório de água. Diagnóstico de junta queimada. Vai Cabeçote pra retífica...
Volta cabeçote maravilindo. Na hora de montar ele notou a polia de comando com o miolo completamente solto.... 15 dias pra achar a peça... Achou uma num ferro velho zerada... Monta o possante... Percebeu que a correia da Poly V não era correta (Estava com uma 6PK 1740 - Linha Volks - A correta é a 6PK 1725)... Troca a danada... Monta tudo. Liga... Apenas uma vibração que já estava procurando solução (Provável cambio Automático)., mas ok. Troquei o óleo no mesmo dia. Fui trabalhar, maravilha...
Recomendações do mecânico: Olhar todo dia com o carro frio o nível da água e óleo...
Dia seguinte: Bora olhar os níveis: Óleo baixou com 1 dia... Quando abro o reservatório de água, achei que tava no reservatório de óleo...
Volta pro mecânico.. Achei um tópico aqui sobre o "trocador de calor". Mencionei pro mecânico e ele logo fez o teste isolando a peça... Bingo... Meu cabeçote provavelmente nem precisava ser retificado... Mas... O que tá ruim, ainda pode piorar...

Deixou a peça isolada aguardando a encomenda...

Eu andei mais 3 dias igual um idoso de 120 anos... Não desgrudava o olho da temperatura. Todo dia conferindo óleo e agua e maravilha. Mantiveram-se estáveis durante esses 3 dias... Pensei "problema resolvido"... Só pensei...

Na sexta passada a noite, ao voltar do trabalho, na segunda curva que faço, um barulho de alguma coisa caindo no motor e a direção ficou dura...

Encostei, desliguei, Abri o motor e nada no visual (Muito escuro!).
Liguei o carro mais uma vez. Pegou, nenhum barulho... tentei virar o volante e novamente o barulho, aí o volante ficou quase que travado...
Mais uma vez desliguei e desta vez olhei o motor com a lampada do cel... Aí consegui não avistar a correia de acessórios. A bendita recém trocada. Olhei debaixo do carro e tava lá solta e desfiada...

Dá-lhe guincho...
No outro dia deixei no mecânico...

Moral da história: Os restos da correia se enroscaram na Dentada, tirou do ponto e dá-lhe calço hidráulico...
Agora, como o carro ficou quase 1 ano (Tempo comigo!) com a correia errada e nenhum problema e foi colocar a certa e lascou tudo???Ainda bem que o serviço tá na garantia.
O que lasca é o tempo sem carro... Esse final de semana mesmo tive que alugar um carro... Ao menos ele quebrou antes da viagem. Se tivesse quebrado durante, aí sim o transtorno seria ainda maior.
Quando ficar pronto, posto aqui.
Abs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Ter Jun 23, 2015 8:04 am

Mas tem sempre que trocar as os rolamentos junto com a correia, tanto o tensor quanto o de apoio se não da essa zica ai mesmo.

Mas peça para seu mecânico olhar a polia do alternador para ver se ela é a padrão. Sei não mas acho que não colocaram a correia 1740 a toa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#14

Mensagem por Leonardolive » Ter Jun 23, 2015 11:15 am

Vlw pela dica. Vou citar isso pra ele.
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#15

Mensagem por Leonardolive » Ter Jun 30, 2015 2:20 pm

[quote name='rgdl' date='Jun 23 2015, 08:04 AM' post='29562']
Mas tem sempre que trocar as os rolamentos junto com a correia, tanto o tensor quanto o de apoio se não da essa zica ai mesmo.

Mas peça para seu mecânico olhar a polia do alternador para ver se ela é a padrão. Sei não mas acho que não colocaram a correia 1740 a toa.
[/quote]

Tirei a nave hoje do mecânico.
Resultado: Retífica refeita.
Trocado o bendito tensionador que estava com folga e não tinha sido trocado (Causador!)
Troquei o trocador de calor do óleo.

Testando...

Agora vai faltar o Câmbio...
Responder