Água sumindo do reservatório

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Água sumindo do reservatório

#46

Mensagem por Kadurj » Sex Ago 21, 2020 7:27 pm

Olá amigos. Uma dúvida sobre a válvula termostática. Quando ela trava fechada o motor aquece, ok. Mas é normal inchar a mangueira que sai dela e vai para o radiador? Aconteceu duas vezes isso com a nave em 2 dias.
Estou preocupado de ter queimado a junta do cabeçote mas fiz um teste que vi de ligar o carro totalmente frio com a tampa do reservatório aberta e acelerar o carro. O líquido não mexeu. Segundo o vídeo como não mexeu ou borbulhou não está queimada.

A água não está baixando mas identifiquei um pouco de óleo no reservatório e o pior é que o trocador de calor está isolado :eye: . Não localizei água no óleo.

E aí? Essa mangueira incha com a válvula travada? Abs.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Água sumindo do reservatório

#47

Mensagem por giovane s » Sex Ago 21, 2020 10:47 pm

Kadurj escreveu:
Sex Ago 21, 2020 7:27 pm
A água não está baixando mas identifiquei um pouco de óleo no reservatório e o pior é que o trocador de calor está isolado :eye: . Não localizei água no óleo.

E aí? Essa mangueira incha com a válvula travada? Abs.
Quando estas mangueiras estufam significa que vão rachar. :eye: A minha rachou na conexão do cavalete da válvula termostática.

A pressão de óleo é maior que a da água então normalmente o óleo vai para a água.

Isolou a entrada e saída de água do trocador de calor?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Água sumindo do reservatório

#48

Mensagem por rgdl » Dom Ago 23, 2020 6:33 pm

Kadu, eu não confio nesse teste de tampa de reservatório aberta não, quando o meu queimou junta o reservatório nunca borbulhou assim.

O que acontecia era, depois de andar bastante com o carro, e com o motor já frio e desligado, ao abrir o reservatório saía muita pressão e borbulava, fiz até um vídeo mostrando isso, veja ele:



Se isso estiver acontecendo com o seu carro aí sim pode ser junta.

Agora teste mesmo tem o de compressão de cilindro, é o mais simples.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Água sumindo do reservatório

#49

Mensagem por Miau » Dom Ago 23, 2020 7:26 pm

Como o rgdl falou.. Só se abre a tampa com o motor frio heim.. Abrir com ele quente, além de ser perigo pra se queimar, você detona com o bloco pois dá um choque térmico pela diferença abrupta de pressão que ocorre no momento, e pode literalmente trincar o bloco.

O teste correto é o de vazão de cilindro. Com esse teste você injeta ar pressurizado no cilindro pela vela, com ele em pms, e verifica a vazão que ocorre.. Se a junta estiver queimada, vai conseguir saber pela vazão acentuada.. E vai saber se vaza tanto pra água, verificando que joga água pra fora pelo reservatório, quanto se vaza pro óleo, ouvindo ruído de ar pelo duto da vareta.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Água sumindo do reservatório

#50

Mensagem por Miau » Seg Ago 24, 2020 9:35 am

Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Água sumindo do reservatório

#51

Mensagem por Kadurj » Seg Ago 24, 2020 12:38 pm

Entendi tudo... Giovane, sim está isolado deste que comprei há 6 anos em bypass. Rgdl já fiz este teste com o carro frio após andar bem e nada de pressão. Tudo normal. Miau.. Essa certamente é a melhor forma de testar. Vou ver se algum mecânico nas redondezas possui essa ferramenta. Muito boa...
Ainda assim resolvi tirar a válvula termostática da MTE que comprei em março de 2019 e fazer o teste da panela. Não tenho termômetro mas a danada só começou a abrir após a água estar fervendo, borbulhando mesmo e não abriu muito. A água já devia estar a mais de 100º com certeza. Sei que não é o recomendado mas para testar deixei sem a válvula e dei uma boa volta. É claro que o motor demorou muito mais para chegar a temperatura de trabalho mas não esquentou e a mangueira só ficou dura mas não inchou. Hoje mesmo já comprei outra válvula desta vez da VALCLEI que sei que vocês usam e é uma boa marca. Agora é aguardar chegar e trocar. Ah... Comprei também uma tampa de reservatório pois acho que nunca troquei. Postarei aqui o resultado. Obrigado pela ajuda de todos. E se cuidem... Abs.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Água sumindo do reservatório

#52

Mensagem por giovane s » Seg Ago 24, 2020 5:33 pm

Kadurj escreveu:
Seg Ago 24, 2020 12:38 pm
Ainda assim resolvi tirar a válvula termostática da MTE que comprei em março de 2019 e fazer o teste da panela. Não tenho termômetro mas a danada só começou a abrir após a água estar fervendo, borbulhando mesmo e não abriu muito. A água já devia estar a mais de 100º com certeza.
Eu testo a válvula termostática no cavalete. Como a válvula termostática é de dupla função se a cera expansiva não conseguir fechar o duto que vai para a bomba de água deve ser substituída.

Quando comprei o carro tinha uma MTE, não sei quanto tempo tinha mas estava com uma trinca e não fechava o duto que vai para a bomba de água.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Re: Água sumindo do reservatório

#53

Mensagem por Kadurj » Ter Set 08, 2020 4:43 pm

Obrigado! Problema resolvido com a instalação da Válvula nova da Valclei. Nada de mangueira inchada agora. Tudo 100%.
karenjusto
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jun 17, 2021 3:12 pm
Modelos Citroën: C4 Pallas exclusive

Re: Água sumindo do reservatório

#54

Mensagem por karenjusto » Qui Jun 17, 2021 3:59 pm

tenho um c4 pallas exclusive 2008, meu carro começou falhando e apagando num dia e no outro notamos que fomos tentae dar ré e não ia e então começou a vazar, mecânico colocou scaner e apresentava defeito na bubina, trocamos, ja no dia seguinte fui andar e o motor aqueceu, saiu até um pouco de fumaça e a agua do radiador sumiu, agora ando pouco e ja tenho que colocar água, ninguém tem ideia do que seja, se alguém puder me ajudar fico muito grata, pediram mais de 4 mil pra retirar o cabeçote pra achar o problema, detalhe que compramos o carro a menos de um mês, no dia da transferência deu todo esse problema e tivemos que trocar a bubina pra ir transferir, o cara simplesmente sumiu sem dar nenhuma explicação ou ajuda, nós bloqueou em todos os luagres também, compramos a vista
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Água sumindo do reservatório

#55

Mensagem por giovane s » Qui Jun 17, 2021 6:38 pm

karenjusto escreveu:
Qui Jun 17, 2021 3:59 pm
tenho um c4 pallas exclusive 2008, meu carro começou falhando e apagando num dia e no outro notamos que fomos tentae dar ré e não ia e então começou a vazar, mecânico colocou scaner e apresentava defeito na bubina, trocamos, ja no dia seguinte fui andar e o motor aqueceu, saiu até um pouco de fumaça e a agua do radiador sumiu, agora ando pouco e ja tenho que colocar água, ninguém tem ideia do que seja, se alguém puder me ajudar fico muito grata, pediram mais de 4 mil pra retirar o cabeçote pra achar o problema, detalhe que compramos o carro a menos de um mês, no dia da transferência deu todo esse problema e tivemos que trocar a bubina pra ir transferir, o cara simplesmente sumiu sem dar nenhuma explicação ou ajuda, nós bloqueou em todos os luagres também, compramos a vista
Quando vaza pela tampa do arrefecimento pode ser ar da compressão dos cilindros passando pela junta do cabeçote devido cabeçote e ou bloco empenarem.

4 mil é mais pela garantia que a oficina deve dar do que pelo serviço.

Ideal fazer B.O. na polícia e procurar a justiça.
karenjusto
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jun 17, 2021 3:12 pm
Modelos Citroën: C4 Pallas exclusive

Re: Água sumindo do reservatório

#56

Mensagem por karenjusto » Qui Jun 17, 2021 7:03 pm

valeu amigo, só estavamos com medo de fazer B.O antes de falar com um advogado
Responder