Escapamento Picasso 2004 2.0 16v

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João Paulo Clementino
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#1

Mensagem por João Paulo Clementino » Ter Jan 29, 2013 2:51 pm

Pessoal,

Sou novo, tanto no clube, quanto com a minha "nave".

Acabo de adquirir um Xsara Picasso 2.0 16v 2004 a poucos dias e na primeira viagem o abafador traseiro do escapamento apresentou vazamento de ar, alterando o barulho do carro.

Sei que esse defeito altera o consumo do carro, por isso veio a minha dúvida quando comecei fazer orçamentos pra trocar a peça, pois encontrei no mercado de BH 2 opções com variação enorme de preço, como segue abaixo:

Opção de abafador que os lojistas chamam de "modelo original", que variou de preço entre 370,00 a 450,00 aqui em BH.

A outra opção que as lojas oferecem como mais vendida e que dizem resolver o problema é o abafador de modelo "similar" que tem o mesmo período de garantia (1 ano), que encontrei com preço entre 140,00 e 200,00.

Meus questionamentos são sobre consumo e sobre o barulho do carro, se alguém tiver experiencia sobre esse assunto, agradeço muito as dicas, principalmente se alguém já usou esse escapamento similar, que tem o preço muito melhor.

Abraços,

João Paulo Clementino- Belo Horizonte, MG


gausaline
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#2

Mensagem por gausaline » Ter Jan 29, 2013 3:18 pm

Conforme a localização desse furo – quanto mais próximo do motor pior – o veículo perde muito rendimento, pois a sonda lambda, que controla os gases, fica “doida” e não passa as informações corretas para a central eletrônica. Quando isso acontece, o desempenho e o consumo alteram bastante. Qualquer alteração no sistema de escapamento pode até melhorar o desempenho (dimensionados, por exemplo), mas o consumo será sempre prejudicado.
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rgdl
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#3

Mensagem por rgdl » Ter Jan 29, 2013 3:44 pm

Já foi na concessionária ver o preço do original de verdade?

O que li em um tópico antigo a esse respeito é que o paralelo da marca Mastra é um paralelo de boa qualidade mas mesmo assim dura menos que o original. Porém um colega relatou que colocou o intermediário e o final Mastra por R$ 300,00 colocado.

Bom.. veja o tópico é melhor: <a href="index.php?showtopic=3544" target="_blank">Recomendação de escapamento...</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#4

Mensagem por gausaline » Ter Jan 29, 2013 3:50 pm

A manutenção automotiva, além de prevenir acidentes traz economia para o bolso do consumidor. Revisar o veículo em um centro automotivo especializado antes de uma viagem evita transtornos, como custos inesperados e perda de tempo. A manutenção preventiva diminui o risco de problemas que custam caro. Numa viagem não há garantias que adaptações suportem o regime de uso.

A Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia para sistemas de exaustão, salienta a necessidade de cuidados com sistema de exaustão dos automóveis, pois sua manutenção garantirá economia em consumo de combustível, diminuição das emissões de poluentes e menos riscos à saúde, causados pela poluição do ar. O motorista deve atentar para alterações no nível de ruído emitido, como sopros, chiados estridentes e chocalhos, que podem indicar peças furadas, coxim rompido, miolo ou cerâmica solta. Uma análise visual pode indicar sinais aparentes de corrosão, furos ou peças desalinhadas. Isso indica hora da troca.

O sistema de exaustão de um automóvel é composto por peças interligadas, chamadas de: tubo dianteiro, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro. A função desses componentes é filtrar e reduzir a emissão de gases provenientes do motor, assim como controlar seu nível de ruído. Quando danificado, a substituição pode ser parcial, ou seja, apenas algumas das partes que compõem o sistema podem ser trocadas.

“A falta de manutenção trará aumento direto do consumo do combustível, mudança nas taxas de contra-pressão, que provocam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças”, revela o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.

QUANDO TROCAR O ESCAPAMENTO

O escapamento deve ser substituído quando o proprietário notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape.

QUANDO TROCAR O CATALISADOR

De acordo com a Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia na fabricação se sistemas de exaustão, trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases.

Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos.

O motorista deve se atentar na hora da troca, pois desde abril de 2010 as indústrias só podem fabricar catalisadores com conformidade avaliada pelo INMETRO, conforme portaria 346/08.
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#5

Mensagem por João Paulo Clementino » Ter Jan 29, 2013 8:41 pm

Pessoal,

Pelo que entendi o Mastra é paralelo, mas tem boa relação custo benefício para instalação.

Minha dúvida é sobre consumo do carro e ruídos... se com os paralelos isso muda em relação ao modelo original.

Obrigado!
gausaline
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#6

Mensagem por gausaline » Ter Jan 29, 2013 11:46 pm

MEU QUERIDO QUALQUER ESCAPAMENTO QUE NÃO SEJA O ORIGINAL MAS QUE SIGA AS NORMAS TÉCNICAS TE RESOLVERÁ O PROBLEMA, MAS NÃO SERA COMO O ORIGINAL. É COMO COCA-COLA OU ELMA CHIPS VC SABE QUANDO É OU NÃO. GERALMENTE PRODUTOS PRIMEIRA LINHA TE DARÃO UM ANO DE GARANTIA. E QUANTO A CONSUMO ALTO PELO FATO DE SER PARALELO CREIO QUE NÃO SENTIRA A OLHOS NUS A DIFERENÇA POIS É ÍNFIMA NO CASO DE UM PARALELO PRIMEIRA LINHA. CABE RESSALTAR MINHA PICASSO É 2005 E SOMENTE ESTE ANO OU SEJA 2013 FUI TROCAR. ORIGINAL VALE APENA!!! PELA DURABILIDADE.
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#7

Mensagem por wionax » Qua Jan 30, 2013 2:21 am

Prezado João,

Tambem sou de BH. Já troquei o escapamento da minha nave 2 vezes.

Seguinte, a Mastra fabrica tanto o original quanto o paralelo, e a diferença é minima, em questão de ruidos e consumo.

Recomendo a você trocar na Badunga Escapamentos.

Troquei a minha recentemente, e ficou por 274,00 a parte final e parte intermediaria.

Fique tranquilo, quase não sentirá diferença.

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#8

Mensagem por vgmarques » Qua Jan 30, 2013 1:18 pm

Coloquei Mastra (intermediário e final).

O final não é o que chamam de "original". Esse "original" Mastra (só no caso do final) é um escapamento que tem o formato do original, contornando o escapamento:

<a href="http://www.mastra.com.br/busca.asp?CITR ... -EM-DIANTE" target="_blank">http://www.mastra.com.br/busca.asp?CITR ... -DIANTE</a>

Bem, coloquei Mastra opcional (DV6509T) e o que posso dizer é que o barulho que se escuta na boca do escapamento é o mesmo que o original que tirei do meu carro (com 10 anos de uso)! Ou seja, ou o final estava bom (apesar do barulho de chocalho, por causa dos pedacinhos de ferro soltos dentro do silencioso) ou o Mastra (DV6509T) não abafa o barulho do motor como deveria.

O intermediário tinha um furo, tinha que ser trocado mesmo.
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#9

Mensagem por João Paulo Clementino » Qua Jan 30, 2013 3:05 pm

Pessoal,

Troquei hoje somente o traseiro, pois o intermediário ainda estava bom.

Coloquei o traseiro da MASTRA, paguei 132,00 (139,00, mas deram desconto pra pagamento em dinheiro), na Badunga Escapamentos, em BH.

Muito Obrigado pela dica!

Abraços

João Paulo
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#10

Mensagem por wionax » Qua Jan 30, 2013 5:00 pm

Vinicius,

Saberia nos informar qual seria o fabricante do original? Creio que na proxima troca vou tentar usar um original.
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#11

Mensagem por mike » Qua Jan 30, 2013 8:27 pm

Colega, o original deve durar pelo menos 5 anos, o meu troquei com 6 anos. Na epoca troquei pelo mastra modelo original que durou 2 anos e furou numa etiqueta de inox que foi soldada no corpo do escamento, depois vendi o carro.
Note que o carro era a gasolina, ser for alcool, deve durar metade disso. voce encontra informações no site da Mastra, lá vai encontrar o modelo chamado de original mais caro e um mais simples. Perguntei pela difença junot ao pessoal da Mastra e me disseram que são fabricados com os mesmos materiais, ou seja em aço galvanizado e muda somente a caixa. Agora o original que vem no carro, esse é fabricando com mateiais mais nobres, internamente com aluminio, inox e externamente com aço galvanizado. Diz a lenda que mesmo os originais comprados nas concessionarias não tem a mesma qualidade dos que acompanham o carro zero. Na minha opinião, se voce quiser pagar pouco e não se importa com a beleza, compre o mastra mais barato, se voce se importar com o formado original, compre o mastra original. Vale lembrar que o escapamento intermediario tambem vai estragar muito proximo do final. Se voce comprar de fabricantes de fundo de quintal voce vai sofrer com a geometria, significa que ele não tem o mesmo formato e não acopla perfeitamente nos alojamentos, o resultado são vazamentos, batidas no assoalho, raspa no solo e etc.
Quanto a voce andar com escape ruim, voce corre o risco de provocar um acidente mais serio, conheço historia que gente que não deu bola, chegou a romper o escape e furar o tanque de combustivel.
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#12

Mensagem por crochadejesus » Sex Fev 01, 2013 7:47 pm

Esta semana levei o meu carro para trocar o óleo, e quando subiu elevador fiquei olhando por baixo, e percebi que o (descobri agora) intermediário esta furado bem nas soldas, ao lado das bordas, e pelo que vi isto muda o consumo e a performance do carro? O meu é 2005 então já esta na hora de trocar mesmo?
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#13

Mensagem por mlhz » Sex Fev 01, 2013 8:02 pm

Troquei as minhas pouco tempo, coloquei de silicone. Não são da bosch mas são boas e limpas bem (tem 1 mês de uso, tem que limpar bem mesmo). Paguei 60 nas 3 (a traseira foi trocado apenas o refil).
Marcus

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#14

Mensagem por mike » Sáb Fev 02, 2013 9:29 am

[quote name='Cláudio Rocha' date='Feb 1 2013, 07:47 PM' post='20398']
Esta semana levei o meu carro para trocar o óleo, e quando subiu elevador fiquei olhando por baixo, e percebi que o (descobri agora) intermediário esta furado bem nas soldas, ao lado das bordas, e pelo que vi isto muda o consumo e a performance do carro? O meu é 2005 então já esta na hora de trocar mesmo?
[/quote]

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Claudio, o meu intermediario estava trincado na solda e acabei torcando por prevencao, o risco e ele partir e cair no chao, vai fazer uma alavanca e pode fazer um grande estrago no assoalho e ate furar o tanque de combustivel. nesse caso resolvi nao correr o risco. Essa peca nao e cara e recomendo o mastra pois tem otimo gabarito.
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